Tópico Oficial Taverna PXB

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,697
4,741
Farroupilha
Demorei, mas encontrei o slide.

Pelo que entendi, ele não trata do SM2 e sim da franquia de forma geral, apontando que, até não sei quando:
  • 50% da galera que jogou algum Spider comprou o jogo;
  • 47% jogou através de uma forma secundária, seja compartilhando na própria casa (1 cópia do jogo, digital ou física, jogada pelo pai, filho e filha, por ex.), compartilhando com um amigo (trocar o acesso à conta principal com outra pessoa) ou ainda cópias físicas usadas (que não são revertidas em dinheiro para a Sony);
  • 3% são jogadores que resgataram códigos de bundles.

Como Spider-Man 2 era bem recente na época do vazamento (1 mês), a proporção dele ainda devia ser bem menor - ou até nem englobe SM2 porque não encontrei de quando é esse slide.

Ver anexo 12133

Caso essa média de compradores/jogadores tenha sido mantida (metade compra de forma direta, o dobro joga), com a franquia vendendo 50M de cópias até fev/24, daria cerca de 100 milhões de jogadores. Dá pra entender porquê a Sony tá apostando tanto nessa parceria com a Marvel para os próximos anos (Wolverine, Venom e Spider 3).
Sim, por isso aqueles números de downlods pareceram tão baixos pra mim.
 

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
977
2,056
Jundiaí
Demorei, mas encontrei o slide.

Pelo que entendi, ele não trata do SM2 e sim da franquia de forma geral, apontando que, até não sei quando:
  • 50% da galera que jogou algum Spider comprou o jogo;
  • 47% jogou através de uma forma secundária, seja compartilhando na própria casa (1 cópia do jogo, digital ou física, jogada pelo pai, filho e filha, por ex.), compartilhando com um amigo (trocar o acesso à conta principal com outra pessoa) ou ainda cópias físicas usadas (que não são revertidas em dinheiro para a Sony);
  • 3% são jogadores que resgataram códigos de bundles.

Como Spider-Man 2 era bem recente na época do vazamento (1 mês), a proporção dele ainda devia ser bem menor - ou até nem englobe SM2 porque não encontrei de quando é esse slide.

Ver anexo 12133

Caso essa média de compradores/jogadores tenha sido mantida (metade compra de forma direta, o dobro joga), com a franquia vendendo 50M de cópias até fev/24, daria cerca de 100 milhões de jogadores. Dá pra entender porquê a Sony tá apostando tanto nessa parceria com a Marvel para os próximos anos (Wolverine, Venom e Spider 3).
fggfhgfhhgf.png

Essa parte aqui é bizarra. É muito difícil acreditar nisso, ainda mais pra um jogo popular assim.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,696
76,065
Rio Grande do Sul
Sim, por isso aqueles números de downlods pareceram tão baixos pra mim.
Então, até que não me parecem números baixos.

Somados ali, Spider 1 + Morales (e o remaster do 1, provavelmente) são 13,57 milhões de downloads, e como o download só pode ser feito pela conta que tem o jogo, 1 download = 1 venda.

Spider 2 vendeu 10M até agora, então dá pra assumir que, na época do vazamento, existiam um pouco menos de 40M de cópias vendidas dos três jogos anteriores. Nesse caso, 13,5 milhões de vendas digitais na PSN em um universo de 40 milhões de vendas totais (físicas e digitais, em todas as plataformas, incluindo cópias digitais no Steam), aproximadamente 33,9%, me parece bem adequado.


Ver anexo 12134

Essa parte aqui é bizarra. É muito difícil acreditar nisso, ainda mais pra um jogo popular assim.
São métricas de engajamento bem boas mesmo.
 
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Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
977
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Jundiaí
Pra mim, parece um número bem alto. São poucos jogos com esse % de conclusão.
Então, até que não me parecem números baixos.

Somados ali, Spider 1 + Morales (e o remaster do 1, provavelmente) são 13,57 milhões de downloads, e como o download só pode ser feito pela conta que tem o jogo, 1 download = 1 venda.

Spider 2 vendeu 10M até agora, então dá pra assumir que, na época do vazamento, existiam um pouco menos de 40M de cópias vendidas dos três jogos anteriores. Nesse caso, 13,5 milhões de vendas digitais na PSN em um universo de 40 milhões de vendas totais (físicas e digitais, em todas as plataformas), aproximadamente 33,9%, me parece bem adequado, ainda mais porque esses números não levam em conta as vendas dos jogos no Steam.



São métricas de engajamento bem boas mesmo.
Eu tava duvidando mesmo, até abri a psn pra ver. O troféu correspondente a zerar tem um ratio de 49,1%. Isso é alto demais pra um jogo que já esteve no catálogo da plus. Ainda to achando que tem alguma pedalada aí.

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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,696
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Rio Grande do Sul
Eu tava duvidando mesmo, até abri a psn pra ver. O troféu correspondente a zerar tem um ratio de 49,1%. Isso é alto demais pra um jogo que já esteve no catálogo da plus. Ainda to achando que tem alguma pedalada aí.

Ver anexo 12136
Carinha que vende platina de Spider-Man deve estar faturando alto.

Brinks :laughing:

Galera civil adora jogo de mundo aberto e adora Spider-Man, que é um jogo de mundo aberto sem tanta barriga. Dá pra entender tanta gente ir até o final de um jogo que tem ali suas 15h-20h pra completar a história principal.

É tipo quando falamos "nossa, quem ainda aguenta esses jogos de mundo aberto da Ubisoft?", aí olha pro lado e tá lá Assassin's Creed Valhalla gerando $1 bi de receita em um ano e meio.
 

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
977
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Jundiaí
Carinha que vende platina de Spider-Man deve estar faturando alto.

Brinks :laughing:

Galera civil adora jogo de mundo aberto e adora Spider-Man, que é um jogo de mundo aberto sem tanta barriga. Dá pra entender tanta gente ir até o final de um jogo que tem ali suas 15h-20h pra completar a história principal.
Então, eu acho que a pedalada ta na métrica. Tipo de só considerarem quem tem mais de pelo menos 3 horas de gameplay ou algo do tipo kkkkkkkkk
 

Macedo992

Jogador
Maio 27, 2023
196
222
Brasil
Pra mim, parece um número bem alto. São poucos jogos com esse % de conclusão.
Steam e xbox possuem baixa porcentagem de zeramento devido a grande biblioteca dos usuários. A steam, boa parte do povo compra jogo em promoção e se afunda em online vagabundo. No xbox, a galera tem gamepass, abre o jogo por 30 minutos, cansa e volta pros multiplayer/ratalaika. Playstation não tinha nem serviços nem tem promoção decente, então só o que tem é gente que foca em 1 jogo só até zerar.
 

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
977
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Jundiaí
Steam e xbox possuem baixa porcentagem de zeramento devido a grande biblioteca dos usuários. A steam, boa parte do povo compra jogo em promoção e se afunda em online vagabundo. No xbox, a galera tem gamepass, abre o jogo por 30 minutos, cansa e volta pros multiplayer/ratalaika. Playstation não tinha nem serviços nem tem promoção decente, então só o que tem é gente que foca em 1 jogo só até zerar.
A porcentagem da conquista de zerar o jogo é até maior na Steam...

aasasasas.png
 
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Tauguro

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PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,464
13,836
Rio de Janeiro
Entrevista bem interessante do Todd ontem na qual ele fala de Fallout, Starfield, aposentadoria, Baldurs Gate, Obsidian e mais
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,696
76,065
Rio Grande do Sul
Em um relatório para investidores, a Square reportou uma perda de $140,9 milhões relativas a "content disposal" (eliminação de conteúdo em tradução literal), por conta de decisões estratégicas envolvendo todo o grupo, como rever a política de lançamentos dos jogos "HD 2D" que a empresa vinha lançando nos últimos anos. Com isso, diversos jogos devem ter sido cancelados ou colocados em pausa no processo.

O valor de $140,9 milhões não representa prejuízo geral, e sim as despesas relativas que já foram colocadas em diversos projetos agora cancelados/pausados e foram lançadas como perdas no balanço.

 

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