VentureBeat | Phil Spencer fez a área de jogos ser importante pra Microsoft

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,626
75,738
Rio Grande do Sul
phil-spencer.jpg

Saiu no VentureBeat, texto de Jeff Grubb.

Você deve ter percebido que o chefe de Xbox, Phil Spencer, está jogando sua gorda carteira pra cima e pra baixo. A companhia fez várias aquisições ao longo do último ano para melhorar seu desenvolvimento first-party. E Spencer explicou que ele ganhou este direito porque a diretoria executiva da Microsoft está mais interessada em jogos do que nunca.

Spencer subiu ao palco hoje para uma conversa na Barclays Global Technology, Media, and Telecommunications Conference em San Francisco, e ele mostrou que a divisão de games da Microsoft gerou mais de 10 bilhões de dólares de receita durante o ano fiscal de 2018 (encerrado em março). O setor de jogos terminou o período de 12 meses representando 9,4% do total de receitas da Microsoft. E ultrapassar esse número ligou algumas cabeças na Microsoft.

“Amy Hood, nossa CFO, gosta de dizer que eu cheguei ‘na planilha’, disse Spencer durante um chat com a CNBC, “então, ela vai prestar atenção”.

ATENÇÃO É IGUAL A DINHEIRO
A Microsoft possui uma divisão de jogos desde o lançamento do Xbox, em 2001. Mas ela operou praticamente em seu mundinho até que Spencer se juntou ao time executivo do CEO Satya Nadella, em 2017. Rapidamente após esta promoção, Spencer começou a alongar os músculos e se tornar o líder de um pilar central dos negócios da Microsoft.

“Nós adquirimos e começamos sete novos estúdios first-party no último ano. Obviamente, a gente não faz isso sem um suporte tremendo de Satya e Amy.” E os sete estúdios são bem diferentes das grandes apostas que a Microsoft fez antes de assumir esta estratégia. Em 2014, a Microsoft comprou a Mojang, desenvolvedora de Minecraft, por $2.5 bilhões. E a Microsoft só fazia negócios nesta escala porque era tudo que os executivos se importavam. Mas agora que Spencer tem liberdade de investir dinheiro por conta própria, ele está fazendo negócios menores e mais estratégicos. “Nós entendemos que conteúdo é um componente crítico para o que estamos tentando construir, e o apoio da companhia tem sido enorme.”

UMA ESTRATÉGIA PARA O FUTURO

Durante seu tempo no palco, Spencer falou que conseguiu vender a divisão de games para Nadella e Hood. A companhia se transformou de uma desenvolvedora de sistemas operacionais para uma provedora de serviços, e Spencer falou sobre como a área de jogos pode agir como espinha dorsal do crescimento de serviços, como a nuvem. Spencer falou de uma das mais óbvias oportunidades, que é casar o sucesso do Xbox Game Pass com o vindouro Project xCloud, de streaming.

“Nós vamos ter múltiplos modelos de negócio que vão funcionar com streaming, mas atrelar o streaming com um modelo de assinatura faz muito sentido. Você vê isso na música, você vê isso no vídeo. Então, você pode olhar para o xCloud e para o Game Pass e pode perceber que existe uma sinergia natural.”

OLHANDO ALÉM DO AMANHÃ
Spencer mais uma vez reforçou que o futuro das plataformas Xbox parece mais com o Game Pass do que com um console. Embora um novo Xbox esteja a caminho, a Microsoft quer encontrar um oceano azul de novos jogadores/consumidores.

“Pra nós, é tudo uma questão de como vamos alcançar 2 bilhões de gamers. Se você construir um negócio em volta de algumas milhões de pessoas que vão ter um console ou um PC de ponta, então a diversidade do seu modelo de negócios pode se limitar porque seus consumidores são limitados. Mas quando você pensa em atingir um consumidor com o seu conteúdo e o único dispositivo que ele tem é um smartphone Android, você deve se perguntar, ‘bom, como essa pessoa consome conteúdo hoje, se é que ela faz isso hoje?’”.

E isto é Spencer olhando além da guerra de distribuição atual. A Epic Games, desenvolvedora de Fortnite, anunciou sua própria loja de jogos de PC esta semana. Ela se junta a extremamente popular plataforma de comunicação Discord nesse mercado este ano. Mas a Microsoft está pensando em todas as pessoas, mesmo as que não compram nenhum jogo hoje. Spencer quer dar a elas uma experiência comparável (a de um console) e uma biblioteca gigante instantânea por $10/mês.

COMO AS ESTRATÉGIAS DE SONY E NINTENDO SE COMPARAM
E uma coisa sobre a Microsoft é que ela é uma das únicas companhias com a infraestrutura de nuvem e conhecimento em desenvolvimento de jogos para fazer um sistema de Game Pass baseado em nuvem funcionar.

A Sony também tem este know-how, e até tem o seu sistema de streaming com o PlayStation Now. Mas a Sony não tem os servidores espalhados ao redor do mundo. E ela também não parece aberta a oferecer seus jogos em plataformas que não sejam o PlayStation 4. E o foco da Nintendo é vender Switchs, que é um oceano azul um pouco diferente, fazendo os jogos disponíveis para todos em qualquer lugar.

Isto deixa a Microsoft com uma oportunidade de liderar e protagonizar um serviço de assinatura baseado em nuvem, e ela vai aproveitar esta chance.

.
.
.

Mais uma vez, a Microsoft mostra como mudou nos últimos anos e o Spencer reforça aquele papo de colocar o mercado de jogos como um todo à frente do que a própria divisão Xbox, com movimentos que podem impactar jogadores em todas as plataformas, pensando em um cenário mais geral e que envolva todos os jogadores. Estamos indo rumo a um futuro interessante.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,612
35,848
São Paulo
é provavelmente a mais promissora empreitada da Microsoft desde a criação do Windows, e depois de anos apenas correndo atrás das outras empresas, finalmente voltaram a encarar o protagonismo. Estão fazendo tudo direitinho, errando, corrigindo os erros e se posicionando como uma verdadeira empresa inovadora.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Essa MS está muito promissora, está dando gosto de ver o que andam fazendo.
MS ta se preparando bem e isso é otimo!
Eu estava lendo uma entrevista onde Phill fala que tem interesse em levar os serviços da MS para todos os dispositivos possiveis .
 

luccaslm

Guerreiro
Maio 26, 2017
172
118
"Mas quando você pensa em atingir um consumidor com o seu conteúdo e o único dispositivo que ele tem é um smartphoneAndroid, você deve se perguntar, ‘bom, como essa pessoa consome conteúdo hoje, se é que ela faz isso hoje?’”.


isso é a mais pura verdade, tem muita gente (aqui no brasil mesmo) que só jogam em seus celulares, eses joguinhos de graça, não se importam com console, abrir esse leque de streaming, podem atrair muitos (muitos mesmo) consumidores para a microsoft sem duvida ! 2019 vai ser um baita ano para o xbox, estou animado e feliz....
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Great!!! Grande jogada da MS.

Parece que em 2013 existia um novo PRODUTO, mas hoje existe um novo ECOSISTEMA.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,626
75,738
Rio Grande do Sul
é provavelmente a mais promissora empreitada da Microsoft desde a criação do Windows, e depois de anos apenas correndo atrás das outras empresas, finalmente voltaram a encarar o protagonismo. Estão fazendo tudo direitinho, errando, corrigindo os erros e se posicionando como uma verdadeira empresa inovadora.
Capacidade de responder e se adaptar rapidamente às mudanças de mercado são competências cada vez mais valorizadas, e a Microsoft está mostrando um preparo ímpar pra isso. A mudança de rumo que deram ao Xbox One foi gritante, e dá pra perceber tranquilamente hoje que esse futuro já estava sendo programado lá atrás mas teve que ser modificado por causa do anúncio atrapalhado - e mexer no core do produto/serviço com ele em movimento é delicado.

Outra coisa é que, com cada vez mais informações na internet, a gente quer saber como a empresa está, o que tem feito, pra onde vai. E aqui a Microsoft mostra que aprendeu também, já comentamos como ela criou um calendário de eventos pra ficar sempre em evidência (só ver a quantidade de coisa que sai toda semana nos resumos, algumas são padrão, outras passam voando baixo) mas sempre tem algo rolando, um update de um jogo, uma entrevista de algum dos executivos/criativos, um estúdio anunciando sua expansão ou produtos, um serviço oferecendo mais jogos, um evento mensal (Inside Xbox), a volta da X018.

Comparando com a Sony, ela pode estar fazendo muita coisa nos bastidores e preparando maravilhas pra próxima geração, mas só da gente não saber ainda o que é, o que ela pretende, dá um certo receio. A Microsoft estava neste mesmo estágio há alguns anos - pelo menos pra mim -, mas hoje, é bem clara a visão da empresa e os consumidores ficam mais seguros ao saber, com antecedência, pra onde eles irão no futuro.
 
  • Curtir
Reações: User 1422

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,577
Campo Grande - MS
Para mim o que a Microsoft tem mais de melhor é o fato de não ter medo de quebrar paradigmas , enquanto Sony e Nintendo são conservadoras demais. Quando Phil fala "melhor para os nossos usuários" tenho certeza que é coisa boa, por outro lado quando Shawn Layden cita "melhor para os nossos usuários" geralmente é bomba. O que me anima também é que a Microsoft dos últimos 10-15 anos é outra empresa, ela me dá confiança de sempre esperar o melhor.
 

hudson.queiroz

Jogador
Novembro 17, 2018
49
43
Brasil
Fico impressionado em como esse cara, em tão pouco tempo, mudou a forma de pensar da Microsoft na área de jogos.

Phil Spencer ainda vai longe na empresa.

Quanto à nós, jogadores, só podemos esperar o melhor da plataforma Xbox. Já usufruimos hoje de muitos bons serviços e jogos. Com relação ao futuro, parece ainda mais promissor.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros e RAYMON

MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
1,887
2,599
Irlandinha
Meu medo, ao redor de tudo isso é :

O "efeito Netflix"! Antes tínhamos poucas produções de alto nível (séries como friends, house, GOT, Entre outras)

Já na Netflix... É coisa de 1 em 1000... A cada 1000 séries porcaria sai 1 boa (strager things, Narcos, house of Cards, etc..)

E mesmo algumas das séries AAA (house of Cards p.ex) o nível caiu...

Vendo desenvolvedores de games falando que os jogos AAA vão acabar, gera uma preocupação em torno de tudo isso!!!

Será que teremos muitos jogos ruins???
Teremos consoles menos potentes, pois jogadores hardcore são minoria???

Ao mesmo tempo que pode ser maravilhoso o cenário, tenho vários jogos top, com gráficos absurdos graças a famosa "nuvem"... Fica essa "pulga gorda" atrás da orelha!!!
 
  • Curtir
Reações: OLD-MAN e TorresX

TorresX

Jogador
Novembro 20, 2018
6
11
São Paulo - SP
Meu medo, ao redor de tudo isso é :

O "efeito Netflix"! Antes tínhamos poucas produções de alto nível (séries como friends, house, GOT, Entre outras)

Já na Netflix... É coisa de 1 em 1000... A cada 1000 séries porcaria sai 1 boa (strager things, Narcos, house of Cards, etc..)

E mesmo algumas das séries AAA (house of Cards p.ex) o nível caiu...

Vendo desenvolvedores de games falando que os jogos AAA vão acabar, gera uma preocupação em torno de tudo isso!!!

Será que teremos muitos jogos ruins???
Teremos consoles menos potentes, pois jogadores hardcore são minoria???

Ao mesmo tempo que pode ser maravilhoso o cenário, tenho vários jogos top, com gráficos absurdos graças a famosa "nuvem"... Fica essa "pulga gorda" atrás da orelha!!!

Tenho um certo receio parecido, pois ao ver que jogos como Fortnite (do qual não senti empolgação alguma e apenas consegui jogar algumas poucas partidas, com todo respeito a quem gosta do genêro) fazem tamanho sucesso comercial que chegam a ofuscar grandes blockbusters, isso faça com que as desenvolvedoras passem a priorizar o público deste tipo de jogo e assim, como você citou, os jogos AAA acabariam.

Acredito que vemos uma geração que prefere a experiência de títulos como Fortnite do que grandes games (AAA) com foco em singleplayer, dos quais eu prefiro.

Off: seria legal no PXB um tópico exclusivo para a discussão da lore e teorias de Halo(me desculpem se já existe), série da qual virei fã recentemente mas também descobri que a base de fãs no Brasil é extramente pequena. Que universo incrível que fizeram.
 

hudson.queiroz

Jogador
Novembro 17, 2018
49
43
Brasil
Tenho um certo receio parecido, pois ao ver que jogos como Fortnite (do qual não senti empolgação alguma e apenas consegui jogar algumas poucas partidas, com todo respeito a quem gosta do genêro) fazem tamanho sucesso comercial que chegam a ofuscar grandes blockbusters, isso faça com que as desenvolvedoras passem a priorizar o público deste tipo de jogo e assim, como você citou, os jogos AAA acabariam.

Acredito que vemos uma geração que prefere a experiência de títulos como Fortnite do que grandes games (AAA) com foco em singleplayer, dos quais eu prefiro.

Off: seria legal no PXB um tópico exclusivo para a discussão da lore e teorias de Halo(me desculpem se já existe), série da qual virei fã recentemente mas também descobri que a base de fãs no Brasil é extramente pequena. Que universo incrível que fizeram.
Btw, estou jogando o Halo MCC e estou curtindo bastante. Só tinha jogado o Reach antes, que também é excelente.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: TorresX

MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
1,887
2,599
Irlandinha
Tenho um certo receio parecido, pois ao ver que jogos como Fortnite (do qual não senti empolgação alguma e apenas consegui jogar algumas poucas partidas, com todo respeito a quem gosta do genêro) fazem tamanho sucesso comercial que chegam a ofuscar grandes blockbusters, isso faça com que as desenvolvedoras passem a priorizar o público deste tipo de jogo e assim, como você citou, os jogos AAA acabariam.

Acredito que vemos uma geração que prefere a experiência de títulos como Fortnite do que grandes games (AAA) com foco em singleplayer, dos quais eu prefiro.

Off: seria legal no PXB um tópico exclusivo para a discussão da lore e teorias de Halo(me desculpem se já existe), série da qual virei fã recentemente mas também descobri que a base de fãs no Brasil é extramente pequena. Que universo incrível que fizeram.
Concordo... Como por exemplo a Rockstar que prefere agora (aparentemente) lançar 1 jogo a cada 5 anos depois do sucesso do GTA Online, e esperam o mesmo com o RDR2 Online...

o Medo é exatamente nessas prioridades... Infelizmente.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)