Sony "mentiu" sobre largura de banda efetiva

Suspeito

Casual
Abril 19, 2007
435
122
Algo muito interessante nos foi dado recentemente. Um slide de uma apresentação do PS4 que mostrou a largura de banda total da GPU do PS4.

A largura de banda em questão e divulgada pela maioria dos documentos "RP" esta em torno de 176GB/s como a maioria de vocês sabem, mas verifica-se que a largura de banda real é algo em torno de 140GB/s e cai ainda mais quando ocorre uma utilização mais pesada da CPU.

Enquanto este último não é particularmente chocante, o mesmo não pode ser dito para o limite de banda real. Antes de começar, deixe-me dizer que as informações estão contidas em uma apresentação oficial da Sony, porém ainda vou atualizá-la.

A GPU PS4 tem uma largura de banda efetiva que varia de 120GB/s a 140GB/s, não 176GB/s como foi divulgado anteriormente

Os slides contém uma apresentação técnica do sistema Sony PS4 e, como tal, deve ser tratada com o máximo cuidado. No entanto, a partir do que eu posso ver, se há uma coisa que você não pode negar, a que o efetivo / utilizável / real (seja lá que você quer chamá-lo), largura de banda disponível para a "Pitcairn GPU" do PS4 é 120GB/s à 140GB/s, esta é a largura de banda real disponível para os desenvolvedores brincar. Mas o problema é que isso é algo que não pode realmente acontecer, a não ser que o clock da memória que conhecemos, também esteja incorreto. Confuso? Ok, deixe-me explicar. A largura de banda e o clock da memória eficaz estão ligados. é assim que a equação vai. Vamos supor que um "Clock de memória" em 5500 MHz e um bus de 256bits. É assim que a equação vai 5500 Mhz * 256 Bits = 1408000 e depois 1408000 / (8 * 1000) = 176. Como você pode ver, um clock de memória de 5.5GHZ e bus de 256 bits tem que resultar em 176 GB de banda/s. A menos que, uma das outras variáveis ??esteja incorretas, ou a premissa básica é falha.

Assim, a primeira opção que pensamos é que, o gráfico está incorreto ou distorcido, devido a um fator desconhecido, no entanto, porque na verdade existem quatro amostras presentes? Eu só não acho que seja o caso. A segunda opção é que o clock da memória está errado e a última opção que pode ser válida é que, o Bus pode estar errado.

Agora é preciso dizer, o BUS estar errado é bastante improvável. Invertendo a equação utilizada anteriormente obtemos (140x1000x8) / 256 = 4375Mhz e (120x1000x8) / 256 = 3750Mhz.
Isso agora está começando a fazer alguma aparência de lógica. A memória parece estar para baixo do clock como o CPU de uso aumenta e é aí que a parte "desproporcional" entra em jogo. Teoricamente como a APU varia entre CPU e GPU tarefas intensivas, o uso intensivo da largura de banda deve permanecer o mesmo, 140 nesse caso. Mas isso não acontece. A largura de banda total do sistema, na verdade, cai para até 120 GB / s ou mais, se a tendência continuar. Se você der uma olhada no gráfico que você vai notar que a largura de banda da CPU é realmente nula na barra onde a banda GPU é maior. Uma vez que esta é uma impossibilidade real, mesmo com muito pouco uso que você está olhando para cerca de 135GB / s de largura de banda no máximo. Este é um desenvolvimento muito interessante e é, provavelmente, o resultado do fato de que no coração do PS4 é uma APU.

#Sony #PS4 actually has 140GB/s Bandwidth, not 176.


não sei colocar imagem, vai o link http://cdn.wccftech.com/wp-content/uploads/2014/08/PS4-GPU-Bandwidth-140-not-176-635x358.png

fonte: http://wccftech.com/sony-ps4-effect...utm_campaign=Feed:+Wccftechcom+(WCCFtech.com)

se for verdade, a Sony mentiu sobre isso, e mentiu sobre a venda do last of us que saiu hoje também os números reais;
 
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CoGSouL

Jogador
Julho 6, 2014
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cara como n entendo muito de GPU isso meio que bugou meu cérebro mais me lembro de uma noticia que era falsa da sony de que o watch dogs rodava em full hd e as capas do beyond two souls também dizia que era em 1080p sendo que rodava a 720p.
 
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GustavoPdO

Heart
Março 25, 2010
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Mas no arquivo da apresentação que está no link uma página antes desse gráfico diz exatamente 176GB/s, sendo que o próprio gráfico não diz nada sobre valores máximos, ele usa um intervalo entre 115 e 135 GB/s para demonstrar a interação entre GPU e CPU.

Maaas isso é assunto para os experientes engenheiros do fórum, não vou falar sobre o que não sei. :)
 

PauloEB

Novato
Setembro 3, 2008
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Os jogos continuam bonitos do mesmo jeito, para mim não faz a menor diferença. Mas se fosse a MS que tivesse mentido, seria o fim do mundo, todos estariam xingando muito no Twitter, pessoas marchariam nas ruas encapuzadas e com tochas acesas gritando "morte aos infiéis!". :D
 
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SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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Rio de Janeiro
Sou do grupo: pra mim isso não importa, ps4 ainda é fod@.

A única largura de banda que eu quero que seja alta é a da minha Internet [emoji1]
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
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Talvez os mesmos obcecados por resolução e frame rate...
Se for esse o caso, nenhum console atualmente no mercado é capaz de entregar 1080p a 60 fps em todos os jogos.

Pra mim esse assunto a essa altura do campeonato é bobagem. Os dois consoles estão aí, basta ver quem roda melhor o que e o que é apresentado em matéria de exclusivos.
 
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PauloEB

Novato
Setembro 3, 2008
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Se for esse o caso, nenhum console atualmente no mercado é capaz de entregar 1080p a 60 fps em todos os jogos.

Pra mim esse assunto a essa altura do campeonato é bobagem. Os dois consoles estão aí, basta ver quem roda melhor o que e o que é apresentado em matéria de exclusivos.
É bem por aí mesmo. Mas eu nunca vi esse assunto ter tanta importância quanto está tendo nessa geração.

As companhias tiveram que tomar uma decisão quanto as especificações do hardware dos consoles versus o custo final para o consumidor. Se os consoles tivessem as GPUs e as Memórias top do mercado o preço seria muito mais caro do que já é. Mas boa parte das pessoas acha que 1080p/60fps deveria ser obrigação.

Quem compra um console deveria saber que não tem como fazer frente ao PC. Os motivos para se ter um console podem ser vários, como os exclusivos e mais praticidade por exemplo, mas nunca achando que seria igual em termos de performance.
 
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Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
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Essas especificações são teóricas. Não considero mentira. Com atualizações de firmware pode ser que a velocidade teórica seja alcançada.
 

mendesjr

Novato
Setembro 19, 2013
372
20
Has no "CONTEXT". PEAK or effective bandwidth/real world USE.
DDR3 68GB/s + ESRAM 218GB/s = 286GB/s PEAK
Later he said it's real world use/ is DDR3 40-50GB/s + 140-150GB/s = 190GB/s to 200GB/s, effective bandwidth/ Real world use.
GDDR5 5500Mhz x 256bit / 8 =176GB/s PS4 PEAK
DDR3 2133MHz x 256bit / 8 = 68GB/s XB1 PEAK

ou seja, sony não mentiu em nada, o pico do ps4 chega a 176 gb e não quer dizer que roda o tempo todo no pico até porque , nenhum jogo ainda forçou os novos consoles.
 
Junho 30, 2010
398
231
Belo Horizonte
Desde sempre a velocidade das memórias são informadas a partir do seu pico máximo e não da velocidade real. A velocidade real depende do uso que o software faz dela, se a memória for lida e gravada ao mesmo tempo e em sequência e pela GPU você vai conseguir uma performance muito próxima do pico.
 

matheusnake

Novato
Julho 29, 2011
48
5
Que titulo sensacionalista, a PROPRIA SONY neste link http://develop.scee.net/files/presentations/gceurope2013/ParisGC2013Final.pdf afirmou.
PORÉM o certo é falar que a largura de banda EFETIVA é 140 GB's e a largura máxima TEÓRICA é de 176GB's e diminui conforme é usado o CPU. Isso simplesmente é outro artigo para causar guerra entre os Fanboys. Quem conhece de Hardware sabe que muitas peças não tem aproveitamento de 100%. A propria memoria do Xbox One tem aproveitamento em torno de 80% a 70%.
 

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