Ok, respeito sua opinião. Mas discordo dela em vários aspectos....
Ok, não é nenhuma obra prima, o roteiro poderia ser trabalhado mais, mas a história é boa e interessante, tem um background promissor. O problema é que a história não é contada em todos seus detalhes, deixa muitas coisas a serem contadas e trabalhadas... Mas vai saber qual era a ideia original? até onde sei existia a ideia de lançar algumas DLCs, talvez a historia era pra deixar alguns ganchos pras DLCs, ou mesmo para uma continuação.... Pra mim, o único problema é que a história é contada rápido demais. O game tem muita coisa pra fazer e muito da história é contada com a coleta de colecionáveis e em contra partida, se não pegar esses colecionáveis a historia fica muito fraca, falta muita informação que não é descrita se o cara apenas fizer as missões da campanha principal que por sinal pode ser feita sem jogar muito do contexto extra... o game não incentiva a fazer as missões secundárias...
Mas nem por isso a história deixa de ser boa, e em nada compromete a diversão do game...
O mapa sim é grande, o que normalmente é bom para um game... mapa grande, mais colecionáveis, locais pra explorar, missões... Mas isso depende de cada um, de cada gosto...
O deserto é condizente com o background do game, não vejo nada de mais, mas sim pode ser considerado uma falha, mas não do game e sim do roteiro que não levou em consideração que para um game onde o cara tem que andar e explorar, um cenário como esse pode se tornar cansativo, já que os locais com pouca ou nenhuma estrutura no meio do deserto vão se parecer iguais... o que pode confundir e cansar muitos jogadores, mas seria algo "real" e que aconteceria nesse cenário na vida real... Ande num deserto, seja quente ou gelado... tudo é igual, tudo se parece, tudo é claro.... é cansativo mesmo... Mas totalmente condizente com a história... Pessoalmente não vejo problema com o mapa ou o cenário... até gosto desse clima de fim do mundo que o game passa...
A mecânica de dash, pulo, dash, quando bem utilizada, acelera e muito a exploração do mapa, e se souber usar o terreno a seu favor como pontos altos do cenário junto com os bots, pode acelerar muito mais a travessia do mapa.... Concordo que poderia ter algo para acelerar mais ainda, mas como outro colega comentou isso deveria ser uma função do bot que não foi implementado e que foi prometido em uma futura dlc....
De qualquer forma a exploração e viagem pelo mapa não é ruim, mas o cara tem que aprender a usar as Mecânicas que o jogo propõe, e isso não acontece de forma rápida, ou é entregue de bandeja pro jogador, o cara tem que experimentar e descobrir o que funciona com o game... Nesse ponto talvez algumas missões no meio da história principal poderiam dar dicas e exemplos de como usar melhor as mecânicas, mas ai voltamos para o problema do enredo e como ele é apresentado...
Sobre os ataques e armas... sim a arma básica da protagonista é sem graça inicialmente, pois é a mesma do inicio ao fim.... MAS é a ideia clássica dos games do megaman... um canhão que muda suas propriedades com upgrades... achei o máximo, trás a nostalgia, a jogabilidade original dos primeiros games do megaman... nos primeiros quase não havia variação entre as armas, e com o desenvolvimento da série que veio mais "diversidade"... Gosto da mecânica da arma... e também essa falta de equipamentos, de armamentos condiz com o cenário e a história do game...
Contudo, as batalhas não se resumem a essa arma e suas trocas de propriedades, mas sim a encaixar os bots no meio da batalha e o revezamento entre eles... cada bot tem suas características e habilidades, não só de exploração mas de batalha... o Uso destas habilidades junto com o revezamento das propriedades da arma principal que dão o charme e diferencial do game, além de trazer uma nostalgia ao lembrar de mecânicas de jogos clássicos como megaman e metroid, games que foram a base de inspiração para o Recore, fonte que ele bebe muito bem, pois não tem como não sentir essa influencia para quem jogou esses games...
O sistema de extração imediata, para mim é uma grande jogado do game... Para o cara que depois de um tempo fazendo as missões extras e esta cansado das batalhas ou precisa de peças de forma rápida, pode conseguir uma aceleração na jogabilidade das batalhas... e faz todo o sentido para mim... se cada bot tem um núcleo (o core do bot) que o faz funcionar, se remover esse núcleo vc desativa o bot, independente da energia, da vida do robo... e mesmo que vc não tenha enfraquecido o robot pode roubar o core com essa extração rápida... e ela só acontece em dois casos, ou quando o bot esta enfraquecido ou quando vc o pega de forma furtiva, quando estão "distraídos" a chance de extração é alta... E isso não muda, seja para um inimigo pé rapado ou um chefe, o que faz sentido com a lógica proposta no game....
Aqui se tem que lembrar que este não é um RPG, ele é um jogo de ação ao estilo megamen e metroid... Contudo ele traz um sistema de evolução dos bots parecido com outros games, aqui poderia citar castlevania onde temos um sistema de "rpg" básico... e sim, tem diferença visual impactante e no desempenho dos bots, onde não se resume na troca de peças, mas tb na troca dos Core de cada bot... cada core é como se fosse a alma do bot e como tal elas tem características e mais tem personalidades diferentes... essa combinação de peças e núcleos diversifica a quantidade de bots que temos a disposição e muda o esquema de batalha também... mas tem que explorar as possibilidades...
Ai entra outro ponto ruim do game... ele te da essas opções todas mas não te incentiva a testar e explorar... ele fala de forma direta e rápida que pode fazer e pronto... podia ser mais explorado isso em missões durante a campanha principal, engrossando o caldo da campanha.... Mas isso não deve ter sido feito simplesmente por falta de experiencia.... Games clássicos como metroid e megaman já tinham esse problema, mas que na proposta original não era necessário explorar tanto o enredo....
Sobre a quantidade de bots foi uma forma de fazer com quem o game fosse dinâmico, imagina andar com todos os bots ao mesmo tempo? era um arrastão no meio do deserto, chamando a atenção de todos os inimigos por perto... Mas novamente era um fato que poderia ser justificado e explorado na historia e novamente não foi feito... Quanto a viagem pelo mapa já comentei antes... basta se adaptar as mecânicas do game e ao uso dos bots que deixa de ser um problema...
Como deve ter notado pelas minhas considerações, não fiz apenas elogios, fiz reclamações... a maioria em relação ao enredo e a forma como a campanha principal é contada... Mas de forma alguma o jogo é ruim, muito pelo contrário, é ótimo para a proposta que ele tem e para um estilo de jogo que temos muito pouco considerando os video games dessa geração ou mesmo inexistente se considerar apenas o
Xbox One...
O game tem alguns problemas técnicos, vi muitos videos mostrando eles, mas pra mim nunca ocorreu nada, o game rodou de boa desde o lançamento, onde apenas o loading inicia era meio demorado, mas que foi bem reduzido com atualizações posteriores... Repito que em nada tive problema, nada que eu tenha percebido ou atrapalhado a jogabilidade e diversão que este game proporciona.
O game podia ser melhor? podia, não foi utilizado todo o potencial, seja em relação a história ou técnico do game... gostaria de uma dlc com expansão da história, e mais ainda uma continuação para essa franquia. Temos que lembrar que foi um grande tiro no escuro para M$, se aventurar em um estilo de game que não temos na geração atual e que pior ainda ela não tinha qualquer experiencia, o que traz um mérito maior ainda para seu desenvolvimento.
MAS novamente digo, essas foram as minhas impressões sobre o game....
Se me perguntarem dou nota 8 de forma geral, e recomendo a todos. Mesmo a 120 reais acho que vale a pena, a 80, 70 nem pertanejo seria compra certa se eu já não o tivesse comprado.
Sem mais, me despeço, desejando ótimas partidas a todos, sejam com o Recore ou com outro estilo e game que gostem mais. O Importante é jogar e se divertir =)