Eu acho... ACHO... que na prática, será um modelo de negócios semelhante ao que a Nintendo faz com portáteis, talvez com alguns jogos exclusivos pra ser o chamariz do aparelho, com retrocompatibilidade garantida. Mantém o que já adquiriu, mas caso se sinta confortável em dar um salto adiante, tem o dispositivo novo. Caso contrário, fica onde está, usufruindo da biblioteca vigente.
Não creio que irão 'matar' o xbox One, apenas relega-lo a console de entrada, até o lançamento do sucessor do Scorpio.
Não sei que raios de raciocínio que se costuma usar ao dizer que a chegada de um dispositivo 'mata' ou fere de morte o antecessor. Parece aqueles produtos perecíveis que as pessoas tem que ir correndo pra loja antes que ele passe do prazo de validade.
Com uma estratégia correta, esse Xbox One S fará grande sucesso em mercados como o nosso, para um público que apenas quer um bom console, barato, e com ecossistema sólido de jogos e serviços agregados.
A apple lançou o ios 10 e quem tem iphone 4s já não vai poder instalá-lo. Alguns aplicativos são compatíveis com todos os sistemas anteriores e outros não. Apple music, eu sei que só é compatível com o sistema android mais recente. Podem surgir jogos exclusivos para o Scorpio, mas isso não significa que o One não vai ter mais relevância. Eu acho que o desenvolvedor sempre vai pensar em abranger o maior número de consoles possível, mantendo um determinado padrão tecnológico para os jogos por uns 3 anos. É exatamente o que pretendia a SONY no início com o neo: "Eu quero o jogo em 1080p no mínimo e com taxa de frames, no mínimo, igual ao valor estabelecido para o console original. Adiciono jogos para VR no neo, um ou outro exclusivo, e gradativamente vou compelindo o jogador a trocar de console". Mas a maior parte do que vai ser feito será aproveitada pelos dois consoles. E parece o xbox slim é compatível com VR.. (VR ready).