Muita gente vai ouvir o tal do Adam e pensar que ele tem uma visão técnica a respeito dos negócios e tal. Não, é só emocional mesmo.
Por quê? Porque o show que ele tinha na TruTV foi cancelado depois que a AT&T comprou a Warner. Ele pegou birra de grandes aquisições.
Vou colocar abaixo
o que ele disse na época:
"Mas nós fizemos muito, muito bem - então por que eles iriam querer terminar o show?" Conover continuou. "Bem, eis o que aconteceu: em 2018, a gigante da telefonia, AT&T, comprou a Time Warner, controladora da TruTV. Quando eles faziam isso, faziam o que sempre faziam toda vez que há uma grande mega-fusão - eles demitiram uma tonelada de pessoas. Cem pessoas foram demitidas da truTV, incluindo o chefe da emissora, o vice-chefe da emissora, todo o departamento de programação, o departamento de marketing. Basicamente, todos no prédio inteiro foram liberados."
Vendo a caligrafia na parede, Conover e a equipe (internamente) transformaram seu final de temporada em um final de série. Um mês depois, "Adam Ruins Everything" foi oficialmente cancelado.
"Estou indo bem, a propósito", acrescentou.
Conover disse que a fusão da AT&T-Time Warner "transformou o que costumava ser uma incrível e próspera rede de TV em um cemitério que apenas exibe velhas reprises de 'Piadiastas Impraticáveis'".
"Então, se você quer saber o que matou 'Adam Ruins Everything', o capitalismo monopolista o fez", disse ele. "Esse é o assassino."
Em março de 2018, a MS começou a colocar seus jogos 1st no day one do
Game Pass. Mês que vem fará 4 anos que isso começou, sendo anunciado um pouco antes. Já naquela época havia previsões apocalípticas do tipo "os jogos serão trancados em assinaturas, se você não for assinante, não poderá jogar alguns títulos; aguarde só que esse dia vai chegar, e é por isso que eu gostaria que o
Game Pass desse muito errado, porque eu não quero esse futuro pra indústria".
Se lá em 2018 eu perguntasse pra essas pessoas "Se o
Game Pass for muito bem aceito, você acha que em 2022 já vai chegar esse futuro?" o que vocês acham que eles diriam?
A lógica é a seguinte: pega o histórico de aquisições da Microsoft e de outras grandes empresas e determina que os piores casos serão a regra. Grandes corporações são essencialmente do mal, logo o resultado mais provável é aquele em que o consumidor se ferrará mais. Só que tem um cenário em que a grande corporação não vai escolher o caminho que ferra mais o consumidor: o caminho que ela ganha mais dinheiro.
Veja, não é sobre acreditar que a MS é do bem ou é do mal. Isso é uma discussão MUITO besta. É sobre lógica de negócios para obter os melhores resultados financeiros.
Tudo isso que o pessoal acredita que a MS vai fazer é o que ela fez muito nos anos 90 e 2000. Só que o que funcionou bem em uma época, não quer dizer que funcionará pra sempre (essa parte costuma dar um nó em muita gente). O Satya Nadella colocou um modelo e cultura de trabalho completamente diferente na MS, e vocês acham que isso aconteceu para ganhar publicidade positiva, enquanto lá dentro era tudo a mesma coisa? Desculpa, se for o caso, ingênuo é você. Não se faz mudança de cultura em 3 meses. Mas agora, anos depois, qualquer um que tenha acesso ao ambiente interno da MS diz que é outra empresa. E o que isso resultou em termos financeiros? Bom, dá uma olhada em como a empresa estava indo nos 4 anos anteriores ao Satya, e o que aconteceu depois que ele assumiu.
Voltando ao mundo da lógica: se eu tenho uma parte do público que se interessa em pagar uma assinatura para acessar uma coleção de jogos, e outro grupo de consumidores que faz questão de pagar individualmente por jogos de seu interesse, por que diabos eu vou impedir um grupo de gastar dinheiro comigo como ele prefere, se eu tenho como fornecer isso a ele? Veja, se eu não vendo jogos, se eu só vendo assinaturas, então quero que todo mundo seja assinante; mas se eu faço as duas coisas, não tem lógica alienar esse grupo de consumidores. É uma decisão de negócios estúpida,
ela faz perder dinheiro!!! Mas, pessoas preferem acreditar que é isso que vai acontecer, porque as empresas são do mal e agem com o interesse de prejudicar o consumidor.