Tem muita coisa a ser levada em consideração aí.
Furi foi lançado em 5 de julho de 2016 para PC e PS4 (direto na PS+) e 2 de dezembro do mesmo ano para
Xbox One. Então aí, já entram alguns fatores importantes: lançar primeiro em outras plataformas, lançar na PlayStation Plus (que gera um buzz inicial maior por conta da alta disponibilidade a mais jogadores) e a situação da geração em 2016 que não era nada favorável ao
Xbox. Em 2018, o jogo recebeu um port para Switch e, aparentemente, foi bem lá também, e aqui entra a questão dos jogadores da Nintendo terem abraçado muito os jogos independentes nessa geração.
Sobre o que tu comentou de expectativas de vendas, tenho certeza que os caras não esperavam vender mais no
Xbox do que no PS4, é irreal pensar algo assim quando uma plataforma tem mais consoles vendidos que a outra, mas acredito que eles tenham projetado algo comparável em termos de proporção de vendas em relação ao número de jogadores. Mas para eles simplesmente decidirem pular a plataforma nesse DLC, deixando pessoas que compraram o jogo de fora e sabendo da repercussão que causaria, o volume de cópias vendidas deve ter sido extremamente baixo no
Xbox, preferindo isso a ter que colocar recursos (dinheiro/tempo) para disponibilizar também nessa plataforma.
Curiosamente, o jogo mais recente deles (Haven) lançou primeiro no
Xbox e direto no
Game Pass.
Sobre o argumento do Imran ali, de que jogos fora do
Game Pass, indies especielmente, podem ter certa dificuldade de encontrar um público no
Xbox, é algo que já vem sendo levantado há alguns anos e que faz bastante sentido. Para jogos AAA, até nem tem tanto impacto negativo já que a máquina de propaganda deles costuma ser muito grande, mas vamos pensar em dois jogos independentes equivalentes, um lançando no
Game Pass e outro fora: o primeiro vai fazer sua divulgação mas vai contar também com a divulgação da Microsoft como um jogo do catálogo do serviço, atraindo mais jogadores que podem se interessar e aumentando, assim, a possibilidade do boca a boca acontecer, fazendo com que esse jogo tenha um desempenho melhor até em outras plataformas; o segundo tem ele sozinho. Não quer dizer que todos os jogos fora do catálogo vão sofrer, a Microsoft até comenta que assinantes compram ainda mais jogos que não assinantes, jogam algo de um gênero que conheceram e compram outros títulos parecidos mesmo fora do catálogo, mas alguns jogos vão passar por essa situação por conta de todas essas circunstâncias.