The Last Of Us - Primeiras Impressões

PsicocariocA

Jogador
Janeiro 28, 2008
679
2
TheLastOfUsJoelEllieArtwork.jpg


NÃO CONTÉM SPOILERS


Comprei o jogo domingo na Saraiva e joguei até o presente momento cerca de 5 horas, ou seja, não é um review do jogo, mas as primeiras impressões já concretizadas. A minha opinião não é baseada em um demo de 15 minutos, mas no jogo já inteiramente apresentado no que se refere as mecânicas e contexto geral, ainda que a história ainda me reserve surpresas (assim espero).

Em primeiro lugar eu preciso desabafar uma coisa! The Last Of Us não é essa BRASTEMP toda que andam anunciando, com vários reviews dando nota 100!!!

600x600


Já é sabido que não jogamos sozinhos durante a campanha, acompanhados pela "rapariga" Ellie e alguns outros personagens em determinados pontos, porém o que obviamente não é anunciado é que na verdade a estupidez da IA amiga é um empecilho para certas táticas tentadas em alguns cenários. Tente passar despercebido por alguns infectados e a Ellie algumas vezes fara questão de sair correndo feito uma alucinada por todos os lados, ao redor do Joel, tentando se encaixar na posição do jogador de uma forma que sua presença ali faça sentido. Acho que o grande defeito dessa parte pode ser no mapeamento precário de locais em que Ellie assume a posição "cover" (escondida atrás de uma mureta por exemplo). Ela e outros IA's não sabem se posicionar em determinadas situações e simplesmente perdem a caebça!!!!!!

Já passei por situações em que minha mulher (que não joga, salvo angry birds e plants vs zombies) chegou a notar a estupidez dos outros personagens, ficando igualmente irritada com os defeitos comportamentais dos meus suicidas colegas.....

nine-pittsburgh-locations-we-want-to-see-in-the-last-of-us.jpg


Mas o jogo está LINDO não está? Não, não está. Está bonita PACAS, mas não é a coisa mais linda já feita no PS3. As fases da neve e areia de U2 e U3 (ambos da ND) estão mais bonitos que TLOU. Aliás, o Tibet em U2 é o local mais bonito que já vi até hoje em um jogo de console, mas isso é muito subjetivo.

Dito isto, o jogo está realmente muito bem feito, com atenção nos detalhes impressionantes, mensagens de sobreviventes espalhadas e por mais que os eventos que antecedem o jogo em geral não tenham sido muito explorados o mundo parece te informar isso sem a necessidade de um flashback ou mensagens de texto em cartas e livros. Você realmente acredita que ali o tempo passou e aqueles momentos foram congelados e estão apodrecendo parados no tempo...

Por fim, posso dizer que o enredo me manteve preso, esperando uma reviravolta até o momento e segundo um produtor da ND exisetem 3 momentos no jogos que te farão chorar. Acredito que já passei por dois deles, mas não chorei, nem sequer fiquei emocionado. Ou então não passei por nennhum deles e o bixho vai pegar ainda, rsrs.

De qualquer forma, o desenrolar da história tem sido extremamente previsível, desde o início do jogo (muito bom por sinal, ainda que previsível) e repleto de clichês sobre desenrolar do futuros dos personagens chaves. De qualquer forma, a narrativa está muito boa e a trilha sonora fantástica...

Quando finalizar o jogos complementarei com as impressões finais, mas no momento o jogo está longe de um 10/10 na minha opinião. Caso finalizasse agora sairia com um 8/10 no máximo.

Joguei 1 hora de Bioshock Infinite e achei mais prazeroso do que as 5 de The Last Of Us. Espero que o jogo amadureça nas proximas e finais 10-12 horas.

Abraços.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
PsicocariocA, obrigado por este tópico. As vezes a mídia exagera na coisa, por isso é sempre bom ler uma opinião imparcial baseada unicamente na experiência pessoal.
 

Raptorstzx

Jogador
Janeiro 2, 2009
901
94
Concordo com a parte da IA do jogo, realmente acontecem essas "loucuras" nos personagens na hora de procurar o cover, e isso por vezes quebra totalmente a imersão e a tensão que você se encontra no determinado momento.
Sobre a beleza do jogo, pra mim está lindo da maneira como as reviews o descreveram. Como você mesmo disse, você só tem 5 horas de jogo, espere até chegar nos próximos cenários do game, que por sinal, achei muito mais interativo e interessante que de toda a série Uncharted (que é um jogão!). A universidade em que entram mais pra frente é tão cheia de detalhes, colorida e viva, que bate de longe (na minha opinião) o deserto de U3, uma das cenas mais fodas que tinha visto em um game.
Sem contar que o 10/10 é baseado no jogo completo, e achei que a história vai só melhorando conforme o jogo se desenvolve, portanto sua nota deve melhorar.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Você não jogou muito pouco ainda... Estou com 10 horas e longe do final, mas existem opiniões para serem respeitadas... Nem todos tem a mesma sensibilidade pra arte... Na verdade, tem muitas variáveis e coisas a serem percebidas nesse jogo, por pessoas que o jogam como deve ser jogado, como por exemplo explorando cada canta, analisando e lendo arquivos, e principalmente, acredito que esse jogo só mostra o verdadeiro potencial, no hard com todas as ajudas desligadas... Apenas dessa forma, você consegue entender o sentimento de survival que ele tenta passar...

No mais, não são só os detalhes do cenários que o fazem um jogo sem igual, e sim os detalhes de relacionamento do "herói" lançado um uma jornada contra a vontade, e a forma que esses 20 anos de holocausto mexeu com a mente de cada um, assim como a inocência de uma garota que nasceu nesse mundo, foi tão modificada no extinto de sobrevivência e liga pela vida, e tão pouco alterada na vontade de viver uma adolescência comum, com música, piadas e sorrisos... O mundo é hostil, e mesmo assim o sonho de alguns permanecem... Cada detalhe de comportamento e diálogos, mostram que video games são culturas e até arte... A forma de construção e cuidado de cada detalhe para tornar o jogo, ambiente e personagens críveis, desde a garota tentando aprender a assobiar, até a maneira que ela e alguns personagens reagem as diversas e muito variadas áreas do universo criado...

Agora nas questões técnicas é meio óbvio que os hardwares de PS3 e X360, já não aguentam inovações... Em um jogo como Bioshock Infinite aonde é caos o tempo todo, esse problema de IA não aparece muito... Está todo mundo te vendo, logo a Elizabeth fazer alguma besteira e aparecer no meio da batalha, fica imperceptivel, até mesmo porque ela não sofre dano e não é atacada... Já em Last of Us, que é um game com um fortíssimo fator stealth, qualquer besteira feita pela IA, poderia comprometer seu jogo e frustrar o jogador infinitamente... Logo, foi escolha da produtora, o spot do inimigo se reduzir a você... Estamos falando de um hardware de mais de 6 anos, que já não da conta das novas possibilidades e ideias... E isso fica muito claro em Infinite e Last of us, que tiveram ideias sensacionais... Concordo que quebra a imersao, mas eh que deu pra fazer... Quanto aos gráficos, é dificil igualar Uncharted em cada detalhe, visto as inúmeras possibilidades de gameplay, e o tamanho do cenário acessível... Nem se compara... Uncharted é lindo, é divertido e um dos melhores jogos que joguei nessa geração, mas não é segredo, que ele é muito mais scriptado e cheio de corredores que facilitam a riqueza de cada detalhe, já em Last of Us, o mundo é muito maior e muito mais detalhado que Unchartded, porém, sem a mesma riqueza, e mais uma vez esbarramos nas limitações dos consoles atuais... Não acho justo a comparação nesse termo... Porfim, entendo e respeito sua opinião, mas temos que analisar as coisas de um modo coerente e dentro das limitações, para não cometermos injustiças, e acredito que os grande e exigentes sites como EDGE e IGN, analisaram o jogo dentro dessas limitações, para dar o seu veredito... O jogo tem 34 notas 100, de órgãos que entendem essas limitações muito melhor que nós... Hoje eu vi uma matéria da Eurogamer, em uma analise aprofundada dos quesitos técnicos de Last of us, o colocando na próxima geração, pois, com os novos hardwares teremos mais chances de ver trabalhos assim, só que sem os problemas que a Naughty Dog enfrentou nesse título.. Quando pedimos uma nova geração, é justamente porque jogos como Last of Us e Infinite, já deveriam estar lá, mostrando todo o seu potencial... Enfim, só estou discorrendo sobre tudo que joguei e tudo que li, tentando usar argumentos embasados... O que eu sei, é porque leio e não porque entendo bulhufas de programação, pois não entendo nada...

De qualquer forma, eu ainda desafio apresentar qualquer jogo que eleve exponencialmente, todas as qualidades técnicas, gráficas, jogabilidade, universo e etc, com todo o primor que The Last of Us conseguiu... Nem Tomb raider que foi aí tão aclamado por muitos, não tem a qualidade gráfica de Last of Us, e muito menos as inúmeras possibilidades e os desafios que cada passagem de LoU apresenta, tudo, contando sempre com uma ou várias IA's ao mesmo tempo, e que mesmo com algumas falhas esporádicas, não deixa a peteca cair...

E porfim, que fique claro que você pode não achar o jogo tudo isso, sem problemas... Só estou elevando a discussão que você trouxe a com mais opiniões e impressões... Abs
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Terminei o jogo hoje e minha nota final seria um 9. O maior ponto negativo sem dúvida é a IA da Ellie e outros acompanhantes, mas em momento algum ela me impediu de seguir jogando conforme eu desejava. Os inimigos não notam os seus acompanhantes, isso da Ellie passar correndo perto de um infectado aconteceu algumas vezes comigo sim e eles nem sequer notaram ela, o mesmo acontecendo com humanos. É claro que isso quebra a imersão e pode até atrapalhar uma vez ou outra quando tentamos alcançar um local onde o acompanhante não sai da frente, mas fora isso, nada extremamente grave que estrague a experiência no geral.

Graficamente falando acho a comparação com Uncharted indevida se levarmos em conta que os cenários em The Last são bem amplos e favorecem exploração, dando uma impressão de liberdade inexistente em um shooter de corredor. Eu perdi horas em vários cenários apenas explorando procurando itens e olhando cada detalhe de um dos mundos mais bem recriados que já vi em um jogo. Mais uma vez a ND tirou leite de pedra.

Quanto ao enredo, tem seus momentos clichês como era de se esperar em um jogo com zumbis, mas a narrativa é excepcional e faz toda a diferença, assim como a construção e atuação dos personagens, são fatores que respondem pelo brilho da história. Confesso que não gostei muito do final, esperava algo mais conclusivo e menos aberto, talvez venha continuação aí, como de praxe. De qualquer forma, digo que valeu muito cada centavo e um dos melhores jogos que joguei nessa geração. Que venha Beyond Two Souls.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Fechou com quantas horas Johannes? Estou no esgoto com os outros dois (para não dar spoiler) tem muito jogo ainda? Abs
 

iBlackStarr

Jogador
Julho 21, 2010
491
102
Alguém aí sabe quando começam a "piscar" troféus desse jogo? To jogando no hard e acabei de chegar na escola, e nada de troféu...
 

GoodOfMetal

Jogador
Setembro 8, 2008
1,819
42
Lendo a opinião do Psico sobre a IA, pensei opa olha a filha perdida do Dom ai fazendo escola hahaha, acho que nenhuma IA hoje é muito esperta, já joguei muito jogo com comparsa e não adianta eles sempre fazem algo errado, uns poucos outros durante o jogo inteiro (Dom e Sheva isso é com vocês), mais os meus comparsas favoritos são os blindados, talvez na next-gen teremos comparsas mais espertos e acho que é por isso que não gosto muito dessa história de jogo obrigatóriamente com coop.

Ainda vou jogar esse jogão, talvez pegue nas férias da facul que começam essa semana junto com o Biochock Infinite pro 360 e algo pro Wii, como não ligo pra troféus/conquistas não vou esquentar a cabeça pois o que eu quero é jogar.
 
C

Convidado

Visitante
Uma das coisas que o meu jogo idealizado teria seriam inimigos humanos que teriam mais forte a característica da auto preservação.

Eu não vi isso comentado ainda, mas no TLoU os inimigos humanos durante o game play podem ficar com medo, fugir, desistir do combate? Existe a possibilidade de poupar a vida de um cara?

Como eu falei, jogando no modo normal e sendo horrivel com o controle eu não consegui ver isso.
 

les420

Jogador
Outubro 13, 2008
1,766
11
Concordo com boa parte dos problemas apontados pelo Psicocarioca. O jogo não é perfeito, o problema surge quando muita gente que vê várias notas 10/10 e concluem que o jogo é perfeito. Coisa que nunca vai acontecer. Tem uma explicação do Destructoid que eles colocam em todos reviews que eu acho irretocável:

Flawless Victory: Games rated 10 aren't perfect, since nothing is, but they come as close as you could get in a given genre. The new must-have game in its sector, we're talking pure ecstasy.

A Ellie passando na frente dos inimigos, realmente quebra um pouco da imersão. Mas será que isso é um problema só de quem fez o jogo ou das limitações da plataforma na qual ele foi concebido. Pelo refinamento apresentado em todo o jogo, não duvido nada que se a Naughty Dog tivesse mais memória, teriamos AI e NPCs mais inteligentes, evitando tais encontros inexplicáveis.

Se o jogo fosse um exclusivo de PC, com altos requisítos mínimos pra rodar, podendo contar com mais de 8GB de RAM, tenho certeza que o julgamento sobre algumas falhas seria mais negativo.

Agora em relação a comparação com a primeira hora de Bioshock, eu achei bem incoerente. A primeira hora de Bioshock é praticamente só apresentação, com pouquíssimo de combate, analisar um jogo por conta da primeira hora é o mesmo que julgar o livro pela capa. Mas enfim, pelo menos ele deu o seu argumento em cima de 1 hora, bem mais que os 15 minutos que o Thadeu leva pra tirar suas conclusões. :)
 

PsicocariocA

Jogador
Janeiro 28, 2008
679
2
Pessoal, não sejamos ingênuos e achemos que existem apenas dois tipos de opinião:

Ou um jogo é maravilhoso ou um completo lixo.

Sabemos que um jogo realmente é merecedor de diversos 10/10 e aclamções da crítica e usuários se essa opinião se sustenta pós hype.

EXEMPLO: GTA IV, Red Dead Redemption, Braide etc...

E existem os que são aclamados por 3 meses mas logo o brilho some junto com o holofote. Por enquanto TLOU parece ser o segundo tipo, espero que seja do primeiro pois gostaria de investir dinheiro apenas no primeiro tipo, rsrs.
 

iBlackStarr

Jogador
Julho 21, 2010
491
102
Pra mim o que deixaria o The Last of Us melhor/mais interessante seria se ele tivesse mais opções de caminhos, nem precisava ser mundo aberto, mas tipo, eu poder escolher se eu quero chegar na casa do Joaquim indo pelo esgoto, pela linha do metrô, passando por dentro das casas ou andando no meio da rua mesmo, por mais que todos os caminhos levassem ao mesmo lugar e à mesma cutscene depois. Acho que essa "liberdade linear" deixaria o jogo mais interessante e com um fator replay bem mais alto. Pra mim esse é o único defeito do jogo.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
A linearidade não me incomodou, principalmente por não estar jogando um RPG e pelo fato da ND ter criado cenários muito bem detalhados e amplos. Fora a narrativa soberba e a jogabilidade que dá bastante liberdade de ação. É o tipo de jogo que não me incomoda por ser linear. Eu não trocaria os cenários de TLOU pelos de Fallout, não só pelos gráficos melhores, mas principalmente porque a ND deu um realismo absurdo a todos eles.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Abri um tópico sobre a análise tecnológica do jogo aqui: http://www.pxb.net.br/forum/outras-...cnológica-the-last-of-us-a-nova-geração-agora

É interessante, para quem é leigo de programação assim como eu... As vezes fazemos comparações que não são válidas, ou pelo menos injustas (pelo menos do ponto de vista técnico)... Agora referente a história, personagens, carisma e etc, é outra coisa totalmente diferente... Nesse caso a opinião de cada um é mais válida...

Sim, a Naughty Dog tirou leite de pedra...
 
C

Convidado

Visitante
Sem querer ser muito hater, mas...

Mas então aquela demo da E3 do ano passado em que a Ellie dava uma tijolada no inimigo era uma mentira?

http://www.youtube.com/watch?v=8ZYkj0glnqs

Editado: Ai está o video.

O que chamou a atenção do publico foi as 5:30min em que o Joe se posiciona escondido em um ponto e a Ellie em outro, o inimigo se movimenta em direção ao Joe e ela reage para distrair o cara. Esse tipo de reação se não for escriptado requer um comportamento de IA muito sofisticado.

Era esse tipo de "mentira" que eu estou levando, já que estão falando que os inimigos costumar ignorar ela.

Sem neuras. Só para lembrar que não devemos nunca acreditar em tudo que falam e mostram na E3.
 

HellsTT

Jogador
Março 30, 2006
1,057
180
eu nao tinha dado a devida atencao a esse jogo, ainda estou com 4 jogos de 360 lacrado e preciso terminar Ascension

mas depois de ler tudo isso ai em cima, ta dando uma vontade de comprar esse game...

alguem sabe me dizer se a versao nacional tem audio original ingles (pois no submarino esta dizendo que é em PT-BR)

ou se for somente PT-BR se a dublagem esta boa ?
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Falando do final, apenas para quem zerou:

Eu levei um tempo até digerir o que o Joel decidiu fazer no final e até fui contra logo de cara, mas depois parei pra pensar e me colocar no lugar dele, o que é mais difícil considerando que não é um RPG. Cheguei à conclusão que faria o mesmo e tentaria salvar a Ellie a todo custo, já que seria praticamente o mesmo que perder uma filha novamente. Foi aí que também pensei que os Fireflies poderiam muito bem nem mesmo conseguir uma vacina e ainda que viessem a conseguir uma, o estrago causado pelas infecções já tinha deixado o mundo destruído demais para se inocular uma parcela significativa da população sobrevivente. Ou seja, a vacina poderia não trazer nenhum efeito prático e amplo para aquele contexto. Mais inviável ainda seria falar em cura para uma infecção que provoca danos irreversíveis no cérebro e demais tecidos do corpo.

É de se pensar também que em nenhum momento deram alguma escolha para a Ellie, tratando ela como um mero rato de laboratório que só tinha uma função na sua vida miserável: ser morta para que os cientistas procurassem uma possível vacina para a infecção fúngica, pois assim estaria prevalecendo o bem maior. Vale lembrar que o Joel é apenas um cara comum que perdeu tudo na vida, exceto o irmão, por conta da infecção. Ele nunca procurou ser um heroi, é acima de tudo um sobrevivente, daí penso que a reação dele foi perfeitamente coerente com ele mesmo, seu passado e presente. Joel deve ter pensado "dane-se a humanidade, vou tentar salvar a vida da única pessoa que ainda me importa nesse lixo de mundo". Egoísta, indiferente e realista sim. Em uma situação como essa deve ser ainda mais difícil pensar em fazer o bem maior a todo custo, pois o instinto de sobrevivência fala mais alto além de ser essencial para se manter vivo. Agora a pior parte mesmo pra mim foi ele esconder isso da Ellie e mentir para ela quando ela procura saber o que aconteceu no Hospital com os Fireflies. Pra mim, ao fazer isso Joel se torna ainda mais egoísta e indiferente, pois ele mesmo demonstra que não quer nem saber qual seria a escolha da Ellie, a exemplo do que os Fireflies já vinham fazendo. Enfim, é um final difícil de digerir, mas realista ao extremo.

Alguns pontos sem nó ficaram evidentes pra mim. O principal deles é que Joel decide matar a Marlene para impedir que ela viesse atrás da Ellie novamente e claro, não deixar testemunhas. Mas aí basta lembrar que mesmo matando todo mundo a partir do ponto onde o Joel se solta e vai atrás da Ellie, ele estava no quarto ou quinto andar do prédio, tendo que subir para o sexto e último. Quando ele volta com a Ellie nos braços, já desce direto para o estacionamento. Assim, é impossível que não tenham ficado testemunhas que fatalmente irão atrás da Ellie de novo, considerando o poderio dos Fireflies como organização militar. É algo que não encaixa muito bem e não sei se será explorado como gancho para uma continuação, mas eu gostaria que a história do Joel e da Ellie terminasse ali mesmo.
 

PsicocariocA

Jogador
Janeiro 28, 2008
679
2
A IA da Ellie é a melhor, justamente porque ela se intromete pouco no gameplay, ainda que dê uma "forcinha".

Já personagens que te acompanham em dados momentos e andam armados costumam começar um toroteio no meio de uma abordagem Stealth. A quantidade de vezes que reiniciei um cenário por conta disso já está fora de controle....

E sobre o jogo ser bom no modo hard onde "jogadores de verdade jogam" e ruim no modo normal e easy, faça-me o favor né....

O jogo tem 3 modos inciais (Hard, Normal e Easy) logo cada um representa 33% da probabilidade de "como" se jogar e se ele fica "ruim" em dois deles o jogo não está fazendo um bom trabalho.


Estou jogando no Normal e até agora a JOGABILIDADE está sofrível. Repito, SOFRÍVEL....

Já a história apesar de até o momento ser uma compilação de clichês está se desenrolando de forma interessante, com diálogos dentro do jogo muito bem bolados....

Se com 5 horas ele receberia um 8/10 agora está com um 7.5/10...
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Então vai trocar seu jogo porque ele está com defeito, pois, em nenhum momento a IA iniciou um tiroteio ou quebrou meu stealth... Um segundo palpite é que você está jogando errado, ou pelo menos se escondendo errado, uma vez que mesmo jogando no hard que a tolerância é menor, isso nunca me aconteceu... Muito pelo contrário, o que aconteceu foi eles saírem da cobertura e não serem vistos... Quanto a jogabilidade, eu não tive problema nenhum, e a maioria do pessoal também não... De sofrível não tem nada, a não ser que vc esteja jogando como se fosse um Uncharted... E por fim, o lance da dificuldade é aquele: estamos em uma geração que o modo normal tem que ser acessível pra vender, e isso incluem as ajudas e etc... Fica tudo muito sem graça, como é o caso de jogos como LA Noire, aonde você deveria usar seu talento para detectar a verdade, mas o jogo te da as respostas por meio de intuition points e etc... Ou como em jogos de stealth que você deveria ter cuidado com o inimigo, e eles te dão visão pelas paredes... Espero que Metal Gear não entre nessa.... Mas na boa, você é o primeiro que aponta esses defeitos (IA iniciando tiroteios) e diz que a jogabilidade eh sofrível... Jogos stealth assim, não são para todos os públicos... Exige paciência, para usar o ambiente e objetos ao seu favor, e aquele lance de mexer o analógico com a mínima força possivel para não fazer barulho, entre outras forma bem específicas de se atuar...
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)