Pessoal
A ideia desse post é dar uma explicada geral nas tecnologias que vieram com o HDMI 2.1 e/ou com os novos consoles e tentar atualizar o excelente post criado pelo @Marcus_007 (mas eu não tenho nem metade do conhecimento dele).
Com o tempo vou editando o post para incluir as TVs que possuem todos ou os principais recursos do HDMI 2.1.
HDMI 2.1
Nova especificação feita pela HDMI Alliance que traz os recursos abaixo.
Fica a curiosidade que o Xbox One X foi o primeiro dispositivo que atendia a especificação é foi o benchmark para os fabricantes de TV.
4K 120Hz
É a resolução e a frequência nativa do seu painel. Somente essas telas vão rodar os jogos a 4K/120FPS.
Algumas TVs mais antigas (HDMI 2.0) possuem painéis 120hz nativos, porém essa frequência só funciona a 1440p. Se você tem um Series S, não perderia nada, mas se você tem um Series X ou PS5 sua resolução de saída não será 4K.
Note que Automotion Plus, Super Motion ou nomes comerciais, não servem ok? Nesses casos a TV faz um interpolamento da imagem e inventa frames para dar a sensação de que a imagem está mais fluída.
Isso aumenta o input lag e você provavelmente não vai querer jogar assim. Em alguns casos o jogo fica até inviável.
HDR (High Dynamic Range)
De uma maneira muito simples o HDR é a diferença entre uma cor mais escura e mais clara que a tela da TV exibe e aí é feito um balanço automático. Na minha opinião esse é um recurso que faz muita diferença, as vezes até mais que o 4K.
Mas para uma TV ter HDR real ela precisa ter pelo menos 1000nits de luminância emitida pelo painel. Ok, as OLEDs geralmente não chegam a 1000nits, mas isso é outra discussão que não vou entrar aqui. Saiba que OLED geralmente é entregue em uma TV premium então você não vai precisar se preocupar com isso.
Mas, como nada nessa vida é simples, existem alguns padrões de HDR (novamente não entrarei em detalhes técnicos de cada padrão).
Algumas considerações sobre HDR:
ALLM (Auto Low Latency Mode)
Sabe aquele modo Game que toda TV moderna tem? Então, com o ALLM você não precisa se preocupar em ligar esse modo. A TV faz isso sozinha.
Com isso o input lag cai bastante, mas em contrapartida todos os recursos de melhoria de imagem da TV são desabilitados.
É por isso que tanto HDR quanto os 120Hz precisam ser nativos. Faz sentido pra você agora?
VRR (Variable Refresh Rate)
A turma do PC Master Race já está acostumada com esse recurso. Os famosos Freesync (AMD) e GSync (Nvidia).
Esse recurso faz com que a TV acompanhe a taxa de frames que o jogo envia. Mas por que isso? Porque raros são os jogos que se mantem a Xfps sem oscilar.
Com o VRR você vai ter a impressão de um jogo mais fluido, sem aqueles "soquinhos" que as vezes você percebe.
O VRR na prática é a implementação do Freesync da AMD porque aqui temos a mesma história do HDR x Dolby Vision, já que o GSync também gera royalties para a Nvidia.
Até onde eu sei somente as TVs LG suportam Freesync e GSync.
Monitores GSync podem ser considerados VRR? NÃO.
QMS (Quick Frame Transport)
Sabe quando você troca uma fonte ou tipo de sinal e fica aquela tela preta por um microsegundos?
O QMS acaba com isso, simples assim.
AUDIO 3D
Isso não tem muito a ver com o HDMI 2.1 mas, para entender o próximo conceito precisamos falar de audio 3D.
Antes tínhamos o Surround, aquele 5.1 de cinema que de dava uma imersão completa (para a época dele). Hoje esse tipo de surround tende a obsolescência, já que o áudio 3D chegou.
Um áudio 3d, teoricamente, permite que o som saia por trás da tela exatamente da boca de uma pessoa. Na prática, é uma evolução do 5.1 que conhecemos desde sempre.
E aí entram o "novos" Dolby Atmos e DTS X que são os novos padrões de áudio 4k (não é assim que se chama, mas fica mais fácil para se entender e se comparar com a era do HD).
Os dois consoles possuem tecnologias proprietárias para áudio 3D, mas só o Xbox suporta Dolby Atmos.
Mas o que acontece se eu ligar meu console em um HT sem suporte a esses codecs? E o meu PS5 como vai mandar áudio 3D para meu HT que não suporta esse padrão proprietário?
É simples, os padrões antigos e tradicionais não morreram, vai tudo funcionar normal como sempre foi.
eARC (Enhanced ARC - Audio Return Channel)
A turma que tem Home Theater já conhece essa sigla.
Se você liga um HT em uma porta eArc a TV repassa o audio para esse equipamento sem compressão.
Mas o arc original tinha limitação de banda e não deixava passar o áudio 3d. Com o eArc essa limitação acaba.
FAQ HDMI 2.1
P: Como eu faço para saber mais sobre o assunto.
R: Recomendo o site Rtings e os vídeos e lives do Detonando Gueek. Inclusive essas foram as minhas fontes para esse post.
P: É obrigatório trocar de TV para usar os novos consoles.
R: NÃO. Seu console funciona com qualquer TV que tenha entrada HDMI, mesmo as 720p antigas. O que vai acontecer é que você vai perder recurso ou qualidade, mas não vai deixar de jogar. Só troque de TV se você é entusiasta e faz questão de ter TODOS os recursos.
P: Quero todos os recursos da nova geração. O Dolby Vision e o Dolby Atmos fazem diferença na escolha da TV?
R: Na MINHA OPINIÃO não. Veja, o jogos não abraçaram esses recursos ainda e mesmo que abracem o HDR padrão não deve ser abandonado. Até porque hoje no Brasil creio não ter TV compatível com Dolby Vision e HDR 10+.
P: Preciso trocar meus cabos HDMI?
R: Se você vai trocar de TV provavelmente sim. Seu cabo precisa ser HDMI 2.1 com banda de 48Gbps. Os cabos atuais HDMI 2.0 não suportam 4k/120. Mas o cabo tem uma distancia máxima teórica de 3M, mas que isso provavelmente você terá problemas.
P: Eu só jogo em monitores. Tem monitores com HDMI 2.1?
R: No dia que estou fazendo esse post não.
TVs RECOMENDADAS PARA HDMI 2.1
Bom, agora começa a treta. Quais TVs são compatíveis com esses recursos maravilindos?
Essa pergunta responderei em breve, mas deixarei aqui um spoiler:
Ficarei somente entre LG e Samsung pelos seguintes motivos:
Primeiro uma breve explicação sobre as tecnologias das TVs.
OLED x QLED x Nanocell
E o burnin das OLED? Mito ou realidade?
Infelizmente é uma realidade. Os mais antigos vão se lembrar que quando víamos um arcade desligado, a tela (que era de tubo) ficava com as manchas do jogo (rally X e pacman eram ótimos exemplo disso). O burnin é basicamente isso. Se você deixa sua TV OLED ligada o dia inteiro na CNN por exemplo, ela pode ficar com a mancha vermelha marcada na tela.
A LG diz que suas TVs são providas de tecnologias que impedem o burnin e o próprio RTINGs tem feito testes e chegaram que em uso normal o burnin não acontece. Na prática não tem como saber se isso é verdade já que as OLED são relativamente recentes. Fato é que já temos relatos aqui no PXB de TV OLED com burnin.
Se você tem uma OLED recomendo não ficar assistindo CNN o dia inteiro e todos os dias e nem jogar o mesmo jogo por horas a fio. De uma desligada, ou uma mudada de conteúdo de vez em quando. Provavelmente seu corpo vai agradecer muito mais que a TV mas, sendo um investimento alto, creio que valha a pena ter um "cadinho" mais de cuidado.
Uma recomendação valiosa é: JAMAIS compre TV OLED de mostruário, mesmo que estejam uma pechincha. A probabilidade de você ser agraciado com um burnin é bem alto.
E uma observação importante: NENHUM fabricante da garantia contra burnin. Se a sua TV tiver, você precisa aprender a conviver com ele.
LOCAL DIMMING
As TVs LED precisam ser retro iluminadas para apresentar a imagem na tela a essa técnica de iluminação se dá o nome de local dimming. Então se a imagem precisa ser escura, o led diminui a sua intensidade ou simplesmente apaga para deixar a imagem preta.
Porem existem duas principais formas de se fazer essa iluminação:
TIPOS DE PAINÉIS VA x IPS:
É mais uma características das TVs LED. Dando uma explicação bem simples:
Pegue VA se você usa a TV em um ambiente mais escuro e não vai ter ninguém em ângulos muito abertos (vendo a TV de lado por exemplo). Painéis VA tendem a ter um tempo de resposta um pouco menor também. Para jogos o VA tende a ser uma opção melhor.
O IPS tem um ângulo de visão melhor, mas o contraste um pouco pior. Mas se você tem uma sala grande talvez seja uma opção melhor pra você. O tempo de resposta do IPS tende a ser maior que um VA, mas nada que comprometa seu jogo. Na prática não faz muita diferença.
Aqui não tem escolha certa ou errada, é questão de gosto mesmo. Tem puristas que odeiam e debocham do IPS tem gente que não liga (o meu caso). A recomendação é ir em alguma loja e comparar as duas TVs com a sua imagem de preferencia e não as que os fabricantes colocam como demonstração.
Então vamos as TVs:
LG
Nanocell - SN86
SAMSUNG
QLED - Q80R
QLED - Q70T
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
HGiG: É um consórcio de alguns fabricantes de games, display e consoles que se uniram para definir alguns padrões e melhores práticas para HDR de forma a melhorar essa tecnologia. Se a sua TV tiver esse recurso é interessante que você o deixe ligado. Quando você faz isso a TV entende que a fonte do sinal (que também deve ser compatível) está mandando informações corretas de HDR e portanto a TV não altera esses dados, exibindo uma imagem de forma mais fiel ao que foi pensado pelo desenvolvedor do jogo.
OBS: Achou algo errado ou discorda? Só falar que acerto ou debatemos o assunto.
A ideia desse post é dar uma explicada geral nas tecnologias que vieram com o HDMI 2.1 e/ou com os novos consoles e tentar atualizar o excelente post criado pelo @Marcus_007 (mas eu não tenho nem metade do conhecimento dele).
Com o tempo vou editando o post para incluir as TVs que possuem todos ou os principais recursos do HDMI 2.1.
HDMI 2.1
Nova especificação feita pela HDMI Alliance que traz os recursos abaixo.
Fica a curiosidade que o Xbox One X foi o primeiro dispositivo que atendia a especificação é foi o benchmark para os fabricantes de TV.
4K 120Hz
É a resolução e a frequência nativa do seu painel. Somente essas telas vão rodar os jogos a 4K/120FPS.
Algumas TVs mais antigas (HDMI 2.0) possuem painéis 120hz nativos, porém essa frequência só funciona a 1440p. Se você tem um Series S, não perderia nada, mas se você tem um Series X ou PS5 sua resolução de saída não será 4K.
Note que Automotion Plus, Super Motion ou nomes comerciais, não servem ok? Nesses casos a TV faz um interpolamento da imagem e inventa frames para dar a sensação de que a imagem está mais fluída.
Isso aumenta o input lag e você provavelmente não vai querer jogar assim. Em alguns casos o jogo fica até inviável.
HDR (High Dynamic Range)
De uma maneira muito simples o HDR é a diferença entre uma cor mais escura e mais clara que a tela da TV exibe e aí é feito um balanço automático. Na minha opinião esse é um recurso que faz muita diferença, as vezes até mais que o 4K.
Mas para uma TV ter HDR real ela precisa ter pelo menos 1000nits de luminância emitida pelo painel. Ok, as OLEDs geralmente não chegam a 1000nits, mas isso é outra discussão que não vou entrar aqui. Saiba que OLED geralmente é entregue em uma TV premium então você não vai precisar se preocupar com isso.
Mas, como nada nessa vida é simples, existem alguns padrões de HDR (novamente não entrarei em detalhes técnicos de cada padrão).
- HDR 10: Padrão aberto criado pela Samsung e pela Sony. É o mais utilizado pelos jogos e suportado por praticamente todos os fabricantes.
- HDR 10+: Uma evolução do HDR original criado para concorrer com o padrão criado pela Dolby.
- Dolby Vision: Padrão proprietário criado pela Dolby que apresenta um efeito melhor do que o HDR 10. O fabricante precisa pagar uma licença para usar.
Algumas considerações sobre HDR:
- Ao comprar uma TV verifique se o HDR é real. Geralmente o fabricante coloca um nome maravilhoso no HDR como HDR Super Blaster ou HDR Atômico. Quando você ver isso desconfie, existe a grande possibilidade de ser um HDR "falso", pós processado pela TV.
- HDR só existe em painéis 4K. Se você ver uma TV 1080p com HDR, com certeza estará enquadrado no caso anterior.
- O HDR 10+ ainda não pegou. Até onde eu sei só o Amazon Prime tem um ou outro conteúdo com esse recurso.
- O Xbox vai ter esse recurso de HDR falso para jogos que não tiverem o recurso, mas ele tende a ser muito melhor que o HDR criado por TVs de entrada. Mesmo assim ele vai gerar HDR10, então a TV precisa ser compatível.
- O Dolby Vision realmente é melhor que o HDR mas:
- Só é suportado pelo Xbox
- Nenhuma TV Samsung suporta Dolby Vision
- São pouquíssimos os jogos com esse recurso.
- Dolby Vision tem sido bem utilizado em filmes. Apple TV e Netflix abraçaram o recurso.
- Como eu disse acima, o HDR (REAL) realmente faz diferença, seja ele qual for.
ALLM (Auto Low Latency Mode)
Sabe aquele modo Game que toda TV moderna tem? Então, com o ALLM você não precisa se preocupar em ligar esse modo. A TV faz isso sozinha.
Com isso o input lag cai bastante, mas em contrapartida todos os recursos de melhoria de imagem da TV são desabilitados.
É por isso que tanto HDR quanto os 120Hz precisam ser nativos. Faz sentido pra você agora?
VRR (Variable Refresh Rate)
A turma do PC Master Race já está acostumada com esse recurso. Os famosos Freesync (AMD) e GSync (Nvidia).
Esse recurso faz com que a TV acompanhe a taxa de frames que o jogo envia. Mas por que isso? Porque raros são os jogos que se mantem a Xfps sem oscilar.
Com o VRR você vai ter a impressão de um jogo mais fluido, sem aqueles "soquinhos" que as vezes você percebe.
O VRR na prática é a implementação do Freesync da AMD porque aqui temos a mesma história do HDR x Dolby Vision, já que o GSync também gera royalties para a Nvidia.
Até onde eu sei somente as TVs LG suportam Freesync e GSync.
Monitores GSync podem ser considerados VRR? NÃO.
QMS (Quick Frame Transport)
Sabe quando você troca uma fonte ou tipo de sinal e fica aquela tela preta por um microsegundos?
O QMS acaba com isso, simples assim.
AUDIO 3D
Isso não tem muito a ver com o HDMI 2.1 mas, para entender o próximo conceito precisamos falar de audio 3D.
Antes tínhamos o Surround, aquele 5.1 de cinema que de dava uma imersão completa (para a época dele). Hoje esse tipo de surround tende a obsolescência, já que o áudio 3D chegou.
Um áudio 3d, teoricamente, permite que o som saia por trás da tela exatamente da boca de uma pessoa. Na prática, é uma evolução do 5.1 que conhecemos desde sempre.
E aí entram o "novos" Dolby Atmos e DTS X que são os novos padrões de áudio 4k (não é assim que se chama, mas fica mais fácil para se entender e se comparar com a era do HD).
Os dois consoles possuem tecnologias proprietárias para áudio 3D, mas só o Xbox suporta Dolby Atmos.
Mas o que acontece se eu ligar meu console em um HT sem suporte a esses codecs? E o meu PS5 como vai mandar áudio 3D para meu HT que não suporta esse padrão proprietário?
É simples, os padrões antigos e tradicionais não morreram, vai tudo funcionar normal como sempre foi.
eARC (Enhanced ARC - Audio Return Channel)
A turma que tem Home Theater já conhece essa sigla.
Se você liga um HT em uma porta eArc a TV repassa o audio para esse equipamento sem compressão.
Mas o arc original tinha limitação de banda e não deixava passar o áudio 3d. Com o eArc essa limitação acaba.
FAQ HDMI 2.1
P: Como eu faço para saber mais sobre o assunto.
R: Recomendo o site Rtings e os vídeos e lives do Detonando Gueek. Inclusive essas foram as minhas fontes para esse post.
P: É obrigatório trocar de TV para usar os novos consoles.
R: NÃO. Seu console funciona com qualquer TV que tenha entrada HDMI, mesmo as 720p antigas. O que vai acontecer é que você vai perder recurso ou qualidade, mas não vai deixar de jogar. Só troque de TV se você é entusiasta e faz questão de ter TODOS os recursos.
P: Quero todos os recursos da nova geração. O Dolby Vision e o Dolby Atmos fazem diferença na escolha da TV?
R: Na MINHA OPINIÃO não. Veja, o jogos não abraçaram esses recursos ainda e mesmo que abracem o HDR padrão não deve ser abandonado. Até porque hoje no Brasil creio não ter TV compatível com Dolby Vision e HDR 10+.
P: Preciso trocar meus cabos HDMI?
R: Se você vai trocar de TV provavelmente sim. Seu cabo precisa ser HDMI 2.1 com banda de 48Gbps. Os cabos atuais HDMI 2.0 não suportam 4k/120. Mas o cabo tem uma distancia máxima teórica de 3M, mas que isso provavelmente você terá problemas.
P: Eu só jogo em monitores. Tem monitores com HDMI 2.1?
R: No dia que estou fazendo esse post não.
TVs RECOMENDADAS PARA HDMI 2.1
Bom, agora começa a treta. Quais TVs são compatíveis com esses recursos maravilindos?
Essa pergunta responderei em breve, mas deixarei aqui um spoiler:
Ficarei somente entre LG e Samsung pelos seguintes motivos:
- A Sony está abandonando o mercado nacional, então EU não investiria em uma TV que poderá ficar sem suporte em breve.
- As demais marcas ainda são irrelevantes nesse segmento high end (sim amigos 2.1 ainda é high end)
- Se quiser ajudar com modelos de outras marcas fique a vontade. O post é nosso ?
Primeiro uma breve explicação sobre as tecnologias das TVs.
OLED x QLED x Nanocell
- OLED: É uma tecnologia de leds orgânicos. Eles geram luz própria e não precisam de uma lâmpada atrás para iluminá-los. É o supra sumo das TVs onde o preto é real e as cores mais fidedignas.
- QLED: É um painel LCD retroiluminados com Leds, porém existe ali uma tecnologia de pontos quânticos que melhoram qualidade de imagem como um todo e tentam deixar a TV o mais próximo possível da qualidade de uma OLED.
- Nanocell: É a mesma coisa do QLED com um nome comercial e tecnologias próprias da LG
E o burnin das OLED? Mito ou realidade?
Infelizmente é uma realidade. Os mais antigos vão se lembrar que quando víamos um arcade desligado, a tela (que era de tubo) ficava com as manchas do jogo (rally X e pacman eram ótimos exemplo disso). O burnin é basicamente isso. Se você deixa sua TV OLED ligada o dia inteiro na CNN por exemplo, ela pode ficar com a mancha vermelha marcada na tela.
A LG diz que suas TVs são providas de tecnologias que impedem o burnin e o próprio RTINGs tem feito testes e chegaram que em uso normal o burnin não acontece. Na prática não tem como saber se isso é verdade já que as OLED são relativamente recentes. Fato é que já temos relatos aqui no PXB de TV OLED com burnin.
Se você tem uma OLED recomendo não ficar assistindo CNN o dia inteiro e todos os dias e nem jogar o mesmo jogo por horas a fio. De uma desligada, ou uma mudada de conteúdo de vez em quando. Provavelmente seu corpo vai agradecer muito mais que a TV mas, sendo um investimento alto, creio que valha a pena ter um "cadinho" mais de cuidado.
Uma recomendação valiosa é: JAMAIS compre TV OLED de mostruário, mesmo que estejam uma pechincha. A probabilidade de você ser agraciado com um burnin é bem alto.
E uma observação importante: NENHUM fabricante da garantia contra burnin. Se a sua TV tiver, você precisa aprender a conviver com ele.
LOCAL DIMMING
As TVs LED precisam ser retro iluminadas para apresentar a imagem na tela a essa técnica de iluminação se dá o nome de local dimming. Então se a imagem precisa ser escura, o led diminui a sua intensidade ou simplesmente apaga para deixar a imagem preta.
Porem existem duas principais formas de se fazer essa iluminação:
- EDGE LIT: Aqui existem faixas de led nas bordas da TV. Então a faixa de cima ilumina a metade de cima da TV e a faixa de baixo a outra metade. Nesse tipo de TV o preto sempre é meio cinza.
- FULL ARRAY: Tem led espalhado por todo o painel então a zona iluminada fica mais precisa e o preto mais preto. Prefira TVs com FULL ARRAY LOCAL DIMMING. São mais caras mas a imagem é bem melhor.
TIPOS DE PAINÉIS VA x IPS:
É mais uma características das TVs LED. Dando uma explicação bem simples:
Pegue VA se você usa a TV em um ambiente mais escuro e não vai ter ninguém em ângulos muito abertos (vendo a TV de lado por exemplo). Painéis VA tendem a ter um tempo de resposta um pouco menor também. Para jogos o VA tende a ser uma opção melhor.
O IPS tem um ângulo de visão melhor, mas o contraste um pouco pior. Mas se você tem uma sala grande talvez seja uma opção melhor pra você. O tempo de resposta do IPS tende a ser maior que um VA, mas nada que comprometa seu jogo. Na prática não faz muita diferença.
Aqui não tem escolha certa ou errada, é questão de gosto mesmo. Tem puristas que odeiam e debocham do IPS tem gente que não liga (o meu caso). A recomendação é ir em alguma loja e comparar as duas TVs com a sua imagem de preferencia e não as que os fabricantes colocam como demonstração.
Então vamos as TVs:
LG
Nanocell - SN86
- É a TV mais barata da LG que possui HDMI 2.1. Ela chegou na faixa dos R$5.000 mas em Novembro/2020 já é possível encontrá-la a R$3800.
- Possui modelos de 55 e 65 polegadas
- 4 entradas HDMI sendo 2 HDMI 2.1 e duas HDMI 2.0
- Suporta Dolby Atmos
- HDR: Somente HDR 10 e Dolby Vision
- Local Dimming: Edge Lit
- Tipo de Painel: IPS
- Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/sm8600
- É a TV topo de linha da Séria NanoCell (desconsiderando as 8K). Ela chegou na faixa dos R$12.000 mas em Novembro/2020 já é possível encontrá-la a R$10.000 (pelo valor desta TV eu já avaliaria uma OLED).
- Possui modelos de 75 e 86 polegadas
- 4 entradas HDMI sendo 2 HDMI 2.1 e duas HDMI 2.0
- Suporta Dolby Atmos
- HDR: Somente HDR 10 e Dolby Vision
- Local Dimming: Full Array
- Tipo de Painel: IPS
- Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/nano90
- É a TV OLED que de "entrada" da LG. É outro sonho de consumo dos gamers. Foi lançada na faixa dos R$8.000 mas em Novembro/2020 já é possível encontrá-la a R$5.800.
- Possui modelos de 55, 65 e 77 polegadas
- 4 entradas HDMI e todas são 2.1
- Suporta Dolby Atmos
- HDR: Somente HDR 10 e Dolby Vision
- Local Dimming: Não se aplica
- Tipo de Painel: OLED
- Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/cx-oled
SAMSUNG
QLED - Q80R
- Está é uma TV premium da Samsung da Linha 2019. E recentemente foi atualizada para permitir jogos em 120FPS com o VRR
- Sendo de 2019, vai ser difícil de encontra-la, mas se você achar ela pode até estar mais barata que todas as TVs compatíveis da linha 2020
- 4 entradas HDMI, porém somente UMA é 2.1, as demais são 2.0. Isso é importante se você pretende ter mais de um console
- HDR: Somente HDR 10 e HDR 10+
- Local Dimming: Full array
- Tipo de Painel: VA
- Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/samsung/q70t-qled
QLED - Q70T
- TV mais barata da Samsung compatível com ALGUNS recursos HDMI 2.1. Em novembro/2020 o valor oficial é de R$4.000
- É uma TV de entrada mais básica que a SM86 e possui tamanhos de 55, 65, 75 e 85 polegadas
- 4 entradas HDMI, porém somente UMA é 2.1, as demais são 2.0. Isso é importante se você pretende ter mais de um console
- HDR: Somente HDR 10 e HDR 10+
- Local Dimming: Nenhum
- Tipo de Painel: VA
- Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/samsung/q80-q80r-qled
- 4k@120hz: Teoricamente a TV chega a essa resolução mas mesmo com update de firmware a RTINGs só conseguiu chegar a 1440p@120Hz
- TV intermediária da Samsung compatível com os recursos HDMI 2.1. A TV chegou a R$7.000, mas em novembro/2020 o valor oficial é de R$6.000
- É uma TV que já vai te dar uma qualidade mais premium em tamanhos de 55, 65 e 75 polegadas
- 4 entradas HDMI, porém somente UMA é 2.1, as demais são 2.0. Isso é importante se você pretende ter mais de um console
- HDR: Somente HDR 10 e HDR 10+
- Possui uma feature de Audio em Movimento mas isso não é Dolby Atmos. Trata-se de um recurso proprietário da Samsung e processado pela TV. Não sei se funciona com jogos.
- Local Dimming: Full Array
- Tipo de Painel: VA
- Review RTINGS: https://www.rtings.com/tv/reviews/samsung/q80-q80t-qled
- 4k@120hz: Teoricamente a TV chega a essa resolução mas a RTINGS só conseguiu chegar a 60Hz. Ficaram de fazer mais testes, mas não deram mais updates. Como essa é a TV que a maioria está mirando, deixem seus relatos quando os consoles novos chegarem.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
HGiG: É um consórcio de alguns fabricantes de games, display e consoles que se uniram para definir alguns padrões e melhores práticas para HDR de forma a melhorar essa tecnologia. Se a sua TV tiver esse recurso é interessante que você o deixe ligado. Quando você faz isso a TV entende que a fonte do sinal (que também deve ser compatível) está mandando informações corretas de HDR e portanto a TV não altera esses dados, exibindo uma imagem de forma mais fiel ao que foi pensado pelo desenvolvedor do jogo.
OBS: Achou algo errado ou discorda? Só falar que acerto ou debatemos o assunto.
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