Nas minhas aventuras de revistar games mais antigos, resolvi "rezerar" o GTA 4 no PC em 60fps. O fiz por dois motivos: o jogo já é antigo, então roda muito bem na minha máquina, atingindo tranquilamente os 60fps. O segundo motivo é uma comparação com o GTA 5, porém esse tópico em especial se baseará apenas no primeiro motivo.
Enfim, jogando o game eu percebi que, apesar de ser o mesmo jogo que eu joguei no meu PS3 há quase 5 anos, ele parece outro em 60fps. A fluidez permite um nível de detalhamento da física que não é possível em 30fps. A imersão é muito maior, os comandos são mais responsivos, diria até que o game fica mais fácil em situações de rápida reação.
Quando anunciaram os novos modelos de consoles mais potentes (Scorpio/PS4 Pro), logo me ascendeu a ideia de que eles fariam 60fps tranquilamente nos games. Porém, com o lançamento do PS4 Pro, isso não se verificou na realidade. A lista abaixo mostra os updates do PS4 Pro e suas novas configurações:
Então vai aqui a minha pergunta: será isso que ocorrerá com o Scorpio? Games com péssimo upgrades e uma framerate instável?Recentemente liberam a tech do Forza em 4K 60fps na Digital Foundry utilizando só 60% da GPU, mas convenhamos, apesar de Forza ser lindo, é extremamente leve e optimizado na Xbox, tanto que faz 1080p 60fps cravados no One. Será que veremos Star Wars Battlefront 2 em 4K 60fps cravados no Scorpio? Red Dead Redemption 2 com opção de 60fps e pelo menos uns 1800p? Forza Horizon 3 em 4K 60fps ou apenas uma versão 4K 30fps, com a mesma framerate do XONE?
Tudo bem, o Scorpio é consideravelmente mais poderoso que o PS4 Pro. Mas será que as desenvolvedoras se sentirão motivadas a realmente entregar uma experiência superior, não só com resolução mas com detalhamento de texturas e alto nível de framerate? De certo há impasses para a framerate, como é o caso da vantagem que isso proporcionaria no multiplayer aos jogadores dos novos consoles, porém grande parte dos jogos multiplayer já rodam a 60fps na Xbox e PS4. O que falta realmente é a framerate nos games focados na história e mundo aberto, coisa que o PS4 Pro não entregou nem em seus maiores exclusivos como Horizon Dawn e Uncharted 4.
Sobre as origens da neurótica resolução
Na minha opinião, criamos um monstro da resolução. Creio eu que uma boa parte do público gamer ainda vincula somente a resolução à qualidade gráfica, e isso se deve ao fato que essa era a única diferença entre PS4 e Xbox One. Aqui vai uma opinião que muitos não vão gostar e achar "parcial", mas a verdade é que o PS4 foi vendido sim como um console mais poderoso por conta da diferença de resolução e, na minha opinião, foi aí que tivemos a gênese deste monstro, e vou mostrar-lhes o porquê.
O Google Trends é uma ferramenta da Google que permite vasculhar os termos mais pesquisados no Google durante um determinado período. Pesquisando por "Digital Foundry", que é o maior expoente da análise técnica de hardware para jogos e fonte usada por pelo menos 90% dos grandes sites de notícia gamer, veja o que encontrei:
Na imagem é possível perceber um aumento significativo das pesquisas a partir do ano de 2013. Exatamente no final do ano de 2014, perto de Novembro, o pico de pesquisas alcançou um nível absurdo, superando inclusive o anúncio do PS4 Pro e do Scorpio em 2016. Mas por quê? Nenhum console foi anunciado para resultar num aumento brutal de buscas. Mas o que intriga mesmo é saber que boa parte dos games com discrepância de resolução foram lançados neste período. Nessa mesma época, toda grande mídia de notícias publicavam os periódicos da Digital Foundry. Gamespot, IGN, Kotakut... O anúncio de uma simples diferença na resolução gerava as notícias fúteis com mais comentários.
Enfim, tudo uma questão de direcionamento da comunidade, não é? A Microsoft e a Sony, que não são nem um pouco bobas, perceberam o quão vantajoso é ter um console mais poderoso que a concorrência, apenas por ser poderoso, e o quão isso é comentado nos fóruns, sites de notícias e redes sociais. A IGN tem uma seção separada reunindo todas as resoluções e framerate entre os anos de 2013 e 2015, mas pararam de atualizar essa seção ainda em 2016, o que é um pouco intrigante. Resolução deixou de ser relevante?
Após o anúncio dos novos consoles, eu venho percebendo um leve declínio nas notícias sobre resoluções e discrepância entre consoles, coisas que era comum em 2014~2015 e até meados de 2016. Não tenho números exatos, mas acredito que todos percebemos um pouco sobre isso. Um bom exemplo é ver que os vídeos mais assistidos da Digital Foundry são de jogos da época de 2014~2015 até o meio de 2016, quando lançaram os novos consoles. Aliás, quem não se lembra desse clássico aqui que arrancou quase 1 milhão de visualizações?
E agora?
Ninguém sabe ao certo como se deu essa mudança e por qual motivo, então deixo pra vocês deduzirem porque as diferenças gráficas não importam mais e me aterei apenas a suas consequências. Primeiro, obviamente o que todos esperávamos: o poder de um console e suas diferenças gráficas não sobreporá o principal, que são seus jogos, estrutura online, vantagens, etc. Além do mais, talvez a Microsoft e a Sony foquem em desenvolver games com bons gráficos e framerate, não apenas tendo a resolução como parâmetro de qualidade.
O segundo, que é o lado ruim para a Microsoft e o Xbox em geral, é que o Scorpio chega em má hora e não poderá mais se apoiar somente neste tipo de vantagem, e precisará correr atrás de jogos principalmente. A alavancagem que o PS4 teve com as diferenças gráficas em 2014 não poderá ser utilizado em toda sua potencialidade pelo Scorpio.
E você? Acha que o fim da guerra das resoluções está próximo ou ela perdurará pelos anos? Prefere framerate estável ou uma elevada resolução?
Enfim, jogando o game eu percebi que, apesar de ser o mesmo jogo que eu joguei no meu PS3 há quase 5 anos, ele parece outro em 60fps. A fluidez permite um nível de detalhamento da física que não é possível em 30fps. A imersão é muito maior, os comandos são mais responsivos, diria até que o game fica mais fácil em situações de rápida reação.
Quando anunciaram os novos modelos de consoles mais potentes (Scorpio/PS4 Pro), logo me ascendeu a ideia de que eles fariam 60fps tranquilamente nos games. Porém, com o lançamento do PS4 Pro, isso não se verificou na realidade. A lista abaixo mostra os updates do PS4 Pro e suas novas configurações:
- Resident Evil 7 (PS4 Pro: 1260p 60fps / PS4: 1080p 60fps)
- Steep (PS4 Pro: 1080p 45~50fps / PS4: 1080p 30fps)
- ***Gravity Rush 2 (PS4 Pro: 1080p 30fps / PS4: 1080p 30fps)
- Assassin's Creed Syndicate (PS4 Pro: 1620p 30fps/ PS4: 1080p 30fps)
- Diablo 3 (PS4 Pro: 1080p 45~50fps / PS4: 1080p 30fps)
- Mafia 3 (PS4 Pro: 1440p 30fps/ PS4: 1080p 30fps)
- Middle-earth: Shadow of Mordor (PS4 Pro: 1728p 30fps / PS4: 1080p 30fps)
- Assassin's Creed: The Ezio Collection (PS4 Pro: 2160p 30fps / PS4: 1080p 30fps)
- Rise of the Tomb Raider (PS4 Pro: 4K with 30fps or 1080p 45~50fps / PS4: 1080p 30fps)
- ***The Last Guardian (PS4 Pro: 1890p 25fps or 1080p 30fps / PS4: 1080p 25fps)
- The Last of Us Remastered (PS4 Pro: 2160p 30fps or 1800p 60fps / PS4: 1080p 30fps or 60fps)
- Final Fantasy 15 (PS4 Pro: 1800p 30fps or 1080p 45fps / PS4: 900p 30fps)
- ***Uncharted 4 (PS4 Pro: 1440p 30fps / PS4: 1080p 30fps)
- Call of Duty Black Ops 3 (PS4 Pro: 1440p 60fps / PS4: 1080p 60fps)
- Battlefield 1 (PS4 Pro: Dynamic res (1656p max) 60fps / PS4: 1080p 60fps)
Então vai aqui a minha pergunta: será isso que ocorrerá com o Scorpio? Games com péssimo upgrades e uma framerate instável?Recentemente liberam a tech do Forza em 4K 60fps na Digital Foundry utilizando só 60% da GPU, mas convenhamos, apesar de Forza ser lindo, é extremamente leve e optimizado na Xbox, tanto que faz 1080p 60fps cravados no One. Será que veremos Star Wars Battlefront 2 em 4K 60fps cravados no Scorpio? Red Dead Redemption 2 com opção de 60fps e pelo menos uns 1800p? Forza Horizon 3 em 4K 60fps ou apenas uma versão 4K 30fps, com a mesma framerate do XONE?
Tudo bem, o Scorpio é consideravelmente mais poderoso que o PS4 Pro. Mas será que as desenvolvedoras se sentirão motivadas a realmente entregar uma experiência superior, não só com resolução mas com detalhamento de texturas e alto nível de framerate? De certo há impasses para a framerate, como é o caso da vantagem que isso proporcionaria no multiplayer aos jogadores dos novos consoles, porém grande parte dos jogos multiplayer já rodam a 60fps na Xbox e PS4. O que falta realmente é a framerate nos games focados na história e mundo aberto, coisa que o PS4 Pro não entregou nem em seus maiores exclusivos como Horizon Dawn e Uncharted 4.
Sobre as origens da neurótica resolução
O Google Trends é uma ferramenta da Google que permite vasculhar os termos mais pesquisados no Google durante um determinado período. Pesquisando por "Digital Foundry", que é o maior expoente da análise técnica de hardware para jogos e fonte usada por pelo menos 90% dos grandes sites de notícia gamer, veja o que encontrei:
Na imagem é possível perceber um aumento significativo das pesquisas a partir do ano de 2013. Exatamente no final do ano de 2014, perto de Novembro, o pico de pesquisas alcançou um nível absurdo, superando inclusive o anúncio do PS4 Pro e do Scorpio em 2016. Mas por quê? Nenhum console foi anunciado para resultar num aumento brutal de buscas. Mas o que intriga mesmo é saber que boa parte dos games com discrepância de resolução foram lançados neste período. Nessa mesma época, toda grande mídia de notícias publicavam os periódicos da Digital Foundry. Gamespot, IGN, Kotakut... O anúncio de uma simples diferença na resolução gerava as notícias fúteis com mais comentários.
Enfim, tudo uma questão de direcionamento da comunidade, não é? A Microsoft e a Sony, que não são nem um pouco bobas, perceberam o quão vantajoso é ter um console mais poderoso que a concorrência, apenas por ser poderoso, e o quão isso é comentado nos fóruns, sites de notícias e redes sociais. A IGN tem uma seção separada reunindo todas as resoluções e framerate entre os anos de 2013 e 2015, mas pararam de atualizar essa seção ainda em 2016, o que é um pouco intrigante. Resolução deixou de ser relevante?
Após o anúncio dos novos consoles, eu venho percebendo um leve declínio nas notícias sobre resoluções e discrepância entre consoles, coisas que era comum em 2014~2015 e até meados de 2016. Não tenho números exatos, mas acredito que todos percebemos um pouco sobre isso. Um bom exemplo é ver que os vídeos mais assistidos da Digital Foundry são de jogos da época de 2014~2015 até o meio de 2016, quando lançaram os novos consoles. Aliás, quem não se lembra desse clássico aqui que arrancou quase 1 milhão de visualizações?
E agora?
Ninguém sabe ao certo como se deu essa mudança e por qual motivo, então deixo pra vocês deduzirem porque as diferenças gráficas não importam mais e me aterei apenas a suas consequências. Primeiro, obviamente o que todos esperávamos: o poder de um console e suas diferenças gráficas não sobreporá o principal, que são seus jogos, estrutura online, vantagens, etc. Além do mais, talvez a Microsoft e a Sony foquem em desenvolver games com bons gráficos e framerate, não apenas tendo a resolução como parâmetro de qualidade.
O segundo, que é o lado ruim para a Microsoft e o Xbox em geral, é que o Scorpio chega em má hora e não poderá mais se apoiar somente neste tipo de vantagem, e precisará correr atrás de jogos principalmente. A alavancagem que o PS4 teve com as diferenças gráficas em 2014 não poderá ser utilizado em toda sua potencialidade pelo Scorpio.
E você? Acha que o fim da guerra das resoluções está próximo ou ela perdurará pelos anos? Prefere framerate estável ou uma elevada resolução?