Como eu falei é a primeira vez desde o MGS1 que MGS tem um gameplay bom.
Estou aqui re-jogando MSG2 no Vita e ai vou lá render soldado.
Seguro quadrado para levantar a arma, aperto R para colocar em primeira pessoa e ele mandar o "Freeze", solto o R para ir para visão normal e seguro o X para poder me movimentar(talvez funciona, pode ser que o Snake se abaixe), vou para frente do inimigo e aperto de novo o R para mandar ele rebolar.
Eu nunca achei o gameplay de Metal Gear ruim, mas sempre achei extremamente complexo. E isso sempre foi intencional ao meu ver. Justamente para dificultar as infiltrações e etc. Método japonês de aplicar desafio.
Sim, método japonês, porque Splinter Cell lá em 2002, já fazia um esquema bem mais simples e "ocidental" de rendição e interrogatório.
Render guardas no MGS2 e usar as (incríveis até então na época) opções de CQC de MGS 3 e interrogar um inimigo e deixá-lo inconsciente sem cortar a garganta dele ou soltá-lo era irritantemente complicadas. As opções eram enormes, mas e o medo de fazer algo errado e ferrar com o progresso? Com aquelas áreas enormes e tentando fazer o melhor rank possível evitando salvar, era bem tenso.
Peace Walker já melhorou 200% as opções de CQC, rendição, interrogatório e etc.
Phantom Pain teve a missão de fazer um jogo mais ocidental, e manter o desafio. Kojima obviamente se inspirou bastante em jogos como Assassins Creed, e suas opções de multiple takedown, Splinter Cell e etc. O last standing com slowmotion e etc. Todas opções que o Kojima nunca foi fã, mas foi obrigado a aderir se quisesse vender seu jogo. Uma verdade, Metal Gear sempre foi sinônimo de complexidade e dificuldade.
Quando eu rodei Metal Gear Solid (japonês) pela primeira vez em 1998, tinha lá meus 13 anos, ouvia falar de obra prima e fui desesperado jogar. O jogo começa com diálogos enormes e uma cutscene com seu personagem se infiltrando em uma base ao som de uma ópera em Galês. Os inimigos ouviam seus passos e viam suas pegadas no chão. Você não tinha armas e tinha que encontrar a primeira que fazia barulho pra kct e não dava pra usar. Enfim, nem eu e talvez nem o mundo estava preparado para aquilo. rs