Tópico Oficial Metal Gear Solid V: The Phantom Pain - A Hideo Kojima Game

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
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Mas ora bolas! rs O que você esperava de um game de espionagem? rs

Engraçado, mas se você é mesmo tão fã, Metal Gear sempre se tratou disto. Infiltrar, resgatar, destruir ( e ser manipulado). rs

Você tem reclamado de história, mas o jogo tem história pra caramba! Toda missão principal e até algumas secundárias carregam muita história, cutscenes, diálogos e fitas para amarrar detalhes. Sério. Metal Gear quando era linear usava e abusava de cutscenes de 20 minutos +, e isto foi perfeitamente equilibrado em Phantom Pain. Eu estou na main op 25, e já fiz todas as side ops disponíveis e juro que não me canso. Tem possibilidades demais pra isto.

Eu adoro explorar. Dominar todos os pontos dos inimigos e entrar em cada lugar da ambientação fantástica feita pela Kojima Prod. Eu por exemplo, demorei uma meia hora pra limpar o aeroporto sem ser detectado e limpar tudo de lá, e os lugares são tão bem ambientados, que você fica ali passeando pelas salas, saqueando tudo e descobrindo segredos interessantes. Tem umas bases sensacionais! Fazer tudo isto enquanto o dia escurece, amanhece, chove, faz sol e etc, é demais.

Bem, da minha parte, só posso reclamar que o jogo está estupidamente viciante, e concordo com o @Johannes em cada vírgula e sem puxar sardinha. Não me canso de fazer as side ops e de levantar meu reinado.

Estou com 40% e devo estar com quase 100 horas, mas não me canso. Sério. É importante também fazer as main quests para ir desbloqueando funções da mother base. Se você ficar muito tempo só nas extras e free roam, pode perder tempo de algumas boas oportunidades de expansão, como a opção de segurança e base externas que só abrem depois de certos acontecimentos do jogo.
Vamos lá, pra tentar encerrar a discussão. MGS é minha franquia favorita. Talvez por isso minha irresignação com o jogo.
O meu problema com o 5 é a forma que ele está estruturado. Eu vejo sim obrigatoriedade de se fazer as side-ops para acumular PMG e soldados para evoluir a MB e consequentemente, ter melhores itens para progredir no jogo. Esse tipo de coisa, fora Peace walker, não existia nos outros MGS, que eram mais diretos e cada missão te empurrava e a trama fluía.
MGS5 a trama flui, mas devagar, por conta das side-ops (obrigatórias na minha opinião, como dito acima). No meu caso, isso quebra a imersão, até porque vejo uma repetição sem fim das missões e mapas (já fiz 4 missões de resgate na prisão).
O jogo é de espionagem e ação. O Naked/Venon snake é muito mais ação que o Solid. No meu ver, sua personalidade de "super-soldado" dá mais margem à ação que espionagem (mas isso é um sentimento intimo de como vejo a personalidade dele nos jogos). Tipo 007, que é um espião, mas seus filmes são de pura ação.
Então, dito isso, o meu problema com MGS5 é o ritmo do jogo. Prefiro MGS sendo um jogo mais linear, que me impulsiona, que progrida de forma mais rígida que o tipo de progressão que um jogo open wolrd funciona.
E para encerrar, novamente, a comparação com TW3 não é para enaltecer um em detrimento de outro. Só comparei na estrutura das missões. EmTW3, os contratos de bruxo (profissão dele e grande motivador das tramas dos livros) de fato são opcionais e as missões principais, me parecem mais conexas e complexas (se ramificam e multiplicam). Algumas das missões principais de MGS me pareceram side-ops de tão fraquinhas que foram estruturadas (geralmente ou todas, se não me engano, não escritas pelo Kojima).
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Vamos lá, pra tentar encerrar a discussão. MGS é minha franquia favorita. Talvez por isso minha irresignação com o jogo.
O meu problema com o 5 é a forma que ele está estruturado. Eu vejo sim obrigatoriedade de se fazer as side-ops para acumular PMG e soldados para evoluir a MB e consequentemente, ter melhores itens para progredir no jogo.
São poucas side ops realmente obrigatórias. Estou na missão 23 e até aqui só duas side foram amarelas, pois contam para o progresso da história. Existem várias side ops do tipo limpar campo minado, resgate de animal ou prisioneiro, sabotagem de veículos, etc. Você pode ignorar a grande maioria delas.

Pra avançar a MB apenas com itens essenciais, você vai precisar de bem menos recursos que pode conseguir até mesmo apenas enviando as tropas auxiliares que consiste somente em escolher e mandar sua tropa. Evidente que se você quer os itens mais avançados, ou vários deles ao mesmo tempo, vai ter que coletar mais recursos e aí as side ops serão mais necessárias. Mais uma vez é questão de opção. E como falei antes, teve gente que zerou em 25 horas. Certamente essas pessoas não saíram fazendo tudo que é side op pra conseguir chegar ao final do jogo. Existe um certo ponto onde se destrava todo e qualquer equipamento básico pra se fechar o jogo e isso não demora a acontecer.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Cheguei cedo em casa e consegui dar uma jogada.

Expulsei os vermes que invadiram minha base :D Foi bala pra tudo que é lado hehehe.

Atingi também o nível máximo de afinidade com a Quiet, mas até agora ela não solta um palavra sequer... O máximo que ela faz é me dar um "sinal de positivo" e um sorrisinho tímido quando eu à chamo, como da para ver nessa SS que eu tire.

6precx.png


Só que mesmo assim ela ainda continua descendo a porrada no pessoal da mother base, o último cara que ela bateu (teve até cutscene)... deu até nervoso de ver aquela cena... só parou com tranquilizante :eek:.

Mas não tenho o que reclamar.... no campo de batalha ela é útil de mais, como eu falei aqui: fica até overpower. Hoje antes de parar eu coloquei para desenvolver aquele rifle "Brennan LRS 46" para ela... pela imagem no menu, ele tem cara de ser bom hehe :D.
 
Fevereiro 2, 2013
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Cheguei cedo em casa e consegui dar uma jogada.

Expulsei os vermes que invadiram minha base :D Foi bala pra tudo que é lado hehehe.

Atingi também o nível máximo de afinidade com a Quiet, mas até agora ela não solta um palavra sequer... O máximo que ela faz é me dar um "sinal de positivo" e um sorrisinho tímido quando eu à chamo, como da para ver nessa SS que eu tire.

6precx.png


Só que mesmo assim ela ainda continua descendo a porrada no pessoal da mother base, o último cara que ela bateu (teve até cutscene)... deu até nervoso de ver aquela cena... só parou com tranquilizante :eek:.

Mas não tenho o que reclamar.... no campo de batalha ela é útil de mais, como eu falei aqui: fica até overpower. Hoje antes de parar eu coloquei para desenvolver aquele rifle "Brennan LRS 46" para ela... pela imagem no menu, ele tem cara de ser bom hehe :D.
Sério? Caraca, minha Quiet nunca bateu em ninguém na Mother base. Nunca! E olha que eu vou na ala médica e na de comando toda vez que volto pra lá. Ela é minha parceira fixa.

Vc deve estar com muito encreiqueiro no time. Não tem outra explicação, eles devem estar causando com ela. Ela só fica lá quieta na cela dela.

Pra falar a verdade nem aquela cena dos caras brigando aconteceu comigo. Nem a da Quiet na chuva.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
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Rio de Janeiro
Sério? Caraca, minha Quiet nunca bateu em ninguém na Mother base. Nunca! E olha que eu vou na ala médica e na de comando toda vez que volto pra lá. Ela é minha parceira fixa.

Vc deve estar com muito encreiqueiro no time. Não tem outra explicação, eles devem estar causando com ela. Ela só fica lá quieta na cela dela.
Como faço para ver os briguentos que eu tenho na equipe? Não sabia que tinha como fazer isso, pelo menos Peace Walker não tinha esse esquema hehe.

A cena que eu citei no meu comentário é essa:


Já essa da chuva eu não vi aqui no meu gameplay ainda.

Quando ando pela base eu sempre escuto os soldados reclamando dela, chamando a menina de aberração e falando que eu não devia ter levado ela para lá e etc.

Os caras estão no mó rage com a guria hehe, e olha que ela é tão "Quietinha" :D.
 
Fevereiro 2, 2013
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Como faço para ver os briguentos que eu tenho na equipe? Não sabia que tinha como fazer isso, pelo menos Peace Walker não tinha esse esquema hehe.

A cena que eu citei no meu comentário é essa:


Quando ando pela base eu sempre escuto os soldados reclamando dela, chamando a menina de aberração e falando que eu não devia ter levado ela para lá e etc.

Os caras estão no mó rage com a guria hehe, e olha que ela é tão "Quietinha" :D.

Ah, eu não tenho a imagem aqui, mas nas categorias dos personagens entrando no menu de equipe, aparece lá se o soldado é armeiro, médico, falastrao, engenheiro, encreiqueiro (sujeira), diplomata e etc.

Toda unidade que tiver encreiqueiro, tem que ter uns diplomatas pra não rolar briga.

Ninguém fala da quiet na minha base. Não sobre confusão. Apenas dizem que a mulher que o boss trouxe é estranha e não parece humana. Umas conversas engraçadas, e a placa da cela dela está pichada com freak e etc. Mas confusão mesmo, nenhuma.

Tem que ser administrador na Mother base rs
 

AkRaJ3

Novato
Junho 15, 2010
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BH
Ta difícil. Forza6 e MGS.
To ficando louco qualquer hora vou pegar um jipe no deserto e correr por aí, ou descer do carro no forza e atirar tranqüilizante. Ta doido kkkkkkkkkkk

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Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
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Sério? Caraca, minha Quiet nunca bateu em ninguém na Mother base. Nunca! E olha que eu vou na ala médica e na de comando toda vez que volto pra lá. Ela é minha parceira fixa.

Vc deve estar com muito encreiqueiro no time. Não tem outra explicação, eles devem estar causando com ela. Ela só fica lá quieta na cela dela.

Pra falar a verdade nem aquela cena dos caras brigando aconteceu comigo. Nem a da Quiet na chuva.
Acontece pra quem ficou no Negativo... eu fiiquei logo nas primeiras missões no vermelho e qdo voltei pra base vi a cena. Mas com a Quiet nada tb.
 
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Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
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Pra não parecer do contra, sobre o brilho do game e a noite parecer dia que comentaram algumas vezes.
No One a noite tá assim pra mim, então realmente nada a reclamar, brilho do game tá no 5:
Screenshot-Original.png


Screenshot-Original.png
 

DariusMKN

Dovahkiin
Junho 24, 2014
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Porto Alegre
Esse lance do grinding nem me incomoda pra falar a verdade. Eu normalmente só faço as side-quests que acho legais. Aquelas de tiro ao alvo na mother base, por exemplo, deixei tudo de lado. E se for ver todos os jogos grandes (em duração) hoje tem bastante conteúdo opcional de uma forma ou de outra. Em Dragon Age isso é bem evidente, mas até no tão exaltado The Witcher também tem bastante conteúdo extra totalmente ignorável, como as corridas de cavalo, torneios de boxe, campeonatos de gwent, equipamentos de bruxo, e por aí vai.

@Ash84 No meu a noite do afeganistão tb parece ok. Tenho a impressão que a lua é mais brilhante na áfrica mesmo. :D

@SouzaRJ Hehe
r2tc1.jpg
 
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Como faço para ver os briguentos que eu tenho na equipe? Não sabia que tinha como fazer isso, pelo menos Peace Walker não tinha esse esquema hehe.

A cena que eu citei no meu comentário é essa:


Já essa da chuva eu não vi aqui no meu gameplay ainda.

Quando ando pela base eu sempre escuto os soldados reclamando dela, chamando a menina de aberração e falando que eu não devia ter levado ela para lá e etc.

Os caras estão no mó rage com a guria hehe, e olha que ela é tão "Quietinha" :D.


hahaha foi engraçado. Foi só eu responder seu post que aconteceu a cena da Quiet. rs Mas pelo que eu entendi,

é da história, é obrigado a acontecer!

Acontece pra quem ficou no Negativo... eu fiiquei logo nas primeiras missões no vermelho e qdo voltei pra base vi a cena. Mas com a Quiet nada tb.

Hum, eu até fiquei no vermelho uma hora, mas recuperei o PMB em campo. Interessante!
 

Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
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hahaha foi engraçado. Foi só eu responder seu post que aconteceu a cena da Quiet. rs Mas pelo que eu entendi,

é da história, é obrigado a acontecer!



Hum, eu até fiquei no vermelho uma hora, mas recuperei o PMB em campo. Interessante!
Ah, tb tem q olhar se a sala de espera não tá cheia, na cena de briga o Ocelot menciona que é bom adentrar os sujeitos no grupo antes que fiquem rebeldes.
 
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Ah, tb tem q olhar se a sala de espera não tá cheia, na cena de briga o Ocelot menciona que é bom adentrar os sujeitos no grupo antes que fiquem rebeldes.

Ah. Isto no fim ia acabar nunca acontecendo comigo. Minha sala de espera fica vazia e nunca fico sem PMB. Foram muitas horas de Peace Walker. hehe você acaba indo no automático pra estas coisas. rs
 

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