Depois de ler sobre como foi o desenvolvimento do ME Andromeda, entendi melhor o receio de adiantar aspectos do jogo no início.
Muitas vezes a ideia inicial se mostra inviável ao longo do desenvolvimento, ou porque surgem incompatibilidades, ou porque nem os desenvolvedores conseguem gostar do que está acontecendo. Tipo "você vai explorar os planetas controlando sua nave" e depois se dão conta que isso ficou um saco. No caso do ME, eles não chegaram a anunciar publicamente que teria isso, mas se tivessem, certamente teria sido mais chato depois.
Eu também gosto de novidades empolgantes, mas desde que sejam realistas. Me empolgar só por empolgar não me serve, respeito quem ache o contrário. Eu ainda prefiro assim mesmo, se tem algo concreto pra mostrar, legal, não tem, que pena, mas não me enrole. Eu não avalio pela ótica de quem não tem o console e está observando se a MS vai oferecer argumentos convincentes. Eu já sou cliente deles, já me beneficiei e beneficio dos jogos disponíveis na plataforma. Pra mim é muito mais sobre o que eu VOU jogar do que sobre algo que TALVEZ eu jogue. Quanto mais distante, mas fácil de dar errado.