Revista Auto Esporte - entrevista Ralph Fulton diretor Criativo de Forza Horizon 3

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
3,278
2,139
Embu das Artes - SP
images
ralph_fulton_playground_games_headshot_june_2016.jpg


O Forza Horizon 3 é um dos jogos de corrida mais aguardados de 2016 e será lançado no dia 27 de setembro. Com o maior mundo aberto já feito pela série e com mais de 350 carros, o game se passa na Austrália, com direito a corridas na cidade, na praia, na floresta e até no deserto. A convite da Microsoft, fomos até São Francisco, nos Estados Unidos, conhecer o escritório do time de Xbox e aproveitar para conversar com o diretor criativo do jogo, Ralph Fulton. “Nós aperfeiçoamos absolutamente tudo”.

Qual é a mudança mais relevante do Forza Horizon 3?

Existem muitas mudanças e eu não consigo dizer apenas uma: nós aperfeiçoamos absolutamente tudo. Nós temos novos recursos que deixaram o jogo incrivelmente bonito e divertido, além do aspecto social, que é super empolgante.
Agora é possível jogar o mesmo jogo ao mesmo tempo em plataformas diferentes, tanto no Xbox One quanto no Windows 10. Eu acho isso realmente empolgante porque eu acredito que o Forza Horizon 3 é um jogo para você se divertir com os seus amigos e com os carros. Um dos seus amigos estará jogando pelo Windows e o outro pelo Xbox One e vocês estarão no mesmo jogo e é isso que realmente importa, mesmo que em máquinas diferentes. Nós temos uma comunidade muito grande de Xbox com 11 milhões de jogadores para a essa geração do Forza e ela está crescendo - ainda mais agora com os jogadores do Windows 10 chegando nesta conta. Agora os jogadores podem interagir entre eles de diferentes modos, jogar juntos, podem comparar as diferenças e fazer fotos e vídeos.

Algo mudou na hora de fazer um vídeo ou uma foto?

No modo foto ou vídeo existe um número enorme de boas paisagens.Os vídeos ficaram mais fáceis de serem feitos e agora você consegue salvá-los no seu HD de maneira mais simples. Ou seja, ficou mais fácil de fazer vídeos incríveis e eu acho isso muito fascinante. Uma das melhores coisas que dizem respeito ao Forza é ver como as pessoas chegam ao jogo e já começam a criar, elas começam a customizar os carros, começam a tirar e a compartilhar fotos. Para o nosso time, essa é a parte mais empolgante: ver as pessoas entrarem no jogo e se divertirem.

Tem algum carro que aparece no jogo, mas que ainda não foi lançado na vida real?

Sim, no jogo existem dois modelos que ainda não foram lançados. O Lamborghini Centenario é muito caro e exclusivo na vida real: serão 40 unidades por US$ 2.3 milhões cada e só vai começar a ser vendido no próximo ano.
4cacce3a-33a7-45ea-a9ce-1e2ba96d0e09.jpg

Isso significa que até mesmo as 40 pessoas que irão comprar o modelo só poderão dirigi-lo em 2017. Para a gente, essa é a única maneira de dirigir esse carro.

O conceito Lamborghini Urus também estará no jogo. Isso é algo engraçado porque as pessoas olham os modelos e dizem “esse é o novo carro legal da Lamborghini”, mas não percebem que ele ainda está sendo feito e que não foi lançado ainda. Isso porque nós pegamos esses carros novos, particularmente os da Lamborghini, marca que nós temos parceria, e conseguimos os detalhes antecipadamente. Nós levamos seis meses para levar um carro para o Forza.

O Forza tem uma das maiores listas de carros licenciados. Como é a relação entre a equipe desenvolvedora e as montadoras? Como funciona o processo para licenciar os carros?

95c5302d-5a6f-4e9a-aa2f-ec3a5f1715a5.jpg


É um processo diferente para cada carro. A Lamborghini nos contou que iria fazer o Centenario muito tempo antes de eles começarem a falar sobre o superesportivo. Eles nos explicaram como o carro seria e nós dissemos: “Uau, esse é o carro ideal para a capa”. A gente sempre passa muito tempo estudando qual será o carro da capa do jogo e esse era perfeito. Mas o lançamento mundial do Centenario aconteceria em abril, durante o Salão do Automóvel de Genebra, e leva seis meses para trazer um carro para o jogo e nós precisávamos de fotógrafos e muitos desenhos do carro e, neste caso, acesso antecipado. Mas esse é o caso do Centenario, às vezes nós procuramos carros que são muitos antigos, de décadas atrás. Então, nós temos um time que tenta encontrar estes automóveis em boas condições para fotografá-los e fazer muitos desenhos deles, já que é difícil encontrar esboços de carros dos anos 50 ou 60. É diferente para cada carro, algumas vezes é um desafio encontrar um modelo que esteja disponível e que tenha uma boa condição para fotografar.

Quem escolhe e como são escolhidos os carros do jogo?

6d6d9c3c-a7a1-40f4-976e-b22c22e4a559.jpg


Existe um número enorme de pessoas envolvidas no processo, mas a pessoa que cuida da lista de carros do Forza Horizon é um designer da Playground Games chamado Chris Phillips. Ele é o cara que começa a pensar no projeto, que começa a pensar quantos carros o jogo terá e quais novos carros nós iremos trazer. Nós sempre tentamos fazer uma lista diferente, nós temos essa novidade da Lamborghini, que é um super carro, mas esse é um jogo que acontece na Austrália e nós precisaríamos trazer os carros da cultura de lá. A Austrália tem uma cultura automotiva muito diferente da dos Estados Unidos e nós fizemos isso não só para os fãs Australianos do game, mas para todos. Eu acredito que o Forza Horizon tem carros com muita personalidade, carros incomuns, que nunca estiveram em um jogo de corrida antes. Não são apenas carros de performance, mas eles são característicos e é isso que os fãs amam. Nós temos um clássico que estreou no Forza pela primeira vez agora, por exemplo. É a Reliant Supervan – um veículo de três rodas, que é divertido e tem personalidade.

Quando vocês definem um carro, conversam sempre com a montadora?

Nem sempre. Em algumas situações, as montadoras não existem mais. Um bom exemplo é a própria Reliant.

A jogabilidade dos carros do game se parecem com a dirigibilidade dos carros na vida real? Por exemplo, a Ferrari FF tem uma suspensão rígida, vocês conseguem passar essa característica para o jogo?

64114_2015_ferrari_FF.jpg


Sim, com toda certeza. Nós nos esforçamos muito para ter certeza de que tudo é fidedigno. Tudo é muito realista e nós fazemos uma ótima simulação de física. Nós fazemos de tudo para ter certeza de que a característica individual de cada carro é fiel a realidade. A resposta é sim, nós gastamos muito tempo preocupados com isso.

Vocês também se preocupam com o som dos carros? Como garantir que o som do motor será parecido com o som real?

Essa é uma ótima pergunta por que nós trabalhamos nisso no Forza Horizon 3. Nós trabalhamos para ter certeza de que cada carro tem um som autêntico e essa foi uma das coisas que nós fizemos especificamente neste projeto. Tem duas coisas que nós fizemos: nós usamos uma nova tecnologia que basicamente captura cada barulho do motor - todos os estouros, as falhas, o barulho do escapamento, as coisas que dão a um motor um caráter real. A tecnologia é capaz de capturar o som do motor em cada condição. A segunda coisa que nós fizemos foi uma grande pesquisa de campo. Primeiro era importante ter um bom conhecimento sobre todos os carros locais e convencer os proprietários a dirigir muito rápido em uma pista para capturar todos os tipos de ruídos que compõe o carro, como o do escape, os barulhos diferentes de cada comportamento do motor. Isso nos deu um rico acervo de sons e quando você joga é possível sentir um nível superior de fidelidade.´

Vocês têm ideia de quantas pessoas jogam o Forza no mundo?

Só em Xbox, nós temos mais de 11 milhões de jogadores no mundo e este é um ótimo número. Como eu te disse, ele vai aumentar quando chegar os jogadores do Windows 10. É incrível pensar nos diferentes tipos de jogadores que a gente tem. Nós temos bons fotógrafos, pintores, tem muitos jogadores que amam jogar online, tem jogadores que gostam de jogar no modo single player, temos jogadores que gostam de tudo sobre carros, tem aqueles que não ligam tanto assim e que estão ali só para se divertir. Nós temos um universo realmente grande.

É difícil fazer um jogo para tantos tipos de jogadores diferentes?

É, mas isso faz parte do nosso trabalho. Quando começamos a lidar com a ideia de quantos jogadores nós temos, os dias passam e eu consigo fazer um jogo para mim mesmo, porque eu tenho minhas próprias preferências. Todo lugar do jogo você tem a oportunidade de mudar as suas preferências, já que a minha preferência é diferente da sua. Desenvolvedores tradicionalmente tentam prever o que cada jogador irá fazer, mas é o jogador que escolhe o jogo que ele quer jogar. Esse é um dos principais pontos positivos do Forza Horizon 3.

Hoje em dia todo mundo quer jogar no celular - basta olhar o sucesso do Pokémon GO. Vocês pensam em levar o Forza para os smartphones?

Essa é uma boa pergunta. Nós sempre pensamos que podemos levar o Forza para o celular e isso, na verdade, quer dizer levar paixão por carros e games para qualquer lugar que pudermos. É isso que está por traz de levar o game para o Windows 10: a oportunidade de levar o Forza para as pessoas que não tem um Xbox. É a oportunidade de levar paixão por carros para mais pessoas, mas não temos nada para anunciar sobre celular neste momento.

Existe alguma razão para vocês terem escolhido a Austrália?

4feb447f53d87.jpg


São muitas razões. Primeiro de tudo, essa é uma grande decisão para gente. Essa é a primeira grande decisão que nós precisamos tomar. Quando começamos a fazer o jogo, isso tem que acontecer cedo porque muitas coisas vão depender dessa decisão. Nós mandamos pessoas para fazer pesquisas, nós precisamos começar a construir o mundo, que é enorme, então gastamos muito tempo para decidir o local onde o jogo irá acontecer. Nós queríamos que o jogador sentisse o ambiente, a diversidade. O cenário muda como nunca mudou antes, o jogador tem experiências nunca vistas antes. E a Austrália tem isso: tem praia, deserto e floresta. Nós conseguirmos criar um mundo fantástico e grande como nunca visto antes e tem uma diversidade enorme que os jogadores vão amar explorar.

maxresdefault.jpg



Fonte: revistaautoesporte.globo.com
 

Marcos Assis

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 17, 2014
622
1,113
Excelente entrevista! Impressionante o trabalho do pessoal da Playground Games desde o primeiro Horizon, extremamente viciante. Cada dia mais empolgado com esse jogo :grinning:
 
  • Curtir
Reações: Yohan Mafra

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,255
19,038
Manaus
Jogando a Demo, a qualidade do jogo está um absurdo. Sinceramente não me recordo de outro game do gênero que sequer chegue perto em repertório, a não ser os antecessores.
 

Ale Rangel

Bon Vivant desde 2007
PXB Gold
Março 14, 2007
2,007
1,060
São Paulo
Esses caras tem todo o meu respeito , tenho todos os Forza e realmente o trabalho deles é incrível .

Detalhe : 11 milhões de jogadores de Forza pelo mundo , sensacional !
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)