A resposta é grana, sabemos disso, mas vamos fazer uma tempestadezinha. Somos um país gigantesco, com uma cultura riquíssima, com artistas de cabo a rabo e programadores altamente capacitados pra qualquer trabalho de qualquer especialidade. E somos inexistente na produção e desenvolvimento de game em consoles. Certo, eu sei que temos diversos "minigames" e alguns até com ótima qualidade, mas vamos focar no grande, nos consoles. Por que não temos ainda uma empresa capaz de demonstrar um game numa conferência da E3?
Sendo designer, conheço e tenho contato com grande parte de profissionais que se encaixariam num perfil de desenvolvedora de jogos. Conheço designers com trabalhos incríveis, ilustradores originais e geniais e modeladores 3D dignos de Holywood. Programadores capazes de fazer o "impossível" e mentes criativas o bastante pra produzir uma história original e envolvente... Mas cada um está em seu quadrado. Ainda não acordamos para o fato de que Destiny vendeu 500 milhões em um dia e que Grand Theft Auto fez um bilhão em três. Por quê?
Aí chego onde queria... já faz alguns anos que saí do meio acadêmico, mas em meus últimos suspiros entre eventos de design e afins, algumas faculdades e cursos despontavam com alguma esperança na produção de um game de alto nível. Sempre ouvi falar dos curso da Anhembi Morumbi, do polo de Recife e de algumas pequenas empresas que surgiram em Florianópolis. Sei também que cursos da Universidade Positivo em Curitiba e na PUCPR também estão sendo recomendados como ótimos caminhos para seguir nessa área... mas afinal, que diabos eles estão ensinando? Advergames? Finalistas da ImageCup é tudo o que conseguimos fazer? Onde estão os trabalhos de conclusão de curso que ganham o mundo com um simples post num blog? Cade o espírito acadêmico de salvar o mundo com o que está aprendendo?!
É isso que eu queria saber... você conhece algum estudante da área? Conhece algum site que reúna trabalhos? Tipo aquele blogs de professores que usam a internet para deixar tudo mais legal? Ideias, conceitos mesmo, mas conceitos nível AAA. Uma techdemo daquela aula de computação gráfica 3... Se ainda não temos uma superprodução, ao menos estamos no caminho para desenvolve-la algum dia?
Sendo designer, conheço e tenho contato com grande parte de profissionais que se encaixariam num perfil de desenvolvedora de jogos. Conheço designers com trabalhos incríveis, ilustradores originais e geniais e modeladores 3D dignos de Holywood. Programadores capazes de fazer o "impossível" e mentes criativas o bastante pra produzir uma história original e envolvente... Mas cada um está em seu quadrado. Ainda não acordamos para o fato de que Destiny vendeu 500 milhões em um dia e que Grand Theft Auto fez um bilhão em três. Por quê?
Aí chego onde queria... já faz alguns anos que saí do meio acadêmico, mas em meus últimos suspiros entre eventos de design e afins, algumas faculdades e cursos despontavam com alguma esperança na produção de um game de alto nível. Sempre ouvi falar dos curso da Anhembi Morumbi, do polo de Recife e de algumas pequenas empresas que surgiram em Florianópolis. Sei também que cursos da Universidade Positivo em Curitiba e na PUCPR também estão sendo recomendados como ótimos caminhos para seguir nessa área... mas afinal, que diabos eles estão ensinando? Advergames? Finalistas da ImageCup é tudo o que conseguimos fazer? Onde estão os trabalhos de conclusão de curso que ganham o mundo com um simples post num blog? Cade o espírito acadêmico de salvar o mundo com o que está aprendendo?!
É isso que eu queria saber... você conhece algum estudante da área? Conhece algum site que reúna trabalhos? Tipo aquele blogs de professores que usam a internet para deixar tudo mais legal? Ideias, conceitos mesmo, mas conceitos nível AAA. Uma techdemo daquela aula de computação gráfica 3... Se ainda não temos uma superprodução, ao menos estamos no caminho para desenvolve-la algum dia?