Reviews do Playstation 5

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Os reviews têm sido bem positivos.

Se tem uma coisa que surpreendeu (em parte) negativamente foi o tempo que o SSD "mágico" levou pra carregar jogos em comparação com XSX. Deve ser falta de otimização e software inferior por parte da Sony, algo que pode ser corrigido. Mas é bom pra mostrar que SSD não faz milagre algum, embora seja uma evolução importante nessa geração.
 

Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
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776
BRAZIL
Os reviews têm sido bem positivos.

Se tem uma coisa que surpreendeu (em parte) negativamente foi o tempo que o SSD "mágico" levou pra carregar jogos em comparação com XSX. Deve ser falta de otimização e software inferior por parte da Sony, algo que pode ser corrigido. Mas é bom pra mostrar que SSD não faz milagre algum, embora seja uma evolução importante nessa geração.
Na verdade aconteceu com jogos antigos, jogos que não foram criados para usar a vwlocidade do ssd. Basta ver os loadings do spiderman para ver a diferença.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Na verdade aconteceu com jogos antigos, jogos que não foram criados para usar a vwlocidade do ssd. Basta ver os loadings do spiderman para ver a diferença.

Sim eu sei e mesmo assim, foram loadings consideráveis para um SSD que foi tão marketeado.
 

Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
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Sim eu sei e mesmo assim, foram loadings consideráveis para um SSD que foi tão marketeado.
Se você acha que um jogo em mundo aberto como spiderman, que tem loadings de 4 segundos da dashboard para o jogo e menos de 2 segundos para iniciar o jogo, não seja algo fantástico... ?‍♂️?‍♂️?‍♂️
Fazer testes com jogos antigos que não tem aplicada a tecnologia própria para aceitar as novas velocidades dos ssd, não tira o brilhantismo desse ssd do ps5.
E5Hux.md.jpg


E5Fw8.md.jpg
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Se você acha que um jogo em mundo aberto como spiderman, que tem loadings de 4 segundos da dashboard para o jogo e menos de 2 segundos para iniciar o jogo, não seja algo fantástico... ?‍♂️?‍♂️?‍♂️
Fazer testes com jogos antigos que não tem aplicada a tecnologia própria para aceitar as novas velocidades dos ssd, não tira o brilhantismo desse ssd do ps5.
E5Hux.md.jpg


E5Fw8.md.jpg

Acho que você não entendeu. Eu disse que os loadings nos jogos antigos foram consideráveis para um SSD tão badalado. Fazer o que ele faz no Spiderman é obrigação não? E nada que não possa ser repetido no SSD do SXX e no PC quando os NVME mais rápidos estiverem mais em conta.
 
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Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
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Acho que você não entendeu. Eu disse que os loadings nos jogos antigos foram consideráveis para um SSD tão badalado. Fazer o que ele faz no Spiderman é obrigação não? E nada que não possa ser repetido no SSD do SXX e no PC quando os NVME mais rápidos estiverem mais em conta.
Eu entendi, acho que você que não entendeu, todos os testes foram com jogos antigos emulando o ps4 pro, sem nenhuma atualização das produtoras em seus jogos para o ps5, claro que os jogos não irão ter melhorias significativas, eles foram criados para usar a velocidade de um hd ou no máximo um ssd normal. O ssd do ps5 tem velocidades que até no pc não se encontra facilmente (um dos únicos ssd que alcançam essas velocidades é o EVO 980 Pro), com uma simples atualizações dos jogos do ps4 (que duvido as devs investirem nisso) esse tempo de loadings diminuiria e muito.
 

Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
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O problema não é SSD ou I/O mais o fato é que a MS foi mais competente na retrô compatibilidade, vamos ver como a coisa irá se comportar em multi feito especificamente para os dois consoles.
Ahh nisso eu concordo, a MS usa retro há muito tempo, tem acordos com as devs para upgrades para melhorias de velocidade e gráficos. E o que eu quero ver é nos multi dessa geração, quanto tempo demora o ac vahalla para abrir no xbox series x e ps5.
 
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Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
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Diferença entre o ssd do xbox series x vs ps5:
PS5= 5,5 GB/s (tamanho original) ou 8,9 GB/s (compactado);
Xbox series X/S = 2,5GB/s (tamanho original) ou 5GB/s (compactado).

Com esses números ai de cima, a única justificativa que eu vejo para os resultados do vídeo abaixo, são se o PS5 tiver atingindo apenas 5,5GB/s porque os jogos antigos não usam o padrão novo de compactação e ao mesmo tempo o XSX estiver atingindo a taxa máxima de 5GB/s porque continua usando a mesma tecnologia de compressão nos jogos antigos. Mas mesmo assim, em teoria, o PS5 deveria ser um pouco mais rápido. Parece existir outros fatores influenciando ai. Curioso para ver os resultados nos jogos novos multiplataforma (AC, Dirt5, etc.) que teoricamente vão usufruir dos 8,9GB/s. Mas parece que a Microsoft tem uma arquitetura melhor que compensa o SSD mais lento.

 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Eu acho irrelevantes essas comparações de velocidade de SSD. Pessoal tem que entender que SSD não processa nada, ele auxilia o conjunto na velocidade como um todo, mas não vai fazer nenhum milagre. Fora isso, os jogos das 3rds sempre vão se basear pelo menor denominador comum, ou seja, vão continuar fazendo jogos pra rodar em SSDs em velocidades normais como os SATA no PC e o SSD um pouco mais lento dos Xbox.

E mesmo que não fosse assim, ainda não tem nenhuma evidência de que o SSD do PS5 possa permitir algum tipo de experiência que só exista em função dele. Marketing é o nome do que a Sony fez em excesso com esse SSD, por melhor que ele seja ainda é apenas uma unidade de armazenamento.

Pra mim a melhor parte disparada do PS5 até aqui é o novo controle. Estou até considerando jogar CP2077 no PS5 ao invés do PC se o controle oferecer bom uso das novas funções no jogo.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Pra mim a melhor parte disparada do PS5 até aqui é o novo controle. Estou até considerando jogar CP2077 no PS5 ao invés do PC se o controle oferecer bom uso das novas funções no jogo.
Agora que já apareceram números reais do SSD, também me parece que o controle será o grande diferencial do PS5.
E mesmo que algumas pessoas não entendam ou vejam algum tipo de perseguição, se você oferece uma novidade na forma que o usuário interage com o jogo, e o concorrente mantém a mesma situação da geração anterior, é claro que o PS5 vai parecer mais novidade para quem testa os dois.
Eu mesmo sou mais a proposta do Series X e conjunto da obra, porém essas novidades de interface física, quando dão certo, são sempre um grande diferencial. E é sempre arriscado inovar nessa área, lembrem do Wii U, porém parece que a Sony acertou no Dualsense.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
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E é sempre arriscado inovar nessa área, lembrem do Wii U, porém parece que a Sony acertou no Dualsense.

Parece que dessa vez os papéis se inverteram.

Em 2013 Microsoft apostou em novidades, interface nova, funcionalidades de TV, Snap/PIP, progressão de conquistas, tempo jogado, etc. Enquanto isso, Sony foi no feijão com arroz e console mais poderoso. Agora em 2020, Sony apostou em novidades, controle novo, interface com cards, acompanhamento de conquistas, tempo jogado, funções de Snap/PIP, etc. Enquanto isso MS foi no feijão com arroz e console mais poderoso.

O curioso é ver a Sony apostando em recursos que "não deram certo" (eu adorava) e a MS abandonou.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Parece que dessa vez os papéis se inverteram.
Não diria que se inverteram porque para isso a Sony teria que ter feito um péssimo trabalho de apresentação do PS5.
Ela foi muito cuidadosa dessa vez, escondeu bastante o jogo, até porque dessa vez a Microsoft não deu mole pra eles. Mas o timing das informações do PS5 foi semelhante a lançamentos anteriores da Sony.
Esses recursos adicionais, desde que você mostre num segundo momento, é de boa com o público hardcore. Em 2013 apresentaram o One de uma forma e pediram pra esperar até a E3 pra falar sobre jogos. Daí já estava marcado.
A Sony sempre manteve as apostas naquilo que eram os pontos fortes do Playstation, e buscou trazer novidades. Não diria que a MS apostou no seguro, mas sim que apostou no que no que cobraram dela, embora seja muito mais fácil fazer um cronograma de entrega de hardware do que de entrega de um jogo grande. As empresas estão em estágios diferentes de aceitação do público, mas a tendência é uma geração bem mais disputada novamente. Possivelmente menos disputada que a do 360, pois a Sony não deu um ano de vantagem para a MS.
O curioso é ver a Sony apostando em recursos que "não deram certo" (eu adorava) e a MS abandonou.
Cada um tem suas feridas. Possivelmente esses recursos que a Sony está implementando agora não atrapalham em nada a função principal do console. No Xbox havia um custo de memória e processamento que a máquina não tinha gordura pra queimar. Mas console com HDMI IN acho que ninguém mais vai fazer.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Evolução de force feedback e rumble é muito bem vinda e eu diria até mesmo essencial. Digo e repito, seria ótimo para a indústria se a MS adotasse esse novo rumble nos controles do Xbox também. Precedente pra isso já existe quando a própria Sony se viu obrigada a retomar o rumble no PS3. Sem falar que o rumble foi criação da Nintendo com o N64 que todas as outras adotaram depois.
 
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IronLexPM

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PXB Gold
Dezembro 10, 2014
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Não ligo pra microfone, touch, luz... Agora esse sistema dos gatilhos tem de se tornar o padrão e espero mto que a MS lance um controle com esses recursos durante a gen. Compra certa pra mim.
 

Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
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Com esses números ai de cima, a única justificativa que eu vejo para os resultados do vídeo abaixo, são se o PS5 tiver atingindo apenas 5,5GB/s porque os jogos antigos não usam o padrão novo de compactação e ao mesmo tempo o XSX estiver atingindo a taxa máxima de 5GB/s porque continua usando a mesma tecnologia de compressão nos jogos antigos....


Exato, a sony adotou no ps5 um novo motor de compressão, o kraken, inclusive mandou para os devs para ser usado tanto pelo ps4 (única vantagem nesse caso, já que foi no final da geração e o ps4 não tinha hardware dedicado a descompressão como no ps5/XboxSX, foi os jogos e arquivos de atualização menores no ps4 do que no xbox), mas principalmente para o ps5. O ps4 assim como o xbox (inclusive o serie X e S) usam o zlib, só que o kraken é até 297% mais rapido na descompressão de arquivos, e tem taxa de compressão até 29% maior que o zlib, mas para isso é preciso as devs utilizarem a tecnologia e isso só iremos ver nos jogos first party e jogos multi novos.
Até lançarem jogos dessa geração (e os dois consoles, claro) essas comparações são inúteis. ?‍♂️
 

IronLexPM

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Exato, a sony adotou no ps5 um novo motor de compressão, o kraken, inclusive mandou para os devs para ser usado tanto pelo ps4 (única vantagem nesse caso, já que foi no final da geração e o ps4 não tinha hardware dedicado a descompressão como no ps5/XboxSX, foi os jogos e arquivos de atualização menores no ps4 do que no xbox), mas principalmente para o ps5. O ps4 assim como o xbox (inclusive o serie X e S) usam o zlib, só que o kraken é até 297% mais rapido na descompressão de arquivos, e tem taxa de compressão até 29% maior que o zlib, mas para isso é preciso as devs utilizarem a tecnologia e isso só iremos ver nos jogos first party e jogos multi novos.
Até lançarem jogos dessa geração (e os dois consoles, claro) essas comparações são inúteis. ?‍♂️
Interessante essa info. Não sei se tem relação, mas o Ghost of Tsushima tinha loadings surpreendente rápidos, será que usaram essa tecnologia? Tivemos uma atualização do The Last of Us Remastered que diminuiu drasticamente os loadings do game.
 
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Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
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Interessante asa info. Não sei se tem relação, mas o Ghost of Tsushima tinha loadings surpreendente rápidos, será que usaram essa tecnologia? Tivemos uma atualização do The Last of Us Remastered que diminuiu drasticamente os loadings do game.
Deve ser, me lembro que umas semanas atrás, surgiu updade para vários jogos do ps4 que melhoraram o loading dos jogos first party da sony, e um dev da RAD tools (dona do kraken), falou que é preciso um updade de cada jogo antigo que quiser usar a tecnologia.
 

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