Mas rapaz, a idéia do END GAME do The Divison é você criar o máximo de builds que lhe agradem ( tanker, healer, "mago") para que assim você possa jogar o jogo de diversas maneiras e é claro que para você construir essas builds você precisa fazer o famoso GRIND, que seria upar a DZ para conseguir level e conseguir comprar itens com créditos fénix em uma vendedora da DZ6, ganhar itens com level 31 nos desafios diários, farmar créditos fénix para conseguir comprar itens no vendedor da base e entre outras coisas variadas. Isso tudo faz com que você perca horas e horas tentando arrumar a sua build e ter o seu char da maneira como você tanto deseja. Sem falar que daqui algumas poucas semanas teremos um update gratuito que irá conter a RAID do jogo, ou seja, vais precisas do seu char ainda mais forte do que, supostamente, ele é.
Eu acho que o problema é que nós jogadores de CONSOLES não estamos muito acostumados com esse tipo de jogo, com fazer grind, com estar horas e horas a fazer a mesma coisa, então logo de cara temos uma certa estranheza e recusa de um jogo ser assim.
O que posso concordar consigo é que a Dz esta entediante, visto que as recompensas não são tão boas e o motivo pelo qual você se torna ROGUE é banal. Seria muito melhor se a Dz fosse o local das exoticas, caísse exótica pra todo mundo, assim você teria uma motivo melhor para matar o agente que passeia com a bolsinha amarela.
Tente levar o jogo para o lado que lhe expliquei e quem sabe assim continuas a se divertir com o jogo.
E... para os parâmetros atuais, e abusivos, de preços de jogos no Brasil, The Division não foi um jogo tão caro, afinal sua versão completa custava R$260.00 enquanto que outros jogos com versões completas as vezes passam os R$300.00.