Microsoft: Gamers preferirão Xbox One X ao invés do PS4 Pro “porque nós oferecemos muito mais poder"

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
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Mas creio que 4k nativos, até dinâmicos, mas nativos, deve ter uma diferença brutal para 1440p, nao?
Sim....e não :D

Se você possuir duas TVs, colocar lado a lado, rodando o mesmo conteúdo e se elas forem grandes o suficiente, é possível sim perceber que uma imagem em 1440p é levemente mais suave que uma rodando em 4k nativo. Ambas devem ter pelo menos 55" ou a diferença fica extremamente difícil de se notar. 65" seria melhor, mas com a de 55" se você chegar perto da tela (1~1,5m) já consegue perceber. A diferença proporcional entre 4k e 1440p (33%) é o dobro da de 900p para 1080p (17%) que marcou as controversas do resolution gate, entretanto, quanto maior a densidade de pixels menos aparente é a diferença entre resoluções muito próximas. Então de 900 para 1080p é um pouco mais perceptível do que de 1440 para 4k, mas ela existe. Por fim, essas controvérsias estão com os dias contados pois quando movermos para TVs 8k daqui 7~8 anos, só mesmo um super-homem com olhos de águia e aparelhos de medição vai conseguir perceber qualquer diferença entre 8k nativo e 6k por exemplo, justamente porque a densidade será alta demais. Entre 4k e 8k ainda será perceptível, mas dentro do gradiente de 8k, pode esquecer.
4k-resolution-difference.jpg

Por causa da densidade maior, um diferença entre Full HD e 4k é bem mais significativa e se você colocar duas telas lado a lado, uma passando conteúdo nativo em 1080p e a outra passando o mesmo conteúdo mas em 4k, a diferença fica bem aparente. Veja que o conteúdo precisa estar na resolução nativa de cada uma das TVs porque: 1) se a imagem for 4k ela será exibida em downsampling na 1080p e nativamente na TV UHD; 2) se a imagem for Full HD ela será exibida em upscale na 4k e nativamente na Full HD. E ambos os processos contaminam essa percepção de diferença, o downsampling melhora um pouco a imagem na Full HD e o upscaling piora um pouco a imagem na 4k. Irreal e impraticável? Óbvio que é, mas essa é uma das maneiras de se provar sem sombra de dúvida, ao vivo, que a imagem de uma TV 4k com conteúdo 4k é melhor que a de uma Full HD com conteúdo Full HD. Obviamente você deve clicar nas imagens e mostrá-las em tamanho real. O formato reduzido não mostrará qualquer diferença.
Assassinscreed-4k-1080p-1.JPG

Assassinscreed-4k-1080p-2.JPG

Por outro lado, a diferença entre 1440p (ou 4k checkerboard) e 4k nativo não é tão clara. A dúvida é justamente se o Pro com 4k checkerboard ficará tão distante do X com 4k nativo, correto? Okay, nós já temos o Pro então podemos usar ele mas o X ainda não existe. Por sorte, o que não falta na net são comparativos de jogos do Pro com seu checkerboard sendo analisados lado a lado com 4k nativo rodando em PCs high end. Um bom exemplo é Rise of the Tomb Raider. O jogo no Pro é 100% 4k checkerboard e no PC é 4k nativo. Vamos às imagens.
rise_tomb_raider_4k_comparison.png

rise_tomb_raider_4k_comparison_2.jpg

Bem próximo, não é? Mas existem sim diferenças se você procurá-las. Como as anteriores, essas imagens são gigantescas, exibindo-as em tamanho real mostra que na primeira o rosto da Lara (principalmente os olhos), as manchas de poeira no corpo e o tecido do top dela ficam mais bem definidos no PC, tendo uma aparência levemente suave no Pro. É algo que é bem difícil de reparar em movimento, mas com imagens paradas fica mais fácil de perceber. O mesmo ocorre na segunda imagem. Vendo-a em seu tamanho real revela que tanto o cabelo da Lara quanto a malha do top são mais definidos no PC do que no Pro. Para matar qualquer dúvida em definitivo checa as armaduras dos esqueletos na pilha de corpos à direita de Lara. No PC (esquerda) dá para ver os gomos e linhas das armaduras bem fortes e definidos, mas no Pro (direita) eles estão meio apagados e em certas partes nem existem. Difícil de ver? Pois é, foi o que falei lá em cima, quanto maior a densidade de pixels menos aparente é a diferença entre resoluções muito próximas.

Então em termos estritos de resolução, não existe diferença significativa entre algo em 1440p ou checkerboard para algo em 4k nativo, desde que o checkerboard seja bem implementado. Porque tem isso também. Rise of Tomb Raider, Watch Dogs 2, Horizon Zero Dawn e Ratchet and Clank possuem uma solução checkerboard absolutamente fenomenal e ridiculamente próxima de um 4k real. Já AC Syndicate não ficou bom. Veja que eu em nenhum momento estou disputando que a imagem do X não será melhor do que a do Pro, é evidente que será. O que eu estou dizendo é que, para a vasta maioria dos jogadores na vasta maioria dos jogos, essa diferença não será percebida utilizando estritamente o caráter da resolução. Isso está mais do que claro nas imagens de TR acima. Onde haverão ganhos e diferenciação evidentes será nos recursos extras como melhores texturas, melhor iluminação e menor quantidade de serrilhados. Voltemos à TR.
rottr_ps4propc_5.jpg
rottr_ps4propc_6.jpg

RFg5bMa.jpg

rottr_ps4propc_2.jpg

Diferente das fotos anteriores nenhuma dessas precisa dar zoom e procurar nada. As diferenças são evidentes mesmo em fotos menores. Na primeira imagem o Pro não tem recursos suficientes para "tacar fogo" no prédio ao fundo enquanto no PC (e por analogia no X) isso é feito sem problema. Nas imagens 2 e 3 fica evidente o uso de texturas UHD. A 2° tem melhores texturas no teto e a 3°, no chão. E por fim a 4° imagem mostra que a solução checkerboard não consegue eliminar por completo os serrilhados e é possível perceber as "escadinhas" em parte dos ramos mostrados contra a luz, já no 4k real eles são virtualmente inexistentes. Por isso que comentei em outro tópico que é besteira tentar ficar comparando e contando pixel, se é 4k "real", "dinâmico" ou "checkerboard". Pode ser algo que serve muito bem para munição em console war, bragging rights e tudo mais, mas para efeito prático, real, ele é mínimo e dificilmente percebido. Não vai ser o que as pessoas vão perceber de cara, não se transformará no foco principal de comparativos sérios e nem será o que eventualmente motivará usuários a pegar um X acima de um Pro/PS4/XB1 etc. Serão as texturas UHD, os detalhes extras de iluminação, a maior quantidade de folhagem etc. Essas sim, são vantagens óbvias e desejadas pelos entusiastas.
 
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Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
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Brasilia DF
Me permita discordar de algumas coisas.
Sempre fui de xbox e pq comprei um PS4? Por alguns motivos, primeiramente pq a conferencia inicial da MS me broxou com o novo console e segundo e mais importante, não foi poder, não foi teraflops, foi sim, por alguns jogos q sei q só tem no play.
Last of Us, Uncharted e aqueles delicosos jogos japas...Isso q me motivou a pegar um PS...
Claro que tenho as franquias da MS q acho bacana, mas a principio preferi investir num play.
O lance dos jogos é algo subjetivo e varia de cada um, mas acho q tirando a galera que quer ter o melhor console e não importa qual a marca dele seja, acho que a grande maioria que está aqui escolhe seu console por 2 motivos: Confiança na marca e os jogos oferecidos por ela.
QUando digo confiança na marca, quero dizer, que quem opta por um xone, está optando, pela live, pela assistencia, pelos serviços q ela oferece e pelos jogos que a MS vai fazer!
O monstro ta ai...chegou, quem quiser ter o melhor console pra jogar ja pode comprar e rasgar na internet q agora tem o melhor console de todos os tempos.

Mas isso ai é o seu criterio , muito bem definido por sinal , sabe o que quer e sabe bem a sua preferencia não cabe qualquer tipo de questionamento ao seu gosto, pra mim você representa a minoria que falei, na qual realmente optou por algo sem falacias ou porque ouviu dizer que.de fato tem suas qualidades , o problema não é escolher o ps4 , longe disso e sim (" saber o porque está comprando e isso não é apenas com videogame mas me limitarei apenas a isso") acredito que o fator exclusivos é muito falado mas na realidade pouco usado. questiono fato de usar " exclusivos " como fator universal que claramente pra mim não é , acredito que hoje o fator " exclusivo " é um termo supervalorizado e usado como criterios de console war e cada vez mais cedo uma pessoa de 10,11 anos tem acesso a opiniões e textos , muitas vezes tendenciosas valorizando só um ou desvalorizando o outro e a pessoa toma aquilo para si :
y4m1sg3TQuZW-TUBJ7cYv-iBAYsIotX5u8UU69Hbfpfsh4r2jV41MYFSQzjRtcvf3bBg_8mH7Y7V5-D0WXsNxPFmFgbGuvE0A6x26DgT-zihZGs5W7teFkyCqV3tMhzfmMx0LhYSNK8WfJhJKez8UaUpHM6MXDEG1J4nqUklSVVAa4GZz_Zr_-r9R8Xd9q9ldY8wUobintfR6v9etl835urlw
Isso foi compartilhado isso em um grupo de jogos no qual eu participo do wpp . eu entendo isso como algo zoeiro , faz parte e é bom e engraçado. não conheço essas paginas e nem sei quem faz essas coisas e muito menos sei se tem algum a favor do xbox mas tem o lado tambem que uma pessoa que não tem a mesma interpretação encara isso como uma verdade como de fato eu vi acontecer somado aos longos textos e materias mal feitas da nossa gloriosa midia gamer. detalhe que eu não tenho nenhum perfil em rede social alem do twitter e não fico em youtube. essas coisas normalmente se tem em facebook . não vejo problema nesse tipo de conteudo so pra deixar claro , só mostrei o lado que isso gerou pra numero X de pessoas na qual eu presenciei e acredito que seja o mesmo pra uma maioria
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Saci, acho que a questão não é exatamente ser contra os upgrades mid-gen, mas sim que o PS4 Pro não oferece vantagem suficiente pra fazer vc trocar seu PS4 Noob. Já o Xbox One X é um salto substancial quando comparado com o Xbox One S.
Sim, acredito que a diferença visual seja marcante. Isso foi alertado pelo Spencer, que eles teriam que esperar até esse ano pra lançar o que eles tinham em mente, pois antes ficaria fora dos valores normais ou seria menos forte que o planejado.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,695
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Rio Grande do Sul
Sim....e não :D

Se você possuir duas TVs, colocar lado a lado, rodando o mesmo conteúdo e se elas forem grandes o suficiente, é possível sim perceber que uma imagem em 1440p é levemente mais suave que uma rodando em 4k nativo. Ambas devem ter pelo menos 55" ou a diferença fica extremamente difícil de se notar. 65" seria melhor, mas com a de 55" se você chegar perto da tela (1~1,5m) já consegue perceber. A diferença proporcional entre 4k e 1440p (33%) é o dobro da de 900p para 1080p (17%) que marcou as controversas do resolution gate, entretanto, quanto maior a densidade de pixels menos aparente é a diferença entre resoluções muito próximas. Então de 900 para 1080p é um pouco mais perceptível do que de 1440 para 4k, mas ela existe. Por fim, essas controvérsias estão com os dias contados pois quando movermos para TVs 8k daqui 7~8 anos, só mesmo um super-homem com olhos de águia e aparelhos de medição vai conseguir perceber qualquer diferença entre 8k nativo e 6k por exemplo, justamente porque a densidade será alta demais. Entre 4k e 8k ainda será perceptível, mas dentro do gradiente de 8k, pode esquecer.
4k-resolution-difference.jpg

Por causa da densidade maior, um diferença entre Full HD e 4k é bem mais significativa e se você colocar duas telas lado a lado, uma passando conteúdo nativo em 1080p e a outra passando o mesmo conteúdo mas em 4k, a diferença fica bem aparente. Veja que o conteúdo precisa estar na resolução nativa de cada uma das TVs porque: 1) se a imagem for 4k ela será exibida em downsampling na 1080p e nativamente na TV UHD; 2) se a imagem for Full HD ela será exibida em upscale na 4k e nativamente na Full HD. E ambos os processos contaminam essa percepção de diferença, o downsampling melhora um pouco a imagem na Full HD e o upscaling piora um pouco a imagem na 4k. Irreal e impraticável? Óbvio que é, mas essa é uma das maneiras de se provar sem sombra de dúvida, ao vivo, que a imagem de uma TV 4k com conteúdo 4k é melhor que a de uma Full HD com conteúdo Full HD. Obviamente você deve clicar nas imagens e mostrá-las em tamanho real. O formato reduzido não mostrará qualquer diferença.
Assassinscreed-4k-1080p-1.JPG

Assassinscreed-4k-1080p-2.JPG

Por outro lado, a diferença entre 1440p (ou 4k checkerboard) e 4k nativo não é tão clara. A dúvida é justamente se o Pro com 4k checkerboard ficará tão distante do X com 4k nativo, correto? Okay, nós já temos o Pro então podemos usar ele mas o X ainda não existe. Por sorte, o que não falta na net são comparativos de jogos do Pro com seu checkerboard sendo analisados lado a lado com 4k nativo rodando em PCs high end. Um bom exemplo é Rise of the Tomb Raider. O jogo no Pro é 100% 4k checkerboard e no PC é 4k nativo. Vamos às imagens.
rise_tomb_raider_4k_comparison.png

rise_tomb_raider_4k_comparison_2.jpg

Bem próximo, não é? Mas existem sim diferenças se você procurá-las. Como as anteriores, essas imagens são gigantescas, exibindo-as em tamanho real mostra que na primeira o rosto da Lara (principalmente os olhos), as manchas de poeira no corpo e o tecido do top dela ficam mais bem definidos no PC, tendo uma aparência levemente suave no Pro. É algo que é bem difícil de reparar em movimento, mas com imagens paradas fica mais fácil de perceber. O mesmo ocorre na segunda imagem. Vendo-a em seu tamanho real revela que tanto o cabelo da Lara quanto a malha do top são mais definidos no PC do que no Pro. Para matar qualquer dúvida em definitivo checa as armaduras dos esqueletos na pilha de corpos à direita de Lara. No PC (esquerda) dá para ver os gomos e linhas das armaduras bem fortes e definidos, mas no Pro (direita) eles estão meio apagados e em certas partes nem existem. Difícil de ver? Pois é, foi o que falei lá em cima, quanto maior a densidade de pixels menos aparente é a diferença entre resoluções muito próximas.

Então em termos estritos de resolução, não existe diferença significativa entre algo em 1440p ou checkerboard para algo em 4k nativo, desde que o checkerboard seja bem implementado. Porque tem isso também. Rise of Tomb Raider, Watch Dogs 2, Horizon Zero Dawn e Ratchet and Clank possuem uma solução checkerboard absolutamente fenomenal e ridiculamente próxima de um 4k real. Já AC Syndicate não ficou bom. Veja que eu em nenhum momento estou disputando que a imagem do X será melhor do que a do Pro, é evidente que será. O que eu estou dizendo é que, para a vasta maioria dos jogadores na vasta maioria dos jogos, essa diferença não será percebida utilizando estritamente o caráter da resolução. Isso está mais do que claro nas imagens de TR acima. Onde haverão ganhos e diferenciação evidentes será nos recursos extras como melhores texturas, melhor iluminação e menor quantidade de serrilhados. Voltemos à TR.
rottr_ps4propc_5.jpg
rottr_ps4propc_6.jpg

RFg5bMa.jpg

rottr_ps4propc_2.jpg

Diferente das fotos anteriores nenhuma dessas precisa dar zoom e procurar nada. As diferenças são evidentes mesmo em fotos menores. Na primeira imagem o Pro não tem recursos suficientes para "tacar fogo" no prédio ao fundo enquanto no PC (e por analogia no X) isso é feito sem problema. Nas imagens 2 e 3 fica evidente o uso de texturas UHD. A 2° tem melhores texturas no teto e a 3°, no chão. E por fim a 4° imagem mostra que a solução checkerboard não consegue eliminar por completo os serrilhados e é possível perceber as "escadinhas" em parte dos ramos mostrados contra a luz, já no 4k real eles são virtualmente inexistentes. Por isso que comentei em outro tópico que é besteira tentar ficar comparando e contando pixel, se é 4k "real", "dinâmico" ou "checkerboard". Pode ser algo que serve muito bem para munição em console war, bragging rights e tudo mais, mas para efeito prático, real, ele é mínimo e dificilmente percebido. Não vai ser o que as pessoas vão perceber de cara, não se transformará no foco principal de comparativos sérios e nem será o que eventualmente motivará usuários a pegar um X acima de um Pro/PS4/XB1 etc. Serão as texturas UHD, os detalhes extras de iluminação, a maior quantidade de folhagem etc. Essas sim, são vantagens óbvias e desejadas pelos entusiastas.
Muito bom ver um comentário embasado mostrando outro ponto do porquê resolução não ser mais lá tão importante nesse momento do jogo.
(Mas vão te chamar de sonysta.)
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Muito bom ver um comentário embasado mostrando outro ponto do porquê resolução não ser mais lá tão importante nesse momento do jogo.
(Mas vão te chamar de sonysta.)
Claro que não. Quem tem propriedade pra falar / provar não é confundido com troll.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,695
76,063
Rio Grande do Sul
Claro que não. Quem tem propriedade pra falar / provar não é confundido com troll.
Já vi muitos comentários embasados ou dúvidas genuínas sendo respondidas com insinuações de preferência por uma marca, provocações, ou até deixando o assunto do negócio totalmente de lado e partindo pra zoeira ou reclamação contra usuários do fórum. Tem sido bem comum ultimamente.
Tipo isso.
monopoly.gif
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
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Não vai ser o que as pessoas vão perceber de cara, não se transformará no foco principal de comparativos sérios e nem será o que eventualmente motivará usuários a pegar um X acima de um Pro/PS4/XB1 etc. Serão as texturas UHD, os detalhes extras de iluminação, a maior quantidade de folhagem etc. Essas sim, são vantagens óbvias e desejadas pelos entusiastas.

Acredito que quem vai vender ou não vender o XoneX para o público mais exigente em termos de hardware será o Digital Foundry e outros sites técnicos.

Precisará de uma avaliação isenta de sites especializados demonstrando os ganhos visuais.
Acredito que eles podem fazer isso de forma muito mais clara e confiável.

E com a lista que já divulgaram, serão alguns meses de matérias a esse respeito, até dar conta dos principais títulos.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 

paulobpf

Guerreiro
Agosto 9, 2016
1,684
1,449
Manaus/AM - Brasil
O comentário do mestre Marcus é irrefutável, mas humildemente eu n tenho os olhos treinados dele p reparar esses detalhes técnicos q apenas os experts conseguem ver. Tanto é q p mim 900p é lindao. Na verdade foi um achismo meu, pq ainda n tenho nem algo q realmente veja em 4k (muitos dizem q netflix n vale) e muito menos o ps4 pro. Mas são 2 produtos q pretendo comprar ainda neste ano e analisarei c a devida minúcia. Talvez só note a diferença não pela resolução, mas pelos efeitos q talvez o X1X tenha e sejam retirados da versão do Ps4 Pro (outro chute meu).

Enviado do meu XT1097 usando o app mobile do PXB!
 

Rastaman BR

Novato
Setembro 4, 2006
786
1,281
Pessoal, até para os nerds essa questão de poder influenciou. Falo por experiência própria. Fui quase toda a geração passada de X360, tive o ps3 tb, mas diria q por pouco tempo. Infelizmente n criei amigos pq era um bundão que jogava offline pela pirataria, então com o pouco do ps3 (q deixei travado), eu criei alguma turma p jogar junto. Apesar dessa turma ter toda migrado para o ps4 e isso ter sido um fator relevante para a compra inicialmente de um ps4, o q mais me levou a comprar o console da Sony foi essa falácia de poder, poder poder!!!! É olha q eu sou um nerd da pourra, q procura sobre games todo santo dia e praticamente respira jogos. N foi por causa de burrice, mas fui levado pela manada a comprar o ps4 primeiro. Por incrível q pareça e apesar de ter curtido muito o ps4 e ainda o ter aqui, qnd eu comprei o Xone S q parece q voltei a ter felicidade novamente, parece curtição da minha parte, mas é verdade. N sei se foi a comunidade, a minha entrada nesse fórum, ou simplesmente a realização q eu sou a porcaria de um Caixista mesmo. Gamer antes de tudo, mas caixista!!!

Falei, falei e falei para que????? Para provar q se eu que sou um nerd, macaco velho da época do atari e do clone do nintendinho com o hi-top game, fui "ludibriado" pela mídia e pela sociedade do poder, imagina os que realmente são casuais, os q n sabem porcaria nenhuma e vão nas lojas comprar algo e levam em consideração o que um tetudo fala (não que tenha tetudos apenas sonystas). Brincadeiras a parte. Realmente é uma briga árdua essa de mostrar que os 1080p n são isso tudo comparados aos 900p. Mas creio que 4k nativos, até dinâmicos, mas nativos, deve ter uma diferença brutal para 1440p, nao?
Mais de um relato no tópico mostrando a mesma situação e também posso testemunhar um caso igual. Dois caras do meu trabalho na época de lançamento dos consoles teimavam que no ps4 o Fifa tinha muito mais detalhes por causa do poder do ps4, isso foi massificado pela mídia e ajudou muito sim o ps4.
O mais curioso é que não vemos todo esse movimento da mídia agora com reportagens dizendo que o X é mais poderoso ou coisas do tipo. Vamos ver se no lançamento do console teremos as mesmas comparações de pixels que choveram em 2013, 14 e 15.
 

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
3,592
5,630
Em 2015 eu não me preocupei com resolução e fui de Xbox, mesmo que em todo lugar dissessem que jogar um jogo em 900p faria meus olhos sangrarem. Era uma diferença pequena pra 1080p mas faziam parecer uma mudança de outro mundo. Então mesmo que a mudança hoje do Xbox One X em termos de resolução não seja coisa de outro mundo, eu não acho errado a Microsoft tentar vender seu peixe dessa maneira. Não é nada que a Sony já não tenha feito e por sinal deu muito certo. Pode ser um grande atrativo pra um certo nicho de pessoas, se elas querem true 4K, então que assim seja. Pessoalmente eu acho 4K muito cedo, estou de boas na TV 1080p e acho muito mais atrativo se o Xbox One X trouxer boas melhorias em frames e texturas. Mas fica a opção de cada consumir de acordo com aquilo que ele busca.

A Microsoft quer vender bastante Xbox One X, mas se as vendas começarem devagar, acredito que ela vai ficar de boa já que é um console premium custando 500 dolares. Ela pode se dar ao luxo de aqui 1 ano vende-lo por 400 dolares e ai sim esperar vendas mais significativas.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Acredito que quem vai vender ou não vender o XoneX para o público mais exigente em termos de hardware será o Digital Foundry e outros sites técnicos.

Precisará de uma avaliação isenta de sites especializados demonstrando os ganhos visuais.
Acredito que eles podem fazer isso de forma muito mais clara e confiável.

E com a lista que já divulgaram, serão alguns meses de matérias a esse respeito, até dar conta dos principais títulos.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
Certamente. Num primeiro momento a vantagem do X é algo que pertence mais ao imaginário do que algo realmente concreto. Existe um peso, uma valoração positiva, em alegar que você está justificando sua compra porque ele é o mais forte ou porque é o único que exibe 4k "real". Mas se você pedir para os futuros compradores elaborarem o que isso significa a maioria não terá a menor ideia do que dizer. É justamente com os vídeos, fotos e comparativos que será possível apontar e reconhecer "eu comprei por isso aqui"...rs. Mas esse é um processo normal, é algo novo, é uma experiência nova para as pessoas. E um sintoma claro disso é que não apenas aqui no Brasil mas também no exterior a maioria dos interessados na compra do X também fazem questão de comprar junto sua primeira TV 4k no processo. Ou seja, o X, para a maioria de seus futuros donos, será o motivador maior para eles já pularem para imagens UHD. O ganho em claridade ao mover de 1080 para 4k é bem legal e preferível, mas é algo difícil de mostrar. 4k e HDR é bem legal, mas como você mostra as vantagens disso para quem tem uma TV Full HD, ou pior ainda, uma HDTV Ready de 720p? Não há como. É justamente aqui que entra essa "mão de tinta" extra das texturas, vegetação etc. Ela é que vai cimentar o XB1 X como um console mais robusto, porque são coisas bem fáceis de mostrar e você não precisa ter uma TV diferente para apontar e saber que gosta hehehe.
 
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Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
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Certamente. Num primeiro momento a vantagem do X é algo que pertence mais ao imaginário do que algo realmente concreto. Existe um peso, uma valoração positiva, em alegar que você está justificando sua compra porque ele é o mais forte ou porque é o único que exibe 4k "real".
Essa alegação cabe muito bem em 2013:
" Certamente. Num primeiro momento a vantagem do PS4 é algo que pertence mais ao imaginário do que algo realmente concreto. Existe um peso, uma valoração positiva, em alegar que você está justificando sua compra porque ele é o mais forte ou porque é o único que exibe 1080p "real".

Eu usei esse argumento em 2013/2014 na internet e fui chamado de caixista fanático por falar que a diferença de poder entre PS4 e Xone não era tão grande quanto faziam parecer. Em fim, embora a diferença de teraflops hoje de um Xone X e PS4 Pro seja muito maior, eu concordo que em termos de resulação é algo que não me faz tanta diferença. Mas se a Microsoft usa isso como marketing agora, eu não vejo problema. Resta esperar pra ver se vai dar certo.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Essa alegação cabe muito bem em 2013:
" Certamente. Num primeiro momento a vantagem do PS4 é algo que pertence mais ao imaginário do que algo realmente concreto. Existe um peso, uma valoração positiva, em alegar que você está justificando sua compra porque ele é o mais forte ou porque é o único que exibe 1080p "real".

Eu usei esse argumento em 2013/2014 na internet e fui chamado de caixista fanático por falar que a diferença de poder entre PS4 e Xone não era tão grande quanto faziam parecer. Em fim, embora a diferença de teraflops hoje de um Xone X e PS4 Pro seja muito maior, eu concordo que em termos de resulação é algo que não me faz tanta diferença. Mas se a Microsoft usa isso como marketing agora, eu não vejo problema. Resta esperar pra ver se vai dar certo.
É.

Outra leitura, assim como em 2013/14 teve gente que não deu bola e embarcou no Xbox One, esse ano também tem gente que não dá bola para o argumento mais pixels e não se mexe para comprar um console mais caro, para os mesmos jogos.

Entendo que os vereditos de "a decisão CERTA absoluta é essa" são inválidos. Cada um sabe suas preferências. Que, aliás, podem mudar ao longo do tempo.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 
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Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
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O comentário do mestre Marcus é irrefutável, mas humildemente eu n tenho os olhos treinados dele p reparar esses detalhes técnicos q apenas os experts conseguem ver. Tanto é q p mim 900p é lindao. Na verdade foi um achismo meu, pq ainda n tenho nem algo q realmente veja em 4k (muitos dizem q netflix n vale) e muito menos o ps4 pro. Mas são 2 produtos q pretendo comprar ainda neste ano e analisarei c a devida minúcia. Talvez só note a diferença não pela resolução, mas pelos efeitos q talvez o X1X tenha e sejam retirados da versão do Ps4 Pro (outro chute meu).

Enviado do meu XT1097 usando o app mobile do PXB!
Justamente. É bem difícil perceber a diferença dentro do gradiente das resolução próximas ao 4k nativo, a densidade de pixels é grande demais, por isso que a preocupação se esse jogo tem 4k real (Forza 7), dinâmico (AC Origins) ou checkerboard (Anthem) é puro gasto de saliva....bom, nesse caso, de teclado :D A não ser que a pessoa tenha um TV de no mínimo 55" e jogue a menos de 1~1,5m dessa tela (o que é extremamente improvável), pode esquecer enxergar qualquer coisa de diferente ali. E mesmo assim a diferença só é notada em imagens paradas pois em movimento é ridiculamente difícil diferenciar 4k de 1800p, de 1600p e por ai vai. Mas existe meio que uma exceção para isso. Como eu tenho TV 4k desde outubro passado eu percebi que em alguns jogos com MUITA informação na tela você percebe um ganho maior se ele for 4k nativo ou pelo menos 1800p. Isso não é algo que notei inicialmente, veio com o tempo e após muita experimentação. Mas como disse o jogo tem que ser lotado de detalhes, e mais importante, ter detalhes renderizados na pqp...rs. Eu percebi isso jogando Witcher 3 Blood and Wine. Apesar de conseguir rodá-lo em 1440p e 60fps no PC, eu me vi mais e mais jogando ele em 4k e 30fps.

Em Witcher a linha do horizonte (depth of field) é muito grande, distante e detalhada. Nos consoles não ocorre isso muito bem, mas no PC sim. Tem a menina brincando na sua frente, depois o varal, depois a casa dela, a árvore atrás da casa dela, um morro logo após, um carro de boi descendo esse morro, uma floresta após esse morro, depois uma segunda linha de árvores dessa floresta, e uma terceira linha...rs, enfim, a linha do horizonte é ridiculamente longa no PC. Eu percebi que ao jogar em 1440p esses detalhes extremamente distantes se perdiam, ficavam meio embaçados. Como disse, não é algo que você percebe em movimento, apenas se estiver parado. Ao colocar Witcher 3 para rodar 4k a impressão que se tem é que se tivesse um cara beirada da floresta e ele estivesse com a mão levantada mostrando os dedos dava para dizer quantos dedos eram hehehehe. Mas é isso, o 4k (ou pelo menos o 1800p) em cenas paradas te dão essa definição e claridade excepcionais em objetos ridiculamente distantes, mas só é perceptível mesmo em jogos lotados de informação e com essas renderizações distantes para caramba. Forza Apex no PC, seja rodando em 1440, 1800 ou 4k no PC não tem diferença significativa. O jogo é muito rápido, muito pequeno e exige sua atenção num ângulo muito fechado. AC Unity é outro jogo que também não vi necessidade em rodar em 4k/30 ao invés de 1440/60. O jogo é grande mas 95% da ação ocorre nas muitas esquinas da cidade onde você nunca vê mais do que um ou dois quarteirões à frente. Overwatch é outro. Ele é glorioso em 4k, mas também as fases são do tamanho de um dedal. Apontar diferenças dele rodando em 4k ou algo perto de 4k é caçar agulha num palheiro.
 
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Finalx5

Guerreiro
Abril 4, 2017
737
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Engraçado como os argumentos e os momentos se contradizem, antes 50% a mais de poder perdia pra melhor biblioteca de exclusivos ; agora o poder adicional ganha da melhor biblioteca de jogos. E vice-versa também, pq pessoal adorava falar do poder adicional.
Acho que hipocrisia não é legal, por favor, não a pratique.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
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Essa alegação cabe muito bem em 2013:
" Certamente. Num primeiro momento a vantagem do PS4 é algo que pertence mais ao imaginário do que algo realmente concreto. Existe um peso, uma valoração positiva, em alegar que você está justificando sua compra porque ele é o mais forte ou porque é o único que exibe 1080p "real".

Eu usei esse argumento em 2013/2014 na internet e fui chamado de caixista fanático por falar que a diferença de poder entre PS4 e Xone não era tão grande quanto faziam parecer. Em fim, embora a diferença de teraflops hoje de um Xone X e PS4 Pro seja muito maior, eu concordo que em termos de resulação é algo que não me faz tanta diferença. Mas se a Microsoft usa isso como marketing agora, eu não vejo problema. Resta esperar pra ver se vai dar certo.
Certamente, foi o que eu disse. A pessoa quer ter algo que nunca teve antes, logo não consegue quantificar de forma concreta porque quer aquilo de verdade. Em todo caso, muito além de toda aquela discussão inicial do resolution gate, o maior problema inicial do XB1 foi dado pela própria MS, se chamava Kinect e encarecia o aparelho em 25%. Início de geração, você tem 2 aparelhos que basicamente te entregam a mesma coisa, só que um deles custa $100 a mais porque vem com um acessório que a maioria das pessoas não tem interesse. Que aparelho as pessoas preferiram? Deu no que deu.

Em todo caso, eu diria que o que cimentou mesmo o PS4 como um console "melhor" para jogos 3rd naquela ocasião não foi nem a diferença entre as resoluções mas a "mão de tinta" extra que mencionei anteriormente. Basta lembrar das imagens de GTA 5 com vegetação abundante e mais pessoas na cidade na versão do PS4. Teve alguns outros jogos entre 2013 e 2014 a apresentar diferenças assim, mas GTA 5 sem dúvida foi o mais gritante. Eu me recordo que o barulho por causa disso foi ensurdecedor, ainda mais num jogo tão importante quanto GTA. Eu acho que esse tipo de comparação causa um impacto bem maior do que qualquer diferença entre resoluções. Eu penso que falar em 4k real é um bom chamariz, mesmo que o benefício seja um pouco fugaz, mas são esses detalhes extras (melhores texturas, sombras, iluminação, vegetação) que vão dar ao aparelho a legitimidade dele se tornar "o melhor console". E aí é necessário que a MS "bote pressão" nos devs para usar a capacidade do aparelho em utilizar texturas UHD. Elas serão um diferencial bem significativo e lustroso, para ganhar qualquer comparativo que se faça. Se ela estiver contando apenas com o fato do seu aparelho rodar jogos em 4k nativo enquanto seu concorrente roda em 4k checkerboard nós vamos voltar a ter aqueles velhos comparativos de caçar agulha em palheiro. Se caçar diferença entre 900p e 1080p já era difícil, caçar dentre os modos do 4k será mais canseira e sutil ainda.
gta-v-ps4-vs-xbox-one.png

maxresdefault.jpg
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Eu percebi isso jogando Witcher 3 Blood and Wine. Apesar de conseguir rodá-lo em 1440p e 60fps no PC, eu me vi mais e mais jogando ele em 4k e 30fps.

COMO SE ATREVE???
170515110556-charlottesville-lee-monument-spencer-protests-0513-exlarge-tease.jpg


Hahahaha.

Tenho certeza que em títulos de grandes produções, com muitos detalhes, deslocar o "slide control" gráfico pro máximo deve ter suas compensações.
 
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Reações: Marcus_007

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
3,592
5,630
É.

Outra leitura, assim como em 2013/14 teve gente que não deu bola e embarcou no Xbox One, esse ano também tem gente que não dá bola para o argumento mais pixels e não se mexe para comprar um console mais caro, para os mesmos jogos.

Entendo que os vereditos de "a decisão CERTA absoluta é essa" são inválidos. Cada um sabe suas preferências. Que, aliás, podem mudar ao longo do tempo.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
É.

Outra leitura, assim como em 2013/14 teve gente que não deu bola e embarcou no Xbox One, esse ano também tem gente que não dá bola para o argumento mais pixels e não se mexe para comprar um console mais caro, para os mesmos jogos.

Entendo que os vereditos de "a decisão CERTA absoluta é essa" são inválidos. Cada um sabe suas preferências. Que, aliás, podem mudar ao longo do tempo.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
Se tem um lado positivo nesses consoles tunados é dar opção a todo tipo de gosto.
 

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