Tópico Oficial Alan Wake II - Monstros têm muitas faces... | MC 87 - OC 89

corujajunior

Um Nahobino...
PXB Gold
Abril 5, 2018
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Fortaleza
A Remedy sempre foi dona da IP, a Microsoft possuía os direitos de publicação do primeiro jogo, de 2010.

Alguns meses após o lançamento, a Remedy apresentou uma proposta de sequência, negada pela Microsoft, mas as partes chegaram a um acordo e fizeram aquele American Nightmare (2012), que tinha um escopo menor e mais voltado pra ação.

Coisa de 1 ano depois disso, a Remedy bateu de novo na porta da Microsoft (e outras) pra fazer Alan Wake 2. Ninguém se interessou e a Microsoft até estava afim de trabalhar com eles, mas em uma IP que fosse dela. Dessas conversas, nasceu Quantum Break (2016) - esse, a Microsoft é dona mesmo, pode fazer uma sequência com outra dev, se quiser.

Em 2019, a Remedy negociou com a Microsoft o direito de publicar o primeiro jogo, encerrando assim qualquer ligação da empresa com a franquia e adquirindo o poder de fazer o que quisesse com o AW de 2010.

Depois disso, bateram na porta da Epic Games e propuseram 1) lançar o remaster do primeiro e 2) lançar uma sequência direta. A Epic topou.
Obrigado, Epic Games.
 

ronabs

opa
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Obrigado, Epic Games.
Olhando pelo lado da Microsoft, até dá pra entender as negativas dela para Alan Wake 2 no passado e até mais recentemente, caso tenha existido uma aproximação nesse sentido. Fora que o desenvolvimento do primeiro foi bem conturbado, era pra ser mundo aberto e voltaram atrás, levou cinco anos pra ser feito (algo normal para AAA atualmente, mas uma eternidade na época).

Além do primeiro jogo não ter sido um sucesso de vendas logo de cara (lançar no mesmo dia de Red Dead Redemption não ajudou nada), na época em que Remedy e Microsoft estavam conversando para uma sequência, a empresa estava negociando o que viria a ser a segunda leva de jogos exclusivos do Xbox One.

A primeira leva estava fechada, com títulos que seriam lançados em 2013 e 2014, mas com um detalhe: muitos deles não eram propriedade da Microsoft. Tivemos Ryse (Crytek), Dead Rising 3 (Capcom), Sunset Overdrive (Insomniac), Titanfall (Respawn). Isso ajudou a ter um line-up inicial legal, mas em contrapartida, dava poder às desenvolvedoras, já que a Microsoft entrava com a grana para financiar e, se desse muito certo, quem saia grandona era a desenvolvedora, que teria uma IP de peso, valorizada.

Tanto é que os projetos que viriam a ser lançados a partir de 2015 e feitos por estúdios externos, tinham a Microsoft como dona das IPs. Entram aí Ori and the Blind Forest/Moon (esse, um acordo mais antigo, inicialmente seria lançado para o 360, teve até versão anunciada mas acabou cancelada), Quantum Break/Remedy, ReCore/Armature, joguinho do dragão/Platinum.

Quando a Microsoft virou a chavinha de que só iria financiar jogos desenvolvidos por terceiros se ela fosse dona da IP, acabaram-se as chances de Alan Wake 2 existir por parte dela.
 
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João Saleme

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Wellington
É meio sacrilégio falar isso com o Starfield para sair, mas esse é o jogo que estou mais interessado no momento.

Rejoguei Alan Wake e Control com as DLCs para relembrar dois meses atrás e depois de ouvir o podcast do Jogabilidade deu vontade de re-rejogar.
 
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ronabs

opa
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É meio sacrilégio falar isso com o Starfield para sair, mas esse é o jogo que estou mais interessado no momento.

Rejoguei Alan Wake e Control com as DLCs para relembrar dois meses atrás e depois de ouvir o podcast do Jogabilidade deu vontade de re-rejogar.
Tenho bastante curiosidade de ver como vai ser a recepção comercial do segundo jogo, por diversos motivos:
  • Não vai mais contar com a boa vontade de ser exclusivo, o que por si só ajuda a promover o jogo para uma parte do público;
  • O remaster ainda não havia gerado royalties para o estúdio até o final do ano passado, um ano após o lançamento, o que pode ser explicado por dois motivos: ou vendeu menos do que a empresa esperava ou a Epic garantiu um acordo mais seguro para ela;
  • Vai ser lançado apenas em formato digital, uma aposta que mira na maior parte do público mas que deixa de fora uma parcela ainda considerável;
  • Não vai ser lançado no Steam, por ser exclusivo da Epic Games Store.

De toda forma, AW2 não é um jogo que está chegando embalado, além de enfrentar uma concorrência pesada de jogos lançando nos próximos meses;

Mas torcendo pelo melhor. Adoro a IP e o estúdio.
 
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ronabs

opa
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Não sabia desse detalhe. Acreditava que pelo lançamento nos PS, que receberam pela primeira vez o jogo, iria vender muito bem por lá.
Complementei ali.

A informação é que o remaster não havia gerado royalties ao estúdio até o final do ano passado.

Pode ser tanto que não vendeu tão bem como também um próprio acordo mais seguro por parte da Epic, ficando com uma fatia maior do bolo e dando grana para a Remedy somente após um número x de vendas que ainda não havia sido alcançado.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
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Creio que o melhor dos cenários foi Alan Wake 2 sair agora, do jeito que está. Me parece que fez bem ao jogo sair num mundo "pós-Control", e com mais avanços gráficos que estão sendo bem utilizados pelo estúdio.
Tenho certeza que um AW2 há uns 6 anos atrás não ia causar metade do impacto que este vai.
É muito jogo bom "ao mesmo" tempo, então possivelmente não vai vender milhões e milhões de unidades de cara, mas esse vai ter cauda longa de vendas.
 
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jackzsul EX

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Março 10, 2014
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Tanto é que os projetos que viriam a ser lançados a partir de 2015 e feitos por estúdios externos, tinham a Microsoft como dona das IPs. Entram aí Ori and the Blind Forest/Moon (esse, um acordo mais antigo, inicialmente seria lançado para o 360, teve até versão anunciada mas acabou cancelada), Quantum Break/Remedy, ReCore/Armature, joguinho do dragão/Platinum.
EDIT: agora quotei o post certo

Gosto quando honram os mortos em seus posts.
AW2 vai ser engolido por Cities Skylines 2 e olha que eles nem competem diretamente.
 

ronabs

opa
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Mais de 10 minutos de gameplay de Alan Wake II, mostrando algumas coisas sobre o novo jogo:
  • Pelo visto, mantiveram o estilo de fontes grandes estouradas de novos capítulos visto em Control;
  • Exploração da cidade de Bright Falls, que agora é aberta de verdade e permite passear livremente;
  • Elementos de investigação e coleta de pistas para resolver problemas;
  • Opções de diálogos nas conversas;
  • Jogabilidade no geral da Saga Anderson.

 

João Saleme

Novato
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Wellington
Mais de 10 minutos de gameplay de Alan Wake II, mostrando algumas coisas sobre o novo jogo:
  • Pelo visto, mantiveram o estilo de fontes grandes estouradas de novos capítulos visto em Control;
  • Exploração da cidade de Bright Falls, que agora é aberta de verdade e permite passear livremente;
  • Elementos de investigação e coleta de pistas para resolver problemas;
  • Opções de diálogos nas conversas;
  • Jogabilidade no geral da Saga Anderson.


Valeu Ronabs mas vou pular. Como já comprei o jogo, quero saber o mínimo possível para descobrir jogando.
 

ronabs

opa
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Dois novos vídeos que saíram no IGN First.

O primeiro fala sobre as inspirações da Remedy no cinema e em séries de TV (True Detective, Silence of the Lambs, Twin Peaks, Fargo, Se7en) para entender como a mistura de terror e ficção de investigação pode dar certo. Já o segundo é um encontro do Alan Wake com Alex Casey, parceiro de Saga Anderson e também um personagem criado por Alan Wake para uma série de livros de ficção. Até o momento, não se sabe a relação entre os dois personagens.



 
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TensiveCobra

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