Microsoft: Gamers preferirão Xbox One X ao invés do PS4 Pro “porque nós oferecemos muito mais poder"

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
DF soltou hoje Benchmark da GPU



Pontos mais interessantes são


"CPU seems to still be an issue. Rendering some titles at 4K may be asking to much."

"Some titles such as Anthem/Assassin's Creed will use checker-boarding and dynamic resolution."

"Even if dev does not target One X as long as they use the new XDK they will tap into full power on One X"

"XDK will benefit BC"

"Improvements with games like Halo and Project Cars that use dynamic engines"
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
DF soltou hoje Benchmark da GPU



Pontos mais interessantes são


"CPU seems to still be an issue. Rendering some titles at 4K may be asking to much."

"Some titles such as Anthem/Assassin's Creed will use checker-boarding and dynamic resolution."

"Even if dev does not target One X as long as they use the new XDK they will tap into full power on One X"

"XDK will benefit BC"

"Improvements with games like Halo and Project Cars that use dynamic engines"


Eu estou lendo e fiquei tentado a criar um tópico, mas é bem grande e não sei se terei tempo.

Os benchmarks apresentados tem uma série de detalhes a considerar no contexto, por exemplo, ports não otimizados para rodar no X. Foi verificado que TODOS os jogos antigos tem benefícios, mas se o developer simplesmente recompilar o jogo usando a última versão do kit de desenvolvimento, o jogo vai automaticamente utilizar melhor o hardware novo.

Alguns títulos como supostamente Assassins Creed Origins e SW Battlefront, se fosse um port direto pra 4K nativo, ao menos em trechos representativos do gameplay eles estourariam a capacidade da GPU. Daí a necessidade de otimizações e técnicas como checkerboard e resolução dinâmica. No caso do Star Wars era um título rodando em 720p no One, então não estava no grupo de potenciais 4K nativos de qualquer forma.

O que achei fascinante foi que a promessa (a meu ver) mais ambiciosa, que era de dar um upgrade substancial nos jogos sem muito esforço das desenvolvedoras, parece ter sido atingida. Os jogos não precisarão de um selo "roda melhor no X", isso estará implícito.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
O que achei fascinante foi que a promessa (a meu ver) mais ambiciosa, que era de dar um upgrade substancial nos jogos sem muito esforço das desenvolvedoras, parece ter sido atingida. Os jogos não precisarão de um selo "roda melhor no X", isso estará implícito

Isso era o que todo mundo esperava do Pro e ele falhou em entregar.

O "boost mode" dele é bem gambiarosso e nem sempre apresenta melhoras.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Isso era o que todo mundo esperava do Pro e ele falhou em entregar.

O "boost mode" dele é bem gambiarosso e nem sempre apresenta melhoras.

A internet prefere apontar o dedo e ressaltar os deméritos das coisas. Mas vamos combinar, a empresa que fez o PS4 original não pode ser considerada "fraca" no que se refere à construção de consoles.
Pra atingir isso que a MS está demonstrando, não é só "colocar peças mais potentes e voilá". Eles reimaginaram o dev kit, eles criaram um simulador de console! O equivalente a fazer um carro em modelos de computador ao invés de protótipos no túnel de vento, a MS fez com esse console. É coisa muito interessante pra quem curte ler a respeito de evolução tecnológica.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Mas vamos combinar, a empresa que fez o PS4 original não pode ser considerada "fraca" no que se refere à construção de consoles.

Ainda sinto que o Pro foi algo feito nas coxas as pressas para dizer que eles também tem um console "upgradeado" e que saiu antes do concorrente.
 
  • Curtir
Reações: brenicio

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,456
10,148
Cotia
Ainda sinto que o Pro foi algo feito nas coxas as pressas para dizer que eles também tem um console "upgradeado" e que saiu antes do concorrente.
Será q isso vai ocorrer tbm no XOneX?
Pq em jogos da MS sabemos q será o supra sumo, mas em um multiplataforma tipo RDR2, onde possui mkt com a sony?
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Ainda sinto que o Pro foi algo feito nas coxas as pressas para dizer que eles também tem um console "upgradeado" e que saiu antes do concorrente.

Não acho muito justa essa premissa. Essas coisas não são feitas em poucos meses. Eu duvido que a Sony tenha antecipado a produção. O único movimento que me parece tenha algo relacionado ao X foi quando ela desistiu de anunciar na E3 e fez um evento pouco depois. Possivelmente, quando os protótipos começaram a rodar, eles perceberam que algumas atualizações não tinham a mais ideal das compatibilidades, e tiveram que fazer escolhas pra se manter no target do preço.
 
  • Curtir
Reações: Schwarzz

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Pq em jogos da MS sabemos q será o supra sumo, mas em um multiplataforma tipo RDR2, onde possui mkt com a sony?

No minimo a gente vai ver muito jogo com checkboard nas 2 plataformas.

Se algumas thirds vão querer implementar mais melhorias no OneX, melhor folhagem, efeitos e etc só o tempo vai dizer.

Querendo o não o XoneX tem que vencer a batalha da base instalada antes.

Não acho muito justa essa premissa. Essas coisas não são feitas em meses. Eu duvido que a Sony tenha antecipado a produção. O único movimento que me parece tenha algo relacionado ao X foi quando ela desistiu de anunciar na E3 e fez um evento pouco depois. Possivelmente, quando os protótipos começaram a rodar, eles perceberam que algumas atualizações não tinham a mais ideal das compatibilidades, e tiveram que fazer escolhas pra se manter no target do preço.

Concordo, mas o Pro não é um bom console, e eu digo isso como um dono de Pro.
 
  • Curtir
Reações: Saci

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
@Schwarzz ainda sobre essa questão de compatibilidade, a matéria no DF indica que mesmo no Xbox também não é tão simples se o desenvolvedor não utilizar o kit de desenvolvimento recente. O upgrade é bem menor.

Well, it turns out that compatibility with older games isn't a walk in the park, so pre-existing Xbox One titles default to a different set-up. In effect, half of the render back-end hardware is disabled and pixel and vertex shaders are each hived off to half of the 40 available compute units. It's a somewhat gross generalisation, but you could say that older games effectively get access to 3TF of power compared to the 1.31TF in the older Xbox One, and compared further to the 6TF accessible via the July XDK. As the improvements in render time demonstrate, pre-existing titles should get enough extra horsepower to max dynamic resolution titles and ramp up anisotropic filtering. Other back-compat enhancements promised by Microsoft - improved loading times, faster CPU power, RAM cache etc - are GPU dependent so out of the scope of these metrics but there's no reason to believe that they will not be delivered.



In this sense, Microsoft's implementation for compatibility - halving GPU resources, effectively - may also explain PS4 Pro's boost mode, where only the clock-speed increase seems to make any difference in purely GPU-bound scenarios. Perhaps a similar utilisation of the expanded GPU was in place there - the difference being that even with the same limitations, Xbox One X has the advantage of many more compute units, plus a much higher clock.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Se algumas thirds vão querer implementar mais melhorias no OneX, melhor folhagem, efeitos e etc só o tempo vai dizer.

Querendo o não o XoneX tem que vencer a batalha da base instalada antes.

Os jogos que tem versão PC isso não será problema. O dev kit é muito parrudo, os caras põe o target lá em cima e vem desligando coisas até chegar no ponto ideal.
No big deal.
 
  • Curtir
Reações: Schwarzz

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Xbox também não é tão simples se o desenvolvedor não utilizar o kit de desenvolvimento recente

Ou seja o cara tem que ter o trabalho de recompilar o jogo.

Homologar

Enviar pra MS.

Esperar MS homologar.

Lançar um patch.

Não acho que todo mundo vai fazer isso.

Mas ainda assim é um trabalho bem menor do que fazer um "Pro-Patch"

Os jogos que tem versão PC isso não será problema. O dev kit é muito parrudo, os caras põe o target lá em cima e vem desligando coisas até chegar no ponto ideal.
No big deal.

Sim, é um trabalho de desmarcar checkboxes.
 
  • Curtir
Reações: brenicio e Saci

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Não acho que todo mundo vai fazer isso.

E não vão mesmo.
Melhor parte? O jogo roda melhor também.

Edit:
Aqui um gráfico de FPS desbloqueados (se o jogo rodasse assim na prática), em vermelho a diferença no X rodando na compilação original, e em verde se recompilar no dev kit atualizado:
jpg


Isso não quer dizer que os jogos vão mudar a frame rate, pessoal, são apenas testes internos com algumas builds (por isso não divulgam os nomes). Quem foi lançado com a "tranca" nos 30 fps, vai permanecer assim.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Schwarzz

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,296
19,133
Manaus
E não vão mesmo.
Melhor parte? O jogo roda melhor também.

Edit:
Aqui um gráfico de FPS desbloqueados (se o jogo rodasse assim na prática), em vermelho a diferença no X rodando na compilação original, e em verde se recompilar no dev kit atualizado:
jpg


Isso não quer dizer que os jogos vão mudar a frame rate, pessoal, são apenas testes internos com algumas builds (por isso não divulgam os nomes). Quem foi lançado com a "tranca" nos 30 fps, vai permanecer assim.
Em jogos retrocompatíveis com fps desbloqueado (Assassins Creed 3, por exemplo), ele teria grandes chances de alcançar 60fps em alguns trechos, não?
Tendo em vista que no Xbox One ele transita ali nos 35-45fps boa parte do tempo.

No Saints Row 4 do Xone, também é fps desbloqueado nessa mesma situação.

Acabei de ler a matéria toda, e é fascinante mesmo a versatilidade em desenvolver pro console.
É garantida melhoria em diversos níveis nos jogos, com ou sem a mão do desenvolvedor.
Jogo compilado pro XDK tem acesso total aos 6tflops. Não-compilado, apenas metade, mas ainda é grande coisa.
 
  • Curtir
Reações: Saci

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Faltou aparecer o que acontece com títulos do 360 em retrocompatibilidade, o que é compreensível já que o foco desses materiais era os desenvolvedores. A retro é "problema" do time interno da MS.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,402
4,028
Brasilia DF
Cara, Minecraft é um fenômeno incrivelmente gigante. A gente fala aqui de Halo, de Uncharted, de Gears of War ou God of War, Forza ou Gran Turismo, mas esses jogos são peixe pequeno quando se comparam, em números, com Minecraft. Eu dei um pulo quando soube no início do ano que esse jogo vendeu 122 milhões de cópias, e 55 milhões de pessoas jogam esse negócio todo santo mês. E a febre de Minecraft começou em 2010!

Tornar esse jogo exclusivo seria um baita tiro no pé, porque as pessoas já estão acostumadas a jogar Minecraft onde quiserem, seja em celular, tablet, PC, consoles da Microsoft, da Nintendo ou da Sony. Impor um posicionamento quando a galera tá acostumado com outro é péssimo e quase nunca dá certo nesse mercado. Dificilmente esses números seriam transportados pro Xbox caso a empresa chegasse e desse um canetaço "agora Minecraft é só aqui". Cenário mais provável seria no mínimo 50 milhões de pessoas emputecidas e enfurecidas com a empresa. Não geraria $$$ suficiente pra cobrir a ausência da maioria das plataformas e o rasgo gigante na imagem da marca.

O Spencer já falou que um dos objetivos da Microsoft com Minecraft é proporcionar a melhor experiência possível, em qualquer plataforma que a pessoa tenha.

E seguindo esse modelo ai que pra mim seria mais benefico abrir esses exclusivos pra outros consoles :blush:
 

Genaro

Novato
Julho 25, 2012
1,081
1,096
Me incomoda profundamente a MS achar que o maior motivo do PS4 ter liderado, com folga, a geração foi o hardware melhor. Estão se atendo muito a isso e esquecendo de investir e apresentar jogos novos que façam a galera comprar a ideia. =/

Enviado do meu SM-G925I usando o app mobile do PXB!
O hardware melhor foi sim um dos motivos. Os outros motivos a Microsoft já "consertou". A política da Microsoft em relação ao Xbox one é bem menos nefasta que com o Matrick, o serviço online é bem mais vantajoso que a concorrência, e há jogos exclusivos sim, a diferença é que a Microsoft está mais cautelosa depois do Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ e não tem a política de mostrar cinemátics de jogo pré alpha renderizados meia hora antes da apresentação da E3. Não adianta querer que a Microsoft "fabrique sonhos", não é o que ela vem fazendo. Mostrar jogos com data de lançamento e numa janela próxima de um ano me parece mais sensato.
No mais, "não ter jogos que atraem" é bem relativo, comprei o PS4 justamente pra rodar os multis em melhor qualidade e ver que a grama não era tão verde assim. O único exclusivo que me fez pensar que o PS4 realmente valeu a pena foi o Horizon, outros exclusivos são tão saturados quanto os títulos exclusivos do Xbox.
 

Ribeiroluke86Br

Jogador
Novembro 25, 2009
1,974
1,530
Uberlândia
O hardware melhor foi sim um dos motivos. Os outros motivos a Microsoft já "consertou". A política da Microsoft em relação ao Xbox one é bem menos nefasta que com o Matrick, o serviço online é bem mais vantajoso que a concorrência, e há jogos exclusivos sim, a diferença é que a Microsoft está mais cautelosa depois do Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ e não tem a política de mostrar cinemátics de jogo pré alpha renderizados meia hora antes da apresentação da E3. Não adianta querer que a Microsoft "fabrique sonhos", não é o que ela vem fazendo. Mostrar jogos com data de lançamento e numa janela próxima de um ano me parece mais sensato.
No mais, "não ter jogos que atraem" é bem relativo, comprei o PS4 justamente pra rodar os multis em melhor qualidade e ver que a grama não era tão verde assim. O único exclusivo que me fez pensar que o PS4 realmente valeu a pena foi o Horizon, outros exclusivos são tão saturados quanto os títulos exclusivos do Xbox.
Me espanto em ver que ainda restam users sensatos e que saibam o que estão falando, fazendo comparações no que há de melhor nas duas plataformas, sem aquele famoso blabla de sempre de melhores exclusivos. Complementando seu comentário, concordo com tudo, a diferença do play e xbox é simples a M$ não vende sonhos, e a sony para suprir a necessidade de uma tríade lança jogos de namoro de pombos, filmes, click and point run, etc... mas como já falado, é questão de gosto. obrigado.
 

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Me espanto em ver que ainda restam users sensatos e que saibam o que estão falando, fazendo comparações no que há de melhor nas duas plataformas, sem aquele famoso blabla de sempre de melhores exclusivos. Complementando seu comentário, concordo com tudo, a diferença do play e xbox é simples a M$ não vende sonhos, e a sony para suprir a necessidade de uma tríade lança jogos de namoro de pombos, filmes, click and point run, etc... mas como já falado, é questão de gosto. obrigado.
Acho que quando vc tenta endossar a sensatez do colega com um comentário desse você perde um pouco a razão.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)