Debate sobre a mídia gamer: redator da IGN BR comete plágio.

Agosto 26, 2014
2,913
3,935
Rio de Janeiro
Cara não e mídia brasileira que e ruim. para mim são todas umas merdas, ninguém tira da minha cabeça que são insentas, e ainda levam uma graninha por fora para falar bem de jogos. vi umas gameplay de Zelda e com todo respeito o jogo e sem graça demais. Shadow of Colossus do play 2 é superior em todos os aspectos levando-se em consideração a sua limitação da época......mas ha pessoas que compram console e jogos lendo em revistas,blogs e afins.

Perfeito.
Eu não sei que fanatismo é esse de achar o Zelda um jogaço a cada anúncio de uma nova versão.
Respeito quem gosta e a qualidade dos jogos, mas existem games que não são pra todos. Assim como GTA, Zelda não é pra mim. Não faz o meu gosto.
Sobre o tópico, a questão aqui é um pouco mais complexa. Vocês lembram quando o STF acho, decidiu pela não obrigatoriedade do curso superior para o exercício da profissão de jornalista?
Pois é.
Todos sabemos que nossas escolas fazem tudo, menos ensinar. Por isso, amplio o espectro da discussão: porquê acreditar que qualquer profissional formados nessas condições são realmente competentes?
O que mais tenho visto em matérias jornalísticas dos mais variados veículos são erros gramaticais e de concordância banais, que faria qualquer estudante de 10 anos ter vergonha de ser autor.
Até mesmo nossa capacidade de autocrítica tem sido prejudicada. Com tanta anormalidade, o errado passa a ser o certo.
Não existe solução simples aqui. Precisamos continuar atentos, questionar sempre e buscar a verdade com honestidade e coragem, mesmo que isso signifique duvidar de nós mesmos e de nossas certezas.

Enviado do meu LG-K220 usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: ShAw RPG

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Cara lendo aqui as coisas eu me deparei com uma coisa engraçada.
Eu NUNCA comprei um jogo com base nas notas ou até mesmo em reviews.
Eu quando me interesse por um game, eu primeiro vejo o tema do jogo, depois eu me baseio nas opiniões de quem comprou e vejo coisas no youtube.
Nunca cheguei ao ponto de dizer: ah o jogo teve tal nota, não comprarei.
 

T_thiago

Novato
Julho 3, 2007
120
192
Eu procuro acompanhar sites menores e/ou gringos. Até porque mídia gamer é uma parada muito da desnecessária da maneira como é feita hoje. Vide as manchetes "Phil Spencer é visto caminhando no Leblon" que surgem toda vez que o cara twita alguma coisa.
As análises de games estão cada vez mais "Zangado" na minha opinião. E isso não é um elogio. A única coisa que ele (e muita gente) faz é abrir a Wikipedia, ler uma ficha técnica do jogo (data de lançamento, estúdio, gênero...) e fazer piadas de duplo sentido.
Eu ainda gosto de acompanhar as análises do Overloadr ou de canais bem pequenos. Normalmente eu busco o jogo no youtube e pego os vídeos com o menor número de views. Eu imagino que aquele cara que tem 100 inscritos no canal fez aquilo porque quis, não porque precisa ganhar views. Então ainda que a qualidade seja uma merda, eu sei que provavelmente vou ouvir uma opinião pessoal sem frescura.


Felipe Bruni, se não se importa eu gostaria de convidar você (e qualquer um aqui do fórum que se interessar, claro) a conhecer alguns dos reviews que faço para o Portallos: http://www.portallos.com.br/tag/impressoes-de-games/ - pelo seu comentário acima, talvez você goste delas (assim espero acredito).

Mas o seu comentário é realmente muito pertinente. Como estou meio que no meio desse tipo de conteúdo, ainda que seja um peixinho de aquário arremessado em um mar gigantesco, é impossível não sentir um pouco dessa sensação de que as vezes são dos pequenos reviews que saem as opiniões menos "rebuscadas".

Não quero comentar tanto o caso da IGN Brasil em particular, porque foi uma ocorrência realmente lamentável. Um erro feio e que a meu ver, deveria ter algum tipo de punição (e não tão somente um pedido de desculpas do autor). Se fosse qualquer outro jornalista pequeno e desconhecido ficaria claro que ele acabaria sendo demitido. Há um texto no Geekness muito "real" sobre essa coisa da "brodagem" no jornalismo de game (http://geekness.com.br/o-plagio-do-ign-brasil-e-a-vergonha-do-jornalismo/) - impressão esta que tive visitando alguns poucos eventos na qual o Portallos foi convidado nestes 2 últimos anos. Há uma panelinha que realmente é difícil se conseguir abertura (mas sem mágoas e drama, em basicamente qualquer meio profissional é assim mesmo).

O ponto que eu me interesse mesmo foi o que o Felipe coloca: a qualidade das análises hoje em dia. E não acho que seja um problema somente nacional. Lá fora também tem muito review ruim, muito review copiado, muito review que segue uma formulinha.

Há também muitos panos quentes. E esse último até acho compreensível. Veja bem, muitos veículos recebem games de assessorias e estúdios (o Portallos também, não vou fingir, ainda que seja suor e sangue conseguir e é comum não conseguirmos vários). Tendo um veículo recebido o jogo, ele não assina qualquer termo de "fale bem do jogo". Não mesmo. (exceto claro, para aquelas casos raros de que um site ou You Tuber é pago para falar bem - o que eu nunca vivenciei)

Mas assim, você tem contado com os estúdios, com as assessorias, tem esse relacionamento profissional que precisa ser nutrido. E aí tu pena um game que talvez não seja fenomenal como um Zelda... mas está longe de ser ruim.. o que faz? Escreve o texto enaltecendo tudo que ele tem de ruim ou escreve dizendo o que você gostou e depois pondera que de perfeito ele não tem, mencionando aí pontos que poderia ser melhores? Diante desse casos, muito melhor a segunda opção, não?

Claro que há também aqueles que são didáticos demais. Você cita o Zangado. Eu vejo as vezes os vídeos dele. O Zangado raramente faz análises (o vale ou não vale). No geral o trabalho dele é muito mais baba, pois ele faz vídeos de todo os lançamentos mostrando apenas a meia hora ou primeira hora. Aí ele é didático mesmo... fala plataforma, explica o game etc. Não acho que ele seja exatamente um bom exemplo... o que ele faz é fácil, analisar o impacto inicial de um game. A meu ver, primeiros impressões são muito mais fácil do que impressões finais. Isso sinto que falta um pouco nos canais de You Tube Brasil.

Agora queria comentar um pouco outra coisa que eu tenho pra mim quando preciso escrever um texto de análise no Portallos. Há dois momentos para reviews. Os de lançamento e os posteriores ao lançamento.

Já tive casos em que precisei escrever uma análise de um game ainda em embargo. Putz, como é difícil e como bate uma insegurança. Não há opinião. Não tem ninguém falando do game. Será que só eu vou achar bom? Só eu vi esses problemas? O que é importante ser mencionado em um review de lançamento? Isso é muito difícil.

São raros os casos em que o Portallos é convidado para esse tipo de situação. Ruim porque não temos visibilidade, mas sorte porque a pressão é terrível mesmo. Eu morro de preocupação em fazer algo legal aos leitores, ao mesmo tempo em que não me queimo com o estúdio que deu a oportunidade. A questão dos panos quentes de novo.

Nas situações normais, onde os reviews já foram publicados. É muito fácil ser influenciado pela crítica inicial. Precisa ter cuidado. Mas mesmo assim gosto de ler reviews (dos canais e profissionais que curto e que normalmente batem com o que eu penso dos jogos) e pesquisar um pouco sobre o game antes de fazer o review.

Pesquisar, ver o que a critica está falando, pesar a sua opinião com o de comunidades oficiais e os primeiros reviews geram resultados interessantes. Mas também é trabalhoso de ser feito e é preciso um auto controle para não cair justamente no problema que aconteceu com a IGN BR: pegar um review pronto. Aí não. Não pode.

Enfim, acabei escrevendo um monte, desculpem! Só queria trazer esses pontos na mesa do debate. Canais pequenos também passam por esse processo de pesos e medidas, panos quentes e questionamentos de como fazer algo. Claro que não sofrem a pressão, responsabilidade e prazos dos grandes portais.

É uma situação complicada ao fim. Não há soluções fáceis. Acho que todo mundo tenta ser o mais sincero possível no sentido de não prejudicar ninguém. Vínculos com estúdios ou com seu público. Até porque recomendar um jogo merda dizendo que é bom também não lhe faz sair impute. Quem acreditar vai comprar e depois voltar e dizer que o cara foi enganado. Não dá.

É um jogo de cintura nervoso. Independente se o veículo é pequeno ou não.

Espero ter contribuído com a discussão. Deixei lá em cima do link do site, para quem quiser ver as minhas impressões de games (estou aberto a críticas). Para quem quiser ver a minha Gametarg e me adicionar (eu não acho legal os veículos que escondem de propósito, porém não acho que o dono da análise precisa ficar dizendo "olha aqui minhas conquistas": TTHIAGO MACHUCA)

Valeu! ;)
 

faelveloso

Guerreiro
Janeiro 23, 2014
2,274
1,104
Depois que a Adrnaline fez uma análise do Rise of tomb raider,deu uma nota baixa para um determinado quesito na versão do One. E um ano depois deu nota mais alta para o mesmo jogo da versão PS4, eu desanimei total com a mídia. Esse plágio ai nem me surpreendeu tanto...não confio nem em metacritic,me preocupo mais com opiniões de amigos e com a minha própria análise.

Enviado do meu LG-K430 usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: The Psychologist BR

Final

Guerreiro
Julho 26, 2015
4,745
3,488
brasil
Depois que a Adrnaline fez uma análise do Rise of tomb raider,deu uma nota baixa para um determinado quesito na versão do One. E um ano depois deu nota mais alta para o mesmo jogo da versão PS4, eu desanimei total com a mídia. Esse plágio ai nem me surpreendeu tanto...não confio nem em metacritic,me preocupo mais com opiniões de amigos e com a minha própria análise.

Enviado do meu LG-K430 usando o app mobile do PXB!
Só de você ligar pra mídia Brasileira já mostra que você também está errado. Levo muito mais em consideração a opinião do povo do fórum, principalmente o guru @Schwarzz que tudo joga ou já jogou, do que a mídia.

Enviado do meu SM-G316M usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: Schwarzz

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
De uns tempos para cá eu tenho ligado bem menos para reviews, realmente dou mais atenção opinião de algumas pessoas que tem gostos parecidos com os meus, e ao que eu consigo pescar assistindo um outro pedaço curto de gameplay.

Hoje em dia uso a "mídia gamer" mais para ler algumas notícias, porém meu tempo anda tão curto que dou preferência até para matérias mais curtas, que já vão direto ao ponto.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Depois que a Adrnaline fez uma análise do Rise of tomb raider,deu uma nota baixa para um determinado quesito na versão do One.
Eu também faço associação com o site/portal, mas se você for pensar, há mais de uma pessoa fazendo reviews, e normalmente cada um põe a sua avaliação.
Lembro do caso do No Man's Sky na Eurogamer, um cara fez o review e deu um "Recomendado" pro jogo. Daí estorou aquilo tudo, e 1 mês depois outro cara do Eurogamer escreveu um artigo, não um review, falando do jogo e reconhecendo que embora o site tenha dado a recomendação, os problemas que estavam sendo amplamente discutidos na internet eram reais mesmo, e talvez esse selo não tenha sido tão justo.

Mas é difícil individualizar, quando um cara escreve uma coisa que eu acho meio ou muito nada a ver, eu acabo marcando o site.

Só que o mesmo jogo avaliado por pessoas diferentes é plenamente possível que chegue em um número um pouco diferente. No mesmo site, inclusive. Se não me engano, foi no IGN US a última vez que vi apenas pegarem o review já existente acrescentarem considerações sobre alguma diferença que tem na plataforma que está sendo lançado agora. Um update de review. Eu acho mais interessante, pois é mais difícil dar esse tipo de situação que você mencionou do Tomb Raider.

Mesmo sabendo que pode ter alguma coisa de grana por fora, etc., eu nunca penso nisso. Eu procuro ver o que dá pra extrair do texto de confiável, e bater com outras impressões que vi por aí. E eu já conheço bem meus próprios gostos, consigo ver normalmente quando um jogo tem características suficientes pra me divertir, mesmo que ele não consiga as melhores notas. Os reviews não determinam minhas compras, são apenas um dos elementos que podem ou não ter influência. Dessa forma, eu fico com o poder, e não delego pra ninguém decidir por mim.
 
  • Curtir
Reações: faelveloso

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)