Matt Booty fala sobre a estratégia first-party da MS

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
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Campo Grande - MS
creio que cada plataforma tem que investir em jogos de todos os tipos.

Perfeito a sua colocação.

Eu gosto dos dois tipos, serviço/ comunidade e jogos com foco single player. Pelo jeito quem gosta dos dois realmente precisa ter mais de uma plataforma

Fiz isto, entre os lançamentos exclusivos de interesse no Xbox One vou jogando os multiplataformas e vou casando com os exclusivos da Sony. Meu perfil é mais single player, não vejo problema em ter um equilíbrio para atender todos os públicos, mas para alguns isto parece ser o fim do mundo.

No mais boa jogatina para todos, meu último pitaco neste tópico foi este. Segue a vida.
 
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Linho

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É tem o Ori. Eu não lembrei. Não sou muito chegado nele, talvez por isso não puxei pela memória. O CupHead eu lembrei e até gostei, mas como não é da Microsoft, é só exclusivo do console, eu desconsiderei.

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Mas ai você usou uma regra esquisita pra esquecer Cuphead, já que por exemplo Sunset Overdrive não é uma IP de propriedade da MS, mas foi um jogo bancado por ela assim como CupHead e nem por isso é desconsiderado como exclusivo do console e da marca Microsoft.

Se Sunset tivesse sido lançado nos ultimos 2 anos ele tbm estaria no windows 10 (e tem rumores dele chegando no PC).

Ps: exclusivos Xbox são jogos que não tem em outros consoles além do PC, não importa quem é dono da IP, certo?

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Creis92

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Mas ai você usou uma regra esquisita pra esquecer Cuphead, já que por exemplo Sunset Overdrive não é uma IP de propriedade da MS, mas foi um jogo bancado por ela assim como CupHead e nem por isso é desconsiderado como exclusivo do console e da marca Microsoft.

Se Sunset tivesse sido lançado nos ultimos 2 anos ele tbm estaria no windows 10 (e tem rumores dele chegando no PC).

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Você não estendeu: Sunset Overdrive não é da Microsoft mas é um jogo que recebeu o selo Microsoft. Então eu entra na minha matemática. CupHead não. Assim como quando citei a Sony acima e seus jogos SP que fizeram sucesso eu não considerei NieR e Nioh. Eles são apenas exclusivos do console, mas não recebem o selo Sony como o Sunset Overdrive, Ryse ou Alan Wake, que tem o selo Microsoft Studios mas nao pertencem a Mcrosoft totalmente exemplo. Entende?


PS: CupHead é um indie do ID@Xbox exclusivo do Xbox One. Se fosse bancado pela Microsoft os devs não precisariam ter hipotecado suas casas pra terminar o jogo. CupHead não tem o selo "Microsoft Studio". Eu considerei apenas esses jogos quando expressei minha opinião acima.


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felipevasco31

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Janeiro 23, 2015
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Mas PUBG não é da Sony. Quem tem de levar ele ao PS4 é a Blue Hole. Estamos dando voltas em círculos again.




Como disse acima: na minha opinião a Microsoft ainda está apostando. Ela ainda não acertou em nenhum dos dois gêneros pra valer como a concorrente. Ela lançou bons jogos? Sim. Mas nenhum deles "pegou" ou deixou alguma marca. Digamos assim. Eu, particularmente, só quero um jogo decente que não seja indie ou da Santa Trindade. Nao sou fã de Multiplayer, mas nada contra se tiver um modo divertido. Não posso falar pelos demais, mas acho que eles cobram do Xbox justamente por que ele deve algo grande desde o início da geração. Não lançaram nada marcante. Ao contrário. Pegue os últimos lançamentos.


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Quem esta andando em círculos é vc meu caro. Vc diz simplesmente que a Sony não precisa investir em MP, eu penso o contrário. Só usei Pubg como exemplo devido ao clamor de usuários do PS para ter o jogo na plataforma. Todavia, há também uma boa quantidade de jogos multi do xbox que não tem no ps. Mais uma vez atento que há uma grande quantidade de single player de terceiros no Xbox, porém mesmo assim ainda existe cobrança por esse segmento na plataforma. Justamente nesse ponto não entendo a sua lógica: o que falta no PS vc diz que as thirds Irão suprir, mas em relação ao Xbox o seu raciocínio não é recíproco.
 

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
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Você não estendeu: Sunset Overdrive não é da Microsoft mas é um jogo que recebeu o selo Microsoft. Então eu entra na minha matemática. CupHead não. Assim como quando citei a Sony acima e seus jogos SP que fizeram sucesso eu não considerei NieR e Nioh. Eles são apenas exclusivos do console, mas não recebem o selo Sony como o Sunset Overdrive, Ryse ou Alan Wake, que tem o selo Microsoft Studios mas nao pertencem a Mcrosoft totalmente exemplo. Entende?


PS: CupHead é um indie do ID@Xbox exclusiso do Xbox One. Se fosse bancado pela Microsoft os devs não precisariam ter hipotecado suas casas pra terminar o jogo. CupHead não tem o selo "Microsoft Studio". Eu considerei apenas esses jogos quando expressei minha opinião acima.


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Os caras venderam suas casas antes de entrarem para o ID Xbox, ou estou enganado? Em fim, se a MS não tivesse botado mais grana esse jogo seria apenas boss fight, que era a idéia original.

Sabe qual é o problema, é que talvez você não tenha citado Nioh e Nier pelo lado da Sony pelo fato de estarem também disponíveis no PC, e não pela falta da marca da empresa em si. Mas muitos dão sim o valor devido a esses games como exclusivo Play4, então mesmo que essa seja uma interpretação pessoal sua, não é a visão dos jogadores em geral.

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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Falando por mim - que é a opinião que controlo -, eu não falo em combater, mas coexistir. Tem muita coisa que 1) gostei no Xbox One (ReCore, Quantum Break, Ori and the Blind Forest, Ryse, Fru, Voodoo Vince Remastered), outras que 2) não gostei (Halo 5, Gears 4, Sea of Thieves) e outras ainda que 3) não são pra mim (PUBG, Forza Motorsport, Darwin Project, Black Desert, etc.). State of Decay 2 até o momento tá bem inclinado a entrar no primeiro grupo. Como consumidor que comprou a plataforma e já viu a Microsoft fazer jogos que me agradaram no grupo 1, que já viu a Microsoft fazer coisas boas similares no Xbox 360 (seja por conta própria ou com parcerias, Alan Wake, Trials HD, Shadow Complex, Mark of the Ninja, Bastion, Deadlight, Dust: An Elysian Tail, Torchlight), é errado querer que ela não esqueça desse tipo de jogo?

Não é parar tudo e fazer só isso, ela tá mais do que certa em fazer jogos GAAS já que o grosso do dinheiro está ali, a maior parte do público tá ali, a margem de lucro é absurdamente maior por causa de DLCs/MTX, o custo e o ciclo de desenvolvimento são menores diminuindo assim os custos.

De novo, não quero que ela pare de fazer o que tá fazendo agora, só que ela não esqueça completamente dessa parcela do público que busca esse tipo de experiência. Quase todos esses jogos que gostei citados ali curiosamente não venderam bem no Xbox 360 ou no Xbox One, a maioria do público - que por gostar de jogos multiplayer, deveria ser "cabeça aberta" a novas experiências - não abraçou.
Acho que tem que haver um equilíbrio.

Eu até comentei em outra ocasião que nas minhas pesquisas a fundo sobre os jogos que a M$ ofereceu nas gerações Xbox classico e Xbox X360, constatei que a M$ acertou mais a mão naquilo que se propôs do que a geração Xbox One, tendo em conta o contexto de época.

A geração Xbox One teve várias novas apostas muito boas da própria M$, algumas até excelentes, mas o nível da geração anterior foi maior.
Isso tem a ver com vários fatores ligados a timing de lançamento, nível das equipes de desenvolvimento e também ao que a concorrência de época também ofereceu (esse é um fator relevante).

A partir disso, além de novas IPs, é caso da M$ trabalhar na gestão das Ips que já lançou. Imagina que bacana um novo Quantum Break? Recore?
Mas pra isso tem que construir uma fundação sólida de desenvolvimento e gestão dessas franquias. Aí só com o tempo mesmo.
Tipo, Ori 2 vem aí :). É um dos, senão o jogo da M$ que mais aguardo. O 1 foi mágico pra mim.

Detalhe que nessa geração teve algumas das versões ,ais conceituadas de várias franquias, como Persona 5, Yakuza 6, Zelda, Mario Odissey, God of War, etc. Franquias que foram crescendo ao longo do tempo. Poucos se deram conta que foram as continuações que roubaram a cena.
Obviamente o mercado tem espaço para surpresas como Horizon, Splatoon e tal, mas não são a regra da coisa.
 
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Linho

Guerreiro
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A verdade é que esse negócio da Microsoft de dividir os exclusivos com PC minaram o console Xbox. Por exemplo CupHead, pode ser jogado em qualquer notebook fulera e ser comprado mais barato na Steam. Aqueles que não possuem a marca nem precisam se lembrar do console Xbox, tanto que o Nautilus fez vídeo sobre CupHead e nem foi mencionado Microsoft ou Xbox, e isso é culpa da própria MS na minha visão.

Imaginem Ori e CupHead totalmente exclusivos da plataforma Xbox? Os beneficios iriam além das vendas, trazendo mais reconhecimento e uma imagem melhor do console para a industria e o público geral.

Então acredito eu que mesmo a MS lançando um AAA single player 90+ muitos vão olhar e dizer "boa, vou jogar no meu PC".

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Creis92

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Os caras venderam suas casas antes de entrarem para o ID Xbox, ou estou enganado? Em fim, se a MS não tivesse botado mais grana esse jogo seria apenas boss fight, que era a idéia original.

Sabe qual é o problema, é que talvez você não tenha citado Nioh e Nier pelo lado da Sony pelo fato de estarem também disponíveis no PC, e não pela falta da marca da empresa em si. Mas muitos dão sim o valor devido a esses games como exclusivo Play4, então mesmo que essa seja uma interpretação pessoal sua, não é a visão dos jogadores em geral.

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Hoje eu percebi que o grande problema do ser humano é a leitura. [emoji23][emoji23]. Eu deixei bem claro que é uma opinião minha. Como eu disse para o rapaz anterirormente: releia. Está lá "na minha opiniao". Não era nem preciso estar lá pra saber disso.

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PerijonesBR

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A verdade é que esse negócio da Microsoft de dividir os exclusivos com PC minaram o console Xbox. Por exemplo CupHead, pode ser jogado em qualquer notebook fulera e ser comprado mais barato na Steam. Aqueles que não possuem a marca nem precisam se lembrar do console Xbox, tanto que o Nautilus fez vídeo sobre CupHead e nem foi mencionado Microsoft ou Xbox, e isso é culpa da própria MS na minha visão.

Imaginem Ori e CupHead totalmente exclusivos da plataforma Xbox? Os beneficios iriam além das vendas, trazendo mais reconhecimento e uma imagem melhor do console para a industria e o público geral.

Então acredito eu que mesmo a MS lançando um AAA single player 90+ muitos vão olhar e dizer "boa, vou jogar no meu PC".

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Concordo, o Play anywhere é excelente para a MS mas ruim para o Xbox (console). Sinceramente aínda não consegui entender a estratégia da MS para o console gaming, sinto que eles estão tentando encontrar alternativas para sair da comparação com a Sony (é um achismo, eu sei).

Quanto à entrevista achei bastante inconclusiva, mas não estou otimista no que tange a 1P de peso no curto prazo, o que acho lamentável.

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ronabs

opa
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A geração Xbox One teve várias novas apostas muito boas da própria M$, algumas até excelentes, mas o nível da geração anterior foi maior.
Isso tem a ver com vários fatores ligados a timing de lançamento, nível das equipes de desenvolvimento e também ao que a concorrência de época também ofereceu (esse é um fator relevante).
Isso aqui tem bastante a ver com o que comentei no tópico do Jogando Papo hoje cedo, mas até ampliaria além de uma análise da principal concorrente, propondo também uma análise da própria Microsoft na geração passada e nesta.

O portfólio de um console é feito de muitos jogos, mas um bom termômetro é avaliar quais e quantos deles foram "bem" avaliados - leia-se acima de 90, onde costuma-se ficar os títulos acima da média. E vendo isso, dá pra perceber que chegar até os 90 tá bem difícil ultimamente tanto pra Microsoft como pra Sony. Levantei esse comparativo das gerações Xbox 360/PS3 e Xbox One/PS4.

Metacritic 90+ das gerações Xbox 360/PS3/Xbox One/PS4 (excluindo remakes/remasters, jogos com * = exclusivos temporários)
2006 - Gears of War (94), The Elder Scrolls IV: Oblivion*(93)
2007 - Halo 3 (94), Mass Effect* (91), Forza Motorsport 2 (90)
2008 - Little Big Planet (95), Metal Gear Solid 4 (94), Braid* (93), Gears of War 2 (92), Geometry Wars Retro Evolved 2 (90)
2009 - Uncharted 2 (96), Forza Motorsport 3 (92), Killzone 2 (91), MLB 09: The Show (90)
2010 - God of War 3 (92), Halo Reach (91), MLB 10: The Show (91), Limbo* (90), Super Meat Boy* (90)
2011 - Uncharted 3 (92), Forza Motorsport 4 (91), Gears of War 3 (91), Little Big Planet 2 (91), MLB 11: The Show (90)
2012 - Journey (92), Trials Evolution (90), Mark of the Ninja (90)
2013 - The Last of Us (95)
2015 - Bloodborne (92)
2016 - Uncharted 4 (93), Forza Horizon 3 (91)
2017 - Persona 5 (93), Undertale (92)
2018 - God of War (94)

Desde o lançamento do Xbox 360 em 2005, a coisa tá empatada em 17 x 17, levando em consideração que alguns ali foram exclusivos temporários. Falando somente em geração passada, a coisa fica 16 x 12 pra Microsoft em jogos 90+ - só quando desconsideramos os temporários que a coisa se inverte e fica 12 x 11 pra Sony. Nessa geração especificamente, de 2013 pra cá, a gangorra virou e além disso a torneira fechou bastante, estando só 5 x 1 pra Sony - e dois deles ainda são jogos third, iniciativas first ficaria 3 x 1.

Muito da percepção atual da situação dos exclusivos vem daí, até botei cores pra mostrar como o período 2006-2012 era bem parelho. Foi de 2013 pra frente que criou-se essa percepção.
 

Edu Barros

#TeamFPS
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Concordo, o Play anywhere é excelente para a MS mas ruim para o Xbox (console). Sinceramente aínda não consegui entender a estratégia da MS para o console gaming, sinto que eles estão tentando encontrar alternativas para sair da comparação com a Sony (é um achismo, eu sei).
A MS colocou a marca Xbox acima do console e essa é uma estratégia que faz todo o sentido comercialmente. O PC está salvando os relatórios anuais da divisão de jogos, já que uma pessoa que jogou Paciência no Windows 10 conta como um usuário ativo na Live naquele mês (MAU). Tem gente que acha que essa estratégia ajuda a fortalecer a divisão como um todo, o que consequentemente irá trazer mais investimentos e mais jogos. Eu concordo que isso pode ser verdade, mas já acho que o dano à imagem do Xbox como console é maior do que o retorno dado pelo PC e tb acho que a MS sempre estave ciente disso, mas que não havia outra saída.
 

PerijonesBR

Guerreiro
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A MS colocou a marca Xbox acima do console e essa é uma estratégia que faz todo o sentido comercialmente. O PC está salvando os relatórios anuais da divisão de jogos, já que uma pessoa que jogou Paciência no Windows 10 conta como um usuário ativo na Live naquele mês (MAU). Tem gente que acha que essa estratégia ajuda a fortalecer a divisão como um todo, o que consequentemente irá trazer mais investimentos e mais jogos. Eu concordo que isso pode ser verdade, mas já acho que o dano à imagem do Xbox como console é maior do que o retorno dado pelo PC e tb acho que a MS sempre estave ciente disso, mas que não havia outra saída.
Entendo e acho que vc tem razão. E é por isso que eu estou um pouco pessimista com o Xbox ultimamente. Não que a divisão vá acabar (longe disso), mas dificilmente teremos de volta a MS do 360.

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CaptainXbox

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Março 13, 2017
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Eu não apoio todos os jogos serem Single Player, eu acho que devemos sim ter jogos focados no Single, mas com pelo menos a opção de cooperativo, isso querendo ou não deixa a experiência mais completa e até dá um ar de maior longevidade ao jogo. Então o que precisamos ter? Simples, somos consumidores da marca, e tenho certeza de que tem gente que gosta de campanha e multiplayer, então façam os dois coexistirem.

Eu gostaria de ver Fable 4 com coop nos moldes de Fable 2, mas um Multiplayer nesse caso pra mim é totalmente dispensável, vimos o que deu em Fable Legends. Assim como eu gostaria de ver um Gears 5 com coop pra 4 jogadores na campanha e com seu multiplayer que já é consolidado. Já em Quantum Break, acho que nem um cooperativo é viável, porque o jogo preza pela sua experiência sozinho, agora ReCore, Ryse e Sunset caberiam um cooperativo muito bacana.

Só espero que a Microsoft não vire uma máquina de criar jogos cinematográficos, porque acredito eu que os jogadores de Xbox compraram um Xbox pra jogar suas franquias e vimos que em matéria de conteúdo a Microsoft não deve em nada, Halo e Gears tem um universo gigante, tem campanha com cooperativo e ainda Multiplayer aclamados, e Forza para muitos já é a melhor franquia de corrida dessa geração.

O que eu acho que acontece é a onda da massa, a gente viu jogos focados na narrativa nos holofotes da internet, e o pessoal acaba querendo jogos desses estilos em sua plataforma, não existe nenhum problema em pedir isso na minha opinião, eu só espero de verdade que a Microsoft não transforme suas franquias como Halo e Gears em jogos focados na campanha. Quer fazer novas IPs single player? façam a vontade, mas não mexam em suas franquias.

Enfim, esse assunto rende bastante, eu já sou adepto a ideia que já passou da hora da Microsoft mostrar uma franquia que fique com sua trindade, um jogo que tenha campanha, que tenha coop e que tenha multiplayer, e que seja uma franquia que venda o console dela também.
 

OLD-MAN

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Tudo que é entrevista de algum membro da MS é motivo pra galera dizer que vai pular do barco...
O cara não disse nada que já não sabemos por constatação ou que já não foi dito antes.
Praticamente uma mensagem padrão: "(1) sabemos da importância do single player e dos jogos cinematográficos, (2) sabemos que são caros, (3) hoje o perfil do jogador é social, (4)precisamos conciliar tudo isso ae."

Outro detalhe... Aqui pensando... dos jogos desta geração exclusivos da MS, qual é exclusivamente online? Acho que só o SoT mesmo. Os demais podem ser aproveitados em campanha single player. Questionar a qualidade e o gosto pessoal destes jogos é uma coisa que se deve fazer, mas não podemos dizer que a MS só quer saber de lucrar com caixinhas. Ela quer lucrar com caixistas. Kkkk

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Comunidade cobrando single player e exclusivos e os caras da Microsoft parecem confusos em que rumo tomar. Com essa turma do PC que está lá acho que nunca mais teremos este selo.
th
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
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O que uma marca precisa investir é em bons jogos, independente se ele é single ou multi. Só precisa ser bom.

Eu acho muito errado criticar plataforma X ou Y, porque ela deixa de investir mais em jogo multi ou single.

Se ela consegue entregar bons jogos aos seus usuários, não importa qual será a proposta dele.

"Ah, mas a tendência do mercado é multi/service". Tendência de mercado é tendência, até oferecer uma tendência melhor para o usuário.
 
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Thi Zeek

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 21, 2018
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A MS colocou a marca Xbox acima do console e essa é uma estratégia que faz todo o sentido comercialmente. O PC está salvando os relatórios anuais da divisão de jogos, já que uma pessoa que jogou Paciência no Windows 10 conta como um usuário ativo na Live naquele mês (MAU). Tem gente que acha que essa estratégia ajuda a fortalecer a divisão como um todo, o que consequentemente irá trazer mais investimentos e mais jogos. Eu concordo que isso pode ser verdade, mas já acho que o dano à imagem do Xbox como console é maior do que o retorno dado pelo PC e tb acho que a MS sempre estave ciente disso, mas que não havia outra saída.
A MS deve ganhar mais dinheiro dividindo os jogos com o PC que somente ter eles para Xbox. Como falou isso realmente denigri a imagem do console porque muitos pensam isso: para que ter um xbox se posso jogar os mesmos jogos no pc.

Certamente o Xbox seria MUITO mais forte sem o play anywhere, mas como qualquer outra empresa do mundo o que realmente interessa a MS são os lucros =/.
 

Lightwarrior-JF

Guerreiro
Julho 9, 2015
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juiz de fora - MG
Antes eu também pensava que enfraquecia a marca Xbox mas hoje eu já não vejo assim. Ok , em alguns casos pode ser que a pessoa deixe de comprar um Xbox pois pode achar o jogo no Windows 10. Por outro lado tem aquele cara que tem um bom Pc e que gosta de jogar esporadicamente e não é vantagem comprar um console só pra isso , e agora com o Play anywhere se torna mais atrativo para o público em geral comprar o jogo nas plataformas do Xbox. Bom, eles tentaram com jogos exclusivos e depois disponibilizando nos PCs , os caras sabem melhor que ninguém se compensa ou não , e no fim acho que só fere o nosso lado " fanboy ", rs.
Até acho que não demora a chegar algum tipo de Gamepass no Windows 10
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Edu Barros

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Antes eu também pensava que enfraquecia a marca Xbox mas hoje eu já não vejo assim. Ok , em alguns casos pode ser que a pessoa deixe de comprar um Xbox pois pode achar o jogo no Windows 10. Por outro lado tem aquele cara que tem um bom Pc e que gosta de jogar esporadicamente e não é vantagem comprar um console só pra isso , e agora com o Play anywhere se torna mais atrativo para o público em geral comprar o jogo nas plataformas do Xbox. Bom, eles tentaram com jogos exclusivos e depois disponibilizando nos PCs , os caras sabem melhor que ninguém se compensa ou não , e no fim acho que só fere o nosso lado " fanboy ", rs.
Até acho que não demora a chegar algum tipo de Gamepass no Windows 10

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Vc está certo, isso mexe muito com nosso lado de fã mesmo. Só vamos saber se essa estratégia deu certo lá no futuro, mas de uma coisa eu tenho certeza: esses executivos dão tantos chutes quanto nós. Kkkk. É claro que eles fazem isso baseados em projeções e estatísticas, mas não deixam de ser chutes. Prova disso foi o lançamento do Xbox One, além do preço e arquitetura do PS3, Wii U, Virtual Boy, PS Vita, etc.
 

JD Belmonte

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Junho 19, 2016
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Salvador
Eu entendo que existe uma aceitação e popularidade crescente com jogos como PUBG, Sea of Thieves e State of Decay 2, mas sinceramente, não é a minha praia. Adoro a Microsoft e todo o seu suporte para com o público br, mas se nesta E3 essa visão se consolidar com força e o SP ficar só no plano teórico de elogios, irei migrar de plataforma.

Ainda estou na esperança de ver a sequência de jogos como Quantum Break, Ryse, Sunset Overdrive, ReCore e porque não, a retomada do projeto Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ darem as caras ainda nessa geração, começando com a E3 2018. Não quero criar hype e expectativas, mas acaba sendo impossível para quem gosta da marca e torce pelo melhor da mesma.
 
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Edu Barros

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Fevereiro 16, 2008
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O que eu acho que acontece é a onda da massa, a gente viu jogos focados na narrativa nos holofotes da internet, e o pessoal acaba querendo jogos desses estilos em sua plataforma, não existe nenhum problema em pedir isso na minha opinião, eu só espero de verdade que a Microsoft não transforme suas franquias como Halo e Gears em jogos focados na campanha. Quer fazer novas IPs single player? façam a vontade, mas não mexam em suas franquias.
Só uma correção, Halo e Gears sempre foram franquias focadas em história e campanha, principalmente Halo. Ambas sempre tiveram forte conteúdo multiplayer, mas o foco sempre foi a narrativa, prova disso é a extensão do conteúdo transmídia das duas. É exatamente por isso que muitas pessoas reclamaram de Halo 5 e Gears 4, pq a impressão que passou foi de que estes jogos deixaram as histórias de lado para focar no multiplayer e nas caixinhas, e isso refletiu nas notas comparando com os outros jogos das respectivas séries (apesar de que Halo 4 já havia se perdido um pouco). Você está certo em querer foco no multiplayer, é um direito seu, mas não podemos desvirtuar a essência destes jogos. Master Chief e Marcus Fenix não se tornaram ícones do Xbox por conta do multiplayer, e olha que eu joguei demais Halo:CE em 4 player splitscreen no Xbox OG. O universo de Halo é tão rico que já foi até tema de artigo acadêmico:

http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/217
 

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