Bom, depois de muita ansiedade, e sei que muitos de vocês estão extremamente ansiosos para pôr as mãos em seus consoles, ontem ao meio dia consegui pegar o meu console em uma loja aqui no Shopping em Blumenau.
Primeiro, vou falar um pouco do lançamento do console. O meu foi o ÚNICO que a loja recebeu. E foi a única loja que recebeu no Shopping Norte em Blumenau. Todas as outras lojas, só para a próxima semana, e nos outros shoppings da cidade a história não é outra. Agravando a situação, apenas uma loja tinha jogos para o console, em outro shopping, e jogos de outras distribuidoras. Eu, que queria comprar dois jogos publicados pela Microsoft, fiquei sem os discos.
Nem vou comentar a situação das lojas online e suas capacidades infinitas em fazer confusão nas entregas, pois não é o meu caso.
Mas vamos lá!
INSTALAÇÃO.
A fonte é bivolt, e sem pino terra no plug de tomada, o que garante uma instalação sem gambiarras, tudo dentro da caixa estava muito bem embalado, absolutamente sem surpresas. Console, controle e Kinect aparentam ser muito resistentes e bem montados, e a instalação em si não tem mistério algum para alguém que tem o mínimo de capacidade de entender o guia de instalação rápido e ler os adesivos na parte de trás do console. O manual do console é uma piada, um folhetim de 5 folhas basicamente falando que você não pode jogar o console em uma banheira com água. Dúvida em alguma função? Xbox.com e boa sorte achando alguma coisa relevante.
ATUALIZAÇÃO.
A primeira coisa que o console nos apresenta é o assistente para conexão com a rede sem fio, ou ele pula esse passo ao detectar uma conexão por cabo. Depois disso, já parte direto para a atualização. Legal que ele te dá opção, tipo, aceita a atualização, ou desligar o console. A atualização de 503MB é muito rápida para baixar, relativamente para instalar. Em menos de 10 minutos o meu console estava pronto!
SÓ QUE NÃO.
Não vem MERDA NENHUMA instalada. Você é recebido pelo Windows 8 Light, e todos as funções que tomamos por básicas, estão divididas em Apps. Quer ver um filme Bluray? There´s a App for that. E eu, como sou sortudo, botei Killer Instincts para baixar, um volume considerável de dados, e como não podia deixar de ser, duas coisas irritantes do Xbox 360 vieram de presente para o Xbox One, o console só faz UM DOWNLOAD por vez, e demora, MUITO para baixar um jogo. Quase três horas para Killer Instincts estar pronto, e o console começar a baixar os outros Apps.
Confesso que meu principal interesse era o leitor de Bluray, já que queria testar o meu. E como o console ficou pendurado nos downloads e instalações individuais, só pude ver isso agora pela manhã, e tudo normal, pra minha felicidade.
[EDIT] Você pode sim pausar um download, ou escolher outro download da fila para ser feito. Porém é só isso, nada de baixar duas coisas ao mesmo tempo.
KINECT.
Não teve problema em me detectar, e meus logins com ele já são facílimos. O console liga e já está me logando, sem problemas. Um ponto MUITO positivo é a ausência daquela calibração ridícula do primeiro Kinect, tudo é muito fácil de configurar nele.
O reconhecimento de voz não é perfeito, mas fica muito melhor se você “der um tempo” para o Kinect pensar. Diga “Xbox”, e logo aparece o microfone no canto superior direito da tela, juntamente com alguns atalhos mais utilizados. Pressionando para baixo no controle você tem uma visão melhor do que pode falar para o aparelho. Mas como o Raymon bem diz, é um comando, tem de ser dito de forma clara, e mesmo calibrado, sons externos interferem bastante no desempenho. Tudo em bom português.
[EDIT] Qualquer crítica minha ao comando de voz do Kinect não é mais válida. Ontem ele reconheceu e fez o comando certo quando eu disse "Xixbóca, barbaridade, vá para Forza 5, tchê". Tava fazendo piada com a cara dele e ele fez o comando.
JOGOS.
Já que não tive coragem de comprar Forza 5 na Live depois de demorar uma eternidade pra baixar o espartano (em comparação) Killer Instincts, só posso falar desse último. O pacote Ultra está disponível na loja interna do jogo, por R$ 79,00, e vale a pena. Não tem modo história, mas o que importa está lá, e as partidas online são ótimas, com ótimo desempenho da rede. Satisfeitíssimo com os controles, gráficos, e multiplayer.
SISTEMA.
Lembra que eu chamei de Windows 8 Light? Só que quando pensamos em algo Light, pensamos que seja mais leve e rápido do que o normal. Só que não, novamente. O menu é mais lento que a maioria dos computadores mequetrefes por aí, e tem muita, muita coisa chata. Está na loja e quer ver os detalhes do jogo? Já viu? Quer voltar pra tela anterior da loja? Muitas, muitas vezes o App da loja fica em um loop infinito, se você apertar B para voltar pra tela anterior, volta pra tela de início do console, e tem de escolher de novo o App da loja e voltar a navegar. Porém foi o único App que reparei nisso. E da mesma forma que vai faltar um gerenciador de conteúdo do HD, também falta um gerenciador das atividades sendo executadas, e a possibilidade de encerrar algumas manualmente. Não que isso interfira no desempenho do console, mas as vezes você acaba voltando com o B em alguma tela pra outros Apps que estão rodando em segundo plano. Um exemplo, tela inicial do App da Loja, aperto B, e caio em Killer Instincts. É questão de costume, mas é chato.
TV, TV, TV.
Eu tenho a NET HD em casa, foi só plugar o HDMI no console para que ele reconhecesse o sinal dela. Só que não, ridiculamente de novo. O sinal trava constantemente, e tenho de desconectar completamente o receptor da NET do console e replugar com o console fora da tomada, para “pegar” o sinal novamente. Se eu pego o HDMI do receptor e conecto na TV, tudo em ordem, perfeito.
Imagem, muito boa, quando funciona. E quando funciona ainda dá umas travadas.
Som, muito bom, quando funciona, E quando funciona ainda dá umas travadas.
HDMI Pass Through, não tem, o console tem de estar ativo para que tenha sinal da TV. Tosco.
Outras funções, que outras funções? Trocar de canal? Nope. Aumentar ou diminuir volume? Niente. Ligar TV, receptor da Net e HT com um único comando de voz? Necas de petibiriba.
ENFIM...
Distribuição capenga de jogos e acessórios, e funções alardeadas que não funcionam direito. O Xbox One é o aparelho que veio reinar em nossas salas, quartos, centrais de mídia e nos proporcionar entretenimento como nunca antes. SÓ QUE NÃO. Pelo menos enquanto estivermos na versão beta do sistema. [ATUALIZAÇÃO 17.03.2014] Complementando com as impressões sobre a garantia. REZE pra não ter problema. E se tiver problema, corra com todas as forças atrás da loja em que você fez a compra, já que eles são solidariamente responsáveis. Ou se prepare para meses de espera.
[ATUALIZAÇÃO 17.03.2014]
GARANTIA E SERVIÇOS.
Como muitos sabem, pouco tempo de escrever esta análise, tive problemas com meu sensor Kinect e logo prometi revisar esta análise com as impressões do suporte e serviços oferecidos pela Microsoft. Pouco sabia eu, que seria um melodrama mexicano de décima quinta categoria... Vou logo passando o susto para vocês se situarem: Meu Kinect morreu em 07.12.2013, e no mesmo dia abri um chamado de substituição. Ele foi recolhido em minha casa dia 20.01.2014, e recebi um substituto finalmente em 15.03.2014. Três meses e uma semana para trocarem o Kinect. TRÊS MESES E UMA SEMANA. Vejam bem... TRÊS MESES E UMA SEMANA, PRA RECEBER UM PACOTE E BOTAR OUTRO NOS CORREIOS.
Apesar de alguns relatos de outros consumidores com problemas, eu nunca empaquei com algum atendente falando portunhol. O atendimento feito pelas pessoas sempre foi muito, muito cordial e sincero. Quando o meu caso foi enviado a um "nível superior" de suporte, aí as coisas ficaram um pouco mais complicadas. O contato passou a ser quase que exclusivamente por email, já que quando eu entrava em contato com o suporte, era informado que o meu caso já estava em um nível superior, e que os atendentes do suporte por telefone nada poderiam fazer para resolver. O contato telefônico ficou resumido a quando entravam em contato comigo.
Não bastante a demora, ainda enviaram para a minha casa não só um Kinect, mas também outro console. Já entraram em contato comigo, solicitando que eu recuse a entrega da encomenda do console. Nesse período de tempo, além do meu pedido original de troca, foram abertos outros dois diretamente pelo suporte. Um de troca de console, e outro de troca do Kinect. Uma operação, muito, muito confusa.
Não posso analisar esse procedimento de suporte sem separar os dois lados da moeda, pois estaria sendo extremamente justo com os atendentes que sempre foram muito bem dispostos. As pessoas que me atenderam no suporte, nota 10, com pontinho positivo e estrelinha do lado da nota. O sistema, a burocracia envolvida e a operação no geral, a nota seria negativa.
02/10.
*A nota original era de 06/10.
Podem me xingar ou perguntar outras coisas!
Primeiro, vou falar um pouco do lançamento do console. O meu foi o ÚNICO que a loja recebeu. E foi a única loja que recebeu no Shopping Norte em Blumenau. Todas as outras lojas, só para a próxima semana, e nos outros shoppings da cidade a história não é outra. Agravando a situação, apenas uma loja tinha jogos para o console, em outro shopping, e jogos de outras distribuidoras. Eu, que queria comprar dois jogos publicados pela Microsoft, fiquei sem os discos.
Nem vou comentar a situação das lojas online e suas capacidades infinitas em fazer confusão nas entregas, pois não é o meu caso.
Mas vamos lá!
INSTALAÇÃO.
A fonte é bivolt, e sem pino terra no plug de tomada, o que garante uma instalação sem gambiarras, tudo dentro da caixa estava muito bem embalado, absolutamente sem surpresas. Console, controle e Kinect aparentam ser muito resistentes e bem montados, e a instalação em si não tem mistério algum para alguém que tem o mínimo de capacidade de entender o guia de instalação rápido e ler os adesivos na parte de trás do console. O manual do console é uma piada, um folhetim de 5 folhas basicamente falando que você não pode jogar o console em uma banheira com água. Dúvida em alguma função? Xbox.com e boa sorte achando alguma coisa relevante.
ATUALIZAÇÃO.
A primeira coisa que o console nos apresenta é o assistente para conexão com a rede sem fio, ou ele pula esse passo ao detectar uma conexão por cabo. Depois disso, já parte direto para a atualização. Legal que ele te dá opção, tipo, aceita a atualização, ou desligar o console. A atualização de 503MB é muito rápida para baixar, relativamente para instalar. Em menos de 10 minutos o meu console estava pronto!
SÓ QUE NÃO.
Não vem MERDA NENHUMA instalada. Você é recebido pelo Windows 8 Light, e todos as funções que tomamos por básicas, estão divididas em Apps. Quer ver um filme Bluray? There´s a App for that. E eu, como sou sortudo, botei Killer Instincts para baixar, um volume considerável de dados, e como não podia deixar de ser, duas coisas irritantes do Xbox 360 vieram de presente para o Xbox One, o console só faz UM DOWNLOAD por vez, e demora, MUITO para baixar um jogo. Quase três horas para Killer Instincts estar pronto, e o console começar a baixar os outros Apps.
Confesso que meu principal interesse era o leitor de Bluray, já que queria testar o meu. E como o console ficou pendurado nos downloads e instalações individuais, só pude ver isso agora pela manhã, e tudo normal, pra minha felicidade.
[EDIT] Você pode sim pausar um download, ou escolher outro download da fila para ser feito. Porém é só isso, nada de baixar duas coisas ao mesmo tempo.
KINECT.
Não teve problema em me detectar, e meus logins com ele já são facílimos. O console liga e já está me logando, sem problemas. Um ponto MUITO positivo é a ausência daquela calibração ridícula do primeiro Kinect, tudo é muito fácil de configurar nele.
O reconhecimento de voz não é perfeito, mas fica muito melhor se você “der um tempo” para o Kinect pensar. Diga “Xbox”, e logo aparece o microfone no canto superior direito da tela, juntamente com alguns atalhos mais utilizados. Pressionando para baixo no controle você tem uma visão melhor do que pode falar para o aparelho. Mas como o Raymon bem diz, é um comando, tem de ser dito de forma clara, e mesmo calibrado, sons externos interferem bastante no desempenho. Tudo em bom português.
[EDIT] Qualquer crítica minha ao comando de voz do Kinect não é mais válida. Ontem ele reconheceu e fez o comando certo quando eu disse "Xixbóca, barbaridade, vá para Forza 5, tchê". Tava fazendo piada com a cara dele e ele fez o comando.
JOGOS.
Já que não tive coragem de comprar Forza 5 na Live depois de demorar uma eternidade pra baixar o espartano (em comparação) Killer Instincts, só posso falar desse último. O pacote Ultra está disponível na loja interna do jogo, por R$ 79,00, e vale a pena. Não tem modo história, mas o que importa está lá, e as partidas online são ótimas, com ótimo desempenho da rede. Satisfeitíssimo com os controles, gráficos, e multiplayer.
SISTEMA.
Lembra que eu chamei de Windows 8 Light? Só que quando pensamos em algo Light, pensamos que seja mais leve e rápido do que o normal. Só que não, novamente. O menu é mais lento que a maioria dos computadores mequetrefes por aí, e tem muita, muita coisa chata. Está na loja e quer ver os detalhes do jogo? Já viu? Quer voltar pra tela anterior da loja? Muitas, muitas vezes o App da loja fica em um loop infinito, se você apertar B para voltar pra tela anterior, volta pra tela de início do console, e tem de escolher de novo o App da loja e voltar a navegar. Porém foi o único App que reparei nisso. E da mesma forma que vai faltar um gerenciador de conteúdo do HD, também falta um gerenciador das atividades sendo executadas, e a possibilidade de encerrar algumas manualmente. Não que isso interfira no desempenho do console, mas as vezes você acaba voltando com o B em alguma tela pra outros Apps que estão rodando em segundo plano. Um exemplo, tela inicial do App da Loja, aperto B, e caio em Killer Instincts. É questão de costume, mas é chato.
TV, TV, TV.
Eu tenho a NET HD em casa, foi só plugar o HDMI no console para que ele reconhecesse o sinal dela. Só que não, ridiculamente de novo. O sinal trava constantemente, e tenho de desconectar completamente o receptor da NET do console e replugar com o console fora da tomada, para “pegar” o sinal novamente. Se eu pego o HDMI do receptor e conecto na TV, tudo em ordem, perfeito.
Imagem, muito boa, quando funciona. E quando funciona ainda dá umas travadas.
Som, muito bom, quando funciona, E quando funciona ainda dá umas travadas.
HDMI Pass Through, não tem, o console tem de estar ativo para que tenha sinal da TV. Tosco.
Outras funções, que outras funções? Trocar de canal? Nope. Aumentar ou diminuir volume? Niente. Ligar TV, receptor da Net e HT com um único comando de voz? Necas de petibiriba.
ENFIM...
Distribuição capenga de jogos e acessórios, e funções alardeadas que não funcionam direito. O Xbox One é o aparelho que veio reinar em nossas salas, quartos, centrais de mídia e nos proporcionar entretenimento como nunca antes. SÓ QUE NÃO. Pelo menos enquanto estivermos na versão beta do sistema. [ATUALIZAÇÃO 17.03.2014] Complementando com as impressões sobre a garantia. REZE pra não ter problema. E se tiver problema, corra com todas as forças atrás da loja em que você fez a compra, já que eles são solidariamente responsáveis. Ou se prepare para meses de espera.
[ATUALIZAÇÃO 17.03.2014]
GARANTIA E SERVIÇOS.
Como muitos sabem, pouco tempo de escrever esta análise, tive problemas com meu sensor Kinect e logo prometi revisar esta análise com as impressões do suporte e serviços oferecidos pela Microsoft. Pouco sabia eu, que seria um melodrama mexicano de décima quinta categoria... Vou logo passando o susto para vocês se situarem: Meu Kinect morreu em 07.12.2013, e no mesmo dia abri um chamado de substituição. Ele foi recolhido em minha casa dia 20.01.2014, e recebi um substituto finalmente em 15.03.2014. Três meses e uma semana para trocarem o Kinect. TRÊS MESES E UMA SEMANA. Vejam bem... TRÊS MESES E UMA SEMANA, PRA RECEBER UM PACOTE E BOTAR OUTRO NOS CORREIOS.
Apesar de alguns relatos de outros consumidores com problemas, eu nunca empaquei com algum atendente falando portunhol. O atendimento feito pelas pessoas sempre foi muito, muito cordial e sincero. Quando o meu caso foi enviado a um "nível superior" de suporte, aí as coisas ficaram um pouco mais complicadas. O contato passou a ser quase que exclusivamente por email, já que quando eu entrava em contato com o suporte, era informado que o meu caso já estava em um nível superior, e que os atendentes do suporte por telefone nada poderiam fazer para resolver. O contato telefônico ficou resumido a quando entravam em contato comigo.
Não bastante a demora, ainda enviaram para a minha casa não só um Kinect, mas também outro console. Já entraram em contato comigo, solicitando que eu recuse a entrega da encomenda do console. Nesse período de tempo, além do meu pedido original de troca, foram abertos outros dois diretamente pelo suporte. Um de troca de console, e outro de troca do Kinect. Uma operação, muito, muito confusa.
Não posso analisar esse procedimento de suporte sem separar os dois lados da moeda, pois estaria sendo extremamente justo com os atendentes que sempre foram muito bem dispostos. As pessoas que me atenderam no suporte, nota 10, com pontinho positivo e estrelinha do lado da nota. O sistema, a burocracia envolvida e a operação no geral, a nota seria negativa.
02/10.
*A nota original era de 06/10.
Podem me xingar ou perguntar outras coisas!