Por quê?
Há algum tempo já eu visito a página e os fóruns do VGChartz, 90% pra passar raiva 10% pra tentar obter alguma info relevante sobre vendas na década passada.
A maioria de vocês deve saber que o VGChartz meio que garimpa dados de vendas tanto de software quanto de hardware relacionado a vídeo games. Esses dados são coletados por eles mesmos, porém o serviço é limitado a alguns países (US, UK, França, Itália, Alemanha e Japão) e também é limitado às vendas físicas.
Ok, só pela proposta de comparar vendas, sobretudo de hardware, obviamente a maioria (esmagadora) é de pessoal que prefere a Sony.
Preferências a parte, não me entra na cabeça como esse tipo de discussão se repete em hiato a cada novo lançamento de jogos.
https://i.imgur.com/LweEhjf.png
https://i.imgur.com/qqPsTL6.png
Ou isso
https://i.imgur.com/WRhTxiv.png
https://i.imgur.com/BVNonZe.png
Comentários assertivos sobre o fim das franquias, decadência das marcas, vendas muito mais baixas que no passado são básicos em qualquer post sobre um novo jogo (mais fortemente quando é um exclusivo do Xbox, muito mais otimistas quando é um exclusivo do PS4, é claro).
Porém essas pessoas parecem não viver no mesmo mundo que eu. Eu ainda me lembro da EA dando declarações, ano passado, de que as vendas digitais já eram 40% do mercado (http://www.eurogamer.net/articles/2...me-sales-will-be-downloads-by-the-end-of-2017) e da Square Enix falando semana passada que as vendas digitais já eram 50% do mercado dela no ocidente (https://mynintendonews.com/2017/11/...-80-of-their-western-hd-game-sales-in-future/).
Mais que isso, os dados de vendas digitais da steam estão no steam spy pra quem quiser ver. Pegando por exemplo aqueles jogos ali de cima, Shadow of War e The Evil Within 2 (dos quais tenho 1 e adivinha? digital) mostram que os dados da ea e da square estão bem certos.
https://i.imgur.com/csKetzq.png (150mil cópias vendidas)
https://i.imgur.com/5uyLsUU.png (630mil cópias vendidas)
Só na steam o número gira entre 40-60% das vendas físicas (contabilizadas entre aquelas regiões em que o vgchartz cobre, logo o montante a nível mundial deve estar entre 30-50%)
Agora vocês imaginem que se vende tudo isso na steam o total de vendas é no mínimo mais que o dobro do que o vgchartz indica e seus usuários tomam como certeza absoluta pra declarar o fim de franquias e tirar chacota de várias IPs.
As clássicas comparações com vendas de 10 anos atrás (como eles fazem sempre com Halo e Gears, é óbvio) são absurdas. 10 anos atrás as placas de rede de consoles e a própria rede de uma casa normal simplesmente não tinham capacidade pra baixar arquivos de 15-20gb em menos de 1-2 dias. (Só uma observação, no VGChartz, Gears 4 vendeu 3,14milhões, porém o jogo bateu 5,4 milhões de jogadores diferentes alguns meses atrás... eu tenho Gears 4, adivinha? DIGITAL!)
Sinceramente, só pensando no meu exemplo pessoal, eu devo ter uns 200 jogos no meu xbox, talvez uns 100 entre games with gold/ea access. Ainda sobram uns 100 outros jogos, dos quais (pasmem) DOZE são mídia física. A ideia de ter um jogo pra sempre vinculado a minha conta, sem risco de deterioração física, com a possibilidade de usar em qualquer console xbox que eu venha a logar minha conta, em qualquer lugar sem precisar levar um disco de um lugar a outro e ir crescendo essa minha conta é muito atrativo. Obviamente a mídia física tem vantagens como a troca fácil, mas pra mim, que divido a conta com meus irmãos em cidades diferentes, simplesmente não há razão para comprar mídia física, nunca houve. Tenho certeza que não estou nem de perto sozinho nessa, pois como o mercado indica a algum tempo, digital é o futuro.
Só nos resta a pena a esse pessoal tão fã diehard que chegam ao ponto de se apegar a tanta ignorância pra continuar acreditando que todas as franquias que não são exclusivas da sony irão falir.
Há algum tempo já eu visito a página e os fóruns do VGChartz, 90% pra passar raiva 10% pra tentar obter alguma info relevante sobre vendas na década passada.
A maioria de vocês deve saber que o VGChartz meio que garimpa dados de vendas tanto de software quanto de hardware relacionado a vídeo games. Esses dados são coletados por eles mesmos, porém o serviço é limitado a alguns países (US, UK, França, Itália, Alemanha e Japão) e também é limitado às vendas físicas.
Ok, só pela proposta de comparar vendas, sobretudo de hardware, obviamente a maioria (esmagadora) é de pessoal que prefere a Sony.
Preferências a parte, não me entra na cabeça como esse tipo de discussão se repete em hiato a cada novo lançamento de jogos.
https://i.imgur.com/LweEhjf.png
https://i.imgur.com/qqPsTL6.png
Ou isso
https://i.imgur.com/WRhTxiv.png
https://i.imgur.com/BVNonZe.png
Comentários assertivos sobre o fim das franquias, decadência das marcas, vendas muito mais baixas que no passado são básicos em qualquer post sobre um novo jogo (mais fortemente quando é um exclusivo do Xbox, muito mais otimistas quando é um exclusivo do PS4, é claro).
Porém essas pessoas parecem não viver no mesmo mundo que eu. Eu ainda me lembro da EA dando declarações, ano passado, de que as vendas digitais já eram 40% do mercado (http://www.eurogamer.net/articles/2...me-sales-will-be-downloads-by-the-end-of-2017) e da Square Enix falando semana passada que as vendas digitais já eram 50% do mercado dela no ocidente (https://mynintendonews.com/2017/11/...-80-of-their-western-hd-game-sales-in-future/).
Mais que isso, os dados de vendas digitais da steam estão no steam spy pra quem quiser ver. Pegando por exemplo aqueles jogos ali de cima, Shadow of War e The Evil Within 2 (dos quais tenho 1 e adivinha? digital) mostram que os dados da ea e da square estão bem certos.
https://i.imgur.com/csKetzq.png (150mil cópias vendidas)
https://i.imgur.com/5uyLsUU.png (630mil cópias vendidas)
Só na steam o número gira entre 40-60% das vendas físicas (contabilizadas entre aquelas regiões em que o vgchartz cobre, logo o montante a nível mundial deve estar entre 30-50%)
Agora vocês imaginem que se vende tudo isso na steam o total de vendas é no mínimo mais que o dobro do que o vgchartz indica e seus usuários tomam como certeza absoluta pra declarar o fim de franquias e tirar chacota de várias IPs.
As clássicas comparações com vendas de 10 anos atrás (como eles fazem sempre com Halo e Gears, é óbvio) são absurdas. 10 anos atrás as placas de rede de consoles e a própria rede de uma casa normal simplesmente não tinham capacidade pra baixar arquivos de 15-20gb em menos de 1-2 dias. (Só uma observação, no VGChartz, Gears 4 vendeu 3,14milhões, porém o jogo bateu 5,4 milhões de jogadores diferentes alguns meses atrás... eu tenho Gears 4, adivinha? DIGITAL!)
Sinceramente, só pensando no meu exemplo pessoal, eu devo ter uns 200 jogos no meu xbox, talvez uns 100 entre games with gold/ea access. Ainda sobram uns 100 outros jogos, dos quais (pasmem) DOZE são mídia física. A ideia de ter um jogo pra sempre vinculado a minha conta, sem risco de deterioração física, com a possibilidade de usar em qualquer console xbox que eu venha a logar minha conta, em qualquer lugar sem precisar levar um disco de um lugar a outro e ir crescendo essa minha conta é muito atrativo. Obviamente a mídia física tem vantagens como a troca fácil, mas pra mim, que divido a conta com meus irmãos em cidades diferentes, simplesmente não há razão para comprar mídia física, nunca houve. Tenho certeza que não estou nem de perto sozinho nessa, pois como o mercado indica a algum tempo, digital é o futuro.
Só nos resta a pena a esse pessoal tão fã diehard que chegam ao ponto de se apegar a tanta ignorância pra continuar acreditando que todas as franquias que não são exclusivas da sony irão falir.
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