É nesse caso as vendas do SFV foram baixas mesmo, MK vendeu quase o dobro no PS4 e com uma base instalada menor.
Mas a comparação com Tomb Raider faz mais sentido. Na época do seu anúncio, os argumentos utilizados foram: "um jogo que era multiplataforma não deveria ser exclusivo" e "quando sair no PS4 vai vender mais por conta da base instalada".
Nenhum dos casos se compara a Street Fighter. SFV teve um lançamento desastroso com a crítica e isto detonou as vendas. O fato do jogo ter saído "incompleto" e isso ter sido reforçado em todas as análises abalou e muito as vendas. Tomb Raider e Mortal Kombat foram lançados completos e sem polêmica.
Olha esta notícia por exemplo:
Vendas de Street Fighter V PC não são animadoras
Pouco mais de 100,000 unidades.
O lançamento controverso de Street Fighter V, primeiro pela escassez de conteúdos que lhe valeu o termo Early Access e depois devido à alta instabilidade dos servidores, parece ter afugentado os consumidores.
Depois de ter sido revelado que a sua estreia foi inferior à de Street Fighter IV no Reino Unido, e depois de um mero quarto lugar entre os mais vendidos no Japão com pouco mais de 41,000 unidades vendidas, foi agora
revelado que no Steam, Street Fighter V vendeu apenas 100,609 unidades na sua primeira semana.
Depois de lançamentos de alto perfil recentes como Rise of the Tomb Raider que vendeu 323,890 unidades na primeira semana, e XCOM que vendeu 563,403 unidades no mesmo período, Street Fighter V não conseguiu manter em alta as vendas dos grandes lançamentos semanais.
Street Fighter V foi lançado no dia 16 de Fevereiro para PC e PlayStation 4, não conseguindo alcançar o mesmo brio do anterior e gerou mais controvérsia do que interesse.
Ainda assim, tornou-se num dos jogos mais procurados para o EVO 2016, demonstrando bem a popularidade da série entre os adeptos dos
fighting games, que por seu lado torna ainda mais desanimadoras as suas vendas.
Fonte:
http://www.eurogamer.pt/articles/2016-02-25-vendas-de-street-fighter-v-para-pc-nao-sao-animadoras
Lembrando que Tomb Raider vendeu muito mais no PC do que o equivalente no período no
Xbox One:
Rise of the Tomb Raider vendeu o triplo no PC
Isto em relação ao primeiro mês de venda de cada versão.
A empresa de análise de mercado Superdata
publicou hoje alguns dados interessantes.
Por entre as várias informações destaca-se aquela que indica que a versão PC de Rise of the Tomb Raider vendeu num mês, quase três vezes mais cópias que a versão
Xbox One no mesmo período de tempo.
A Microsoft tinha afirmado no início do ano que Rise of the Tomb Raider para a
Xbox One vendeu mais de um milhão de unidades.
Muitos consideraram Fallout 4 como um dos principais motivos para que as vendas da nova aventura de Lara na
Xbox One tivessem ficado abaixo do esperado. Se bem se recordam os dois jogos foram lançados precisamente no mesmo dia. Enquanto que a versão PC de Rise of the Tomb Raider foi lançada no final de Janeiro num período mais calmo.
Fonte:
http://www.eurogamer.pt/articles/2016-02-25-rise-of-the-tomb-raider-vendeu-o-triplo-no-pc
Eu mesmo não comprei SFV justamente por toda esta polêmica. E isto porque eu já dava a compra como certa a muito tempo.