[E se fosse hoje?] 100% Conectado na Internet

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Com o prévio lançamento do Super Mario Run, para dispositivos móveis (vulgo smartphones), a notícia da vez é:
Você vai ter que estar conectado à internet se quiser jogar Super Mario Run
https://www.tecmundo.com.br/video-g...ado-internet-quiser-jogar-super-mario-run.htm

Bom, nós proprietários de Xbox já vimos isso, e não deu certo. Isso pq a MS quando anunciou o Xbox One, em 2013, tb queria quebrar paradigmas. Mas hoje a aceitação do 100% internet é muuuuuuuuuuito mais aceitável pela comunidade gamer.

Ai eu pergunto: Se, e apenas se, apenas essa característica (esqueça as outras) tivesse sido anunciada num lançamento do Xbox One HOJE, seria bem aceito?
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,622
75,719
Rio Grande do Sul
Não, pelo mesmo motivo de antes.

Quando estar 100% online é opcional, pode não ter uma ou outra função mas o principal está disponível, ainda dá pra aproveitar, é uma coisa.

Estar obrigatoriamente online pra funcionar é outra, porque tira da gente o controle da situação já que do nada a internet pode cair e aí o produto vira um peso morto.
 

Linauro

Guerreiro
Setembro 10, 2014
40
33
Salvador
Pra mim, a política do 100% internet e uso exclusivo de mídias digitais são duas faces de uma mesma moeda, com um único objetivo: garantir o monopólio na distribuição de games, que é, no fim das contas, o que movimenta grana nesse segmento.
 
M

MASTER JNO

Visitante
Minha opinião sobre isso não mudou uma virgula!

Hoje mesmo estava comentando sobre o jogo do "Super Mario Run" que será lançado pra celular e exige internet pra funcionar (Sempre que mudar de uma fase pra outra ele vai fazer uma checagem pra ver se está tudo bem :dizzy: ). Eu não compraria o jogo por mais que eu seja fã de Mario, não concordo em pagar pra ter o jogo e todas as suas fases e não ser o dono da situação, digo, supondo que hoje acabou minha internet no celular e to viajando e não pretendo gastar com internet agora (não importa o motivo) ou estou numa fila que vai demorar, em fim, estou numa situação demorada e que me permitiria me distrair jogando, nesse caso não jogaria apesar do jogo ser meu porque estou sem internet..........ridículo!

O Xbox nasceu com essa ideia onde você só poderia jogar se estivesse 100% conectado, ai rapidinho mudou o discurso dizendo que não era bem assim, que você na verdade só precisava se conectar uma vez a internet por dia porque sem isso seu console simplesmente não liberaria "SEUS JOGOS". Mas nem de longe vou concordar com isso nos dias de hoje ou tão cedo. Mas ai alguém vem e diz: Mas vai ser assim daqui pra frente.....blz....se isso se confirmar nesse dia eu paro de acompanhar esse mercado, jogo o que já tenho ou vou procurar outro hobby, mas em quanto o meu "Não" junto com os "Nãos" do mundo fizerem a diferença, eu vou estar aqui dizendo que "NÃO QUERO ISSO!!!". :blush: :grinning:

Jogar um jogo que requer internet por sua natureza ser multiplayer/Social, tudo bem, porque eu posso decidir se quero comprar esse jogo ou não, mas transformar todos os jogos mesmos os que não precisam de conexão obrigatória com a internet em algo obrigatório a força, jamais vou concordar com isso. Console é feito pra diversão e eu levo meu console na casa das pessoas e na casa delas eu não faço uso de internet e algumas nem tem internet (a internet não é uma realidade pra todos ainda nem nos EUA o que dirá aqui no terceiro mundo), então a diversão é garantida e é o por isso que não abro mão da liberdade que tenho fora o fato que eu amo colecionar jogos e não faço isso apenas pra amontoar eles num canto escuro do quarto não, eu jogos esses jogos mais antigos sempre que bate saudade.

Um dia as coisas vão mudar e sei disso, mas esse dia ainda não chegou e ainda vai levar uns bons anos pra chegar. :grinning:
 
Editado por um moderador:

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,263
19,059
Manaus
O que pode acontecer de prático é, em caso de estar desconectado, a pessoa ir fazer outra coisa. Se o jogo já foi concebido em cima disso, sem drama.
Ontem mesmo fiquei sem internet, e fui fazer outras coisas fora do entretenimento eletrônico. Nesse meio tempo, acabei observando certas coisas.

Percebi que mesmo sem querer, acabo vinculando a internet à jogatina em si, porque hoje é tudo feito hoje de forma bem natural, ligar o console, acessar um site, jogar, entrar na party com amigos. Sem internet, é como se quebrasse esse vínculo, ainda que tecnicamente fosse possível eu jogar no console.
Joguei um pouco do The Witcher 3, mas queria jogar Titanfall, e obviamente, não pude.

Outra: Qual é a diferença objetiva do Mario run para um game only multiplayer, que tanto sucesso faz?
Resposta: Nenhuma. Ambas requerem conexão a internet.
 

Helton Campos

Guerreiro
Outubro 28, 2014
228
152
Minas Gerais
São duas coisas que me tiram do sério: always on e o fim da mídia física.

Ambos, retiram o poder de escolha do consumidor. Não quero ser obrigado a comprar um jogo por 200 reais na Live se o mesmo é encontrado na faixa de 70, 80 reais nas grandes lojas do país.

O "sempre online" é mais absurdo ainda. Prefiro nem lembrar daquele ex chefe da divisão Xbox.
 
  • Curtir
Reações: User 1422
Dezembro 31, 2011
70
19
Oq impacta de forma negativa é essa exigência de ter que estar sempre conectado pra usar, isso nos amedronta, nos faz pensar duas vezes antes de ter, pois sabemos a nossa realidade de internet e isso complica, mas se pararmos pra pensar, hoje praticamente todo mundo usa o console dessa forma, raramente alguém usa, por livre escolha, offline, então essa questão é mais psicológica doq física, propriamente dita kkk, é o medo do desconhecido.

Enviado do meu XT1033 usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer
M

MASTER JNO

Visitante
O que pode acontecer de prático é, em caso de estar desconectado, a pessoa ir fazer outra coisa. Se o jogo já foi concebido em cima disso, sem drama.
Ontem mesmo fiquei sem internet, e fui fazer outras coisas fora do entretenimento eletrônico. Nesse meio tempo, acabei observando certas coisas.

Percebi que mesmo sem querer, acabo vinculando a internet à jogatina em si, porque hoje é tudo feito hoje de forma bem natural, ligar o console, acessar um site, jogar, entrar na party com amigos. Sem internet, é como se quebrasse esse vínculo, ainda que tecnicamente fosse possível eu jogar no console.
Joguei um pouco do The Witcher 3, mas queria jogar Titanfall, e obviamente, não pude.

Outra: Qual é a diferença objetiva do Mario run para um game only multiplayer, que tanto sucesso faz?
Resposta: Nenhuma. Ambas requerem conexão a internet.

Eu entendo a divergência de opiniões sobre este assunto porque cada caso é um caso. Existe o gamer solitário que só joga em casa e sua amizade pra jogatina é virtual, ai tranquilo entender que a internet faz parte da vida da pessoa assim como a água e a luz. Mas existem pessoas como eu por exemplo que levo o console para outras casas pra jogar com as pessoas de carne e osso lado a lado, levo também pra praia porque a turma adora jogar tarde da noite quando já ta todo mundo cansado da farra etc.

Eu prefiro ter "opção" assim atende as necessidades de todo mundo e todo mundo fica feliz! :grinning:
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Fui a favor do always on em 2013, e hoje continuo sendo a favor. Isso pra mim sempre foi discurso de PCista com seus torrents ameaçados com o constante avanço da verificação via internet e, por motivos que eu não entendo, o discurso acabou pegando os usuários de console. Eu dou minha cara a tapa aqui se encontrar pelo menos 5% dos usuários totais de Xbox que jogam sem internet alguma, internet é requisito mínimo de console da atual geração.

Vai fazer três anos que eu tenho o XONE, e conto nos dedos (de uma mão só!) quantas vezes eu o utilizei sem internet. Internet é o mesmo que energia elétrica hoje: funciona constantemente e não dá pra viver grandes períodos sem ela.

Aliás, temos que entender que isso não é apenas uma birra das produtoras para evitar que os games sejam pirateados. O always on expande e MUITO as possibilidades do game, torna um game mais interativo e dinâmico, e abre possibilidades até para processamento em nuvem e outros recursos do futuro. Um jogo sem internet hoje perde 30~40% da experiência total, e não é de hoje que existem aqueles que nem funcionam sem a internet (Titanfall, Need for Speed...). No final, o próprio mercado acabou aderindo naturalmente ao always on para expandir a experiência dos games, sem que a Microsoft precisasse forçar ou algo assim. O discurso contra o always on aos poucos vai perdendo força.

OBS: Não me entendam mal, Mattrick fez péssimas escolhas, mas always on não é uma delas.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Eu acho que os dois casos são extremamente incomparáveis. Na verdade eu acho até injusto fazer isso.
A internet pode ter melhorado muito de 2013 pra ca, EM ALGUNS LUGARES. Em outros como aqui na minha cidade, continua sofrível, tem dia que ela resolve cair o dia todo, enfim, um saco ainda.

Tem uma diferença muito gritante entre os dois:
O Xbox One você acessa na maior parte das vezes para jogar jogos que também na maioria das vezes são jogos robustos, que você passa horas e horas jogando. Além disso a sua biblioteca inteira de jogos está lá, só pra lembrar no passado você não jogaria nenhum jogo nem se fosse em mídia física caso não tivesse na internet. Ai você decide: Ok, não vou jogar e vou fazer outra coisa no Xbox... Mas o que? Sem internet ele não faria muita coisa, fora que normalmente quando você decide jogar no console, geralmente você não faz isso porque não tem outra coisa pra fazer, você faz isso porque escolheu fazer.

No caso do smartphone, se você tiver sem internet você pode fazer centenas de outras coisa nele mesmo sem internet, a maioria dos outros jogos da sua biblioteca são offline, você não passa horas jogando Mário, geralmente faz pra matar um tempinho, fazer a hora passar mais rápido... Com exceção de Pokemon Go eu não consigo lembrar nenhum outro jogo que eu parava e pensava: "Putz, agora vou parar pra jogar esse jogo no celular aqui". E mesmo assim, se nada no telefone funcionasse offline, eu tenho certeza que você teria outras coisas pra fazer, inclusive jogar um video game que hoje pode ser jogado offline.

Sei lá, eu acho que não dá pra comparar um jogo de celular que vai custar lá os seus 5-10 doláres e apenas isso, com um aparelho que custava na epoca 499 dolares e ainda teria que investir em jogos e assinaturas periodicamente.

Acho que um não tem nada a ver com o outro.

E na minha opinião:
Xbox 100% online é horrível
Mario 100% online tanto faz.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: John Doe

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Mas vejam, quando o Xbox One precisava de 100% online, a internet caiu em cima. Foi porrada pra todo lado.
Me lembro bem as dezenas de tópicos aqui sobre esse assunto, com pessoas enfurecidas bradando "E se eu tiver na praia?!" hehehe

Acho que não são exatamente os anos (2013 >> 2016) mas a cabeça das pessoas.
Porque alguns jogos precisam SIM estar ONLINE (pelo menos FIFA 16 não se jogava offline, pq ele tem q logar na EA Sports... e tb não se joga nada da EA Acess).

Então aquela mensagem decorativa passa a ser verdade: "É necessário conexão com a internet"
Não diga que não avisei! :laughing:

Minha visão: Tudo evolui. Não precisa acabar DVD na caixinha para digital ser padrão. Não precisa ter SEMPRE modo offline. Super Mario RUN vai vender horrores e ninguém vai falar mal pq é um jogo carismático e está longe das brigas de fanboys, mas se ele precisa estar online 100% das vezes algum benefício tem. Clash of Clans já é assim. Clash Royale tb. Pokemon tb. :innocent:
Torço para que as pessoas não sejam enganadas, e que a industria evolua. Ou seja, que esteja explicito "Precisa de 100% internet" - Compra quem quiser, mas foi avisado.

:yum
 

Tonico dos Hotdog

Guerreiro
Abril 12, 2016
1,187
1,215
Novo Hamburgo
Aliás, temos que entender que isso não é apenas uma birra das produtoras para evitar que os games sejam pirateados. O always on expande e MUITO as possibilidades do game, torna um game mais interativo e dinâmico, e abre possibilidades até para processamento em nuvem e outros recursos do futuro. Um jogo sem internet hoje perde 30~40% da experiência total, e não é de hoje que existem aqueles que nem funcionam sem a internet (Titanfall, Need for Speed...).

Gostaria que você me mostrasse um dos seus exemplos funcionando pra um jogo como Witcher III por exemplo. Me dar uma boa justificativa pra eu ser forçado a jogar o mesmo sempre com a internet ligada, e se por algum motivo eu não tivesse a disponibilidade, me impedir de jogar pois eu estaria perdendo alguma feature do mesmo que depende dele.

Só pra tentar entender teu lado um pouco mais e expandir a discussão mesmo.

Mesmo vendo as justificativas de quem defende o always on nesse tópico, ainda não vi nenhum ponto que sirva como base pra fazer o console ser always online pra TUDO ao invés de deixar esse requerimento pros jogos e pras devs decidirem. Ainda não vi esse benefício pra jogos singleplayer que justificaria remover essa opção completamente dos jogadores, nem se a internet fosse boa em todos os lugares (como óbviamente não é e no brasil vai ficar ainda pior se as mudanças que a ANATEL e operadores insistem em tentar fazer conseguirem dar certo) - isso não seria um ponto positivo pro always on, seria apenas um ponto negativo a menos.
 
Última edição:

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,263
19,059
Manaus
Eu entendo a divergência de opiniões sobre este assunto porque cada caso é um caso. Existe o gamer solitário que só joga em casa e sua amizade pra jogatina é virtual, ai tranquilo entender que a internet faz parte da vida da pessoa assim como a água e a luz. Mas existem pessoas como eu por exemplo que levo o console para outras casas pra jogar com as pessoas de carne e osso lado a lado, levo também pra praia porque a turma adora jogar tarde da noite quando já ta todo mundo cansado da farra etc.

Eu prefiro ter "opção" assim atende as necessidades de todo mundo e todo mundo fica feliz! :grinning:
Claro, exatamente.
Olhando para o mercado de console em geral, não é nada sensato ter um aparelho only internet, porque está lidando com clientes de diferentes perfis gaming, nível de banda larga, e diferentes propostas de jogo também.
Ao adotar um sistema muito dependente da internet, corre o risco de restringe o publico-alvo.

Console tem que ser minimamente abrangente, por razões comerciais, afinal, ele é a casa dos jogos, e essa casa, tem que contemplar diferentes propostas.
Já com Jogos, eles são a própria proposta. Ou o cara vai comprar o Overwatch sem ter sequer uma internet fixa?

Curiosamente, os jogos que fazem mais sucesso são justamente os multijogador, ou seja 'only internet', na prática. Ou seja, já é algo comum.

Mas olhando por mim, trazendo a coisa pro meu estilo de vida, na prática faz pouca diferença. Videogame é um hobbie que partilho com outros hobbies.
Não sou a favor do only internet pra consoles pelo motivo que citei inicialmente, mas o only internet na prática tem um impacto pequeno pra mim.
Pra jogos, menos ainda.
 

Ferreiraces

Guerreiro
Novembro 19, 2015
2,648
1,954
Porto Alegre / RS
Pra mim isso é apenas para criar polemica... Como a maioria, acho horrível esse conceito de 100% conectado para poder jogar, contudo a nintendo apenas usou um conceito comum para muitos games de celular, onde a conexão é obrigatória... isso nos celulares existe para muitos jogos e ninguém reclama... agora pq a nintendo adotou esse sistema ela é criticada... é a mesma situação da EA ou Ubisoft lançar um game cheio de DLCs caça niqueis e ter bugs no lançamento é altamente criticada, agora um forza nessas condições todo mundo releva e compra duzias de DLCs...
 

Ferreiraces

Guerreiro
Novembro 19, 2015
2,648
1,954
Porto Alegre / RS
Gostaria que você me mostrasse um dos seus exemplos funcionando pra um jogo como Witcher III por exemplo. Me dar uma boa justificativa pra eu ser forçado a jogar o mesmo sempre com a internet ligada, e se por algum motivo eu não tivesse a disponibilidade, me impedir de jogar pois eu estaria perdendo alguma feature do mesmo que depende dele.

Só pra tentar entender teu lado um pouco mais e expandir a discussão mesmo.

Mesmo vendo as justificativas de quem defende o always on nesse tópico, ainda não vi nenhum ponto que sirva como base pra fazer o console ser always online pra TUDO ao invés de deixar esse requerimento pros jogos e pras devs decidirem. Ainda não vi esse benefício pra jogos singleplayer que justificaria remover essa opção completamente dos jogadores, nem se a internet fosse boa em todos os lugares (como óbviamente não é e no brasil vai ficar ainda pior se as mudanças que a ANATEL e operadores insistem em tentar fazer conseguirem dar certo) - isso não seria um ponto positivo pro always on, seria apenas um ponto negativo a menos.

Games de console podem se dar ao luxo de serem 100% offlines, pois tem sistemas criptografados... agora pega um game para um portátil como celular ou os consoles da nintendo que cedo ou tarde são desbloqueados, acabam por ter muitos hacks nos jogos... Olha o caos que são os games de celular com mod para vida infinitas, dinheiro infinito... se não tiver a conexão obrigatória vira um caos... imagina o pokemon GO que é 100% online e tem muitos hacks, imagina se fosse offline... Wiycher 3 não sofre com hacks e não tem nada que justifique ficar 100% online, mas cada cada é um caso... o sistema mais do que qualquer coisa influencia... A microsoft queria o console 100% para garantir que não haveria pirataria como foi no 360... mas no fim acabou investindo mais em segurança e criptografia e contornou isso (até o momento)...
 
  • Curtir
Reações: jairopicanco

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)