Uma coisa é fato... O jogo é linear... Porém, oferece muita exploração de cenários, principalmente para pessoas que apreciam arte e gostam de vagar olhando cada canto do incrivelmente detalhado mundo do jogo, e imaginar "que tipo de pessoa vivia aqui?"... "que tipo de tragédia aconteceu aqui?"... Cada marca de sangue na parede, corpo pendurado, carta esquecida, violão quebrado, poster de banda na parede, cada placa de rua, que está exatamente no mesmo lugar dos EUA hoje, e como ela está no jogo e etc... Não é um GTA em liberdade de gameplay, mas vai muito além em liberdade imaginativa...
Fora todos os méritos técnicos do jogo, como gráficos, jogabilidade, gameplay, eu diria que é um jogo detalhista como poucos... detalhes é a palavra chave aqui....o jogo é criativo e oferece diversas possibilidades de gameplay, como cruzar uma área de modo totalmente furtivo, atirando em tudo em todos ou mesclando estratégias... Uma garrafa ou tijolo, pode ser usada para distração, como arma branca ou de arremesso, dependendo da situação, você improvisa armas como um pedaço de madeira com uma tesoura, (e é incrível ver o impacto no crânio de alguém, ainda mais quando fica preso, e é necessário um pouco de força para arrancar do crânio...hehe)... A quantidade de animações do jogo é absurda... Joel golpeia e age de diversas maneiras, de acordo com o nível de perigo que o jogador se encontra, a violência gráfica é soberbamente realista assim como a física (estamos jogando com um senhor de cerca de 50 anos, praticamente a mesma idade dos dubles super ageis de GTAV), sem contar as diversas reações ao ambiente, como quando você passa por um lugar quente ou aponta uma lanterna para a cara de um personagem ele protege os olhos instintivamente... Existem conversas interativas de acordo com o cenário, e algumas que só acontecem se você fizer a ação X ou ler o documento Y... Ao ler certo documento, muitas vezes rola uma discussão com os personagens, sobre o que aconteceu com aquela família... "será que conseguiram? Gosto de pensar que sim"Esse nível de detalhamento de ambiente e personagens é incrível... nenhuma casa é igual, e é delicioso entrar em cada casa e analisar cada coisa deixada ali pelos antigos moradores... Cada poster na parede ou objeto no chão... Fantástico...
Para além disso, Last of Us, consegue trazer uma carga emocional que nunca vi em nenhum jogo... A evolução dos personagens... Principalmente de Ellie como mulher e do sentimento paternal de Joel por ela... No começo isso é quase nulo nos dois... Ellie não quer pegar uma arma e Joel a trata como um fardo... A cada estação tudo muda... E como o jogo fica bonito no inverno...
E as girafas? ah as girafas... que momento...
Enfim, evitando qualquer spoiler, eu recomendaria este jogo para qualquer um que goste de uma boa história, pois, o nível é de obra prima... Eu que sou um fanático por livros (daqueles que termina um e já engata outro... é sério), poucas vezes vi uma história tão bem contada, tão convincente e tão emocionante... Tudo muito realista e tudo muito surreal ao mesmo tempo... Pra quem aprecia os detalhes do relacionamento humano e evolução de sentimentos... TLOU é um prato cheio...
E por fim recomendo jogar logo de cara no hard e desligando todas as ajudas (audição - como enxergar por paredes, sequencia de botões e etc)... A experiência máxima no jogo acontece assim... Você fica tenso o tempo todo, economiza qualquer pedaço de pano ou bala que encontra e age cautelosamente como se sua vida dependesse disso... Uma das minhas melhores experiência com games desde sempre...