Resumo Resumo da semana #6 - 30 de julho a 3 de agosto

Sem muitas delongas, temos abaixo o resumo de coisas interessantes que aconteceram no mundo Xbox durante a semana.

XBOX GAME PASS CHEGA COM TÍTULOS DE PESO
DjhBA97VsAA_Qce.jpg

Apesar de chegar um pouco mais tarde do que o normal, a espera valeu a pena. O mês de agosto no Game Pass conta com grandes adições, como o aclamado Hitman, o exclusivo (e bonito) Ryse: Son of Rome, o ambiente cyberpunk de Ruiner, o brasileiro Dandara, a matança de zumbis com Dead Rising 2, mais zumbis agora tentando escapar da prisão em The Escapists: The Walking Dead e um pedaço do mundo Disney/Pixar em Rush: A Disney Pixar Adventure. Os links para fazer o download dos jogos estão abaixo, e claro, se quiser falar sobre eles ou ver o restante da lista, é só acessar o tópico oficial da casa sobre o Game Pass.
JOGOS DO GAMES WITH GOLD JÁ PODEM SER BAIXADOS
DjCiwAQU0AAhAY6.jpg

A primeira leva de jogos do mês de agosto já está disponível para download para assinantes Live Gold.
Forza Horizon 2 - de 1º a 31 de agosto
Dead Space 3 - de 1º a 15 de agosto

TABULA RASA: A EMOÇÃO DO STORYTELLING EMERGENTE NOS JOGOS
thumb-1920-887546.png

Quem me conhece aqui sabe que curto mais jogos single-player, campanha, essas coisas. Jogos multiplayer não são muito a minha praia, jogo uma partida de Rocket League volta e meia mas não é algo que me atraia, e o motivo é a falta de uma história com início, meio e fim, do sentimento de "completar" algo. Esta semana (na real, no final da semana passada, mas cabe falar sobre isso aqui), pipocou na minha timeline um artigo do True Achievements falando sobre o storytelling emergente nos jogos. Emergente no sentido que o jogo dá as ferramentas e a história, os acontecimentos, vão surgindo conforme as ações do jogador. Como exemplos, ele cita títulos como Fortnite, PUBG e Sea of Thieves, títulos que em um primeiro momento não possuem uma "história" propriamente dita, mas que conforme o jogador avança na partida, vai criando suas próprias histórias, seus próprios momentos: em Sea of Thieves, por exemplo, encontrar um navio muitas vezes é uma incógnita, pode ser pacífico, pode ser perigoso, cada interação é única e gera consequências igualmente únicas. Cada partida tem suas particularidades e guarda surpresas diferentes umas das outras. Vale a pena ler.
Fonte: True Achievements (em inglês)

UPDATE GRATUITO CURSED SAILS DE SEA OF THIEVES JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

A semana também marcou o lançamento do aguardado update Cursed Sails pra Sea of Thieves, incluindo agora no mapa barcos inteiros repletos de esqueletos que farão de tudo pra ver você embaixo d'água. E ainda, aproveitando, foi anunciado que o título alcançou 5 milhões de jogadores únicos desde o lançamento, uma marca e tanto para uma nova IP em apenas quatro meses. O jogo está disponível no Game Pass, e quem quiser se aventurar pelos mares pode encontrar alguns amigos no tópico oficial aqui do PXB.

@jcwally AGORA É UMA LENDA PIRATA
nzivvCF.jpg

Sim, mais uma de Sea of Thieves, na real é mais uma homenagem pra um cara aqui do fórum que atingiu o status de lenda pirata. Parabéns, tchê! A imagem acima é dele mesmo.

COMO É FORZA HORIZON 4 NA PRIMAVERA
Djb84kTWsAAaa_-.jpg

Lembram que a Playground estava fazendo streamings semanais mostrando como as estações mudam tudo? Esta semana, eles chegaram ao fim com o título sendo mostrado na primavera. Um pouco mais de uma hora pra ser mais exato. Pra assistir, só clicar no player abaixo. E se quiser conferir como é o jogo nas outras estações, os links são estes: Verão, Outono e Inverno.


MAIS DOIS SPLINTER CELL SÃO RETROCOMPATÍVEIS
Semana também teve anúncio de novos jogos retrocompatíveis, com dois títulos da franquia Splinter Cell sendo adicionados ao programa. Já é possível jogar Splinter Cell Double Agent e Splinter Cell Blacklist no Xbox One. Com isso, a lista de jogos de Xbox 360 que podem ser jogados no One aumenta para 497, e somados aos títulos do primeiro Xbox (32), totalizam 529. Todos eles, com links pra comprar/baixar, estão aqui.

FREE PLAY DAYS DE TEKKEN 7
Até o dia 5 de agosto, usuários Xbox Live Gold podem baixar e jogar Tekken 7 à vontade. Vi a galera no Twitter comentando ainda que é bem tranquilo de fazer 1000G. Pra fazer o download, só clicar aqui.

SUMMER SPOTLIGHT RETORNA COM MAIS DE 60 TÍTULOS
Summer-Spotlight.jpg

Quem viveu a época do Xbox 360 lembra bem do Summer of Arcade, período onde a Microsoft promovia jogos independentes que estavam chegando no console. No Xbox One, essa iniciativa ficou um pouco na geladeira mas voltou em 2015 e tem este ano mais uma edição. Mas o que é esse Summer Spotlight, é promoção? Não. Quer dizer, é uma forma de promover os jogos, funciona como uma vitrine destacando diversos títulos que serão lançados entre 31 de julho e 10 de setembro. São mais de 60, incluindo destaques como No Man's Sky, Vigor, Overcooked 2, Banner Saga 3, Mega Man X Legacy Collection, entre outros. O vídeo abaixo é o de propaganda, e esta é a página da promoção aqui pra nós brasileiros - que, por estarmos no hemisfério sul, se chama Destaques de Inverno. E comprando jogos, é possível ganhar até 4.000 pontos no Microsoft Rewards (caso compre tudo hehe entre 1º de agosto e 10 de setembro, comprando os títulos dessa promoção você recebe 100 pontos Microsoft Rewards a cada R$ 3,00 gastos).


CRACKDOWN 3 TERÁ O TEMPO QUE FOR PRECISO
80

Nesta entrevista, Paul Porter da Sumo Digital explica como a empresa está desenvolvendo seu próprio método de trabalho em um jogo AAA. O estúdio é figurinha carimbada em contribuições em outros jogos, está atualmente ajudando as equipes de Hitman 2 e Team Sonic Racing, e agora na liderança de um projeto grande como Crackdown, eles afirmam que não tem problema em perder outro deadline se for pra deixar o jogo ainda melhor.
Fonte: GamesIndustry (em inglês)

LANÇAMENTOS DA SEMANA

LINKS RECOMENDADOS
  • A tendência do próximo Xbox e do futuro dos Games - Neste artigo, o Reinaldo do XPGG aborda temas, conceitos e tecnologias que serão cada vez mais comuns nos próximos anos, tanto para a galera do Xbox como nos games em geral. (XPGG/texto)
  • Celeste: Level Design and Difficulty as Storytelling Beats - Esse texto surgiu na Reading List do Mark Brown e achei legal trazer pra cá. É um artigo muito massa que mostra como os designers usam todos os elementos de Celeste pra passar uma mensagem, onde até o level design ensina que não precisamos ser perfeccionistas, mas apenas nós mesmos. (Mimidoshima, em inglês)
  • Confira as novidades do WB Summit 18 - O @OLD-MAN aqui do PXB fez um resumo bem legal sobre o que rolou no WB Summit 18, evento da Warner que apresenta os títulos que devem chegar no mercado brasileiro nos próximos meses. (PXB)
  • Conheça Sally Boyle, personagem misteriosa de We Happy Few - Time da Compulsion Games está fazendo uma série de artigos sobre We Happy Few, que chega já na próxima semana. Desta vez, conhecemos Sally, a segunda personagem jogável do título. (Xbox News, inglês)
  • DayZ está chegando ao Xbox One - O popular DayZ está chegando ao Xbox One em breve. Essa semana, avistaram o Major Nelson jogando, e os desenvolvedores confirmaram que enviaram o jogo para certificações da Microsoft e, em breve, ele ficará disponível no Preview Program. (DayZ Blog, inglês)
  • Demo de The Walking Dead: The Final Season disponível - The Final Season marca o fim do arco da história de Clementine, e será lançado no dia 14 de agosto. Mas quem quiser já pode ir baixando a demo, que está disponível na Xbox Store. (XPGG)
  • Dez jogos que valem a pena no Xbox Game Pass - Todo mundo tem suas recomendações, suas jóias escondidas no catálogo do Game Pass, e desta vez, foi a turma do Windows Central que decidiu recomendar dez títulos disponíveis no serviço e que valem, pelo menos, uma passadinha pra ver qual é. (Windows Central, inglês)
  • Dificuldades que a Microsoft pode enfrentar com seu serviço de streaming - Outra deles, neste artigo, Jez Corden do Windows Central divaga sobre as dificuldades que a empresa pode enfrentar e o que ela pode fazer pra contornar tudo isso e colocar seu serviço "XCloud" em operação, de maneira funcional para o público final. (Windows Central, inglês)
  • Kingdom Hearts 3 terá 80h de conteúdo, sendo entre 40h e 50h de campanha - Uma das grandes preocupações dos jogadores em jogos single é a quantidade de conteúdo, quantas horas é possível jogar um título sem multiplayer. A Square revelou que o jogo terá mais de 80 horas de conteúdo jogável, incluindo uma campanha que levará de 40h a 50h pra ser concluída. (Kingdom Hearts News/inglês)
  • Jogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - Já deu aquela passadinha básica no tópico aqui do PXB pra ver quais os indies e títulos que não tem tanta propaganda mas podem surpreender? Surgiram alguns bem legais esta semana. (PXB)
  • Playground Games segue contratando para seu RPG open world - Antes de ser adquirida pela Microsoft, a Playground já estava contratando pessoal para fazer um novo jogo, um RPG AAA mundo aberto. Depois que passou a fazer parte da Microsoft Studios, a coisa só aumentou. Já tem gente que trabalhou na BioWare, Rocksteady, Ninja Theory, Guerrilla Games, Rockstar, Kojima Productions. É um timaço em construção. (Xbox Power)
  • Qual o valor do Games with Gold? Vale a pena assinar a Live Gold? - Essas perguntas são comuns e até motivam algumas piadas, como "o Game Pass matou o Games with Gold". Mas quanto de valor o programa realmente entrega? Neste texto, o Felicity do XPGG conta e ainda mostra uma tabela com o valor de jogos dados no ano passado. (XPGG/texto)
  • Teaser trailer de Life is Strange 2 - A Dontnod divulgou esta semana um pequeno teaser para Life is Strange 2, sequência do aclamado título de 2015. Por ele, já dá pra perceber o tipo de poder que vamos conviver durante o jogo. (YouTube)
  • Why are games so hard to balance? - Mais um da Reading List do Mark Brown, este vídeo de Adam Millard percorre um caminho interessante pra mostrar como é difícil para um jogo ser balanceado, não fazer personagens fora da curva, apelões, tentando sempre manter um equilíbrio. (YouTube)
Bom final de semana e boa jogatina a todos!

giphy.gif
 
Última edição:

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,316
3,389
Vale ressaltar que são 100 pontos por cada 3 reais gastos que em caso de um jogo como o Overcooked já da um cupom de 5 reais no microsoft rewards, não é muito mas é interessante ter esses 10% de retorno.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,730
76,231
Rio Grande do Sul
Vale ressaltar que são 100 pontos por cada 3 reais gastos que em caso de um jogo como o Overcooked já da um cupom de 5 reais no microsoft rewards, não é muito mas é interessante ter esses 10% de retorno.
Boa, atualizei ali pra colocar essa informação, é melhor do que só colocar que pode ganhar até 4.000 pontos.
 
  • Curtir
Reações: TensiveCobra

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,730
76,231
Rio Grande do Sul
Bem interessante a matéria do True Achievements sobre o emergent storytelling, gostei.
Yep, até já tínhamos pincelado sobre de forma bem superficial e não intencional no próprio tópico de Sea of Thieves, com várias pessoas descrevendo experiências únicas e bem diferentes umas das outras. Mas nunca tinha parado pra ver esse tipo de jogo conceitualmente como complementar ao storytelling tradicional, e não como um antagonista. É bem legal mesmo esta nova visão.
 
Última edição:

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)