Sem querer reanimar a treta de sempre mas ja reanimando, quando foi a ultima vez que voce viu uma noticia reclamando sobre "jogo nao anunciar ferramentas de acessibilidade antes do lancamento" ?
Ver anexo 10234
É que cada vez mais empresas têm dado atenção a isso apresentando propostas para endereçar essa questão antes do lançamento, como The Last of Us Remake, AC Valhalla e Resident Evil 4. A própria Microsoft fez um deep dive de acessibilidade de Forza Motorsport recentemente, tratando-o como o "Forza mais acessível de todos os tempos" e a matéria lembra o quanto a empresa é pioneira e faz muito nessa área. Outras iniciativas descritas pela Microsoft é criar posts do Disability Pride Month e, nos últimos dois anos, um showcase especial da marca focado em acessibilidade. Justamente por isso, por fazer tanto em tantas áreas, estranha a falta de abordar o tópico em Starfield, o maior lançamento do
Xbox em sei lá quantos anos, um título que vai ser jogado extensivamente e a única coisa que tivemos até o momento é que terá fontes grandes (algo excelente, aliás).
Importante lembrar: a reportagem foi feita escutando pessoas com deficiência que curtem jogos no geral e até da Bethesda mas ainda não viram esse tópico ser abordado nas entrevistas e demonstrações. Como citam na reportagem, eles querem um jogo acessível e que se adapte, não jogar na dificuldade mais baixa - uma reclamação que rolou com Final Fantasy XVI recentemente, onde a "acessibilidade" consiste em
usar os anéis pra deixar tudo mais fácil precisando apertar apenas poucos botões (em alguns casos, nem isso). A galera não quer ser tratada de um jeito especial, só igual ou o mais próximo disso.
E, lendo comentários do tuíte como esse abaixo, é realmente de se cobrar cada vez mais em grandes lançamentos.
Everything in life is built for fully functional human beings, such as driving and most jobs, not the disabled. All accessibility features should come afterwards, that’s not a main priority.