Tópico Oficial Metal Gear Solid V: The Phantom Pain - A Hideo Kojima Game

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
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Rio de janeiro
Esse certamente é um ponto negativo em meio a vários pontos positivos.
Fiz agora a primeira missão no segundo mapa. Quando terminei, abriram novas missões side-ops. Fui fazer a de resgatar o Legendary Gunsmith e aonde era? No mesmo fucking ponto do mapa!
:confused:
E pra piorar vc é impedido de fazer as Missões paralelas junto com as principais no mesmo ponto do mapa.
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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5,732
Que eu me lembre só fiz 3 missões nessa cadeia do Afeganistão. A primeira vez fui totalmente furtivo, entrei pelo esgoto, resgatei os presos e saí sem ser visto. A segunda me viram logo de cara, o tiroteio foi longo e tive que chamar suporte aéreo. No final matei todo mundo. Na terceira já cheguei atirando com a giratória do Walker e chamei um bombardeio. Na quarta voltei lá sem missão mesmo só porque queria testar meu rifle tranquilizante. Moral da história: o local pode ser o mesmo, mas se você joga sempre da mesma forma, é evidente que vai ficar maçante e repetitivo.
Mais de 40 horas, apenas 30% do jogo e nada de enjoar.

Até lembrei que o Jim Sterling escreveu algo parecido no review dele:
The amount of content is simply staggering. Accompanying main missions are over 100 side-ops that can be undertaken for extra cash and resources. Unlike so many other games, however, none of this content feels overly repetitive or nebulous. Due to how much fun and variety there is to be had with the game, how much experimenting can be done, side-ops are more like perfect excuses to get back into the action and try out something new.

Não dá pra comparar esse MGS V com jogos maçantes da Ubisoft como FarCry, por exemplo, pois esses jogos nunca te dão o mesmo nível de diversidade, possibilidades e, principalmente, diversão no gameplay.

Eu adoraria ver o Kojima trabalhando com a Rockstar em um GTA. Seria o jogo de mundo aberto perfeito.
 
Última edição:
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dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
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Que eu me lembre só fiz 3 missões nessa cadeia do Afeganistão. A primeira vez fui totalmente furtivo, entrei pelo esgoto, resgatei os presos e saí sem ser visto. A segunda me viram logo de cara, o tiroteio foi longo e tive que chamar suporte aéreo. No final matei todo mundo. Na terceira já cheguei atirando com a giratória do Walker e chamei um bombardeio. Na quarta voltei lá sem missão mesmo só porque queria testar meu rifle tranquilizante. Moral da história: o local pode ser o mesmo, mas se você joga sempre da mesma forma, é evidente que vai ficar maçante e repetitivo.
Mais de 40 horas, apenas 30% do jogo e nada de enjoar.

Até lembrei que o Jim Sterling escreveu algo parecido no review dele:


Não dá pra comparar esse MGS V com jogos maçantes da Ubisoft como FarCry, por exemplo, pois esses jogos nunca te dão o mesmo nível de diversidade, possibilidades e, principalmente, diversão no gameplay.

Eu adoraria ver o Kojima trabalhando com a Rockstar em um GTA. Seria o jogo de mundo aberto perfeito.
Na verdade eu estou achando beeeemmmm maçante o jogo. Sempre os mesmos cenários. Pouco me importa a forma que oosso resolver a missão. Como Rambo, como fantasma e etc. O jogo não tem variedadem Essas missões na prisão foram todas de resgate.
Fora as missões principais, o jogo lamentávelmente repete a mesma fórmula. Infiltrar, resgatar ou destruir e nos mesmos mapas.
Sei lá. Kojima é gênio. O jogo não é ruim, longe disso. Mas o jogo não me empurra pra frente como MGS4 fez. MGS4 me instigava a jogar e seguir em frente. Não queria que o jogo terminasse.
MGS5 eu não quero é terminar de jogar de tão maçante que está.
Enfim, acho que me contaminei pelo hype e me ferrei. Esperei mais do que foi oferecido.
Fora que a fórmula que te obriga a fazer missão segundaria pra evoluir a MB é mais safada que muita formula usada ai pelas vilãs Ubisoft e Activission.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Na verdade eu estou achando beeeemmmm maçante o jogo. Sempre os mesmos cenários. Pouco me importa a forma que oosso resolver a missão. Como Rambo, como fantasma e etc. O jogo não tem variedadem Essas missões na prisão foram todas de resgate.
Fora as missões principais, o jogo lamentávelmente repete a mesma fórmula. Infiltrar, resgatar ou destruir e nos mesmos mapas.
Sei lá. Kojima é gênio. O jogo não é ruim, longe disso. Mas o jogo não me empurra pra frente como MGS4 fez. MGS4 me instigava a jogar e seguir em frente. Não queria que o jogo terminasse.
MGS5 eu não quero é terminar de jogar de tão maçante que está.
Enfim, acho que me contaminei pelo hype e me ferrei. Esperei mais do que foi oferecido.
Fora que a fórmula que te obriga a fazer missão segundaria pra evoluir a MB é mais safada que muita formula usada ai pelas vilãs Ubisoft e Activission.
Bom, respeito sua opinião, mas não concordo com uma vírgula. Que eu me lembre você sempre foi crítico de jogo mundo aberto por não ter foco em enredo. Sabendo disso, é perfeitamente normal que o MGS4 te agrade mais por ser 100% focado em uma história linear. E outra coisa que não tem como concordar é achar ruim que as missões sejam de resgate, sabotagem, assassinato, sequestro, etc. O jogo é de espionagem em zonas de guerra, não dava pra esperar objetivos diferentes desses e o foco é em como se conclui e não apenas no objetivo final.

E evoluir a MB, que eu saiba, não é 100% obrigatório quando tem gente que fecha o jogo em 25 horas. Eu não trocaria esse MGS V por nada que Ubisoft e Activision tenham feito nos últimos 10 anos.
 
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Fenix Cas

Jogador em horas vagas
Agosto 24, 2014
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Ten algo nesse MGS V que nao me deixa parar de jogar, toda missao tem uma nova maneira de ser concluida, varios parceiros, armas e itens diferentes, to curtindo.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
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Bom, respeito sua opinião, mas não concordo com uma vírgula. Que eu me lembre você sempre foi crítico de jogo mundo aberto por não ter foco em enredo. Sabendo disso, é perfeitamente normal que o MGS4 te agrade mais por ser 100% focado em uma história linear. E outra coisa que não tem como concordar é achar ruim que as missões sejam de resgate, sabotagem, assassinato, sequestro, etc. O jogo é de espionagem em zonas de guerra, não dava pra esperar objetivos diferentes desses e o foco é em como se conclui e não apenas no objetivo final.

E evoluir a MB, que eu saiba, não é 100% obrigatório quando tem gente que fecha o jogo em 25 horas. Eu não trocaria esse MGS V por nada que Ubisoft e Activision tenham feito nos últimos 10 anos.
GTA5 é mundo aberto e focado em narrativa. TW3 é mundo aberto e focado em contar uma historia. Os jogos realmente primorosos de mundo aberto sabem aliar narrativa e liberdade. Realmente prefiro jogos mais focados na narrativa e MGS5 nem nisso que sempre foi destaque está se sobressaindo.
Ok, o desfecho do enredo se deu em MGS4 e que MGS5 seria um link entre as duas grandes sagas dos 2 Snakes.
Mas repito. Tô na missão 20 e foi a primeira minimanente interessante e que me lembrou o Kojama dos MGS anteriores.
O mundo aberto na minha opinião não deu muito certo com a narrativa da serie.
E tem que desenvolver a MB sim, para pegar itens necessários para certas missões. O foco nisso é tão grande que existe microtransações para ajudar no crescimento.
E me desanima ler que quem já zerou comparou o final ao de ME3.
 
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Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
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Estou fazendo um força tremenda para não comprar Phantom Pain, mas já que até hoje deixei a série passar batida, vou joga-lá do início ao fim!
Acho que vc faz bem em dar prioridade para os primeiros.... pois o TPP é o que tem a melhor mecanica... e se vc começar por ele... pode sentir que os outros sejam muito limitados. E são todos ótimos jogos!!!
 
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Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
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Moral da história: o local pode ser o mesmo, mas se você joga sempre da mesma forma, é evidente que vai ficar maçante e repetitivo.
Mais de 40 horas, apenas 30% do jogo e nada de enjoar.
Exatamente o que eu penso e sinto sobre o game. E olha que estou com bem mais de 40 horas e menos de 30% concluído. rsrsrs
MG5 não é sobre como o Snake resolve os problemas propostos.... é sobre como VC é capaz de usar sua criatividade e habilidade tática para resolver os problemas.

É quase como jogar o fifa... tipo... sempre é o mesmo objetivo... mas os acontecimentos dificilmente se reproduzem da mesma forma!! E o que conta é sua habilidade e criatividade para lidar com eles.

Maaass.... eu entendo que não é um game pra todos... Conheço muuuuita gente que nunca conseguiu jogar nenhum metal gear. rsrsrs
 
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SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
HAHAHAHAHA Olhem isso:

Dessa vez não é mod, mas parece que só funciona no PC :(. Fiquei curioso para fazer umas modificações aqui e ver os resultados.
 

Mateus Rhei

Jogador
Abril 21, 2015
183
88
Rio Grande do Sul
Screw you all is already playing!

Esperando pra pegar minha mídia física. Disseram que viria com mapa, mas muita gente está reclamando que não. Faria questão de usá-lo, mesmo não sendo muito adepto, mas este game merece.



Todas as análises dizem que este é o desfecho perfeito, e claro que sem a genialidade do Kojima, não tem Metal Gear. O único jogo excelente que não leva o "A Hideo Kojima game" é o Portable Ops, mas que no fim das contas foi todo criado por ele também.

Eu como fã já joguei e jogo tudo referente a Metal Gear. Eu tenho todos, inclusive os Ac!d 1 e 2 do PSP, são legais, mas nada genial. Mas pra quem é fã mesmo, além de terem sido desenvolvidos pela Kojima Productions.

Mas faço questão de boicotar a franquia sem o Kojima. Querendo ou não, ele ainda supervisionava tudo o que era lançado do jogo.

Esperarei ansioso pelo próximo game dele. Zone of the Enders foi uma prova que tudo o que ele faz é bom. Um jogo de lutas de mechs com aquele enredo e jogabilidade, só podia ser ele mesmo.
Pior que a física está sem o prometido mapa no BR, a Konami se pronunciou dizendo que está verificando, traduzindo, não tem mapa pra ninguém! Que desrespeito com meu dinheiro hahaha.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
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GTA5 é mundo aberto e focado em narrativa. TW3 é mundo aberto e focado em contar uma historia. Os jogos realmente primorosos de mundo aberto sabem aliar narrativa e liberdade. Realmente prefiro jogos mais focados na narrativa e MGS5 nem nisso que sempre foi destaque está se sobressaindo.
Ok, o desfecho do enredo se deu em MGS4 e que MGS5 seria um link entre as duas grandes sagas dos 2 Snakes.
Mas repito. Tô na missão 20 e foi a primeira minimanente interessante e que me lembrou o Kojama dos MGS anteriores.
O mundo aberto na minha opinião não deu muito certo com a narrativa da serie.
E tem que desenvolver a MB sim, para pegar itens necessários para certas missões. O foco nisso é tão grande que existe microtransações para ajudar no crescimento.
E me desanima ler que quem já zerou comparou o final ao de ME3.

GTA V teve muitas críticas pela história curta e o final fraco. A meu ver o que GTA faz melhor é entregar personagens muito bem feitos, mas a história principal nem sempre é das melhores, vide o IV que é chato ao extremo. Em termos de narrativa em mundo aberto em jogos de ação acho que RDR ganha fácil de qualquer GTA. Mafia é outro que tem uma narrativa brilhante e usa mundo aberto.
Witcher 3 é RPG e eu me recuso a ficar comparando um RPG com um jogo de ação sem fazer as devidas ponderações.

O fato é que jogo de mundo aberto exige sacrifícios na narrativa que nem a Rockstar soube como resolver até hoje, embora os jogos dela sejam os melhores a utilizar esse recurso.

Eu diria que se o Kojima tivesse mais tempo e recursos, teria entregado um jogo mais atrativo para fãs antigos e exigentes com o enredo.
 
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DouglasFranchin

Jogador
Junho 7, 2011
2,571
1,900
Acho que a estranheza em relação à narrativa do PP é que ela ficou pausada. Metal Gear sempre foi referencia da experiência cinematográfica, com cutscenes a todo instante. Acho que o lance do PP é justamente ir mais devagar. Mostrar realmente tooooodo o desenrolar dos pequenos acontecimentos que levarão aos fatos principais da estória. E isso eu achei foda, porque foi uma forma estender ainda mais a vida útil do jogo. Porque não se trata apenas de tornar a narrativa mais lenta, mas sim de deixar o jogador desenvolve-lá por conta própria. Po, uma missão de extração me leva 1h pra concluir. 10h de jogo e só 3% concluídos. Isso eu achei foda no jogo. A única coisa que achei estranha, é esse formato episódico, com créditos aos finais das missões. Isso pra mim quebra um pouco a fluidez.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Eu achei a troca equivalente.

Metal Gear sempre teve problemas de jogabilidade, e pra mim foi uma troca bem vinda jogabilidade extremamente boa e perdemos narrativa.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Acho que a estranheza em relação à narrativa do PP é que ela ficou pausada. Metal Gear sempre foi referencia da experiência cinematográfica, com cutscenes a todo instante. Acho que o lance do PP é justamente ir mais devagar. Mostrar realmente tooooodo o desenrolar dos pequenos acontecimentos que levarão aos fatos principais da estória. E isso eu achei foda, porque foi uma forma estender ainda mais a vida útil do jogo. Porque não se trata apenas de tornar a narrativa mais lenta, mas sim de deixar o jogador desenvolve-lá por conta própria. Po, uma missão de extração me leva 1h pra concluir. 10h de jogo e só 3% concluídos. Isso eu achei foda no jogo. A única coisa que achei estranha, é esse formato episódico, com créditos aos finais das missões. Isso pra mim quebra um pouco a fluidez.
Isso aí foi pra disfarçar a tela de loading. Eu nem leio os que aparecem antes da missão, pois eles entregam spoilers.
 

DouglasFranchin

Jogador
Junho 7, 2011
2,571
1,900
Isso aí foi pra disfarçar a tela de loading. Eu nem leio os que aparecem antes da missão, pois eles entregam spoilers.
Uuahua não cara, eu quis dizer essas pequenas missões principais, não essas telas que aparecem antes da missão auhaua.
Esse lance de "pesquisador é mantido preso", "sabotar comunicação"... como missões principais ( que parecem mais paralelas), é o que eu achei legal, porque é um inicio lento pro Big Boss que saiu do coma semana passada saca?. Eu vejo como uma recuperação, aos poucos vai acontecendo o desenvolvimento da MB, Snake vai atuando em pequenas missões que reprisam mais os acontecimentos de Peace Walker, do que de fato coisas relacionadas ao PP.
 

Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
1,053
A única coisa que achei estranha, é esse formato episódico, com créditos aos finais das missões. Isso pra mim quebra um pouco a fluidez.
assino em baixo.... achei até as estruturas para entrar e sair das missões secundarias melhor do que as missões principais!!! Mas... ta ok!! Ainda não desmerece o tanto que estou amando este jogo!!!

Uma coisa que eu queria muuuuuito era poder usar um arco com flechas explosivas!!!! rsrsrs
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DouglasFranchin

Jogador
Junho 7, 2011
2,571
1,900
assino em baixo.... achei até as estruturas para entrar e sair das missões secundarias melhor do que as missões principais!!! Mas... ta ok!! Ainda não desmerece o tanto que estou amando este jogo!!!

Uma coisa que eu queria muuuuuito era poder usar um arco com flechas explosivas!!!! rsrsrs
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Arco e flecha é a melhor arma de todas em qualquer jogo stealth! Por que além de poder abater o inimigo na surdida, dá pra recuperar a munição... Eu sofro por não ter feito a missão do gunsmith pra poder colocar um silenciador na minha sniper, porque eu gosto de brincar de caçador abatendo os soldados, se tive uma flechinha ali, eu ficaria feliz uahauhaua.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
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Arco e flecha é a melhor arma de todas em qualquer jogo stealth! Por que além de poder abater o inimigo na surdida, dá pra recuperar a munição... Eu sofro por não ter feito a missão do gunsmith pra poder colocar um silenciador na minha sniper, porque eu gosto de brincar de caçador abatendo os soldados, se tive uma flechinha ali, eu ficaria feliz uahauhaua.

Abre de novo, completa umas side ops que ela re-abre.
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Algo que não sabemos ao certo, mas dá pra desconfiar com boa margem de acerto que a Konami atrapalhou o desenvolvimento do jogo, seja por querer o jogo no prazo final deles, seja por forçar o online com microtransações, entre outras coisas que vazaram pela "imprensa gamer" antes e depois do lançamento. Cabe a questão: se o jogo saiu nesse nível com todos esses problemas, imaginem como sairia sem o fator Konami atrapalhando.
 

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