O @ronabs fez algo semelhante com o Xbox então achei legal tentar correr atrás dos jogos futuros do playstation e centralizar tudo em um único post. A lista abaixo inclui apenas exclusivos AAA 1st party e 3rd party desde que - nos consoles - saiam apenas no PS4. Então não estão na lista todos os jogos indies (Concrete Genie, Vane, Earth Defence Force...), os jogos japoneses que ainda não deixaram claro se terão versões ocidentais (Fist of The North Star, Yakuza Kiwami 2...), os jogos AAA 3rd party multiplataformas (RDR 2, Anthem...) e os jogos VR (The Impatient, Moss...). A idea não é promover uma lista completa e exaustiva mas sim apontar os maiores AAA exclusivos da plataforma em seus últimos anos. As possíveis datas de lançamento dos jogos abaixo foram levantadas tanto de forma oficial quanto por rumores e análises de jornalistas e insiders da indústria de jogos. Enjoy
2018
Shadow of Colossus (remake) - Q1
God of War - Q1
Ni No Kuni 2 - Q1
Yakuza 6 - Q2
Detroit Become Human - Q2
Dragon Quest XI - Q3
Days Gone - Q3
Spider Man - Q4
Dreams - Q4
2019
Final Fantasy VII (remake)
Ghost of Tsushima
The Last of Us - Part 2
Wild
The Order 1887 (rumor)
Bloodborne 2 (rumor)
2020+
Death Stranding
Last of Us - Part 2 DLC
Gran Turismo 7 (rumor)
Horizon Zero Dawn 2 (rumor)
2019~2020
PS5 - O que esperar?
Se um console foi um fracasso e vendeu muito mal (ex: Xbox, Wii U e Dreamcast) se lança seu sucessor em 4 anos, mas usualmente as gerações de VG duram ao redor de 6. A geração passada foi a mais longeva da história batendo 8 anos o que faz dela uma exceção e em parte sua duração maior se deveu à quebra mundial de 2008 que afetou principalmente os países ricos e maiores consumidores de jogos. Com medo de gastar mais com desenvolvimento num momento onde os países ricos estavam gastando menos e alguns até quebrando, Sony, MS e Nintendo optaram pelo caminho da prudência e alongaram a geração o máximo possível. Sendo assim, com os consoles atuais chegando em 2013 é certo que seus sucessores chegarão no final de 2019, ou no absoluto máximo 2020. Uma coisa é fato vários insiders já confirmaram que jogos nextgen estão em desenvolvimento neste exato instante. Existem bons argumentos para a empresa optar por 2019 ou 2020, mas a data final pode acabar sendo determinada pela AMD. Explico. A não ser que algo muito radical ocorra, tanto MS quanto Sony continuarão usando chipsets AMD na plataforma x86, sendo assim as fabricantes dependem do cronograma de desenvolvimento da AMD para lançar seus sucessores. A empresa promete avanços bem significativos para 2019 incluindo Ryzen de 2ª geração, as novas gpu Navi (sucessora da Vega), novas memórias RAM como HBM e GDDR6, além de chipsets de 7nm que apresentariam uma vantagem imensa de performance e temperatura contra os de 16nm atuais. O problema é que a AMD é enrolada. O Ryzen atrasou anos e mesmo as Vega chegaram 1 ano depois do previsto. Então nada impede que a empresa entregue tudo isso que está planejando para 2019 em 2020 jogando um balde de água fria nos possíveis planos de Sony e MS.
Como bem sabemos XB1 e PS4 usam o chipset Jaguar e gpu da antiga série HD da AMD, e tanto o Pro quanto o X continuam usando esses mesmos Jaguars (apesar de serem tunados e com algumas instruções Ryzen no caso do X) e pularam para gpus Polaris (com algumas instruções Vega no caso do X). Então tanto o Pro quanto o X não passam de "meios passos" em direção a um verdadeiro pulo geracional. Por isso é melhor que um PS5 venha com peças verdadeiramente novas ou haverão poucos motivos para se pular de console, pelo menos no lançamento. Nesse sentido analistas de mercado e de hardware concordam que a Sony possui 4 caminhos à seguir:
1) PS5 em 2019 com o mais atual no mercado (Ryzen 2 + Navi)
Ponto positivo - performance e sair na frente! Um console assim vai ser absolutamente brutal e um pulo significativo frente qualquer outro VG hoje. A AMD estima que a Navi terá perto de 26~30 Tflops de força bruta, ou 600% mais forte que o Pro e 1500% mais forte que o PS4! Apenas como um comparativo o pulo do PS3 para o PS4 foi de 670%. Mas o principal argumento para se lançar o PS5 em 2019 é a Sony sair na frente e já tentar manter a ampla margem de usuários que ela conseguiu nessa geração. Em 2019 o PS4 terá 6 anos e o Pro 3 anos, mantendo o plano ventilado pela empresa uns anos atrás de oferecer uma versão tunada a cada metade de geração. Além disso, como o X chegou em 2017 é extremamente improvável que a MS lance o XB2 após meros 2 anos de X preferindo esperar pelo seu lançamento nextgen em 2020.
Ponto negativo - preço! Não espere nada menos que os $500 do X (ou até mesmo $600) e mesmo assim é garantido que a Sony perca dinheiro com cada unidade vendida.
Probabilidade de acontecer - muito baixa. Não só tudo tem que correr muito bem na AMD e ela lançar estas peças no prazo como a Sony tem que estar disposta a comer um bom prejuízo nos 1º anos do console. Apenas como comparativo o X usa peças AMD de 2016 e isso exigiu $500 e a MS topar perder um pouco de grana no processo;
2) PS5 em 2019 com peças customizadas de 2018 (Ryzen refresh + Vega Gen 2)
Ponto positivo - preço e sair na frente! Em 2018 deve sair a Vega de 2º geração além do "meio pulo" do Ryzen gen 1, então utilizá-los para lançamento do PS5 em 2019 será BEM mais barato que pegar as peças novinhas em folha de 2019. E claro, a Sony sair 1 ano na frente da MS nessa nova geração.
Ponto negativo - performance! Segundo a AMD a meta é 18~20 Tflops na Vega Gen 2, o que ainda é extremamente significativo, mas este PS5 ficará "apenas" 370% acima do Pro que é algo levemente maior que a distância do XB1 para o X, por exemplo. Por outro lado há que se dizer que ainda serão 1000% acima do PS4 normal, que é uma média excelente, e uma CPU Ryzen+ no lugar da Jaguar ancestral do Pro permitirá criar uma complexabilidade de mundo vastamente superior ao que o Pro ou mesmo o X conseguem fazer hoje. Basta lembrar que apenas 40% em performance separam Pro e X e esses 40% são responsáveis por entregar jogos de maior claridade como AC Origins e melhores texturas como Shadow of War. Então "apenas" 370% de performance do Pro para esse potencial PS5 não tem nada de humilde e ainda garantirá um pulo geracional considerável (1.5x maior do que do PS3 para o PS4).
Probabilidade de acontecer - muito alta. Parece ser uma decisão que oferece performance considerável, preço competitivo e vantagem de lançamento.....se tudo sair como planejado...rs.
3) PS5 em 2020 com peças customizadas de 2019 (Ryzen 2 + Navi)
Ponto positivo - performance e preço! Esperando mais 1 ano a Sony pode ter o melhor dos dois mundos, usar as peças mais fortes de 2019 mas esperar um ano para elas ficarem mais acessíveis.
Ponto negativo - perda da chance de chegar 1º! A empresa perderia a oportunidade de sair na frente e já estabelecer uma boa base instalada quando o XB2 chegar. Esperar 2020 para lançar em conjunto com o concorrente pode acabar ocasionando migração da base instalada, da mesma forma que muita gente saiu do X360 para o PS4 nessa geração.
Probabilidade de acontecer - alta. Pode acabar sendo uma escolha prudente, ainda mais se o PS4 mantiver o mesmo ritmo de venda forte apesar do X e do Switch no mercado. Não há motivos para a empresa queimar a largada se as vendas estiverem boas só para se deparar com um XB2 um pouco mais forte um ano depois;
4) PS5 em 2020 com peças customizadas de 2018 (Ryzen refresh + Vega Gen 2)
Ponto positivo - preço! Pegar peças de 2 anos antes deixaria o console com um preço bem competitivo, talvez até mesmo abaixo de $400.
Ponto negativo - performance! Pegar peças de 2 anos antes cobraria o preço à longo prazo e receberia as mesmas críticas que os novos consoles dessa geração receberam, de serem underpower para a ambição dos devs.
Probabilidade de acontecer - baixa. Não é impossível a empresa optar por esse caminho, mas é improvável que ocorra.
Independente do caminho escolhido o vazamento de specs serão o termômetro decisivo do lançamento. Se em 2018 insiders começarem a ventilar specs, codinomes etc, o PS5 sai em 2019. Caso contrário se 2018 passar batido o PS5 é um console de 2020.
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