Acho que mais que crescer a base de fãs primeiro se deve enxugar um pouco tanta produção, hoje em dia é impossivel de se acompanhar tantas produções e tanto entretenimento que é produzido. Mas mesmo para uma pessoa que é so fã de anime por exemplo, esse seja seu unico divertimento, essa pessoa não é capaz de acompanhar nem metade do que é produzido e isso vale para qualquer midia, o tempo é escasso e o tempo para diversão mais escasso ainda. Realmente para qualquer industria hoje em dia conseguir se manter ela precisa de mais pessoas consumindo seus produtos,
Quando falaram lá atrás no conceito de "jogo vivo", eu parei um tempo para refletir sobre.
Em tempos de jogos cada vez mais caros, demorados e problemáticos de produzir, se faz importante pra indústria tornar esse conteúdo monetizável por períodos bem mais longos do que de costume. Isso pode ser feito por meio de atualizações contínuas incorporadas ao jogo-base, disponibilidade em serviços de assinatura, e também relançamentos (Definitive Edition´s, por exemplo).
Uma situação que me chamou a atenção recentemente foi uma declaração recente da Techland afirmando que há mais jogadores ativos em Dying Light 1 (um jogo de quase 10 anos), do que Dying Light 2 (um jogo mais recente e moderno, enfim). De fato, o 1º jogo é um produto mais redondo e robusto em conteúdo, além de ser estar constantemente em promoções em lojas Nintendo, Playstation,
Xbox e Steam.
Esse dado mostra que é possível tornar o jogo interessante não só no mês de lançamento, mas fazer esse conteúdo flutuar por toda uma geração de jogadores anos a fio, e sendo single player. Duvido que o pessoal consiga jogar tudo de bom que o mercado tem oferecido atualmente.