Um ano de retrocompatibilidade e como é fazer tudo isso acontecer

ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
A retrocompatibilidade foi um dos anúncios mais bombásticos da E3 2015. Quem acompanhou o streaming viu a euforia da plateia quando Phil Spencer confirmou a funcionalidade.

Desde então, o programa tem crescido, contando atualmente com 286 títulos disponíveis, fazendo com que as empresas inclusive lancem novas impressões de jogos com a indicação que ele roda tanto no Xbox 360 como no Xbox One.

Por tudo isso, o podcast do Major Nelson desta semana aborda justamente a retrocompatibilidade.

Recomendo muito ouvir, tá bem legal.



https://majornelson.com/podcast/584-xbox-one-backward-compatibility-turns-1/

Algumas curiosidades:
- O Xbox 360 tem, mais ou menos, 1,8 mil títulos lançados;
- O objetivo é chegar a 300 títulos retrocompatíveis até o final do ano, mas isso não é uma promessa, só uma meta da equipe;
- Um dos primeiros jogos testados foi Castle Crashers, pra analisar tanto a emulação quanto o multiplayer local e co-op;
- Pra quem acha que "é só fazer", a equipe tem que ir jogo a jogo pra ver se a emulação tá fazendo tudo direito em relação aos aspectos de cada engine. Um exemplo foi Forza Horizon: conseguiram rodar mas o detector de colisão não funcionava, o carro simplesmente passava por tudo no mapa;
- As correções acabam promovendo quedas na performance, então o negócio é encontrar um meio termo entre os dois fatores;
- O pessoal da equipe tava apreensivo de um vazamento pré-E3, principalmente em grandes fóruns como Reddit e NeoGAF quando alguém especulava, mas respiravam aliviados quando outros usuários convenciam os sonhadores que "era impossível";
- Mass Effect foi escolhido na apresentação por ser um jogo adorado, mas a galera logo caiu no pau pra qualidade da emulação - se esquecendo que no 360 já era ruim também;
- Boa parte do trabalho da retro é republicar todo jogo, DLC e outras questões legais em todos os países ao mesmo tempo;
- Tecnicamente, a equipe da retrocompatibilidade é o maior estúdio interno da Microsoft;
- Aquela lista dos mais pedidos é um norte para qual jogo olhar, mas a prioridade vai para os títulos que eles conseguem fazer rodar direitinho no One;
- Complementando o item acima, nenhum jogo está pronto e guardado, só esperando uma oportunidade. Se foi propagandeado e não lançado, é porque realmente não está pronto;
- Assim como no desenvolvimento normal de jogos, existem pessoas cujo único objetivo é testar, exaustivamente, o jogo, a fim de encontrar possíveis bugs;
- O time precisa, ainda, negociar com publishers novas licenças, como de publicação em uma nova plataforma ou questões de direitos autorais. O problema é que várias destas empresas nem existem mais, um exemplo são jogos da THQ que agora estão espalhados entre várias outras desenvolvedoras;
- Ao escolher um título, eles analisam se a versão que irá entrar no programa é a normal, GOTY, Platinum Hits, adicionando ainda mais obstáculos ao processo;
- A cada atualização do emulador, são testados todos os jogos pra buscar por novos erros ou corrigir antigos.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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A retrocompatibilidade na forma que foi concebida é de um valor agregado monstro para o Xbox One. Estou aproveitando da melhor forma.

Pelo que andei lendo, em alguns jogos, a emulação ganha status de port bem trabalhado, tamanho o desafio que é fazer rodar lisinho.
Cod é um exemplo, falllout 3, outro exemplo, onde o tearing é eliminado, streaming de texturas superior, e taxa de quadros mais consistente.

Realmente, Mass Effect 1 é complicado na hora do tiroteio, mas já era ruim no ps3 na época que joguei. Não sei no x360.
Usando a versão ps3 como parâmetro, já ME 2 que tô jogando agora, achei a versão da retro superior. Vamos ver o 3, me lembro que o desempenho nos combates e áreas abertas caia bastante.
 
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SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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Retro é uma das coisas mais bacanas do XONE, e foi "a notícia" da E3 de 2015... MS mandou bem demais, fez o que todo mundo simplesmente acanhava impossível.

Retrocompatibilidade é uma coisa que agrega muito valor a plataforma, os resultados bem positivos que o Xbox vem tendo com ela prova isso.

Tomara que o próximo Xbox rode os jogos do XONE já no lançamento.
 

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
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Uma feature muito útil. Para quem já tinha x360, mantém o valor dos jogos adquiridos, fazendo com que a pessoa não precise se desfazer, principalmente de jogos que gosta bastante. E para quem nunca teve x360 é uma ótima opção para conhecer jogos da geração passada. No meu caso, joguei Red Dead Redemption que nunca tinha jogado, por exemplo.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Não há como falar mal da retrocompatibilidade. É um tremendo trunfo do Xone e que veio numa hora que ninguém achava mais possível. Pessoalmente eu preferia que tivesse vindo quando eu ainda tinha meus jogos de Xbox 360, mas blz. Hehehe.

Algumas coisas que não entendo sobre essa retrocompatibilidade no Xone e que talvez os mais caixudos aqui possam me explicar são:
Volta e meia eu leio algo do tipo "a Activison não liberou o jogo X pra retrô" ou "a MS precisa falar com a publisher Y para conseguir por o jogo Z na retrô".
Não entendo essa burocracia.
Também não entendo por que os jogos tem que passar por uma adaptação. Se o sistema é retrocompatível, não deveria funcionar logo de cara todos os jogos de Xbox 360, ou pelo menos a maioria?

Nas retrocompatibilidades de outrora, era só enfiar o cartucho/CD no console novo e boa. Sem que o jogo precisasse passar por um processo de adaptação técnico e burocrático. Era assim com os jogos do PS1 no PS2, do Wii no WiiU, do Atari 2600 no Atari 7600.
 
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Linho

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Não há como falar mal da retrocompatibilidade. É um tremendo trunfo do Xone e que veio numa hora que ninguém achava mais possível. Pessoalmente eu preferia que tivesse vindo quando eu ainda tinha meus jogos de Xbox 360, mas blz. Hehehe.

Algumas coisas que não entendo sobre essa retrocompatibilidade no Xone e que talvez os mais caixudos aqui possam me explicar são:
Volta e meia eu leio algo do tipo "a Activison não liberou o jogo X pra retrô" ou "a MS precisa falar com a publisher Y para conseguir por o jogo Z na retrô".
Não entendo essa burocracia.
Também não entendo por que os jogos tem que passar por uma adaptação. Se o sistema é retrocompatível, não deveria funcionar logo de cara todos os jogos de Xbox 60, ou pelo menos a maioria?

Nas retrocompatibilidades de outrora, era só enfiar o cartucho/CD no console novo e boa. Sem que o jogo precisasse passar por um processo de adaptação técnico e burocrático. Era assim com os jogos do PS1 no PS2, do Wii no WiiU, do Atari 2600 no Atari 7600.
Eu não entendo muito do assunto. Mas pelo pouco que eu sei, a retro do PS2, PS3 por exemplo, os consoles já eram pensados de fábrica para rodar jogos do console anterior. E não é barato, já que com o tempo, os consoles fábricados já não vinham mais com a retro. Só os primeiros PS3 rodam jogos de PS2. A ultima versão do PS2 slim, ele não roda ps1 (existem 2 tipos de ps2 slim. A segunda versão tem a frente um pouco diferente).
O Xbox 360 tinha retro de fábrica, mas mesmo assim, nem todos rodavam. Tanto que tinha uma lista mo site do Xbox dos jogos que rodavam sem problema nenhum. Ninja Gaiden Black roda de forma fantástica no 360.
Já o Xbox One, ele não foi concebido com a ideia da retro. Tanto que quando o Phill pediu, os progamadores disseram que era impossivel. Pelo jeito o cara insistiu e conseguiram fazer essa mágica.Deve dar muito trabalho, já que eles tem que converter jogo por jogo.
 
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Reações: Edu Barros

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Algumas coisas que não entendo sobre essa retrocompatibilidade no Xone e que talvez os mais caixudos aqui possam me explicar são:
Volta e meia eu leio algo do tipo "a Activison não liberou o jogo X pra retrô" ou "a MS precisa falar com a publisher Y para
É que assim: Treyarch/Activision produzem lá o seu Call of Duty Black Ops, e no contrato tem que o jogo vai rodar no Xbox 360.

O One é um novo console, não tem um 360 ali dentro (o que evitaria uma nova classificação), aí precisa fazer um novo contrato que englobe esta plataforma.

Acordo feito, tem o problema das músicas internas, aí vai lá falar com quem tem os direitos de Fortunate Son do Creedence Clearwater Revival pra fazer um novo acordo, já que no original a música era pro Xbox 360.

Outra coisa que engloba principalmente músicas, mas também outros tipos de direitos autorais, é que no Xbox 360 a música/imagem/foto/vídeo seria só pro jogador, mas agora com o game DVR o jogador pode gravar um clipe e publicar, então o tipo de licença é diferente.

Só depois disso é que o jogo é liberado - e ainda tem o desafio de fazer rodar direito. É um trabalho gigante.

Já o Xbox One, ele não foi concebido com a ideia da retro. Tanto que quando o Phill pediu, os progamadores disseram que era impossivel.
Essa parte é legal: não foi bem um pedido da Microsoft, mas sim dos engenheiros de projeto do Xbox One. Disseram que iam tentar e só receberam um "beleza, vão lá" bem descompromissado, já que era considerado bem difícil de se concretizar.

Massa era o Major Nelson falando dos jogos do Xbox no Xbox 360 e as plaquinhas na sala que significavam com quantos fps a equipe estava conseguindo rodar os jogos: 5, 6, 8, um tempão entre 15-18. [emoji23]
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Não há como falar mal da retrocompatibilidade. É um tremendo trunfo do Xone e que veio numa hora que ninguém achava mais possível. Pessoalmente eu preferia que tivesse vindo quando eu ainda tinha meus jogos de Xbox 360, mas blz. Hehehe.

Algumas coisas que não entendo sobre essa retrocompatibilidade no Xone e que talvez os mais caixudos aqui possam me explicar são:
Volta e meia eu leio algo do tipo "a Activison não liberou o jogo X pra retrô" ou "a MS precisa falar com a publisher Y para conseguir por o jogo Z na retrô".
Não entendo essa burocracia.
Também não entendo por que os jogos tem que passar por uma adaptação. Se o sistema é retrocompatível, não deveria funcionar logo de cara todos os jogos de Xbox 60, ou pelo menos a maioria?

Nas retrocompatibilidades de outrora, era só enfiar o cartucho/CD no console novo e boa. Sem que o jogo precisasse passar por um processo de adaptação técnico e burocrático. Era assim com os jogos do PS1 no PS2, do Wii no WiiU, do Atari 2600 no Atari 7600.
Tem um artigo muito bom na na Digital Foundry, logo quando saiu a retro, explicando tecnicamente como funciona a solução da Microsoft.
http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2016-vs-xbox-one-retro-compatibilidade

Foi criada uma máquina virtual para converter os jogos, onde a emulação da CPU Tri-core do x360 é a parte mais desafiadora do processo.
Essa conversão visa tirar proveito da GPU mais capaz do Xbox One, que é onde reside o maior "poder" de computação.
Como alguns no x360 tem códigos bastante específicos para a CPU, jogos exigentes nesse nível precisam de um cuidado maior pra garantir boa performance.

Já na Retro lá dos consoles antigos, usando o ps2 como exemplo, você tinha basicamente um ps1 dentro dele. Isso é que fazia a retro acontecer.
Ou seja, uma solução é via hardware, a outra é via software.
 

faelveloso

Guerreiro
Janeiro 23, 2014
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Agora, independente de termos técnicos e burocráticos... Essa retrô pra mim está excelente, como eu gosto de aproveitar ao máximo os meus jogos e ultimamente estou seguindo a política de não comprar games em lançamento(a não ser quando aparecem os preços extraordinariamente em conta).Fiz até um programa para finalizar meus jogos inacabados: Intercalando jogos do One e da retrô, e tenho aproveitado bastante meu console.Minha esposa fica até me Zuando,pq eu fico fazendo lista de jogos e vou riscando de acordo com que vou finalizando...kkk Retrô show de bola!
 

Rayden2OOO

Novato
Novembro 15, 2016
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São Paulo
Essa retrocompatibilidade é uma das melhores coisas que o Xbox tem, eu acompanhei a E3 2015 e realmente a euforia da galera foi muito bacana. A retro certamente é uma coisa que faz a pessoa querer um Xbox.
 

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
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Rio de janeiro
Pra mim o mais bacana é a oportunidade de sequênciar as franquias. Terminei Mirrors Edge agora vou partir para gears, terminando começarei a trilogia Mass Effect engatando no Andrômeda.
 
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Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
O recurso é otimo agrega um valor enorme, mas... acho que não fez aumentar tanto as vendas assim. Eu acho que o console slim fez vender mais xbox do que a retro em si. Mas que é um baita diferencial frente ao PS4 isso é.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
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São Paulo
Não é a toa que dentro da indústria o time de desenvolvimento do Xbox tem sido largamente elogiado. É um trabalho tecnicamente impressionante.

E claro.. a retro pode ser coadjuvante, mas tambem esta sendo pensada para o futuro. A ideia é apenas acumular todos os títulos e não mais descartar toda uma geração de título quando um console novo chegar.
 

Final

Guerreiro
Julho 26, 2015
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3,488
brasil
Tem alguns jogos que a retrocompatibilidade realmente fez a diferença pra mim, terminar de jogar a saga Gears, jogar Just Cause 2 e Forza Horizon 1 foram experiências absurdamente positivas. Se no começo quando escolhi o console o maior atrativo era o preço e o suporte da MS, hoje posso afirmar que a retrocompatibilidade é com certeza um fator a ser elogiado e obrigatório nos próximos consoles.
 
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