Day Z - A evolução do survival horror.

Mechamorafa

Jogador
Setembro 6, 2008
614
0
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Quem curte survival horror, zumbi, The Walking Dead, outbreak, provavelmente irá gostar desse jogo. Day Z é um survival horror realista num ambiente sandbox enorme. Ele é um mod para ArmA 2, que pra quem não conhece é uma espécie de simulador de guerra ultra realista. Eu li sobre esse jogo num artigo no Kotaku e achei a ideia muito interessante, comprei ArmA 2 só prá jogar o mod e adorei. Ele ainda está em fase alpha, mas está despertando tanto interesse que colocou o jogo ArmA 2 Combined Operations (necessário para rodar Day Z) entre os mais vendidos da Steam.

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Day Z te coloca em uma ilha soviética enorme de 225m² num cenário pós-apocalíptico, sem mapa, sem bússola, com um pouco de comida, um cantil e uma pistola com algumas balas. Pra continuar vivo vc precisa de comida, bebida, munições e o que mais encontrar de útil pelo caminho enquanto se defende dos perigos. Mas vc só pode carregar aquilo que couber na sua mochila. O inventário não é tão limitado quanto o de Resident Evil mas definitivamente não é imenso como o de Skyrim. Ele é coerente com o que se pode realmente carregar em uma mochila média. Mas vc pode procurar por uma mochila cargueira pelo caminho, ou então matar alguém que tenha uma, vai da sua índole. Vc encontra pelo mapa veículos e vc pode repará-los. Eu vi um video de um cara jogando e de repente passa um helicóptero voando. Só imagino a dificuldade que foi para encontrar todas as peças do helicóptero naquele mapa imenso.

O mais fascinante é que não é apenas dos zumbis que vc precisa se defender mas também dos outros jogadores que vc encontrar, pois o jogo é online. Vc pode encontrar jogadores amigáveis, que querem sobreviver em equipe e compartilhar suprimentos ou então vc pode encontrar alguém que te mata por uma lata de feijão. Existe uma espécie de nível de "humanidade" no jogo que varia de acordo com o número de humanos que vc mata. Se vc matar muitos, com o tempo a skin do seu personagem vai mudando e vc fica com "cara de bandido", sendo facilmente reconhecível por outros jogadores. Não joguei o suficiente para ver como isso funciona exatamente.

Nesse mod o realismo é extremo. Voce precisa se alimentar e beber água com regularidade ou entao fica fraco e pode morrer. Se vc se machuca e começa a perder sangue, vc precisa de um curativo para estancar o ferimento ou vai perder sangue até ficar inconsciente e morrer. Se levar um tiro na perna, por exemplo, vai precisar tomar morfina ou nao conseguirá andar direito. Se estiver sentindo dor, vai precisar de painkiller ou então vai ter problemas para se mover e mirar a arma. E se morrer, acaba o jogo e vc perde tudo o que conseguiu. Vc vai ter de começar do zero outra vez.

O realismo não está apenas nos elementos médicos, mas em tudo. Recarregar a arma, por exemplo, não leva apenas 1 segundo como em um shooter qualquer, isso leva o tempo que normalmente levaria na vida real e vc precisa ter isso em mente quando for entrar em um combate. Vc pode encontrar o mapa da ilha em algum lugar, mas ele é como um mapa real, ele nao tem um ícone indicando onde vc está, vc vai precisar se localizar no mapa olhando o ambiente ao seu redor e se vc nao tiver uma bússola, vai ter de encontrar os pontos cardeais usando o sol, ou as estrelas se durante a noite. Por falar em noite, o jogo tem transição dia/noite em tempo real, depende da hora local de onde estiver o servidor. E quando é noite, é noite mesmo, vc nao enxerga um metro a sua frente sem uma lanterna.

Por rodar na engine de ArmA 2, ele herdou a possibilidade de alternar entre visão em 1º e 3º pessoa, os controles exelentes, a mira realista e o som ambiente que casa perfeitamente com o propósito do mod. Pelas fotos e pelo vídeo abaixo dá pra ter uma ideia do clima do jogo.

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O jogo não é impecável, é claro, pois ainda está muito cru. Ele conta com alguns bugs e clitches, a animação dos zumbis é meio mal feita e eles se movimentam irrealisticamente rápido demais. Mas considerando que isso é um mod e que ainda está em estágio alpha, ele já está muito bom. Outra coisa que eu não gostei é que nem todos os edifícios são interagíveis, mas isso é uma limitação de ArmA 2 e não do mod.

É uma ideia simples, mas que ninguém tentou aplicar antes. O resultado é uma experiência realista e fascinante. Eu comecei a jogar ontem, mas já estou adorando. Tenho certeza de que esse mod vai ficar mais e mais popular com o tempo e que pode até evoluir para um jogo completo no futuro, algo parecido com o que aconteceu com Portal. Existem muitos fãs dessa temática e o sucesso da série The Walking Dead só vai fazer esse número crescer. Espero muito que a Naughty Dog esteja de olho nesse mod, seria sensacional se The Last of Us fosse esse tipo de jogo. Day Z é hardcore demais para PS3 e 360, mas seria interesante jogar algo nesse estilo nos consoles.

Pra jogar vc precisa ter instalado ArmA 2 e a atualização Operation Arrowhead ou então o pacote ArmA 2 Combined Operations, que contém o jogo já com a atualização. O jogo custa 29 dólares, o meu eu comprei na Steam. O mod vc baixa no site dos criadores. O número de servidores cresce a cada dia, mas ainda precisa de paciência para conseguir conectar, pois estão todos sempre lotados.

ArmA 2 Combined Operations no steam: http://store.steampowered.com/sub/4639/

Download do mod no site oficial: http://www.dayzmod.com/downloads.php

Tutorial de instalação: http://www.youtube.com/watch?v=wjWFv1CUa6Y

PS: Quem estiver jogando ou se interessar em experimentar e quiser jogar em equipe, entre em contato.
 

Darth_Darwin

Prost!
Novembro 22, 2010
1,179
621
Interessante, mas acho que ArmA não roda "direito" aqui, pois meu processador deu problema e estou utilizando um Athlon X2 Dual Core junto com minha GTX460 =/
 

Joao 97

Jogador
Maio 2, 2011
306
0
Achei bem interessante.
Tava vendo na steam o jogo e notei que tem ARMA 2 DEMO, ARMA 2 OPERATION ARROWHEAD DEMO e ARMA 2 FREE, mas qual seria a diferença do arma 2 demo para o free ?
 

N64

Casual
Maio 11, 2009
91
0
Esse é o tipo de jogo q eu espero faz anos... Embora meio hard, imagina as possibilidades? Montar uma comunidade com outros users, entrar em guerra com outra comuna por mantimentos e tudo isso com zumbis por todos os lados...

Pena q meu PC não rode isso...
 

GoodOfMetal

Jogador
Setembro 8, 2008
1,819
42
Gostei da ideia, um jogo The Walking Dead soviético, deve ser realmente interessante e difícil, já que o jogo parece ser bem realista pelo texto, quem sabe quando estiver completo e eu com uma placa nova de vídeo, não de uma joga pra ver como é.
 

V I D A L

Jogador
Agosto 18, 2007
2,166
0
Gostei muito da idéia. Porém tá muito mal feito. O jeito é torcer pra fazer sucesso e atrair o interesse de alguma desenvolvedora que resolva produzir um jogo real com essa idéia.
 

Mechamorafa

Jogador
Setembro 6, 2008
614
0
[quote1337002191=leoharth]
A idéia é realmente muito boa pra quem curte esses jogos online massivos (não é o meu caso nem de longe).
[/quote1337002191]

Ele nao chega a ser um MMO. As salas tem 30 ou 40 slots como em outros shooters, e como vc nasce aleatoriamente num mapa imenso, o encontro com outros sobreviventes é pouco frequente. Na maior parte do tempo vc está sozinho.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Muito interessante mesmo. Agora bateu o arrependimento de não ter comprado Arma 2 nas promoções do Steam. Esse tipo de dificuldade hardcore e realista faz toda a diferença pra mim. Lembra muito o STALKER também do PC. Arma 2 vai voltar pra minha wishlist.
 

Musta

Casual
Janeiro 24, 2011
67
0
Adorei a ideia e também a execução ! Apesar dos bugs e dos zombies quenianos, parece ser uma experiência fantástica. Pena que meu note não rode essa belezura, mas assim que for possível, darei uma jogada.
 

Mechamorafa

Jogador
Setembro 6, 2008
614
0
Quanto mais eu jogo, mais eu percebo como esse jogo é sensacional. Depois de percorrer boa parte da regiao oeste da ilha e encontrar bastante coisa útil, incluindo uma mochila maior e uma sniper, eu estava bem suprido e orientado. Chegando em uma cidadezinha eu fiquei encurralado por vários zumbis, consegui matar todos eles mas acabei gravemente ferido. Não consegui fazer o curativo a tempo e desmaiei por perder muito sangue. Normalmente isso certamente seria fim de jogo pois iria sangrar inconsciente até morrer, mas de repente meu personagem levanta e vejo que tem outro sobrevivente do meu lado e que meu ferimento está estancado. Percebo que ele fez um curativo em mim, porém perdi tanto sangue que estou fraco e com a visão turva. Ele então se oferece pra me ajudar a chegar em um hospital, onde tem bolsas de sangue, em troca da minha sniper. Depois da transfusão acabei sobrevivendo. Ele poderia deixar eu morrer e pegar tudo o que eu tinha, mas preferiu fazer um parceiro ao invés de tentar sobreviver sozinho e não ter ninguém pra socorre-lo, como quase aconteceu comigo.

Algum estúdio grande precisa abraçar essa ideia, ela funciona perfeitamente. Mesmo sendo um alpha com vários bugs (Skyrim), ele é tao bom que demora as vezes 2 horas pra conseguir entrar numa sala. O servidor onde nosso personagem é armazenado fica sobrecarregado frequentemente e o jogo desconecta as vezes. Talvez seja o caso de um kickstarter.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Estou me segurando aqui, mas tá difícil. Entrei no site da PCgamer e lá tem um post rasgando elogios a esse mod. Os comentários então... cheios de histórias como essa que você contou. Experiências únicas e realistas que só em uma plataforma tão aberta quanto o PC é que se pode ver. Prefiro que continue assim, indie e feito por gamers para gamers.
 

Darth_Darwin

Prost!
Novembro 22, 2010
1,179
621
Johannes, você acha que consigo encarar esse jogo utilizando um Athlon X2 Dual Core 5200+ e uma EVGA GTX 460 1GB?
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
[quote1337037939=Arnaldo Filho]
Johannes, você acha que consigo encarar esse jogo utilizando um Athlon X2 Dual Core 5200+ e uma EVGA GTX 460 1GB?
[/quote1337037939]

Tranquilamente. Arma 2 não é tão pesado quanto parece.

Minimum:
OS: Windows XP or Windows Vista
Processor: Intel Core 2.4 GHz or AMD Dual-Core Athlon 2.5 GHz
Memory: 1GB
Graphics: Nvidia Geforce 8600GT or ATI Radeon 3650 or faster with Shader Model 3 and 512 MB VRAM
DirectX®: DirectX 9.0c
Hard Drive: 10 GB free space
 

Marcelo Damasio

Jogador
Dezembro 30, 2008
507
4
Comprei o Arma II na promoção por $ 7,99, vou baixar esse mod e testá-lo.

Mechamorafa,

pelo jeito como você escreveu percebe-se que você gostou muito desse mod. O jogo Arma II tem suporte ao controle do xbox. Vou baixar o mod e vou te adicionar na Steam.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
[quote1337046406=Marcelo Damasio]
Comprei o Arma II na promoção por $ 7,99, vou baixar esse mod e testá-lo.

Mechamorafa,

pelo jeito como você escreveu percebe-se que você gostou muito desse mod. O jogo Arma II tem suporte ao controle do xbox. Vou baixar o mod e vou te adicionar na Steam.
[/quote1337046406]

Isso não quer dizer que o mod tenha suporte a controle e, sinceramente, jogar Arma II com ou sem mod por gamepad quando a esmagadora maioria dos outros jogadores vão de mouse e teclado, é pedir pra ser humilhado.
 

Marcelo Damasio

Jogador
Dezembro 30, 2008
507
4
[quote1337046918=Johannes]
[quote1337046406=Marcelo Damasio]
Comprei o Arma II na promoção por $ 7,99, vou baixar esse mod e testá-lo.

Mechamorafa,

pelo jeito como você escreveu percebe-se que você gostou muito desse mod. O jogo Arma II tem suporte ao controle do xbox. Vou baixar o mod e vou te adicionar na Steam.
[/quote1337046406]

Isso não quer dizer que o mod tenha suporte a controle e, sinceramente, jogar Arma II com ou sem mod por gamepad quando a esmagadora maioria dos outros jogadores vão de mouse e teclado, é pedir pra ser humilhado.
[/quote1337046918]

Eu sei Johannes,é como falei anteriormente em outros tópicos, ainda estou tentando me adaptar ao mouse e teclado e quando perco a paciência, acabo conectando o controle. Cheguei a fazer essa comparação quando falaram o absurdo de unir em um FPS online, jogadores de PC x PS3 x Xbox 360. Se realmente acontecesse isso, pararia de jogar pois os consolista não teriam a minima chance contra mouse e teclado.
 

Joao 97

Jogador
Maio 2, 2011
306
0
Olhei aquele video que vc postou no começo do topico e achei bem interessante, mas os zombies são meio ruins.
Vou te que comprar uma placa de video decente para rodar esse jogo. Vcs me recomendam alguma que rode o jogo por no maximo 150 reais ?
 

Mechamorafa

Jogador
Setembro 6, 2008
614
0
[quote1337052919=Johannes]
[quote1337037939=Arnaldo Filho]
Johannes, você acha que consigo encarar esse jogo utilizando um Athlon X2 Dual Core 5200+ e uma EVGA GTX 460 1GB?
[/quote1337037939]

Tranquilamente. Arma 2 não é tão pesado quanto parece.

Minimum:
OS: Windows XP or Windows Vista
Processor: Intel Core 2.4 GHz or AMD Dual-Core Athlon 2.5 GHz
Memory: 1GB
Graphics: Nvidia Geforce 8600GT or ATI Radeon 3650 or faster with Shader Model 3 and 512 MB VRAM
DirectX®: DirectX 9.0c
Hard Drive: 10 GB free space
[/quote1337052919]

Na verdade o jogo é meio pesado sim, pois o cenário é imenso. Pra se ter uma ideia, vc pode configurar a distancia máxima de profundidade do cenário, que pode chegar a 3,6km. Os gráficos nao sao impressionantes como Crysis ou Metro, mas sao muito bons. Gosto muito da paleta de cores dessaturadas e os efeitos quando se está sentindo dor ou entrando em choque. Casa muito bem com o clima do jogo.

Meu PC é um Core i5 de 3Ghz, Geforce 560 e 4GB de RAM. Rodo o jogo em 1080p mas só com alguns efeitos no high, o resante no normal e AA em 2X. Mais que isso e o frame rate fica incomodo. Acho que uma Geforce 460 é pouca coisa mais fraca que a 460, entao é só diminuir prá 720p que ele roda legal sim.
 

Mechamorafa

Jogador
Setembro 6, 2008
614
0
Esse mod tá realmente popular. Comentei há pouco que alguma empresa grande deveria apoiar a ideia e acabo de ler que a Bohemia Interactive, desenvolvedora do ArmA, anunciou que vai ajudar no desenvolvimento, e já a partir da próxima atualizaçao. Agora é questao de tempo pro mod amadurecer e pra aumentar o número de servidores.
 

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