Tópico Oficial Games Optimized for Xbox Series X|S: já tava bom, agora parece que melhorou!

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,314
3,386
XSS com 364gb para jogos e apps !!!!!!! Usuário do Reddit recebeu o console já.
Terrible mas esperado, vamos de 4 jogos por vez.
Estava pensando em comprar um SSD externo salvar os jogos nele e quando fosse jogar fazer a transferência já que a taxa de transferência do SSD faria com que isso levasse minutos e aí não precisaria baixar tudo. Esse cartão externo que custa o preço do console é inviável.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,297
19,134
Manaus
Logo quando anunciaram o Series S e suas especificações, design e afins, eu criei uma simpatia instantânea com o console, por ter dimensões incrivelmente compactas para o poder que tem, remetendo aos consoles de antigamente. Bem "cara" de videogame mesmo.
Seria a escolha óbvia pra mim, não fosse um detalhe: Eu tenho o One X, console que simplesmente elevou a barrinha de desempenho possível para uma arquitetura velha.

Eu tinha uma expectativa de que o Series S tivesse os 1440p como um padrão, mas logo como designer que sou, me coloquei no papel do desenvolvedor: Se os 1080p nativos pode me assegurar uma paridade maior de qualidade visual/performance com o Series X, pra que eu vou gastar tanta energia nos 1440p?
Já que não temos todas as respostas que gostaríamos, o jeito é aguardar mais jogos rodando no console.

Saiu até uma matéria do Digital Foundry sobre o Gears 5 do Series X, no qual mantiveram a mesma resolução dinâmica presente no One X, onde mantém uma média de 1728p durante o jogo, embora atinja 4k nativos em alguns momentos tranquilos, mas elevaram os assets a nível ultra PC.
Se o Series X, o console do 4k, poderoso como é, se permite flexibilizar resolução em prol de mais recursos in game num título first party, porque seria o Series S a tê-lo como imperativo?
 

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
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1,257
Camaçari, BA
Ai
Mas como disseram acima, o 4k dinâmico de hoje em dia com as novas tecnologias é quase ou praticamente imperceptível...
Já depende do valor mínimo e da frequência com que ele desce para o valor mínimo.
Pra mim, se for maximo de 2160p e mínimo de 1800p, não consigo notar muito a diferença. Se desce de 2160p para 1440p eu já percebo fácil (mas ainda é tolerável). Agora se desce de 2160p para 1080p fica bem bizarro.
 
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thehunter

Guerreiro
Setembro 24, 2020
1,020
714
Sistema Solar
Ai

Já depende do valor mínimo e da frequência com que ele desce para o valor mínimo.
Pra mim, se for maximo de 2160p e mínimo de 1800p, não consigo notar muito a diferença. Se desce de 2160p para 1440p eu já percebo fácil (mas ainda é tolerável). Agora se desce de 2160p para 1080p fica bem bizarro.
Mas o dinâmico acho que não é a tela com a resolução 100% reduzida, acho que é partes de elementos da tela que possuem resolução reduzida.
Exemplo nesse vídeo:
Tempo a ser verificado: 2:25 e 6:57 (são os dois pontos que falam sobre isso.
Mas será assim:
1080p a 2160p no SX e
720p a 1440p no SS.
No segundo tempo que citei, mostra como é a resolução dinâmica, as cores rosas são a resolução 1:1 e a verde a metade da resolução máxima, ou o contrário (não lembro ahaha)

 

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
1,371
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Camaçari, BA
Mas o dinâmico acho que não é a tela com a resolução 100% reduzida, acho que é partes de elementos da tela que possuem resolução reduzida.
Exemplo nesse vídeo:
Tempo a ser verificado: 2:25 e 6:57 (são os dois pontos que falam sobre isso.
Mas será assim:
1080p a 2160p no SX e
720p a 1440p no SS.
No segundo tempo que citei, mostra como é a resolução dinâmica, as cores rosas são a resolução 1:1 e a verde a metade da resolução máxima, ou o contrário (não lembro ahaha)


Se for partes da tela em menor resolução aí as coisas podem ficar mais interessantes. Mas se for a tela inteira já começa a complicar.
 

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
1,371
1,257
Camaçari, BA
Não estou 100% por dentro do assunto, não sei se depende do dev. Ou se é algo natural no Series.
Mas parece que Gears5 e Forza irão utilizar isso...
Eu vi o vídeo nos tempos indicados. A parte de resolução variável é somente nas sombras e não na sobre os demais efeitos. Já a resolução dinâmica que vai de 2160p a 1080p é sobre a tela inteira. Mas confesso que ainda não consegui perceber essas resolução de 1080p em nenhum momento da campanha. A única parte que não é tão nítida (e aparenta estar próxima dos 1440p) é no vilarejo do início do ato 2.
 
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Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
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Juiz de fora
Eu não tenho experiência com mais de 60 fps. Como vejo as pessoas que experimentam falando muito bem, vou segurar meu julgamento para quando eu puder experimentar pelo menos uns 3 jogos diferentes.
Descobri ontem que minha TV faz 120HZ , só que no máximo a 1080P e o One X também tem essa capacidade. E eu nem me liguei nisso pra fazer um teste antes de vender , se bem que nem deve existir algum jogo no xone com essa capacidade no momento
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Mas o dinâmico acho que não é a tela com a resolução 100% reduzida, acho que é partes de elementos da tela que possuem resolução reduzida.
Exemplo nesse vídeo:
Tempo a ser verificado: 2:25 e 6:57 (são os dois pontos que falam sobre isso.
Mas será assim:
1080p a 2160p no SX e
720p a 1440p no SS.
No segundo tempo que citei, mostra como é a resolução dinâmica, as cores rosas são a resolução 1:1 e a verde a metade da resolução máxima, ou o contrário (não lembro ahaha)


Resolução dinâmica e VRS (essas cenas onde mostraram algumas partes da imagem verde e outras vermelhas no vídeo da DF) são coisas diferentes. Como o @TiagoCruz85 falou, boa resolução dinâmica depende de muitos fatores e atua em todos os elementos gráficos exceto HUD e UI (o jogo usa escala de resolução para manter estes elementos em alta qualidade). Se o jogo só atinge a resolução máxima em pouquíssimos momentos ou se a resolução mínima é muito baixa, então as coisas podem não ser tão boas graficamente. Só é possível analisar o impacto visual caso a caso.

Já o VRS, onde o jogo reduz a resolução de shaders em áreas específicas da imagem, é um recurso bem mais interessante, pois o impacto visual pode ser mínimo e com um bom ganho em desempenho.

O melhor dos dois mundos hoje é reconstrução temporal via machine learning, com o melhor exemplo sendo o DLSS da Nvidia. Isso pode ser inclusive utilizado em conjunto com o VRS. O próprio checkerboard, que foi tão criticado pelos caixistas na geração atual, apresenta ótimo desempenho com baixo custo em visual. Mantenham as expectativas sob controle, mas o futuro poder ser bem interessante.

TL;DR: é bom todo mundo se acostumar a não ouvir falar muito em 4K nativo daqui pra frente e isso é ótimo!
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,595
5,128
Santa Catarina
Resolução dinâmica e VRS (essas cenas onde mostraram algumas partes da imagem verde e outras vermelhas no vídeo da DF) são coisas diferentes. Como o @TiagoCruz85 falou, boa resolução dinâmica depende de muitos fatores e atua em todos os elementos gráficos exceto HUD e UI (o jogo usa escala de resolução para manter estes elementos em alta qualidade). Se o jogo só atinge a resolução máxima em pouquíssimos momentos ou se a resolução mínima é muito baixa, então as coisas podem não ser tão boas graficamente. Só é possível analisar o impacto visual caso a caso.

Já o VRS, onde o jogo reduz a resolução de shaders em áreas específicas da imagem, é um recurso bem mais interessante, pois o impacto visual pode ser mínimo e com um bom ganho em desempenho.

O melhor dos dois mundos hoje é reconstrução temporal via machine learning, com o melhor exemplo sendo o DLSS da Nvidia. Isso pode ser inclusive utilizado em conjunto com o VRS. O próprio checkerboard, que foi tão criticado pelos caixistas na geração atual, apresenta ótimo desempenho com baixo custo em visual. Mantenham as expectativas sob controle, mas o futuro poder ser bem interessante.

TL;DR: é bom todo mundo se acostumar a não ouvir falar muito em 4K nativo daqui pra frente e isso é ótimo!
Com DLSS o 4K nativo será raríssimo entre as placas de alto desempenho já que aqui podemos aproveitar vários recursos em troca de resolução.
Quem com uma 2080 ou 3070 vai tentar empurrar 4k nativo e sacrificar desempenho, RT ou elementos gráficos sabendo que o upscalling é excelente? Acredito que até mesmo quem tiver as melhores placas do mercado (3080/90) vai tentar preferir aproveitar DLSS pra ganhar FPS com RT.
Acredito que devemos adotar essa nova cultura dos PCs para os consoles, e a MS precisa reeducar seus consumidores para tirar da cabeça da galera que 4K nativo é o objetivo com o console.
Eu to bem satisfeito com os novos consoles e principalmente com as tecnologias criativas por parte da MS e AMD.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Acredito que devemos adotar essa nova cultura dos PCs para os consoles, e a MS precisa reeducar seus consumidores para tirar da cabeça da galera que 4K nativo é o objetivo com o console.
Exatamente. A Microsoft agora tem que lutar contra seu próprio marketing. Passou anos dizendo que 4K nativo era a melhor coisa do mundo, agora tem que mostrar que há alternativas tão boas quanto. Outro problema é o antigo 6>4, agora tem que mostrar que 4>6 (ok, isso não foi marketing da MS, mas segue a mesma linha). Novos tempos!
 
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TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
1,371
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Camaçari, BA
Resolução dinâmica e VRS (essas cenas onde mostraram algumas partes da imagem verde e outras vermelhas no vídeo da DF) são coisas diferentes. Como o @TiagoCruz85 falou, boa resolução dinâmica depende de muitos fatores e atua em todos os elementos gráficos exceto HUD e UI (o jogo usa escala de resolução para manter estes elementos em alta qualidade). Se o jogo só atinge a resolução máxima em pouquíssimos momentos ou se a resolução mínima é muito baixa, então as coisas podem não ser tão boas graficamente. Só é possível analisar o impacto visual caso a caso.

Já o VRS, onde o jogo reduz a resolução de shaders em áreas específicas da imagem, é um recurso bem mais interessante, pois o impacto visual pode ser mínimo e com um bom ganho em desempenho.

O melhor dos dois mundos hoje é reconstrução temporal via machine learning, com o melhor exemplo sendo o DLSS da Nvidia. Isso pode ser inclusive utilizado em conjunto com o VRS. O próprio checkerboard, que foi tão criticado pelos caixistas na geração atual, apresenta ótimo desempenho com baixo custo em visual. Mantenham as expectativas sob controle, mas o futuro poder ser bem interessante.

TL;DR: é bom todo mundo se acostumar a não ouvir falar muito em 4K nativo daqui pra frente e isso é ótimo!
Acho que o problema do checkerboard é que apresenta muitas falhas na imagem. Geralmente cabelos, pelos e sombras costumam fixar um pouco pixelizados. E isso é tão chato quanto os serrilhados.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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Santa Catarina
Exatamente. A Microsoft agora tem que lutar contra seu próprio marketing. Passou anos dizendo que 4K nativo era a melhor coisa do mundo, agora tem que mostrar que há alternativas tão boas quanto. Outro problema é o antigo 6>4, agora tem que mostrar que 4>6 (ok, isso não foi marketing da MS, mas segue a mesma linha). Novos tempos!
Uma estratégia boa é se fingir de morto e continuar fazendo um bom trabalho.
Nao vai ser surpresa pra ninguém que o SX terá melhores resultados, então só continuar nesse caminho que daqui poucos meses a galera se acostuma e fica feliz.
 
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