Pessoal, muita calma nessa hora, até porque o tópico começou com um assunto e enveredou para uns 5 diferentes! !amazedTentando responder um assunto por vez (ou pelo menos os que eu identifiquei, hehehe)- A classe Elite não acabou, apenas reduziu sim drasticamente de tamanho. Ela continua com exatamente a sua função original: auxiliar a gerar (e gerir) conteúdo para o site, votando nos tópicos para destaque, associando jogos, enviando screenshots, etc. O problema é que, como tudo na vida, nada pode agradar a todos e desde a sua criação a classe Elite tanto trouxe elogios quanto críticas e muita gente enxergou ali discriminação as outros usuários ou privilégios indiscriminados a outros. E quem é ou já foi Elite pode certificar que não é nada muito de mais além de novas ferramentas liberadas no sistema do fórum. A ideia de identificar quem fizesse parte da classe com uma estrela foi justamente para dar um pequeno reconhecimento para pessoas que colaboram com seu tempo em prol da comunidade como um todo, mas de longe esta foi a coisa mais polêmica que fizemos no PXB pois é impressionante o quanto uma imagem fez serem mais de mil palavras serem ditas... - Não estamos considerando fechar o Portalxbox, não sei de onde vocês tiraram isto. De fato, se fossemos olhar o lado "empresarial" do PXB ele seria algo complicado, afinal ele está no ar desde o final de 2005 e até hoje ele não deu absolutamente nenhum lucro material para mim, o Doc ou o PH. Eu confesso que tenho enorme curiosidade do quanto as pessoas acham que nós "enriquecemos" com a comunidade, porque parece que tem gente que acha que nós fizemos fortuna com ela. E eu posso garantir a vocês, se for colocar na ponta do lápis nós perdemos dinheiro aqui. As viagens internacionais que fizemos (eu fui para dois MVP summits, o Doc foi para dois MVP summits e três E3) saíram 100% de nossos bolsos, nem o Portalxbox nem a Microsoft bancaram um centavo que fosse das passagens. As nossas fontes de renda (que são os anúncios do Google e a venda de Portal Points para os classificados) dão para a hospedagem, e a (pouca) sobra que temos, somada aos recursos das inscrições do Fórum Nacional são integralmente revertidas para o Embaixadores PXB Kids no final do ano. E é isto, não precisam pensar teorias da conspiração mirabolantes pois a nossa matemática financeiro é muito, muito simples. Tem gente que também parece pensar que a gente ganha milhões da Microsoft ou que ela injeta grana no site - não rola assim. A empresa é sim uma incrível parceira, mas na viabilização de coisas que revertem para a própria comunidade, como o fórum nacional ou os sorteios que rolaram no ano passado para o PXB100k. Mas como mencionei no início do parágrafo anterior, o PXB não nos deu nenhum lucro "material", mas nos trouxe inúmeros outros retornos intangíveis. Primeiramente, fiz aqui inúmeros amigos, gente do qual tenho o maior orgulho de conhecer e com quem sei que posso contar. Conhecemos muita gente da indústria de games brasileira, e sem falsa modéstia acho que ajudamos a transformar muitas mentalidades até mesmo dentro desta indústria. Projetos importantes nasceram daqui, incluindo o próprio Jogo Justo e a ACIGAMES. Tivemos a oportunidade de lutar um pouco para melhorar o mercado brasileiro de games e levar nossa bandeira e reivindicações até para fora do país. Então, ainda que o PXB não tenha dado lucro material, tudo isto com certeza fez o esforço e investimento valer a pena, e deve continuar fazendo valer pelos próximos anos.- Sobre o grupo oficial de análises e a vinculação no Metacritic, como o Caddelin bem mencionou o buraco é bem mais embaixo (e nem lembrava deste stress virtual, hahahaha). Nós podemos dizer que já experimentamos nestes quase 7 anos todo tipo de equipe de análise - primeiro somente feitas pelos moderadores, depois uma equipe fixa de análises com um padrão rígido, depois uma equipe de análises com padrão relaxado, depois aberto a todos no fórum. Eu sei que muita gente defende a existência de uma equipe dedicada a isto, e para ser bem honesto e sincero eu gosto MUITO do formato de termos análises padronizadas, mas o que a experiência ditou (mais de uma vez) aqui é que todas as vezes que tentamos ter uma equipe dedicada para um tipo de conteúdo, nunca deu certo e sempre pelo mesmo motivo - o tempo das pessoas sempre é escasso - tanto que o formato mais vencedor de todos foi o Mini-Análises no fórum, créditos totais ao amigo AyPyCy. Eu já vi o padrão se repetir inúmeras vezes: "vamos montar uma equipe para fazer xxx", "opa, eu topo fazer!", as primeiras edições saem redondas, depois começa a atrasar, vai desmotivando, e... morre. Foi assim com equipe de análises, preview, revista, videocast, sites especiais, wiki, enfim. E por favor não me interpretem mal - não estou aqui crucificando ninguém que tenha passado por uma equipe fixa do PXB, muito pelo contrário, somos extremamente gratos por todo material que já foi produzido, mas é assim que funciona a colaboração na internet de forma geral e não temos como cobrar nada além disto pois acima de qualquer coisa estamos falando de contribuição voluntária - o que por definição é algo que você faz quando der tempo, SE der tempo. Não dá para fazer como numa empresa, e colocar metas e projetos e cobranças porque na eventualidade de qualquer outra prioridade na vida da pessoa, ela vai deixar a colaboração aqui de lado. Isto é extremamente natural, e somos muito tranquilos quanto a isto. No fundo, isto é o que acontece até mesmo nas esferas da própria administração e da moderação - as pessoas exigem uma dedicação nossa, que sendo plenamento honesto com vocês no modelo atual do Portalxbox é simplesmente impossível de acontecer. Eu juro que adoraria ser um herdeiro de grande fortuna e poder dedicar todo o meu tempo livre ao Portalxbox, mas isto está bem longe da minha realidade particular, tenho três filhas (quase entrando em idade universitária) e esposa para sustentar, e minhas prioridades profissionais. É claro que poderíamos ir para o lado completamente oposto e termos uma equipe fixa que recebesse por colaborações, o que permitiria que aumentássemos a barra e exigíssemos metas de entrega, qualidade de texto, originalidade, adequação a padrões e etc., como todos os grandes sites de games lá de fora fazem, mas além das questões financeiras que coloquei lá no outro parágrafo... será que não perderia um pouco do charme saber que você está lendo uma análise paga? Então temos sempre que andar nesta fina linha entre a exigência de qualidade e comprometimento, e a "perda da inocência" do conceito de comunidade e colaboração por puro altruísmo. Eu pessoalmente adoraria poder gerir o Portalxbox como um grande portal e ter jornalistas à minha disposição e orientação para gerar pautas, mas... hoje pelo menos não dá. Se formos para este lado um dia, com certeza o Portalxbox ganhará bastante em termos de conteúdo, recursos e organização... mas terá uma filosofia de grande empresa (ou pertencerá a uma).É duro dizer isto (e jogar balde de água fria em um entusiasmo), mas não vejo muito como atender a situação do Metacritic sem ir para o lado da equipe fixa e paga. O Cadellin matou a charada quando colocou este parágrafo:
Em suma, não pode simplesmente ser um tópico de fórum, tem que ser um "artigo" ou algo do tipo, e aí caímos naquelas questões todas que eu já coloquei. Bem amigos, esta é minha opinião e um pouco da experiência do que já deu certo e não deu no PXB, mas vamos prosseguir a discussão pois realmente gostaria de ouvir o que vocês tem a dizer.É necessário ser oficial porque ele tem que estar vinculado a um portal ou revista eletrônica. Então ele tem que ser tratado como uma publicação daquele portal, já que fica vinculado a ele. Não pode ser a opinião de "individuos", mas sim daquela "revista".