Ué, todas as impressões que li e a maioria dos reviews apontam pouca diversidade dos cenários. Considerando que cada mapa se passa em um planeta diferente, era de se esperar variações mais significativas, no mínimo. Até variações de gravidade, mas claro, preferiram ignorar tudo isso ou dar uma justificativa furada na história.
Esse argumento de que preciso comprar pra saber como é é bem complicado. Se fosse assim eu teria comprado bombas como Aliens Colonial Marines pra poder saber que era uma bomba, só dando como exemplo.
Houve propaganda nesse sentido sim. Lembro de ter visto um longo vídeo da Bungie onde um dos devs falava de como o enredo do jogo era relevante e falando de como era possível o tal "become legend" que é o slogan do jogo. A própria Bungie sempre procurou afastar a classificação de MMO do jogo, já tentando deixar claro que a campanha single teria sua importância preservada. E não dá pra negar a falta de inspiração da Bungie nesse ponto do jogo. Missões que consistem apenas no velho mate x, colete y, segure as hordas de inimigos até o ghost fazer tal coisa... Esperava bem mais da Bungie.
Você já disse que não dá importância para a história em um FPS e isso fica claro quando você compara com o Wolfenstein, um dos melhores FPSs recentes, em grande parte pela narrativa muito boa. Lógico que sua expectativa com o Destiny é bem diferente da minha, mas não dá pra negar que a propaganda foi bem enganosa e que os reviews que estão dando notas 6 e 7 me parecem bastante coerentes com o produto final. Lembrando que até um jogo mediano pode ser viciante se ele tiver mecânicas divertidas, o que Destiny tem, mas isso não faz dele um produto excelente. Só não dá pra aceitar esse argumento de que Destiny só decepciona quem esperava outra coisa, pois a propaganda esteve aí por meses prometendo muito para o resultado que temos hoje.