São números que não podem ser analisados friamente. Existem N variáveis que na época do Xone não existiam.
Acho que existem variáveis favoráveis e desfavoráveis, e é impossível medir o impacto que cada uma tem, e qual a "força resultante" acaba imperando. Tirando os jogos que já foram abordados, tem outros fatores:
Variáveis a favor de uma maior vendagem do Series:
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Xbox Series S: absurdamente mais barato do que foi o
Xbox One. O próprio
Xbox Series X já é mais barato que o One descontando a inflação do período ($385), agora o
Series S chega a ser covardia: custaria
$230 dólares em 2013.
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Xbox Game Pass: até 2018, você comprava os jogos da Microsoft por $60. Ou seja, era um custo de entrada no "ecossistema" maior para o cliente do que é hoje. Assim como o fator XSS, reduzir o preço quase sempre implica em aumento da demanda.
- Lançamento conturbado + Kinect: estavamos discutindo isso uma ou duas páginas atrás. Havia não só o lançamento conturbado com o Kinect e o papo de "TV, TV, TV", DRM, always on etc, mas a própria mídia e a comunidade demoraram para absorver uma mudança na imagem da marca. Foi um período difícil. Já a Series foi lançada em um hype totalmente diferente, no sentido positivo.
Variáveis a favor de uma maior vendagem do Xbox One:
- Problemas de Estoque: faço uma ressalva aqui que em 2023 já não há mais tantos problemas de estoque como havia em 2020 ou 2021, então esse caso não se aplica às vendagens mais recentes. Mas definitivamente contribuiu lá atrás pra segurar a demanda.
- Canibalização do xCloud + PC: como você comentou, inevitavelmente essas duas frontes acabam por "roubar" um cara que talvez tivesse interesse em comprar um console
Xbox. Isso só começou a acontecer no One depois de 2016.