É bem isso mesmo.na minha opiniao a sede de dinheiro da microsoft que ela ta tendo nesses ultimos anos so trouxe prejuizo pra ela mesma
varios jogos de xbox foram e continuam sendo cancelados e varios estudios tao fechando, nao pq o studio resolveu cancelar o jogo ou fechar as portas por conta propria, e sim pq a microsoft exige que eles facam o jogo rapido e que obrigatoriamente o jogo deve dar muito dinheiro. O studio que nao terminar rapido o jogo ou fazer um jogo que nao der dinheiro, eh pe na bunda e tchau. Eh assim que a microsoft perdeu e continua perdendo varios jogos de xone
o Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ por exemplo foi cancelado pq o studio pediu mais um tempo pra terminar o jogo mas a microsoft deu um pe na bunda deles ao inves de um tempo a mais pra terminar de polir o jogo
o forza eh outro jogo da propria microsoft que deu uma boa caida a partir do FH2 onde apesar de melhorar em grafico e jogabilidade, a cada ano o jogo fica cada vez mais mercenario, vindo cada vez mais incompleto e com cada vez mais propagandas pra todo lado querendo que a gente pague essas coisas que foram removidas do jogo de proposito pra depois vender como DLC pago. Isso sem esquecer que a cada ano que passa os DLCs ficam cada vez mais caros (o FH2 por exemplo tinha uma expansao de R$40, ja o FH3 tem duas custando R$77 cada uma). O negocio eh tao absurdo que ate comprando a versao ultimate do jogo ele continua pedindo mais dinheiro ainda querendo que a gente compre os DLCs pagos que nao vem nem na versao ultimate
outro jogo cancelado foi o alan wake 2, pq o alan wake 1 nao tinha vendido tao bem como a microsoft queria e ai a microsoft falou pro studio (remedy) fazer outro jogo diferente (quantum break) ao inves de um alan wake 2, que por sinal o quantum break tbm nao vendeu muito bem entao eh so questao de tempo ate ser anunciado que a remedy tbm levou um pe na bunda (talvez ate ja tenha levado e nao divulgaram)
o fable legends tbm eh mais um da lista que podia ter sido um bom jogo mas foi cancelado, pq o jogo tava sendo desenvolvido tudo tranquilo ate que certo dia a microsoft achou que o jogo free-to-play nao ia render dinheiro pra ela entao resolveu cancelar tudo e fechar o studio
isso sem esquecer do caso da rare, em 2008 (acho) a microsoft comprou a rare e transformou ela numa escrava obrigando ela fazer os jogos de kinect que nenhum outro studio queria fazer, so que como o kinect nunca vendeu tao bem, os jogos da rare tbm nao venderam tao bem e depois a propria microsoft botou a rare de molho, so nao chutou pra fora pq o studio eh dela mesma, mas ela tbm nunca mais pediu nenhum jogo novo. Tanto eh que a microsoft so foi correr atras da rare depois que ja ela mesma ja tinha chutado varios outros studios, e ai quando a microsoft percebeu que ja perdeu tantos jogos que a line up de jogos do ano virou um desastre, bateu o desespero e ela comecou aceitar qualquer jogo que aparecesse na frente. Foi ai que por ultima opcao saiu o acordo da rare desenvolver o sea of thieves
resumindo, em todos esses casos foi a propria microsoft que fez o erro e depois ela mesmo bota a culpa no studio e chuta ele pra fora. Eh tanta sede de dinheiro que a coisa ja comecou sair do controle. A microsoft ja perdeu varios jogos e studios que podiam ter feito grandes jogos mas acabaram sendo chutados simplesmente pq a microsoft queria que o jogo ficasse pronto "pra ontem" e nao ficou, ou queria que o jogo tivesse dado um lucro de X milhoes e nao deu
entao na minha opiniao a solucao pra consertar o problema dos 1st party de xbox seria a microsoft parar com essa sede de dinheiro, ela tem que deixar os studios trabalhar em paz ao inves de ficar exigindo que o jogo fique pronto logo e que ele venda X milhoes de copias. Com ctz se nao tivesse essa pressao em cima dos studios eles iam arriscar muito mais e ia acabar desenvolvendo jogos novos e melhores, ao inves de fazer tudo mal feito por causa de prazo curto ou ate deixar de lancar um jogo com uma ideia nova tendo medo de levar um pe na bunda se nao der certo
O problema da Microsoft não é Phil Spencer, não é Mike Ybarra, Muito menos a Sony, e sim Satya Nadella, atual CEO da M$.
Esse cara não liga pra industria dos games, na visão fechada dele a Microsoft se resume a Windows, Nuvem e Office. Ele provavelmente ta limitando o orçamento que a divisão Xbox tem e cobrando resultados. Se a crise do 3RLD tivesse acontecido na gestão dele Xbox não existiria mais. Steve Balmer deixava o Don Mattrick ser livre na divisão de jogos e por isso saíram tantas IPS emblemáticas na geração 360. E nessa geração parece ser exatamente o contrario. Nadella limitando o Phil Spencer e ele tendo que rebolar pra entregar algo que agrade tanto o publico quantos acionistas com pouco recurso. Tenho certeza que as decisões de encerrar a Lionhead e cancelar Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ não vieram da divisão Xbox e sim de cima, da presidência e dos acionistas, pois quem ta dentro do núcleo Xbox sabe a empolgação dos fãs com Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝, do quão os players estavam ansiosos pra jogar essa beleza, ao contrario de quem esta acima da divisão Xbox, que só conhecem relatórios de receitas.
Na minha opnião a mudança pra salvar o Xbox dessa escassez de first party, tem que ser deixar a divisão com games com autonomia própria sem dever a ninguém do resto da Microsoft