A Sony [link=[url="http://www.forbes.com/sites/johngaudiosi/2012/07/02/sony-computer-entertainment-acquires-cloud-gaming-company-gaikai-for-380-million/"]http://www.forbes.com/sites/johngaudiosi/2012/07/02/sony-computer-entertainment-acquires-cloud-gaming-company-gaikai-for-380-million/[/url]]anunciou nesta manhã [/link]que comprou por U$ 380 milhões o serviço de cloud gaming GAIKAI.
O tipo de serviço provido pela GAIKAI é o game on demand: o game é executado nas máquinas high-end da empresa, sendo que você tem a possibilidade de jogá-los com o máximo de qualidade, através de streaming, como se estivesse rodando diretamente em sua máquina. Desta forma, não precisamos necessariamente de hardware poderoso, no entanto uma conexão de alta velocidade faz-se necessária, para se evitar o lag.
Tecnicamente, qualquer hardware que seja capaz de executar vídeo com compressão h.264 pode fazer streaming de games via GAIKAI, desde tablets e smartphones, aparelhos de bluray e TVs.
Com a compra da GAIKAI, especula-se que a SONY oferecerá o suporte a games topos-de-linha através do PS3 e PS Vita, ou em futuros concoles, ou ainda em aparelhos de TV da marca, como já acontece com a Samsung e LG...
Na E3 deste ano, foi lançado o serviço Samsung Cloud Gaming, serviço que permitirá donos da uma smart TV Samsung LED 7000 (modelo 2012) ou superior domiciliados nos EUA jogarem games como LIMBO e THE WITCHER bastando conectar um joystiq na TV (a título de informação, a LG permitirá algo parecido através da empresa OnLIVE).
A possibilidade do Cloud Gaming, o jogos via demanda, abre um novo horizonte dentro do tema. Até onde a necessidade de se ter um hardware poderoso já com a licença de uso de um título em casa se fará necessário futuramente, com este tipo de serviço?
Fontes: [link=http://www.eurogamer.net/articles/2012-07-02-sony-acquires-gaikai-for-USD380m]Eurogamer[/link], [link=http://www.ign.com/articles/2012/07/02/sony-to-acquire-gaikai]IGN[/link], [link=http://www.joystiq.com/2012/07/02/sony-buys-streaming-game-service-gaikai-for-380-million-to-est/]Joystiq[/link] e [link=http://kotaku.com/5922775/sony-buys-a-cloud-gaming-service]Kotaku[/link].
---------------
:arrow: Caso surja um interesse em como a tecnologia pode funcionar em consoles, sugiro [link=http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-in-theory-how-cloud-could-run-playstation-back-compat-games]este artigo[/link] da Eurogamer (em inglês):
O tipo de serviço provido pela GAIKAI é o game on demand: o game é executado nas máquinas high-end da empresa, sendo que você tem a possibilidade de jogá-los com o máximo de qualidade, através de streaming, como se estivesse rodando diretamente em sua máquina. Desta forma, não precisamos necessariamente de hardware poderoso, no entanto uma conexão de alta velocidade faz-se necessária, para se evitar o lag.
Tecnicamente, qualquer hardware que seja capaz de executar vídeo com compressão h.264 pode fazer streaming de games via GAIKAI, desde tablets e smartphones, aparelhos de bluray e TVs.
Com a compra da GAIKAI, especula-se que a SONY oferecerá o suporte a games topos-de-linha através do PS3 e PS Vita, ou em futuros concoles, ou ainda em aparelhos de TV da marca, como já acontece com a Samsung e LG...
Na E3 deste ano, foi lançado o serviço Samsung Cloud Gaming, serviço que permitirá donos da uma smart TV Samsung LED 7000 (modelo 2012) ou superior domiciliados nos EUA jogarem games como LIMBO e THE WITCHER bastando conectar um joystiq na TV (a título de informação, a LG permitirá algo parecido através da empresa OnLIVE).
A possibilidade do Cloud Gaming, o jogos via demanda, abre um novo horizonte dentro do tema. Até onde a necessidade de se ter um hardware poderoso já com a licença de uso de um título em casa se fará necessário futuramente, com este tipo de serviço?
Fontes: [link=http://www.eurogamer.net/articles/2012-07-02-sony-acquires-gaikai-for-USD380m]Eurogamer[/link], [link=http://www.ign.com/articles/2012/07/02/sony-to-acquire-gaikai]IGN[/link], [link=http://www.joystiq.com/2012/07/02/sony-buys-streaming-game-service-gaikai-for-380-million-to-est/]Joystiq[/link] e [link=http://kotaku.com/5922775/sony-buys-a-cloud-gaming-service]Kotaku[/link].
---------------
:arrow: Caso surja um interesse em como a tecnologia pode funcionar em consoles, sugiro [link=http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-in-theory-how-cloud-could-run-playstation-back-compat-games]este artigo[/link] da Eurogamer (em inglês):