Xbox One e PS4 ainda estão devendo

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Somados, estima-se que o Playstation 4 e o Xbox One já tenham vendido mais de 10 milhões de unidades, com o PS4 liderando em torno de 7 milhões de unidade, e o Xbox One com cerca de 4 milhões e meio. Independentemente das diferenças de cifras para ambos os consoles, é evidente o ótimo desempenho comercial que consoles que ainda não chegaram a completar um ano de vida tem apresentado.

O mais impressionante de tudo, entretanto, é que ambos os consoles ainda estão devendo, e muito, para seu público consumidor, naquilo que mais me importa para um console: os jogos.

E a situação torna-se ainda mais irônica quando se pensa que grande parte da polêmica por ocasião do início dessa nova geração era precisamente na existência ou abandono do foco dos consoles nos jogos, com uma inicial (e precipitada) condenação do Xbox One pelo fato de que, supostamente, não estaria focado nos jogos.

É curioso, contudo, que mesmo após as juras de Microsoft de amor a enfoque nos jogos, e mesmo depois da percepção inicial de que este seria o foco da Sony, já estamos caminhando para o primeiro aniversário dessa geração sem que os jogos lançados para o Xbox One e para o Playstation 4 tenham justificado o investimento.

Para coroar toda a ironia, o Xbox One é precisamente o console que tem apresentado uma quantidade maior de títulos e jogos exclusivos até o momento, mas a verdade é que ambos os consoles ainda apresentaram muito pouco no quesito jogo, e, o que apresentaram, não foi de boa qualidade.

Neste primeiro semestre de vida de ambos os consoles, o que se constata é uma biblioteca que não chega ainda sequer a 50 jogos, sendo que se tomarmos como referências apenas os jogos de “grande produção” (denominados de AAA), e excluir os eternamente repetitivos jogos de luta, a quantidade de títulos lançados para ambos os consoles é ainda menor e, se limitarmos apenas aos jogos que obtiveram uma apenas razoável média superior a 75, descobriremos que giram em torno de apenas 10 títulos.

PS4-vs-Xbox-One1.png

Tomando o próprio Xbox One como referência, rigorosamente apenas 10 títulos AAA foram lançados até o momento que lograram uma média no metacritic superior a 75. E destes 10 título, OITO foram lançados TAMBÉM para os consoles da geração passada, seja para ambos (PS3 e Xbox 360, tal como Call of Duty: Ghost ou Need for Speed Rivals), seja apenas para o Xbox 360 (tais como Titanfall e Plants vs Zombies Garden Warfare). E um deles (Tomb Raider), sequer é um jogo novo, mas apenas uma versão “definitiva” em maior resolução. De novidade de qualidade exclusiva para essa geração no Xbox One, rigorosamente, apenas Dead Rising 3 e Forza Motorsport 5, e ainda assim, em ambos os casos, apenas sequências de franquias já consagradas.
Sem+t%C3%ADtulo.png

Se tomarmos como referência o mesmo período de tempo na geração passada, na mesma época o Xbox 360 já contava com uma quantidade maior de títulos melhor recepcionados pela crítica, com PGR 3, Burnout Revenge e NFS Most Wanted para os fãs de jogos de carro, Dead or Alive 4 e Fight Night Round 3 para os fãs de luta, Call of Duty 2 e GRAW para os amantes de FPS, e ainda o extraordinário Oblivion para a turma do RPG.

RPGs, por exemplo, rigorosamente nenhum foi lançado ainda. E mesmo jogo de luta, os fãs tem que se contentar com o apenas mediano Killer Instinct, enquanto na geração passada Dead or Alive 4 e FNR3 serviram de referência de qualidade por boa parte da geração.

E mais, até o final do primeiro ano seguinte ao do lançamento do console, o Xbox 360 ainda viu serem lançados jogos como Saint´s Row, Hitman: Blood Money, Dead Rising, Test Drive Unlimited, Splinter Cell Double Agent, Call of Duty 3, FEAR, Rainbow Six Vegas, e, é claro, Gears of War.

A situação do Playstation 4 nesse aspecto, no melhor cenário possível, é a mesma. Na pior, é ainda mais frustrante.

Para uma geração que inicia com ambas as empresas (Microsoft e Sony) com uma significativa base de consumidores instalada, e com uma quantidade invejável de vendas de unidades nos seus primeiros meses de existência, é inescapável a sensação de que o volume de jogos lançados, e sua qualidade, não tem acompanhado o entusiasmo do público consumidor.

O ano ainda não terminou, e há um semestre inteiro por vir ainda para melhorar o cenário. Há expectativas de melhora com alguns jogos, como Watch Dogs, Alien: Isolation, Destiny ou Murdered: Soul Suspect, ou Dragon Age: Inquisition, mas todos eles também são exemplos de títulos que serão lançados igualmente para a geração passada. Rigorosamente, jogos como Sunset Overdrive ou Batman: Arkham Knight (talvez The Order: 1886, no PS4, se é que será lançado este ano) acabam ficando como exemplos dos poucos jogos promissores que a atual geração pode chamar de exclusivamente seus.
destiny.jpg

Muito pouco para tanta fanfarra em torno da importância dos jogos.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Concordo na idéia geral Caddelin, mas discordo em alguns pontos subjetivos. IMHO, Child of Light se enquadraria como RPG.
 

creator

Jogador
Janeiro 7, 2007
3,345
975
Ambos estão empatados tecnicamente. A vantagem do PS4 é ter vendido quase o dobro de consoles do One. Mas, em relação ao que podem apresentar, tal qual você disse, muito pouco foi mostrado e pelo jeito como as coisas estão se encaminhando continuará assim até o final do ano.
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,627
5,644
Vinhedo
Eu sou fã de jogos de corrida. Comprei o One por causa dos amigos mas só depois percebi que o PS4 tá seguindo o mesmo caminho do PS3, ou seja, vai ficar um tempão sem um jogo desse gênero e que tenha qualidade. Vai saber quando um GT da vida vai dar as caras por lá. Mais um ponto que me comprova que escolhi o console certo para meu gosto.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Me parece que com a diferença tecnológica que havia entre a geração PS3 e PS2, somado a isso o fato que a geração PS2 não utilizava a qualidade das TV's HD que já estavam no mercado, a percepção de vantagem com a passagem anterior foi maior. Lembro o caso de franquias de futebol, PES e FIFA; o FIFA, que ainda não tinha esse reconhecimento todo, lançou uma engine pra nova geração com gráficos muito melhores, enquanto o PES foi duramente criticado por entregar um jogo igual ao da geração PS2. Consequência do backlash: a Konami nem se atreveu a lançar um jogo pra concorrer com FIFA 14 na nova geração.

E pensando também que quanto mais velho, mais chato a gente fica, será que não se trata de uma expectativa fora da realidade achar que teríamos na média 15 a 20 jogos AAA relevantes pra cada lado em menos de 1 ano? Acho essa discussão interminável, na verdade. Mas se pelo menos 1 das 3 empresas conseguisse o feito, poderíamos criticar a competência dos outros. Mas ninguém conseguiu. Um dos motivos de eu achar interminável a discussão, é que mexe tanto com gosto pessoal, como com percepção temporal (neste caso, me refiro às lembranças de sensação que determinado jogo me causou há 7, 8 anos atrás, mas que hoje eu não sentiria novamente).


Não quero com isso dizer que está tudo ótimo, que as pessoas deveriam estar satisfeitas ou coisa assim. Eu não estou achando que está cheio de jogos exclusivos de peso excelentes; eu só nunca achei que essa abundância existiria nessa altura. E Dead Rising 3 é fantástico pra uns, Dead or Alive 4 foi fantástico pra outros; é a vida.
 

ZeroCool BR

Guerreiro
Setembro 16, 2008
1,904
358
1- Child of Light é RPG, concordo que não é AAA, mas tem todos elementos de um RPG, inclusive já me diverti mais nele do que em qualquer Final Fantasy da geração passada(ok, não é dificil isso)
2- Na geração passada a falta de jogos no inicio foi bem parecida(pra não dizer pior), alguns titulos que você citou foram lançados no primeiro ano(ainda não completo dos consoles novos), então fica uma comparação meio injusta até os consoles completarem o primeiro ano
3- Concordo com a leitura sobre a atual vantagem do Xbox na quantidade de titulos expressivos, e ainda quie os consoles novos não justificam ainda o investimento na sua compra.
 
  • Curtir
Reações: PauloEB

DouglasFranchin

Jogador
Junho 7, 2011
2,571
1,900
Concordo. Esse é o motivo pelo qual eu não comprei nenhum deles, e eu quase o fiz. Quase comprei um XONE numa promoção na Saraiva, assim como quase comprei um PS4 por ser uma das últimas unidades de uma pré-venda. Ambos os "quases" foram simples impulsos. Sorte a minha que me contive hehe. Naquelas situações eu me perguntei o que esses novos consoles teriam a me oferecer além de gráficos novos? Nada! Essa é a verdade. Ambos os consoles não possuem jogos que me façam querer MUITO jogá-los, mesmo que PS4 e XONE tenham seu melhores jogos no momento, como inFamous ( e eu sempre gostei da série) e RYSE. Se eu tivesse comprado um PS4 ou Xone, hoje os utilizaria pra usar as mesmas coisas que o PS3 oferece: Netflix e youtube. Pois é, meu PS3 serve 80% pra isso agora. Os outros 20% com sorte são dedicados aos jogos.
Eu nem esperava uma grande quantidade de jogos bons não, até porque na geração passada foi assim. Eu me lembro que meus primeiros jogos no PS3 eram jogos "remasterizados", Call of Duty 3 e Need for Speed Carbon, olha que belezura né? auahua... Ainda tenho bastante coisa pra jogar no PS3 e isso me deixará menos afoito em comprar um novo console.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,555
Eu discordo. Já tem muito jogo bom por ai. Nem todos são AAA e tem nota acima de 7.5, mas está bem longe de estar devendo.

Uma listinha de ótimos jogos que atende quase todos os gostos:

Call Of Duty Ghosts
Battefield
FIFA14
Rayman Legends
Max The Curse Of Brotherhood
Strider
Trials Fusion
Killer Instinct
Forza Motorsports 5
Need for Speed Rivals
Ryse: Son of Rome
Dead Rising 3
Tomb Raider
MGSV Ground Zero
Child of Light
Titanfall
Plants vs Zombies
Thief
Kinect Sports Rivals

Tirando o Thief, eu compraria todos se tivesse tempo e dinheiro. No momento tenho os que estão em negrito. Quem não conseguir tirar 6 meses de diversão dai é porque tem um gosto bem específico quanto a gêneros de jogos.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
É um começo de geração bem fraco sim, ainda mais depois de tantos adiamentos para 2015. Meu PS4 praticamente só foi ligado para jogar Infamous SS, pois nenhum dos outros jogos me interessa e os indies que tenho pela PSN+ não me fazem passar mais que meia hora jogando. Como consolo Infamous SS me apresentou gráficos que nem no PC vimos ainda, sinal de que mais pra frente, ao menos em termos gráficos, o PS4 vai justificar o que paguei nele e, considerando o portfólio de estúdios internos da Sony, qualidade também não deve faltar, basta ter paciência.

Pelo lado do Xbox One, nada do que saiu até aqui me faria comprar o console. DR3 foi o único que me despertou interesse moderado, mas sabendo que o Phill Spencer está trazendo de volta a visão que a divisão Xbox tinha na época do lançamento do 360, acredito que o futuro será promissor em termos de exclusivos. Porém, já me decidi a ficar com apenas um console e o PC que é minha plataforma principal. No final da geração devo comprar um X One para aproveitar os exclusivos.

Depois da E3 teremos uma melhor noção do que esperar no resto do ano.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Você tem uma visão parecida com a do meu irmão, falava que comprei o One atoa, que era melhor ter consertado meu PS3 e etc. Mas por incrível que pareça, eu estou satisfeito coma line-up de jogos desssa "nova geração".

Peguei meu console dia 2 de dezembro junto com o Forza 5 e, ele, junto com o PS4K foram os motivos de eu ter comprado um One, joguei ele por algumas semanas direto até comprar o Dead Rising, depois o Ryse e por ai foi. Hoje, depois de mais de mais ou menos 6 meses do lançamento, tenho 8 jogos pro o One e ainda jogo o console quase que todo o dia...

Claro que o início poderia ter sido melhor, mas creio que fica complicado lançar um jogo AAA pra um console cujo você nem sabe qual vai ser a recepção do mercado pra ele, só ser teu estúdio foi muito bem pago pra isso (tipo Ryse ou Dead Rising 3) ou se já for um estúdio interno ou muito "íntimo" com a desenvolvedora daquele console (killzone, forza e etc)...

Se um cara que tem um PS3/360 me perguntar se vale ou não a pena comprar um console da "nova geração", minha resposta pra ele será não, só mesmo se ele tiver muito afim de jogar o que ela tem de "exclusivo" para oferecer. Fora isso, eu mandaria ele esperar o final do ano para que se algo promissor pintar na E3, ele já tenha sido ou esteja próximo pra ser lançado.

Acho que até o final do ano/início de 2015 já teremos muita coisa boa, e que faça jus a nova geração....
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Eu diria que se os consoles novos fosse apenas "consoles mais rápidos e com mais memória" em relação aos anteriores, isso facilitaria muito o caso. Mas como são arquiteturas de hardware diferentes, complica ter um produto pronto logo na largada, já que as especificações não estavam disponíveis para TODOS os desenvolvedores com a antecipação necessária. Isso pra mim explica muito os delays.

Sobre a quantidade: você começar a investir em 2012 num lançamento que precisará de 2 milhões de unidades vendidas para ter retorno (ultra big AAA) sem nem saber qual vai ser a recepção de vendas do novo hardware, é um tiro bem difícil de ser aprovado por investidores. Esse pra mim é um dos motivos de ter tantos cross-gen; pra garantir um retorno caso as coisas não estivessem bem. Uma cagada dessas pode não quebrar uma Publisher, mas pode afundar um estúdio e causar o cancelamento de futuros projetos.

A boa notícia é que a base instalada está crescendo absurdamente fora do normal (eu ia dizer fora do previsto, mas pior é que teve gente antes do lançamento cravando uns números absurdos de base instalada) então os investimentos maiores ficam mais rapidamente disponíveis.
 

rafaelrsss

Novato
Março 17, 2014
69
16
Já eu penso que seja apenas uma questão de lucro. Espremer o suco da laranja (jogos já prontos da geração passada) ao máximo. Mas creio que no meio do ano que vem o cenário seja diferente e o xbox 360 e ps3 percam bastante força (embora ainda com títulos saindo do forno) e a geração nova se sobresaia.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

xulispa

Novato
Janeiro 8, 2010
34
15
Acredito que com 6 meses de lançamento da nova geração temos uma boa quantidade de jogos. Vamos supor que se jogue um mesmo jogo durante 2 semanas ( tempo razoável para se dedicar a um jogo), sendo assim os 10 jogos acima de 75 no metacritics foram suficientes para 5 meses, ainda sobra 1 mes para se dedicar a alguma bomba com nota abaixo de 75 ou a algum multiplayer. Desde o day one tenho o xone e desde janeiro o ps4, te falo que em momento nenhum senti falta de jogos, até porque comprar mais de 2 jogos por mês com os preços de lançamento é inviável. Período de transição de geração é assim mesmo, logo as desenvolvedoras se dedicarão aos next-gen e teremos aquela enxurrada de games que não temos tempo pra jogar, principalmente se todos os rumores da E3 se confirmarem.
 

Brumjr

Casual
Novembro 8, 2008
318
36
É exatamente tudo que penso sobre a nova geração de consoles. Quase 1 ano de vida e nada de interessante foi lançado. Aliás estão adiando os lançamentos e eu acho que foi jogo de marketing para os consumidores comprarem os consoles. Anunciaram um monte de jogos com datas já definidas e agora estão adiando. Falta de respeito com o consumidor!
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Essa geração tá meio decepcionante mesmo. Tanto exclusivos como as grandes produtoras ainda não mostraram a que vieram. Já tive o One e tenho o PS4. Infamous é lindo, mas muito curto e padece do mal de ser repetitivo. Mesmo mal que padece Ryse. Mas esse é ainda mais repetitivo ainda, por ter uma estrutura mais engessada. Mas ambos foram os que senti cara de nova geração. No fi das contas o que mantém meu interesse no PS4 (e mantinha no One) é o MP de BF4. Mas para o preço dos consoles no Brasil ainda é muito pouco. Fora o fato de ser a geração dos jogos requentados e remasterizados, que na geração PS360 esperou o ciclo final para começar e nessa é o carro chefe, ao que parece. Além disso tivemos um considerável número de adiamentos para o ano que vem, o que de certa forma o pessoal que comprou os consoles no lançamento não esperava.
 

Genaro

Novato
Julho 25, 2012
1,081
1,096
Eu discordo dos argumentos do topico original. Acho que essa geração, principalmente no Brasil, tem muita gente reclamando que tem poucos jogos, pois é a primeira geração em muitos anos que o brasileiro consegue comprar um videogame no lançamento. O próprio texto se contradiz ao citar vários jogos no mesmo período da geração passada, sendo que esses títulos também eram multiplataforma para a geração anterior dela, PS2.

Acho que nessa época pós internet as pessoas ficam muito no desespero pra que tudo aconteça nos próximos 5 min, senão não presta. Não é assim que a banda toca. Grandes lançamentos AAA só foram realmente acontecer aos 2 pra 3 anos de lançamento do 360. Esses titulos que o autor de tópico descreveu, me desculpe, mas hoje são totalmente esquecíveis comparados com outros títulos a partir de 2008.

Desenvolvimento de jogos, ainda mais com o nível de complexidade que está atingindo atualmente, demanda tempo e extrema dedicação de enormes equipes. Eu prefiro que demore o tempo que for pra sair um jogo excelente do que sair em pouco tempo diversos games fracos. Quem acha que a geração nova ainda está devendo, simplesmente não compre os novos consoles e aguarde o momento que para sua opinião for valer a pena, simples desse jeito.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer
Junho 30, 2010
398
231
Belo Horizonte
Fiz uma rápida pesquisa na wikipedia e cheguei a algumas conclusões. Se considerarmos a data de 12 de maio de 2006 quando se tinha em torno de 6 meses de vida do xbox 360 e 12 de maio de 2014 também em torno 6 meses de vida do xbox one se observa que o xbox 360 tinha 36 titulos lançados e 10 exclusivos já o xbox one tem 49 títulos e 10 exclusivos portanto o começo de vida do xbox one está sendo até um pouco melhor que o do 360 mesmo considerando que no 360 eram todos títulos de caixa pois não havia vendas por downloads.

Minha conclusão é que o começo de vida de ambos os consoles é normal somos nos que estamos mais exigentes. Sobre vendas as errou mais quem disse que os consoles estariam morrendo.

Abaixo outros dados sobre o 360:

Dezembro de 2006 93 jogos sendo 20 exclusivos - 93 lançamentos - percentual de exclusivos 22%
Dezembro de 2007 215 jogos sendo 39 exclusivos - 122 lançamentos - percentual de exclusivos 16%
Dezembro de 2008 367 jogos sendo 62 exclusivos - 152 lançamentos - percentual de exclusivos 15%
Dezembro de 2009 515 jogos sendo 73 exclusivos - 148 lançamentos - percentual de exclusivos 7%
Dezembro de 2010 669 jogos sendo 82 exclusivos - 154 lançamentos - percentual de exclusivos 6%
Dezembro de 2011 794 jogos sendo 87 exclusivos - 125 lançamentos - percentual de exclusivos 4%
Dezembro de 2012 899 jogos sendo 91 exclusivos - 105 lançamentos - percentual de exclusivos 4%
Dezembro de 2013 985 jogos sendo 93 exclusivos - 86 lançamentos - percentual de exclusivos 2%


PS:
Dá para ver o desinteresse em se lançar exclusivos ao longo do tempo.

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Xbox_360_games
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Xbox_One_games
 

JMK

Jogador
Agosto 20, 2007
795
252
Com todo respeito Caddelin, mas essa análise de inicio de geração é uma análise de quem jogou os jogos por youtube. Quem possui o One está se divertindo bastante com a LIVE, joga Ryse, Forza 5, Dead Rising 3. Titanfall, sem contar Battlefield, Call of Duty Ghosts, Fifa esses jogos de sempre. Eu concordo com o PS4, esse está devendo, apenas Infamous é bom.

Mas a geração está começando, a Sony arrebentando nas vendas, produtoras sabem que é uma plataforma lucrativa para vender, e a Microsoft tendo que correr atrás de jogos Hardcores. É uma geração que inicia agora e tem muita lenha pra queimar ainda.
 
  • Curtir
Reações: Maxximu e PauloEB

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)