No momento em que ele abandona o Arthur no final, ele ja tinha percebido que o Micah era o X9. Quero acreditar que ele se meteu com o Micah denovo no final pra se vingar em um momento oportuno. Tanto que na interação entre ele e o John no final, o John pergunta o que ele ta fazendo ali e ele responde: "O mesmo que você, eu imagino." E o mais engraçado, é que depois de Guarma, onde ele mata a velha e nem pega a barra de ouro que ele havia pago a ela de volta, ele parece não se importar com o dinheiro, e sim com ser uma figura de lider e exercer poder sobre as pessoas, o dinheiro era apenas um mecanismo pra manter as pessoas do lado dele.
Agora minhas considerações sobre o final: A partir do momento em que o Arthur contrai tuberculose, a parte racional do meu cerebro sabia que ele não iria durar até o epilogo. Quando ele foi diagnosticado, apenas cimentou a ideia, e eu fui tomado por um sentimento de apreensão, o problema é que no momento em que o Arthur faz as missões pro Chuva Caindo, e ele fala que conseuiria algumas ervas pra melhorar a tosse dele, surge uma fagulha de esperança de que o conhecimento médico/mistico indigena iria curar o Arthur. Não rolou. A partir dali eu lembrei de um leak que aconteceu a quase 2 anos atrás que relatava exatamente o mesmo final pro jogo, Arthur morre e John assume, até a parte sobre construir Beecher Hope tava certo. Mas eu ainda não queria acreditar. Chega o maldito ultimo golpe no trem, a partir dali foi só choro. Literalmente chorei da ultima cavalgada ao acampamento em diante. Quanto o cavalo morre, foi ali que eu tomei um soco na garganta, a choradeira não parava mais, e quando o Arthur morreu olhando pro sol nascente ao som de Unshaken, eu larguei o controle e abracei os joelhos. Chega a transição dos anos e vejo John, Jack e Abigail na carroça, completei a missão e desliguei o console, liguei pra namorada, abracei minha mãe, não conseguia tirar a cena do Athur agradecendo o cavalo como seu ultimo ato de misericordia com o amigo que me acompanhou desde o inicio do jogo. Engraçado o vínculo não ter sido apenas um feature do jogo, e sim algo bem real, altamente significativo, mesmo que fosse um monte de poligonos renderizados por uma maquina. Só voltei a jogar no outro dia, quando o lado emocional quis barganhar com o racional. "Você vai ver que o Arthur nem morreu, o Charles ajudou ele a escapar e a forjar a morte pra que ele pudesse finalmente abandonar a vida de fora-da-lei, mas ele vai aparecer pra salvar o John denovo em um plot twist bizarro". Não aconteceu. Prosseguindo o epílogo chego ao momento onde a Sadie tem uma pista do Micah, e John vai se vingar. 6 tiros bem marcados na cara no X9. Mas fica uma reflexão: Arthur queria que o John corresse e não olhasse pra trás, pra que ele finalmente se livrasse dessa vida, mas John jogou isso fora e foi se vingar, o que levou aos Pinkertons perderem o rastro do Dutch, o que os forçou a procurar os membros restantes. Charles foi pro Canadá, Sadie não era essencialmente parte da gangue e não necessariamente fez parte dos crimes, além disso foi trabalhar como Caçadora de Recompensas, fazendo trabalho dentro da lei; Pearson foi pra Rhodes e abriu sua loja, e como era apenas o cozinheiro da gangue, não era de muito interesse dos agentes, o mesmo de Mary-Beth e de Tilly Jackson. Agora o John, era um membro ativo, o John cometeu os crimes e interferiu na investigação dos Pinkertons, desconsiderou o ultimo pedido do Arthur, ignorou os prantos da mulher, o que levou aos acontecimentos do primeiro jogo. Que vacilo, John.