Só uma correção, Halo e Gears sempre foram franquias focadas em história e campanha, principalmente Halo. Ambas sempre tiveram forte conteúdo multiplayer, mas o foco sempre foi a narrativa, prova disso é a extensão do conteúdo transmídia das duas. É exatamente por isso que muitas pessoas reclamaram de Halo 5 e Gears 4, pq a impressão que passou foi de que estes jogos deixaram as histórias de lado para focar no multiplayer e nas caixinhas, e isso refletiu nas notas comparando com os outros jogos das respectivas séries (apesar de que Halo 4 já havia se perdido um pouco). Você está certo em querer foco no multiplayer, é um direito seu, mas não podemos desvirtuar a essência destes jogos. Master Chief e Marcus Fenix não se tornaram ícones do Xbox por conta do multiplayer, e olha que eu joguei demais Halo:CE em 4 player splitscreen no Xbox OG. O universo de Halo é tão rico que já foi até tema de artigo acadêmico:
http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/217
Na verdade o que quis dizer é que o Gears e o Halo não devem ser focados no Single Player, pra mim são franquias que tem tudo o que pode oferecer em um jogo, imagine eles tiram o multiplayer de ambos e falam que daqui em diante essas franquias vão ser focadas nos Single Player?
Do mesmo jeito também que eu jamais queria um desses dois focados no multiplayer. Eu não posso falar pelo Halo 5 porque não sou o maior fã de Halo, mas Gears 4 deixou um pouco a desejar em sua história sim, inclusive o que me motiva sempre em comprar o Gears é pela sua história.
Em um jogo eu prezo pela sua história e gameplay, não é atoa que me amarrei no Gears. Parece ser um assunto meio difícil de se entender, mas, no caso de Gears e Halo, eles precisam manter tudo o que já foi feito e não abandonarem a campanha ou seu multiplayer, mantenha os dois e todo mundo sai ganhando.