SEXISMO NO MUNDO GAMER - REALIDADE OU MITO?

Taco Toledo

Jogador
Julho 10, 2007
699
187
Estava me dirigindo ao trabalho hoje pela manhã escutando no rádio o programa Morning Show da Jovem Pan e a discussão no programa era exatamente sobre como as mulheres eram tradadas na comunidade gamer.

Não era sobre mulheres trabalhando em desenvolvimento de jogos, mas sobre o tratamento das mulheres pela comunidade, inclusive citaram um trabalho de pesquisa feito por uma garota onde ela relatava que ao participar de foruns ou jogatinas online fora tratada de forma muito ríspida, segundo a mesma, a coisa seria tão séria que as mulheres quando faziam seus usuários ou avatares procuravam colocar nomes e imagens de personagens masculinos, fiquei realmente impressionado com o relato da pesquisadora.

Porém, me veio logo em seguida a minha experiência pessoal no mundo gamer e sinceramente não vejo isso, seja nas jogatinas seja nos foruns.

Como exemplo cito este portal, não vejo qualquer hostilidade com garotas por aqui, mas é claro, posso estar vislumbrando a exceção e não regra.

A razão pela qual abro este tópico, é para debater esse comportamento mas principalmente para as pessoas relatarem as suas experiências com o sexismo no mundo gamer.

O que acham, é uma realidade, seria a regra ou as pessoas na mídia estão exgerando?

É óbvio que os relatos pessoas das garotas são de maior importância, mas os garotos não só podem como devem se pronunciar sobre o tema, inclusive relatar episódios onde testemunharam esse comportamento.

Valeu galera!

EDIT 1: Segue link do audio do Programa Morning Show da Jovem Pan trazido pelo camarada ronabs:
http://jovempanfm.bol.uol.com.br/podcasts/morning-show/
 
Última edição:

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,720
76,168
Rio Grande do Sul
Cara, pelo que eu vejo, ainda existe sim um certo preconceito.

Apesar de pesquisas mostrarem que quase 50% do mercado nacional é composto por mulheres, muitos falam que não é bem assim porque boa parte delas prefere jogar em smartphone/tablets - aí, temos pérolas como discutimos neste tópico. Ainda conta muito aquele estereótipo de videogame é coisa de menino, boneca é coisa de menina.

pesquisa-sioux-mulheres-games-09032015.jpg


Acredito muito no que tu comentou, do relato da pesquisadora, que aponta que gurias utilizam nicks/personagens masculinos para não serem abusadas no ambiente online.
(Se puder achar uma referência dessa pesquisa, poderia postar aqui, por favor?)

Voltando...
Felizmente, conheço algumas gurias que jogam e dão show em alguns estilos (inclusive futebol), outras que participam ativamente de fóruns (aqui no PXB, lembro da @Suspiria e da @Janaína), e também tenho algumas gurias entre os amigos da Live ou da vida real mesmo. Mas é um caminho longo, porque tem todo um processo de botar na cabeça fechada da maioria da galera "gamer hardcore" que todos somos iguais, que ninguém é melhor que o outro por causa do sexo e tal. Respeito é algo difícil de encontrar hoje em dia.

Como exemplo cito este portal, não vejo qualquer hostilidade com garotas por aqui, mas é claro, posso estar vislumbrando a exceção e não regra.
Aqui é exceção, cara.
Dando um exemplo, eu penei pra achar um fórum que pudesse falar alguma coisa (tirar uma dúvida, por ex.) e alguém respondesse o noob numa boa ao invés de ficar aloprando por eu não saber algo considerado "básico". Isso mostra muito como a galera daqui é diferente: respeitam quem chega e não deixam os trolls se criarem.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Taco Toledo

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,667
3,438
Isso quer dizer que acabou de ficar criando char feminino nos mmos da vida para ganhar itens da galera que achava que era mulher ????
lembro que antigamente muitos faziam isso e não lembro dessa época a galera ser preconceituoso ou algo do tipo.

Acredito que isso acontece mais hoje em dia por conta da popularização da internet, onde todo mundo acha que é dono do mundo só por que se esconde atrás de um avatar e acha que tem o direito de xingar qualquer um.
 
  • Curtir
Reações: Taco Toledo

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Não acho que as pessoas na mídia estão exagerando.

Quem exagera são os tetudos machos atrás de seus teclados e sua impressão de anonimidade na Internet, quando perseguem / perturbam desenvolvedoras e outras jogadoras.

Muito improvável, em qualquer jogo, você ter uma mulher conversando sem ter pelo menos um babaca falando merdas pra ela.
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Olha, acho que é um reflexo de como é a sociedade em geral. Protegido pelo anonimato da internet ou live/psn, uma pessoa imbecil se sente a vontade para ofender ou assediar outra. Isso potencializa muito a ocorrência. Por outro lado, já joguei com mulheres algumas vezes e todo mundo respeitou, brincou, deu risada e tratou normalmente. Apenas uma vez eu presenciei um cara que ficou dizendo umas gracinhas pra uma mulher (sem perceber o quão ridículo aquilo parecia. Sinceramente, quem espera arrumar uma mulher desse modo necessita de ajuda).

Do mesmo modo, já vi colegas de trabalho babando pra cima de colegas mulheres. Sem nenhum profissionalismo. Não sou contra que colegas de trabalho tenham relacionamentos afetivos, mas achar que jogar aquela baba de quiabo na frente de todo mundo é normal já mostra o quanto muita coisa passa batida.

Enfim, minha opinião é que existe sexismo, só acho que a proporção pode parecer maior do que é por conta de ser identificado em situações que o cara que faz está anônimo.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Taco Toledo e Burga

Taco Toledo

Jogador
Julho 10, 2007
699
187
Cara, a pesquisa não sei nem como procurar, pois como falei no post de abertura estava vindo para o trabalho e ouvi o debate no programa de rádio citando a pesquisa a qual me referi.

É verdade, o PXB é um portal diferenciado mesmo, mas veja só, ainda quando eu acompanho algma discussão em outros foruns a exemplo do neogaf ou até mesmo na IGN nos comments, não consigo enxergar esse distrato com as garotas, tem muita alma sebosa, mas para todos os aspectos, não vejo nada isolado de contra o sexo feminino, entende?

Outra verdade é a questão do esteriótipo, que sem sombra de dúvida reflete no número de mulheres que participam abertamente de comunidades gamers, mas esse comportamento atua mais de fora pra dentro, não é que a comunidade rechaça a presença de garotas, mas existe a meu ver de forma bem clara que grande parte das mulheres, pra não dizer a maioria, tem preconceito com jogos eletrônicos e essa ausência da comunidade se dá em grande parte por opção e não por exclusão.

Mas veja, estou falando da minha sensação e minha cabeça está aberta para argumentos contrários, o tópico não tem o intuito de impor nenhuma idéia, mas gosto do bom debate e acho saudável ouvir opiniões diversas, até mesmo para formar minha convicção sobre o tema.
 
  • Curtir
Reações: ronabs

Taco Toledo

Jogador
Julho 10, 2007
699
187
Burgareli e Leoharth, compreendo o que estão dizendo, atrás de um teclado ou de um jostique muitas pessoas sem personalidades viram babacas intragáveis, comportamento como racismo, sexismo, regionalismo e até homofobia são bem mais evidentes quando não se tem que olhar na cara das pessoas.

Talvez as minhas experiências com jogatinas online não tenham sido suficientes para testemunhar esse comportamento, mas pelo que me dizem existe mesmo, uma pena.

Quanto ao flerte, não vejo muito problema, mas pelo visto a galera deve escrachar para se mostrar para a gatinha kkkkk

De qualquer modo, concordo que não é o meio mais viável para descolar uma namorada.

Já estou vendo uma utilidade para o tópico, discutir o assunto serve também para mostrar a turminha o quanto infantil estão sendo com o comportamento inadequado.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,456
10,148
Cotia
Olha eu raramente joguei com mulheres..
As unicas que de fato joguei foram minha irmã (manda muito bem por sinal), minha mulher (jogava gears, halo e left for dead) e a esposa do meu amigo (joga FIFA)...
Nunca tive problemas com isso, acho que tem cara que não sabe perder e muito menos pra uma mulher......Creio que de fato deva existir sim esse preconceito, mas das pouquissimas vezes que tive contato com garotas em partys e modos online, elas sempre eram muito bem tratadas e nunca ouvi os caras dando em cima delas e etc....
Eu imagino esses caras que ficam dando em cima das garotas online...Tipo a garota entra na party ai o cara encolhe a barriga, faz voz de machão e fica tentando matar mais que todo mundo para mostrar sua superioridade.... hahahaha
 

Blursize

Comendador
Julho 30, 2014
443
257
Cwb
Galera, o que vocês não podem MESMO esquecer nesta discussão, é o seguinte fato.

Todos ou a maioria de vocês são da comunidade gamer de consoles, e se forem, vocês não fazer ideia de QUÃO imbecilizada é a comunidade gamer de PC, onde crianças de 11 anos estão atrás das telas, protegidas pelo anonimato da internet como o burga falou, e podem falar o que qualquer criança idiota fala. Eu joguei desde os meus 11 no PC até agora, 17 ,quando comprei um Xbox One, e posso dizer pra vocês que lá o negocio é mil vezes diferente, e eu digo isso pra todos aqui sempre, eu realmente me assustei com o PXB, foi uma coisa magnifica ver uma galera responsa discutir sobre games civilizadamente.

Não vou mentir pra vocês não, eu quando tinha 11 anos jogando lá meus joguinhos da Level Up da vida, era imbecil também, e encontrei meninas e zoei elas, mais cara, nesta idade você não tem noção do quão retardado você é. E referente a isso, né, rola o tal do amadurecimento ao longo do tempo, e você tem consciência de que você era um babaca e aprende com isso.

Então digo-vos, é um problema que atualmente é muito ruim, e desagradável, e a tendencia é piorar na minha opinião, a não ser logico que role alguma medida radical, que eu acho muito difícil.
 

Taco Toledo

Jogador
Julho 10, 2007
699
187
Galera, o que vocês não podem MESMO esquecer nesta discussão, é o seguinte fato.

Todos ou a maioria de vocês são da comunidade gamer de consoles, e se forem, vocês não fazer ideia de QUÃO imbecilizada é a comunidade gamer de PC, onde crianças de 11 anos estão atrás das telas, protegidas pelo anonimato da internet como o burga falou, e podem falar o que qualquer criança idiota fala. Eu joguei desde os meus 11 no PC até agora, 17 ,quando comprei um Xbox One, e posso dizer pra vocês que lá o negocio é mil vezes diferente, e eu digo isso pra todos aqui sempre, eu realmente me assustei com o PXB, foi uma coisa magnifica ver uma galera responsa discutir sobre games civilizadamente.

Não vou mentir pra vocês não, eu quando tinha 11 anos jogando lá meus joguinhos da Level Up da vida, era imbecil também, e encontrei meninas e zoei elas, mais cara, nesta idade você não tem noção do quão retardado você é. E referente a isso, né, rola o tal do amadurecimento ao longo do tempo, e você tem consciência de que você era um babaca e aprende com isso.

Então digo-vos, é um problema que atualmente é muito ruim, e desagradável, e a tendencia é piorar na minha opinião, a não ser logico que role alguma medida radical, que eu acho muito difícil.
Não acredito na efetividade de medidas radicais, sinceramente, pelo relato de vocês isso é reflexo de algo muito maior, a falta de educação generalizada, não falo só da prestação do serviço pelo estado, mas da omissão dos próprios pais em criar seus filhos, isso que a pesquisadora narrou, assim como o relato de vocês, não é uma questão isolada de sexismo é pura falta de respeito com o próximo!
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Galera, o que vocês não podem MESMO esquecer nesta discussão, é o seguinte fato.

Todos ou a maioria de vocês são da comunidade gamer de consoles, e se forem, vocês não fazer ideia de QUÃO imbecilizada é a comunidade gamer de PC, onde crianças de 11 anos estão atrás das telas, protegidas pelo anonimato da internet como o burga falou, e podem falar o que qualquer criança idiota fala. Eu joguei desde os meus 11 no PC até agora, 17 ,quando comprei um Xbox One, e posso dizer pra vocês que lá o negocio é mil vezes diferente, e eu digo isso pra todos aqui sempre, eu realmente me assustei com o PXB, foi uma coisa magnifica ver uma galera responsa discutir sobre games civilizadamente.

Não vou mentir pra vocês não, eu quando tinha 11 anos jogando lá meus joguinhos da Level Up da vida, era imbecil também, e encontrei meninas e zoei elas, mais cara, nesta idade você não tem noção do quão retardado você é. E referente a isso, né, rola o tal do amadurecimento ao longo do tempo, e você tem consciência de que você era um babaca e aprende com isso.

Então digo-vos, é um problema que atualmente é muito ruim, e desagradável, e a tendencia é piorar na minha opinião, a não ser logico que role alguma medida radical, que eu acho muito difícil.
Muito bom post, @Blursize .
E se você já tem o discernimento para, aos 17, perceber como você aos 11 era idiota, espera até fazer 30... e tente não entrar em crise. Hahaha.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,456
10,148
Cotia
Muito bom post, @Blursize .
E se você já tem o discernimento para, aos 17, perceber como você aos 11 era idiota, espera até fazer 30... e tente não entrar em crise. Hahaha.
hahahaha aos 30 a crise chega, mas se vc parar pra pensar é a melhor fase da vida...pelo menos pra mim está sendo.
Realmente quando vc é muleque vc é mais babaca....mas tbm tem o lance da educação..
Se vc é bem educado, aprende desde berço a respeitar o proximo, independente da etnia racial, sexo e religião.
 
  • Curtir
Reações: Taco Toledo

Blursize

Comendador
Julho 30, 2014
443
257
Cwb
@Taco Toledo , @Victal , @Morts .

Já eu, não penso da mesma maneira, que isso reflete a educação das crianças. Pra mim isso é mais pela comunidade dos dias atuais mesmo, a criança não é necessariamente mal educada, e sim infantilizada. Eu quero dizer com isso que, me digam vocês, que tem quase o dobro da minha idade, na época de vocês no colégio não havia aquelas brincadeiras maldosas (Hoje chamadas de bullyng), com meninas, com meninos gordinhos, com os meninos mais nerds. Eu já respondo, na minha tinha, e muito, então a unica diferença é que a criança ao invés de falar pra outra criança no colégio, esta digitando pra outras pessoas na internet, e o que pior, sem medo, pelo anonimato.

É a mesma coisa que dizer que aquele cara que chamou o amiguinho de quatro olhos no colégio, é mal educado. Não, pode ser um amor de pessoa com todos, mais é infantilizado, na infância fazemos isso.

Claro que não abrange todos os casos, há sim muitas pessoas e crianças mal educadas na internet, desrespeitando os outros, Mais eu só queria explicar que ao que eu relatei, não reflete a todos.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,456
10,148
Cotia
@Taco Toledo , @Victal , @Morts .

Já eu, não penso da mesma maneira, que isso reflete a educação das crianças. Pra mim isso é mais pela comunidade dos dias atuais mesmo, a criança não é necessariamente mal educada, e sim infantilizada. Eu quero dizer com isso que, me digam vocês, que tem quase o dobro da minha idade, na época de vocês no colégio não havia aquelas brincadeiras maldosas (Hoje chamadas de bullyng), com meninas, com meninos gordinhos, com os meninos mais nerds. Eu já respondo, na minha tinha, e muito, então a unica diferença é que a criança ao invés de falar pra outra criança no colégio, esta digitando pra outras pessoas na internet, e o que pior, sem medo, pelo anonimato.

É a mesma coisa que dizer que aquele cara que chamou o amiguinho de quatro olhos no colégio, é mal educado. Não, pode ser um amor de pessoa com todos, mais é infantilizado, na infância fazemos isso.

Claro que não abrange todos os casos, há sim muitas pessoas e crianças mal educadas na internet, desrespeitando os outros, Mais eu só queria explicar que ao que eu relatei, não reflete a todos.

Ahh sim cara...o bullying existia e sempre existirá...mas acho que hj em dia é muito pior pq vc zoa alguem e sai divulgando no face e etc..
Acho que hj em dia o anonimato e a abrangencia das coisas pioraram a situação....Mas ainda acho que no final das contas é um pouco sim falta de educação..
Vc chegou a ver o video da mae brigando com o filho que filmou e postou ele transando com uma garota? A mãe literalmente esculacha o muleque e ainda fala: vc é um babaca, ta vendo como é passar vergonha e todo mundo ver?
Resumindo, a mae filmou o filho sendo esculachado e divulgou...bom o muleque ta ai passando vergonha e aposto q ele não fará isso tão cedo.
Vc se conscientizou sim pela educação que teve...não diretamente de sua mãe, mas sim do seu carácter que é o que os pais ensinam, ou tentam....
Eu acho que o problema é maior ainda, pq no mundo ai dos games, nem sempre os pais estão vendo o que os filhos fazem e hj em dia vc tem a sensação do anonimato.
O que eu vejo hj em dia é que não existe muito aquele lance de respeito...independentemente do que seja, vc tem q respeitar e são poucos que tem essa consciência q vc adquiriu....
 
  • Curtir
Reações: Blursize

Alina

Casual
Outubro 11, 2007
454
212
SP
Infelizmente existe e muito. Esses dias mesmo aconteceu um episódio de machismo que é bem costumeiro. Eu estava jogando BF4 com uns carinhas, e eu estava matando muito, quando de repente eles começaram a falar: "olha só fulano, ela joga melhor que a gente, como isso é possível?" Ouvir esse tipo de frase é bem comum, e chateia bastante. Só porque sou mulher não posso jogar melhor que homem? fala sério!
 
  • Curtir
Reações: Taco Toledo e Burga

blas1980

Guerreiro
Outubro 16, 2014
571
268
Lauro de freitas
existem 2 problemas para tudo isso.

o primeiro e máis importante, é a educação. Se tiver educação, ja poder estar no anonimato, ou na frente, que não vai ter problema.... mais quando não se tem educação...... já era......

o ssegundo, e a industria, que dentro do normal, não se pode pedir que venda um produto "geralmente" masculino, só, para um publico feminino...... Com isto não quero dizer que não poderíam incluir personagens femininas nos jogos (nos consoles existem em muitos casos), mais nem sempre é assim.

Certo ou não, videogame (entendase console-pc) está asociado ao homem, e não á mulher (não tenho estatísticas, me desculpem), por tanto, é "normal" que a industria foque no homem nesses videogames. Já nos jogos de celular e tablet, pode ser maioría mulher, e ahi essas empresas pequenas, intentam ganhar um dinheirinho a mais vendendo uma personagem que todas querem..... (política nefasta, máis que existe....)

enquanto a discriminação, acredito que exista e continuará existindo. Ainda hoje os videogames são vistos para crianças. Se isto já tem más de 15 anos, e ainda continua, imagine ao respeito das mulheres....
 
  • Curtir
Reações: Taco Toledo

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,456
10,148
Cotia
Infelizmente existe e muito. Esses dias mesmo aconteceu um episódio de machismo que é bem costumeiro. Eu estava jogando BF4 com uns carinhas, e eu estava matando muito, quando de repente eles começaram a falar: "olha só fulano, ela joga melhor que a gente, como isso é possível?" Ouvir esse tipo de frase é bem comum, e chateia bastante. Só porque sou mulher não posso jogar melhor que homem? fala sério!
engraçado que isso acontece mesmo..
Algumas vezes jogando gears com minha mulher ela ficava em primeiro e na sequencia chovia solicitações de amizade.
Uma vez ela me contou que adicionou um cara pra jogar e o cara já chamou no grupo e ficou com conversinha fiada....
Foi um pouco desagradavel, mas depois demos risada conversando: o cara vem com conversa fiada num grupo de jogo com uma mulher casada...esse ta no desespero...hahahaha
 
  • Curtir
Reações: Cap Holandes

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)