permita-me lhe corrigir em alguns pontos....
A APU Jaguar colocada no PS4 e
Xbox One é uma APU de baixo TDP, equivalente a aqueles processadores de Ultrabook... possui uma CPU bem fraquinha mas como um console tem APIs que permitem vc configurar como quiser, os desenvolvedores conseguem alocar os recursos necessários em cada core da CPU... já no PC isso não acontecia até o DX12 / Vulkan... no DX11 somente o core 0 se comunica com a GPU... agora a "conversa" é constante entre todos os cores com a GPU.
Um core i3 de 4a geração da um cacete no Jaguar... e não é pela quantidade de cores e sim pelo IPC (instruções por ciclo) de ambos... o IPC dos processadores da Intel é MUITO maior que qualquer processador da AMD hoje... então mesmo com mais cores, os processadores AMD sofrem e muito nos jogos... tanto que vemos os mais tops da linha FX perderem pra Core i5 básico... e isso com 4.2 ghz, 10 cores, TDP de 125w.
Tanto que a DF nos testes dela entre PC e consoles sempre usa um core i3 com uma GTX 750ti como base de comparação. Justamente pelo "poder de fogo" aproximado (o processador é muito melhor, ja a GPU é pau a pau).
Então a comparação do Xone em termos de
hardware não vale de nada... ele perde feio pra qualquer PC mediano hoje... o segredo dele perante os PCs esta na API e software, que da a liberdade do desenvolvedor extrair muito mais do hardware do que num PC. É por isso que o DX12 e o Vulkan são tão esperados no PC, pois levará mais da otimização de consoles para eles, permitindo que o dev extraia bem mais do hardware.
Eu sou PC gamer desde que me conheço (30 anos), mas sempre gostei e sempre tive consoles tbm... conheço bem a vantagem de ambos! =)
(se escrevi alguma coisa errada, me perdoem, estou com sono ferrado já... amanhã eu reviso e corrijo =P)