Bom galera, não sou nenhum inimigo ou difamador do game, mas criei este post com o objetivo de trazer a realidade que Forza Motorsport 6 pode chegar até nós. Sou um apaixonado pela série, tenho todos os Forza motorsport, inclusive o Horizon 1 e 2. Enviei esta mesma análise crítica aos desenvolvedores do jogo e a comunidade oficial do Forza Motorsport, o forzamotorsport.net (espero não ter problemas em anunciar o site). Aliás, o site só aceita conteúdo em inglês EUA, e isso é um pouco complicado, pois não domino essa língua e não confio tanto assim no google tradutor, mas fiz o possível para deixar minha mensagem.
Meu único objetivo é que, o jogo que tanto amo, possa preencher todo o vazio que Forza Motorsport 5 deixou (quem jogou o Forza Motosport 4 a fio como eu sabe do que estou falando). Forza Motorsport 5 não foi um game ruim, longe disso, mas o padrão de qualidade gerado em Forza Motorsport 4 subiu tanto que não esperava um game tão simplificado como foi este último Forza (faço questão de escrever com letra maiúscula porque esta série merece!!!).
Meu intuito é trazer essa discussão a comunidade de forma saudável, não de criar uma guerra fanboy. Meus argumentos se baseiam exclusivamente na série Forza e o padrão atual de qualidade de todo o mercado de jogos automobilísticos.
Pelos vídeos vejo diversos problemas em Forza Motorsport 6!!!
A cada novo título anunciado pela Turn10 Stúdios, a espectativa e ambição dos usuários aumentam. Nos tempos atuais, tendências estão sendo tomadas como regras, ainda mais se tratando de jogos de corrida que buscam uma simulação mais apurada e detalhada.
Junto com o anúncio de um novo título surgem várias especulações, e também alguns vídeos de gameplay, que nos mostram algumas novidades.
Mas, nesses diversos vídeos de gameplays também surgem falhas. Falhas essas que temos que deixar muito bem destacadas, principalmente para uma providência imediata da equipe de desenvolvimento.
Durante os vídeos de gameplays pude notar alguns problemas, alguns erros, e algumas estruturas que a Turn10 Stúdios insiste em continuar adotando no jogo, estruturas estas que estão ultrapassadas para um game de alto nível como sempre foi a série Forza Motorsport.
Inicialmente, ao ver um vídeo de gameplay pude notar que, os efeitos de iluminação dos faróis não atingem o solo abaixo dos carros adversários, um problema que deve ser corrigido na versão final, assim espero.
Outro problema é com relação as escolhas de alterações de tempo e clima. Ainda não está muito claro se terá variações durante a prova, o que pode ser uma grande frustração se não tiver ao menos uma passagem de tempo de dia para a noite. E se tiver variações, que o modo carreira não seja igual ao Forza Motorsport 5, pois correr de duas a três voltas não tem a mínima graça, será mais que necessário, provas mais longas assim como existia em Forza Motorsport 4.
Infelizmente, Forza Motorsport 5 foi uma decepção quando o assunto é áudio! Não estou dizendo dos motores, pois são fantásticos, mas sim das músicas do game. Um jogo que se propõe a te dar várias horas de gameplay apenas nos menus do game alterando veículos e fazendo pinturas, tem ao menos que ter uma setlist bem recheada. Espero que Forza Motorsport 6 tenha corrigido isso, mas, sinceramente, não tenho muita esperança.
Outra situação que continua afetando em Forza Motorsport é que a série está chegando em sua sexta edição e ainda não retratou a marcha neutra em sua gameplay! Como é possível um carro existir sem marcha neutra? Parece pelos vídeos que este erro continua em Forza Motorsport 6.
Uma escolha da Turn10 Stúdios que, sinceramente, já está arcaica (ou seja, é hora de mudar) é essa largada da prova! Já está na hora do jogo se enquadrar dentro de uma realidade mais aceitável ou retratar a realidade, surgindo assim a possibilidade de errar durante a largada. Infelizmente, parece que Forza Motorsport 6 continuará cometendo este erro de largada, sem contar com elementos como a habilidade do jogador. Continuaremos realizando a largada através de um contador regressivo sem o apoio de um semáforo, como realmente acontece nas corridas pelo mundo.
Outra escolha da Turn10 Stúdios que não me agradou foi a retirada da liberdade de disputa em Forza Motorsport 5. Em Forza Motorsport 4 tínhamos diversas provas do modo carreira favorável ao meu carro predileto, assim eu participava de diversos eventos com o meu carro preferido apenas alterando a opção de liberdade de prova. Acho isso muito justo, pois é uma escolha minha, e principalmente porque eu gosto de participar dos eventos com o meu carro favorito, não com os veículos que são destinados a devida categoria. Espero que essa opção de liberdade volte a série em Forza Motorsport 6.
Outra escolha da Turn10 Stúdios que também não me agradou foi a versão multiplayer online de Forza Motorsport 5. Como pode uma série regredir tanto em um sistema multiplayer online? Basicamente, em Forza Motorsport 4 tínhamos tudo e, em Forza Motorsport 5 não temos nada. Espero que este conteúdo multiplayer de Forza Motorsport 6 seja tão rico quanto o de Forza Motorsport 4, pois na versão 4 podíamos até definir o carro dos oponentes artificiais, e senti muita falta de diversos outros recursos. Que a Turn10 pelo menos repita todos os elementos de opções de Forza Motorsport 4. Se não repetir, o jeito será esperar o Xbox one anunciar a retro compatibilidade do Forza Motorsport 4.
Outra escolha arcaica da Turn10 Stúdios (ou seja, é hora de mudar) é com relação as punições dos pilotos ao cometerem erros e prejudicar os oponentes. Já está na hora da série aderir a punições de acordo com a escolha do próprio jogador. Agora é a hora certa da Turn10 Stúdios inserir no Forza Motorsport 6 todas as penalidades reais, onde qualquer atividade irregular realizada pelo piloto seja passível de uma punição adequada. Espero que neste Forza Motorsport 6 a Turn10 Stúdios tente deixa ao menos a cargo do jogador penas mais leves e penas mais realistas, e que não exista mais esta freada brusca como forma de punição aos cortes de caminho!
Tenho certeza que Forza Motorsport 6 será um grande game, mas, se tudo isso que citei não for devidamente aprimorado o jogo estará em regressão comparado ao mercado atual!
Espero só o melhor de Forza Motorsport 6, apesar de saber que circuitos como Mugello, Sunset Península, Maple valley, Camino Viejo de Montserrat e Suzuka, aparentemente, não estarão no jogo. Circuitos estes que eram fantásticos em toda a série no Xbox 360. Espero que estes circuitos ainda estejam nos planos da Turn10 Stúdios para um futuro não tão distante.
Peço desculpas por qualquer erro na linguagem ou mudança na escrita, pois sou brasileiro, apaixonado pela série Forza, mas não falo inglês fluentemente, e mesmo que fosse em polonês ou mandarim ou latim, eu faria o possível para deixar aqui minha visão crítica da série que tanto amo.
Bom galera, meu depoimento é este. O que vocês gostariam de ver de volta na série ou o que gostaria de ver inovado? Sente falta daqueles menus de Forza Motorsport 4 onde era possível modificar o setup dos carros antes das corridas? Bom, então vocês são tão detalhistas quanto eu. Comentem aí
Meu único objetivo é que, o jogo que tanto amo, possa preencher todo o vazio que Forza Motorsport 5 deixou (quem jogou o Forza Motosport 4 a fio como eu sabe do que estou falando). Forza Motorsport 5 não foi um game ruim, longe disso, mas o padrão de qualidade gerado em Forza Motorsport 4 subiu tanto que não esperava um game tão simplificado como foi este último Forza (faço questão de escrever com letra maiúscula porque esta série merece!!!).
Meu intuito é trazer essa discussão a comunidade de forma saudável, não de criar uma guerra fanboy. Meus argumentos se baseiam exclusivamente na série Forza e o padrão atual de qualidade de todo o mercado de jogos automobilísticos.
Pelos vídeos vejo diversos problemas em Forza Motorsport 6!!!
A cada novo título anunciado pela Turn10 Stúdios, a espectativa e ambição dos usuários aumentam. Nos tempos atuais, tendências estão sendo tomadas como regras, ainda mais se tratando de jogos de corrida que buscam uma simulação mais apurada e detalhada.
Junto com o anúncio de um novo título surgem várias especulações, e também alguns vídeos de gameplay, que nos mostram algumas novidades.
Mas, nesses diversos vídeos de gameplays também surgem falhas. Falhas essas que temos que deixar muito bem destacadas, principalmente para uma providência imediata da equipe de desenvolvimento.
Durante os vídeos de gameplays pude notar alguns problemas, alguns erros, e algumas estruturas que a Turn10 Stúdios insiste em continuar adotando no jogo, estruturas estas que estão ultrapassadas para um game de alto nível como sempre foi a série Forza Motorsport.
Inicialmente, ao ver um vídeo de gameplay pude notar que, os efeitos de iluminação dos faróis não atingem o solo abaixo dos carros adversários, um problema que deve ser corrigido na versão final, assim espero.
Outro problema é com relação as escolhas de alterações de tempo e clima. Ainda não está muito claro se terá variações durante a prova, o que pode ser uma grande frustração se não tiver ao menos uma passagem de tempo de dia para a noite. E se tiver variações, que o modo carreira não seja igual ao Forza Motorsport 5, pois correr de duas a três voltas não tem a mínima graça, será mais que necessário, provas mais longas assim como existia em Forza Motorsport 4.
Infelizmente, Forza Motorsport 5 foi uma decepção quando o assunto é áudio! Não estou dizendo dos motores, pois são fantásticos, mas sim das músicas do game. Um jogo que se propõe a te dar várias horas de gameplay apenas nos menus do game alterando veículos e fazendo pinturas, tem ao menos que ter uma setlist bem recheada. Espero que Forza Motorsport 6 tenha corrigido isso, mas, sinceramente, não tenho muita esperança.
Outra situação que continua afetando em Forza Motorsport é que a série está chegando em sua sexta edição e ainda não retratou a marcha neutra em sua gameplay! Como é possível um carro existir sem marcha neutra? Parece pelos vídeos que este erro continua em Forza Motorsport 6.
Uma escolha da Turn10 Stúdios que, sinceramente, já está arcaica (ou seja, é hora de mudar) é essa largada da prova! Já está na hora do jogo se enquadrar dentro de uma realidade mais aceitável ou retratar a realidade, surgindo assim a possibilidade de errar durante a largada. Infelizmente, parece que Forza Motorsport 6 continuará cometendo este erro de largada, sem contar com elementos como a habilidade do jogador. Continuaremos realizando a largada através de um contador regressivo sem o apoio de um semáforo, como realmente acontece nas corridas pelo mundo.
Outra escolha da Turn10 Stúdios que não me agradou foi a retirada da liberdade de disputa em Forza Motorsport 5. Em Forza Motorsport 4 tínhamos diversas provas do modo carreira favorável ao meu carro predileto, assim eu participava de diversos eventos com o meu carro preferido apenas alterando a opção de liberdade de prova. Acho isso muito justo, pois é uma escolha minha, e principalmente porque eu gosto de participar dos eventos com o meu carro favorito, não com os veículos que são destinados a devida categoria. Espero que essa opção de liberdade volte a série em Forza Motorsport 6.
Outra escolha da Turn10 Stúdios que também não me agradou foi a versão multiplayer online de Forza Motorsport 5. Como pode uma série regredir tanto em um sistema multiplayer online? Basicamente, em Forza Motorsport 4 tínhamos tudo e, em Forza Motorsport 5 não temos nada. Espero que este conteúdo multiplayer de Forza Motorsport 6 seja tão rico quanto o de Forza Motorsport 4, pois na versão 4 podíamos até definir o carro dos oponentes artificiais, e senti muita falta de diversos outros recursos. Que a Turn10 pelo menos repita todos os elementos de opções de Forza Motorsport 4. Se não repetir, o jeito será esperar o Xbox one anunciar a retro compatibilidade do Forza Motorsport 4.
Outra escolha arcaica da Turn10 Stúdios (ou seja, é hora de mudar) é com relação as punições dos pilotos ao cometerem erros e prejudicar os oponentes. Já está na hora da série aderir a punições de acordo com a escolha do próprio jogador. Agora é a hora certa da Turn10 Stúdios inserir no Forza Motorsport 6 todas as penalidades reais, onde qualquer atividade irregular realizada pelo piloto seja passível de uma punição adequada. Espero que neste Forza Motorsport 6 a Turn10 Stúdios tente deixa ao menos a cargo do jogador penas mais leves e penas mais realistas, e que não exista mais esta freada brusca como forma de punição aos cortes de caminho!
Tenho certeza que Forza Motorsport 6 será um grande game, mas, se tudo isso que citei não for devidamente aprimorado o jogo estará em regressão comparado ao mercado atual!
Espero só o melhor de Forza Motorsport 6, apesar de saber que circuitos como Mugello, Sunset Península, Maple valley, Camino Viejo de Montserrat e Suzuka, aparentemente, não estarão no jogo. Circuitos estes que eram fantásticos em toda a série no Xbox 360. Espero que estes circuitos ainda estejam nos planos da Turn10 Stúdios para um futuro não tão distante.
Peço desculpas por qualquer erro na linguagem ou mudança na escrita, pois sou brasileiro, apaixonado pela série Forza, mas não falo inglês fluentemente, e mesmo que fosse em polonês ou mandarim ou latim, eu faria o possível para deixar aqui minha visão crítica da série que tanto amo.
Bom galera, meu depoimento é este. O que vocês gostariam de ver de volta na série ou o que gostaria de ver inovado? Sente falta daqueles menus de Forza Motorsport 4 onde era possível modificar o setup dos carros antes das corridas? Bom, então vocês são tão detalhistas quanto eu. Comentem aí