Vamos lá, pra tentar encerrar a discussão. MGS é minha franquia favorita. Talvez por isso minha irresignação com o jogo.Mas ora bolas! rs O que você esperava de um game de espionagem? rs
Engraçado, mas se você é mesmo tão fã, Metal Gear sempre se tratou disto. Infiltrar, resgatar, destruir ( e ser manipulado). rs
Você tem reclamado de história, mas o jogo tem história pra caramba! Toda missão principal e até algumas secundárias carregam muita história, cutscenes, diálogos e fitas para amarrar detalhes. Sério. Metal Gear quando era linear usava e abusava de cutscenes de 20 minutos +, e isto foi perfeitamente equilibrado em Phantom Pain. Eu estou na main op 25, e já fiz todas as side ops disponíveis e juro que não me canso. Tem possibilidades demais pra isto.
Eu adoro explorar. Dominar todos os pontos dos inimigos e entrar em cada lugar da ambientação fantástica feita pela Kojima Prod. Eu por exemplo, demorei uma meia hora pra limpar o aeroporto sem ser detectado e limpar tudo de lá, e os lugares são tão bem ambientados, que você fica ali passeando pelas salas, saqueando tudo e descobrindo segredos interessantes. Tem umas bases sensacionais! Fazer tudo isto enquanto o dia escurece, amanhece, chove, faz sol e etc, é demais.
Bem, da minha parte, só posso reclamar que o jogo está estupidamente viciante, e concordo com o @Johannes em cada vírgula e sem puxar sardinha. Não me canso de fazer as side ops e de levantar meu reinado.
Estou com 40% e devo estar com quase 100 horas, mas não me canso. Sério. É importante também fazer as main quests para ir desbloqueando funções da mother base. Se você ficar muito tempo só nas extras e free roam, pode perder tempo de algumas boas oportunidades de expansão, como a opção de segurança e base externas que só abrem depois de certos acontecimentos do jogo.
O meu problema com o 5 é a forma que ele está estruturado. Eu vejo sim obrigatoriedade de se fazer as side-ops para acumular PMG e soldados para evoluir a MB e consequentemente, ter melhores itens para progredir no jogo. Esse tipo de coisa, fora Peace walker, não existia nos outros MGS, que eram mais diretos e cada missão te empurrava e a trama fluía.
MGS5 a trama flui, mas devagar, por conta das side-ops (obrigatórias na minha opinião, como dito acima). No meu caso, isso quebra a imersão, até porque vejo uma repetição sem fim das missões e mapas (já fiz 4 missões de resgate na prisão).
O jogo é de espionagem e ação. O Naked/Venon snake é muito mais ação que o Solid. No meu ver, sua personalidade de "super-soldado" dá mais margem à ação que espionagem (mas isso é um sentimento intimo de como vejo a personalidade dele nos jogos). Tipo 007, que é um espião, mas seus filmes são de pura ação.
Então, dito isso, o meu problema com MGS5 é o ritmo do jogo. Prefiro MGS sendo um jogo mais linear, que me impulsiona, que progrida de forma mais rígida que o tipo de progressão que um jogo open wolrd funciona.
E para encerrar, novamente, a comparação com TW3 não é para enaltecer um em detrimento de outro. Só comparei na estrutura das missões. EmTW3, os contratos de bruxo (profissão dele e grande motivador das tramas dos livros) de fato são opcionais e as missões principais, me parecem mais conexas e complexas (se ramificam e multiplicam). Algumas das missões principais de MGS me pareceram side-ops de tão fraquinhas que foram estruturadas (geralmente ou todas, se não me engano, não escritas pelo Kojima).