O
@fporto que manja bastante também podia dar uma comentada aqui sobre o que achou né
Alguém me chamou?
Ok, vamos lá... o que pude tirar desses poucos dias de demo? Bem, na verdade, eu tive a oportunidade de participar do Closed Beta a algum tempo atrás e, na parte de jogabilidade, não houveram tantas mudanças... aliás, houve sim: chega de ver volante virando apenas 90 graus: quando você está pilotando, agora o volante dá um giro de 180 graus pros dois lados (o que, na verdade, até chega a atrapalhar quem está jogando no joystick como eu, na hora de fazer drifts - ficou bem mais difícil, mas dá pra gerenciar). De resto, ficou bem parecido com o Closed Beta, o que na minha humilde opinião, é muito bom.
Até por isso mesmo, evitei jogar online. Minha função principal foi jogar o que havia disponível no offline (sim, a obrigação de online é chata, mas ao menos nosso avanço no jogo estará sempre protegido e evitará de espertinhos modificarem saves para conseguirem mais dinheiro ou carros "moddados" para obter vantagens - lembrem-se que esse jogo será a base para campeonatos sancionados pela FIA e todo cuidado é pouco para que espertinhos não sejam admitidos entre aqueles que pilotam com seriedade) e, o que vi, me deixou satisfeito por um lado e receoso pelo outro. Vamos por partes:
1. GRÁFICOS - Cada um tem suas preferências nesse ponto e, como já cansei de dizer, eu fui o otário que comprou a edição suprema de Forza 7 esperando muito e... foi OK. É um Forza 6 com várias melhorias gráficas e menus interessantes. Mas Forza continua tendo gráficos relativamente "cartunescos", onde diversas escolhas de paleta de cores e iluminação ainda transmitem uma sensação de fidelidade visual específica de videogame. Em GT Sport, isso não acontece. Visualmente, as tonalidades mais "frias" e "mortas" e a iluminação fixa acabam dando uma impressão mais realista ao jogo. Há quem goste e quem desgoste, mas eu sou mais vidrado nisso. Sempre fui.
2. JOGABILIDADE - Onde a borracha toca o asfalto, Gran Turismo continua superior a Forza. Digo isso porque, em Gran Turismo, você não tem as reações inesperadas e, por vezes, exageradas de Forza nas trocas de direção e saídas de curva. A experiência de Forza é bem mais "visceral", por assim dizer. Mas o trabalho feito no DualShock para dar fidelidade e finesse de controle aos carros de GT é MUITO superior ao que sinto ao jogar Forza. É muito mais fácil manter voltas mais consistentes, limpas e precisas justamente porque você não tem uma câmera que sacode o tempo todo (em qualquer dos pontos de visão disponíveis) e é muito mais fácil julgar as reações do carro por causa disso (novamente, há quem não goste de Gran Turismo por isso - eu gosto). Para além desses detalhes, tempos uma inteligência artificial muito, mas MUITÍSSIMO melhor que a dos "Drivotários" de Forza, que só querem saber de porrar você e fingem que você não existe, te enquadrando nas curvas, dando manobras "pit" e, por vezes, disparando na frente deixando o restante pra trás. Os carros da IA de GT Sport jogaram muito mais limpo, estavam quase sempre (frisando o quase) pilotando de maneira limpa, percebendo sua existência e dando oportunidades de ultrapassar sem fazer sujeira na frente. E com a entrada do antigo engenheiro de som de Forza na Polyphony Digital, tivemos um salto expressivo de qualidade no som dos carros. Realmente impressionante como agora está mais realista.
3. INTERFACE - Nesse ponto, o jogo simplesmente arrebenta. É um verdadeiro 7x1 em Forza. Menus belíssimos e fáceis de navegar, a "música de elevador" de sempre, criando um ambiente sereno para as atividades fora da pista. E acreditem, são muitas: além dos mais de
1000 Scapes (as paisagens pré-cozidas para o modo fotográfico), agora temos um editor de pinturas de qualidade para criarmos trabalhos sensacionais nos carros... e com uma vantagem crucial: as pinturas usam adesivos vetorizados, que não perdem qualidade ao terem seu tamanho alterado como acontece em Forza. A interface de edição das pinturas é um pouco truncada e complexa de usar, mas os resultados finais podem ser assustadoramente impressionantes: temos aqui, finalmente, adesivos metálicos que podem ser aplicados em cima de pinturas foscas, criando efeitos muito bacanas. Além do mais, é possível trocar o ambiente de aplicação das pinturas e adesivos por locais de fundo claro, escuro ou aberto à luz do sol, para que possamos verificar como as pinturas e adesivos ficam usando luzes mais realistas e naturais. Para além disso, é importante salientar que GT continua a verdadeira meca do conhecimento automotivo nos games: cada fabricante é tratado com diversas opções, desde museus a locais especiais para fotografias - Scapes exclusivos para carros do fabricante. Sem contar que, ao comprar um carro novo (o que não era possível nessa demo), o carro é jogado imediatamente num Scape, em movimento, para que você possa ver como a cor de sua preferência brilha sob luzes realistas. É um verdadeiro desbunde visual (e classudo pra cacete).
4. CONTEÚDO - Ok, era uma demonstração, mas deu pra ter um gostinho muito bom das diversas coisas que vem por aí: acumular milhas permite que você as troque por pontos para adquirir itens exclusivos: novas pinturas, rodas, adesivos, macacões e capacetes para o piloto (eu falei que você pode pintar e criar seus próprios designs de capacetes e macacões? Se não falei antes, falei agora). Também temos prêmios diários e dezenas de outras coisinhas para nos distrair (a comunidade pode compartilhar suas criações livremente - pinturas de carros, capacetes, macacões e fotos tiradas, tanto na pista quanto nos Scapes). Mas, no tocante à campanha "offline", temos ainda pouco o que fazer: como sempre, poderemos tirar nossas carteiras de motorista em diferentes classes, teremos desafios específicos, um modo arcade robusto, tela dividida, modo Drift e corridas customizadas à nosso gosto, em que podemos definir todos os parâmetros: número de voltas ou tempo de corrida, dificuldade da IA,
largadas paradas ou em movimento (frisei isso pois ainda há quem ache que largadas paradas não existem em GT), possibilidade de competição multiclasse e até 20 carros simultâneos na pista, além de uma infinidade de opções de auxílios para pilotar.
E aqui, chega o temido "MAS"... não existe uma carreira estruturada como em Forza 7 ou em Gran Turismos anteriores, em que carros eram divididos em categorias e campeonatos temáticos para cupês, hatches, carros de rali, monopostos ou de categorias sancionadas. Segundo Kazunori Yamauchi, isso está programado para atualizações futuras do jogo (que ainda não sabemos se serão gratuitas ou pagas) mas, pra iniciar, o número de carros ainda é "pequeno" (são 150 veículos no lançamento) e os modos já presentes talvez sejam rapidamente esgotados pelos jogadores mais ávidos.
Isso foi um breve resumo do que vi e senti nessa demo do GT Sport, combinado com o que já havia experimentado antes no Closed Beta. Mas desde já, posso afirmar o seguinte: Forza é um jogo divertido e visceral, como eu já havia comentado. Visualmente, é um espetáculo. Mas quem busca mais fidelidade e realismo na sensação de pilotar vai se dar muito bem com Gran Turismo Sport. Sinceramente, eu fiquei mais vidrado nos desafios e corridas customizadas dele do que no próprio modo carreira de Forza 7. Mal posso esperar pra colocar minhas mãos nessa belezinha e poder usar tudo o que acumulei nessa demo (sim, tudo que foi conquistado durante a demo - créditos e carros) será trasnferido pra versão final do jogo. Ou seja, já vou começar minha carreira com 850 mil créditos, um Mustang GT, Hyundai Genesis Coupé, Alfa Romeo Mito, Peugeot 208 GT, Subaru WRX STI Gr.B de Rally, uma Lambo Huracán e uma Mercedes SLS AMG (ambos Gr.4 de competição). Tô feliz à beça!
Como bônus, coloco aqui pra vocês algumas das mais de 100 fotos que já fiz em Gran Turismo Sport e, também, dois vídeos que preparei nesse período.