[OPINIÃO] Cancelamento de jogos da Microsoft

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Eu também prefiro que o jogo saia. Saindo ainda tem a possibilidade de ser um jogo razoável mesmo que seja após vários updates. AC Unity, Mass Effect Andromeda e o próprio No Man's Sky são exemplos. Agora o jogo que nunca sai, nunca será nada.

Sobre Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝, não acredito na tese do jogo ruim, eu acredito que houve um desentendimento entre o que o Kamiya queria pro jogo e o que a MS queria do jogo. Chegou um ponto que não deu mais para conciliar os desejos dispares e aí cancelou a a porra toda.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Bom tópico!

Na minha visão de consumidor, é claro que eu prefiro que lancem um jogo ruim ao invés de um cancelamento. Preferir que cancelem só favorece a empresa, eu não ganho absolutamente nada com isso. Pelo menos um jogo ruim pode melhorar ao longo do tempo, como Destiny, No Man's Sky, Recore, ME3. Eu quero ter a opção de dizer se o jogo é bom ou não. Por exemplo, muita gente aqui gostou de Quantum Break, enquanto outros acharam ruim. Alguém iria preferir que esse jogo fosse cancelado?

As IPs nova da Microsoft nessa geração: Sunset Overdrive, ReCore, Quantum Break e Ryse Son of Rome. Agora me digam, qual desses teve um apelo maior ou igual ao Horizon Zero Dawn da Sony? Pois é, foram massacrados. Vivem pedindo novos jogos para o Xbox One, e quando lançam, sempre dá nisso. Podem apostar que com Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ seria exatamente a mesma coisa.

Pq vc acha que esses jogos foram "massacrados"? Foi injusto? Eles são bons e a mídia foi parcial? De repente eles simplesmente não eram bons, mas olha só que ironia, imagina se eles tivessem sido cancelados e vc não pudesse nem ter a opção de jogar e dar sua própria opinião? The Order 1886 tb foi massacrado pela mídia, era um AAA altamente divulgado pela Sony, e mesmo assim tem gente que jura que gostou. Por acaso teria sido melhor cancelarem o jogo? Duvido muito, eu quero poder tomar minhas próprias decisões e dizer o que é bom ou não baseado no meu gosto.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,250
19,025
Manaus
Pq vc acha que esses jogos foram "massacrados"? Foi injusto? Eles são bons e a mídia foi parcial? De repente eles simplesmente não eram bons, mas olha só que ironia, imagina se eles tivessem sido cancelados e vc não pudesse nem ter a opção de jogar e dar sua própria opinião? The Order 1886 tb foi massacrado pela mídia, era um AAA altamente divulgado pela Sony, e mesmo assim tem gente que jura que gostou. Por acaso teria sido melhor cancelarem o jogo? Duvido muito, eu quero poder tomar minhas próprias decisões e dizer o que é bom ou não baseado no meu gosto.
Nesse ponto, eu concordo com ele no sentido de que certos poderiam ter um apelo maior do que tiveram dentro da própria base de jogadores.
Isso pode ser determinante para uma franquia ter continuação, independente das notas ou surra midiática que venha a sofrer.
Mas não tem nenhuma ligação com o Playstation. Simplesmente se trata do público do Xbox.

Eu pessoalmente acho que Sunset, Ori, Recore e Ryse tiveram apelo suficiente para garantir continuação, mas não sei quais são as métricas da Microsoft para considerar um jogo um sucesso viável. Se esperar que todo jogo seja estouro de vendas tipo 5 milhões, aí fica difícil mesmo.
Às vezes 1 mi daqui, 2 mi dali, vai fazendo diferentes nichos "amar" os jogos, e devagar compondo uma biblioteca variada.

Quando não é possível ter 1 jogo que agrade a muitos, ter muitos jogos que agradem a vários, também contribui para a plataforma, desde que viável.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Microsoft para considerar um jogo um sucesso viável. Se esperar que todo jogo seja estouro de vendas tipo 5 milhões, aí fica difícil mesmo.
Às vezes 1 mi daqui, 2 mi dali, vai fazendo diferentes nichos "amar" os jogos, e devagar compondo uma biblioteca variada.

Pega Square Enix da vida, que anda fazendo merda ai essa semana.

Primeiro Tomb Raider(2013) vendeu mais de 4 milhões, ela considerou o jogo fracasso.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Eu respeitosamente discordo de alguns pontos do autor do tópico. Pode ser impressão da minha parte mas entendi que é melhor cancelar um jogo "ruim" da MS do que lançá-lo. Mas o ponto é que ninguém sabe, ou saberá um dia, se o jogo cancelado era ruim ou não. Jogos cancelados não são necessariamente ruins, mas sim, tem desenvolvimento tumultuado/problemático, ou estão ficando caros demais, de forma que o dinheiro investido nunca será recuperado. Veja o exemplo real de Last Guardian e Final Fantasy 15. Jogos com mais de 10 anos entre o anúncio e o lançamento de fato. Relatos sistêmicos de atrasos, problemas de desenvolvimento, pessoas sendo despedidas, mudança de direção, líderes de projeto sendo substituídos, custos bem acima de seus orçamentos iniciais, inúmeras notícias de cancelamento ou parada total de produção...e mesmo assim eles foram lançados com boas notas e venderam bem. Sério, quem já é gamer há mais de 15 anos e que acompanha a indústria duvidava que um dia Last Guardian ou FF Versus 13 iriam sair. É claro que Duke Nukem Forever é o lado oposto dessa moeda. Mas isso só prova o ponto, nós nunca saberemos se Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ ou Fable Legends iriam terminar como Last Guardian, ou então como Duke Nukem Forever.

Eu não acho que a Sony tem qualquer tipo de pudor em cancelar jogos que ela julga que não valem a pena. Existem ao menos 10 jogos do PS4 que foram alardeados inicialmente com versões para o PS3, e que posteriormente nunca foram lançados. Como por exemplo, Last Guardian, Gravity Rush, Until Dawn e outros. Fora isso, a empresa coleciona títulos anunciados que nunca viram a luz do dia como Eight Days, Agent, o jogo futurista da Santa Monica, Bioshock Vita, Warrior's Lair, os dois jogos do Liverpool Studio dentre outros. Entre 2014 e 2015 a Sony fechou 5 estúdios e todos eles estavam trabalhando em jogos originais. Rime apareceu como exclusivo do console numa E3, depois disso as coisas azedaram entre a empresa e os devs e a Sony optou por cortar investimento ao projeto. Ele só vai ser lançado ainda porque os devs conseguiram outra fonte de financiamento com a Tequila Works, não fosse isso era outro jogo no saco. É de conhecimento público que ao menos 5 jogos do Vita foram cancelados, incluindo uma versão de Infamous e a continuação de Uncharted Golden Abyss. Tem um site chamado Unseen64 se não me engano que tem uma lista completa de jogos cancelados por Nintendo, Sony, Microsoft e 3rd parties. São mais de 50 páginas listando resumos, imagens e notícias de jogos cancelados, só para ter uma ideia. O que não faltam são jogos cancelados na indústria.

Quanto ao lance das IPs originais MS não terem alcançado metas de vendas e crítica, é tudo relativo, mas tem uma parcela de culpa da empresa. A MS está mudando a prioridade de suas franquias e tudo isso que estamos vendo são as dores do parto desse processo. Fica cada vez mais claro que Sony e Nintendo (talvez até mesmo pela cultura japonesa dessas empresas) focam em IPs exclusivas que priorizam a experiência SP como ponto central (Horizon, Zelda, Uncharted, Mario...). Outro ponto é que nenhuma dessas duas empresas nipônicas está interessada em cumprir calendário. É super comum elas lançarem trailers e gameplays de jogos sem qualquer tipo de data atrelado à eles. Os jogos dessas empresas vão sair quando estiverem prontos! E é isso! Piadinhas de 2014 e 2015 de que PS4 não tem jogo é por causa dessa cultura da empresa, "o jogo vai sair quando estiver pronto, e nenhum momento antes".

Por outro lado, a MS quer focar mais nos IPs exclusivos que priorizam jogos como serviços e de preferência com forte apelo MP (ou pelo menos co-op). Junto à isso, existem claros indícios que (até mesmo por terem poucos estúdios próprios) a MS não pode se dar ao luxo de atrasar jogos que precisam de mais tempo. Caso contrário ficará sem lançamentos exclusivos em datas importantes, como festividades de fim de ano por exemplo. Então ainda que o jogo precise ficar um pouco mais no forno antes de ver a luz do dia, mas a MS precisa cumprir calendário e o jogo está jogável e aceitável na maior parte, ela lança. Caso claro de Recore. De maneira alguma é um jogo ruim, mas fica claro que ele foi lançado com falta de polimento geral, seja nos controles que não são exatamente 100% corretos, os ambientes secões e sem muitos detalhes, gameplay derivativo e repetitivo etc. É conhecido que Fable 4 já tinha história, design e estava em estágios iniciais de produção pela Lionhead. Fable Legends virou o que virou por determinação da MS que optou por desfigurar completamente sua antiga franquia SP para virar jogo MP de 4v1 porque era a febre do momento (Evolve da Turtle Rock, Shadowlands da Bioware). E isso NUNCA da certo. Pegar um jogo e transformá-lo em algo completamente diferente. Pergunta para a EA se ela teve boa resposta ao trazer de volta Syndicate (um jogo de estratégia) como um jogo de tiro de primeira pessoa. Aliás, não é de hoje que Fable é o saco de pancadas da MS. Vai um Fable Journey aí? Alguém? Ninguém? Mesmo acontecimento de Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝. Se você ver o primeiro trailer de gameplay do jogo e o último, parecem ser games completamente diferentes. A ideia original da Platinum era um jogo SP de ação frenética, algo que eles sabem fazer muito bem (Bayonetta, Nier, Metal Gear Rising, Vanquish...), e ao longo dos anos eles tiveram que adequar o projeto ao que a MS tinha em mente - um jogo CO-OP mais focado em MP.

Não é por acaso que na santíssima trindade da MS - TODOS - os jogos são fortemente embasados em experiências MP. É a visão central da companhia. Mesmo em Ryse teve que colar um modo MP para justificar o investimento. Com recepção abaixo do esperado nas suas tentativas exclusivamente SP como Sunset Overdrive e Quantum Break, eu ficarei verdadeiramente surpreso se a MS não abandonar (ou reduzir bastante) exclusivos SP de vez. Veja os exclusivos deste ano: Gigantic é um MOBA, Crackdown 3 é Co-Op/MP, Sea of Thieves é um MMO, e até mesmo State of Decay 2 que no 1° era SP passará a ser uma experiencia MP (só não se sabe se será MP estilo Dark Souls ou estilo The Division). Não há nada de certo ou errado com a estratégia dessas empresas, tudo depende do seu gosto pessoal. Para alguém que prefere mais experiências SP a Nintendo e Sony estão fazendo um trabalho melhor, mas para quem prefere co-op e MP a MS é o caminho óbvio.
 
Última edição:

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Nesse ponto, eu concordo com ele no sentido de que certos poderiam ter um apelo maior do que tiveram dentro da própria base de jogadores.
Isso pode ser determinante para uma franquia ter continuação, independente das notas ou surra midiática que venha a sofrer.
Mas não tem nenhuma ligação com o Playstation. Simplesmente se trata do público do Xbox.

Eu pessoalmente acho que Sunset, Ori, Recore e Ryse tiveram apelo suficiente para garantir continuação, mas não sei quais são as métricas da Microsoft para considerar um jogo um sucesso viável. Se esperar que todo jogo seja estouro de vendas tipo 5 milhões, aí fica difícil mesmo.
Às vezes 1 mi daqui, 2 mi dali, vai fazendo diferentes nichos "amar" os jogos, e devagar compondo uma biblioteca variada.

Quando não é possível ter 1 jogo que agrade a muitos, ter muitos jogos que agradem a vários, também contribui para a plataforma, desde que viável.
Com certeza, eu nem estou julgando se os jogos são bons ou não, eu só quero ter a opção de decidir isso por mim mesmo ao invés de deixar a Microsoft ou Sony terem essa prerrogativa. É como se a minha mãe agora começasse a decidir quais jogos eu posso jogar ou não.
 
  • Curtir
Reações: jairopicanco

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Eu respeitosamente discordo de alguns pontos do autor do tópico. Pode ser impressão da minha parte mas entendi que é melhor cancelar um jogo "ruim" da MS do que lançá-lo. Mas o ponto é que ninguém sabe, ou saberá um dia, se o jogo cancelado era ruim ou não. Jogos cancelados não são necessariamente ruins, mas sim, tem desenvolvimento tumultuado/problemático, ou estão ficando caros demais, de forma que o dinheiro investido nunca será recuperado. Veja o exemplo real de Last Guardian e Final Fantasy 15. Jogos com mais de 10 anos entre o anúncio e o lançamento de fato. Relatos sistêmicos de atrasos, problemas de desenvolvimento, pessoas sendo despedidas, mudança de direção, líderes de projeto sendo substituídos, custos bem acima de seus orçamentos iniciais, inúmeras notícias de cancelamento ou parada total de produção...e mesmo assim eles foram lançados com boas notas e venderam bem. Sério, quem já é gamer há mais de 15 anos e que acompanha a indústria duvidava que um dia Last Guardian ou FF Versus 13 iriam sair. É claro que Duke Nukem Forever é o lado oposto dessa moeda. Mas isso só prova o ponto, nós nunca saberemos se Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ ou Fable Legends iriam terminar como Last Guardian, ou então como Duke Nukem Forever.

Eu não acho que a Sony tem qualquer tipo de pudor em cancelar jogos que ela julga que não valem a pena. Existem ao menos 10 jogos do PS4 que foram alardeados inicialmente com versões para o PS3, e que posteriormente nunca foram lançados. Como por exemplo, Last Guardian, Gravity Rush, Until Dawn e outros. Fora isso, a empresa coleciona títulos anunciados que nunca viram a luz do dia como Eight Days, Agent, o jogo futurista da Santa Monica, Bioshock Vita, Warrior's Lair, os dois jogos do Liverpool Studio dentre outros. Entre 2014 e 2015 a Sony fechou 5 estúdios e todos eles estavam trabalhando em jogos originais. Rime apareceu como exclusivo do console numa E3, depois disso as coisas azedaram entre a empresa e os devs e a Sony optou por cortar investimento ao projeto. Ele só vai ser lançado ainda porque os devs conseguiram outra fonte de financiamento com a Tequila Works, não fosse isso era outro jogo no saco. É de conhecimento público que ao menos 5 jogos do Vita foram cancelados, incluindo uma versão de Infamous e a continuação de Uncharted Golden Abyss. Tem um site chamado Unseen64 se não me engano que tem uma lista completa de jogos cancelados por Nintendo, Sony, Microsoft e 3rd parties. São mais de 50 páginas listando resumos, imagens e notícias de jogos cancelados, só para ter uma ideia. O que não faltam são jogos cancelados na indústria.

Quanto ao lance das IPs originais MS não terem alcançado metas de vendas e crítica, é tudo relativo, mas tem uma parcela de culpa da empresa. A MS está mudando a prioridade de suas franquias e tudo isso que estamos vendo são as dores do parto desse processo. Fica cada vez mais claro que Sony e Nintendo (talvez até mesmo pela cultura japonesa dessas empresas) focam em IPs exclusivas que priorizam a experiência SP como ponto central (Horizon, Zelda, Uncharted, Mario...). Outro ponto é que nenhuma dessas duas empresas nipônicas está interessada em cumprir calendário. É super comum elas lançarem trailers e gameplays de jogos sem qualquer tipo de data atrelado à eles. Os jogos dessas empresas vão sair quando estiverem prontos! E é isso!

Por outro lado, a MS quer focar mais nos IPs exclusivos que priorizam jogos como serviços e de preferência com forte apelo MP (ou pelo menos co-op). Junto à isso, existem claros indícios que (até mesmo por terem poucos estúdios próprios) a MS não pode se dar ao luxo de atrasar jogos que precisam de mais tempo. Caso contrário ficará sem lançamentos exclusivos em datas importantes, como festividades de fim de ano por exemplo. Então ainda que o jogo precise ficar um pouco mais no forno antes de ver a luz do dia, mas a MS precisa cumprir calendário e o jogo está jogável e aceitável na maior parte, ela lança. Caso claro de Recore. De maneira alguma é um jogo ruim, mas fica claro que ele foi lançado com falta de polimento geral, seja nos controles que não são exatamente 100% corretos, os ambientes secões e sem muitos detalhes, gameplay derivativo e repetitivo etc. É conhecido que Fable 4 já tinha história, design e estava em estágios iniciais de produção pela Lionhead. Fable Legends virou o que virou por determinação da MS que optou por desfigurar completamente sua antiga franquia SP para virar jogo MP de 4v1 porque era a febre do momento (Evolve da Turtle Rock, Shadowlands da Bioware). Mesmo acontecimento de Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝. Se você ver o primeiro trailer de gameplay do jogo e o último, parecem ser games completamente diferentes. A ideia original da Platinum era um jogo SP de ação frenética, algo que eles sabem fazer muito bem (Bayonetta, Nier, Metal Gear Rising, Vanquish...), e ao longo dos anos eles tiveram que adequar o projeto ao que a MS tinha em mente - um jogo CO-OP mais focado em MP.

Não é por acaso que na santíssima trindade da MS - TODOS - os jogos são fortemente embasados em experiências MP. É a visão central da companhia. Mesmo em Ryse teve que colar um modo MP para justificar o investimento. Com recepção abaixo do esperado nas suas tentativas exclusivamente SP como Sunset Overdrive e Quantum Break, eu ficarei verdadeiramente surpreso se a MS não abandonar (ou reduzir bastante) exclusivos SP de vez. Veja os exclusivos deste ano: Gigantic é um MOBA, Crackdown 3 é Co-Op/MP, Sea of Thieves é um MMO, e até mesmo State of Decay 2 que no 1° era SP passará a ser uma experiencia MP (só não se sabe se será MP estilo Dark Souls ou estilo The Division). Não há nada de certo ou errado com a estratégia dessas empresas, tudo depende do seu gosto pessoal. Para alguém que prefere mais experiências SP a Nintendo e Sony estão fazendo um trabalho melhor, mas para quem prefere co-op e MP a MS é o caminho óbvio.
Orra @MASTER JNO vai deixar ele bater seu record de caracteres? kkkkkkkkkkkk
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Creio que sim pq a IP ficaria com a Platinum, nos moldes de Titanfall, Ryse, Sunset (fica aqui de novo minha critica a esse formato de parceria da MS).
Foda é que nesses casos a Microsoft que é a maior interessada e acaba tendo que fazer um contrato sempre assim.

Se ela exige que a IP seja dela e a produtora não aceitar, ai ou a Microsoft fica sem opções: Ou não tem contrato nem exclusivo, ou ela fica com o jogo exclusivo, mas sem ser dona da IP.

É uma sinuca de bico.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
temos aqui uma boa teoria da conspiração.
Evils está vivo, michael jackson tbm e Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ sai pro escorpião...
Depois do gameplay coop horrivel da última E3 é melhor que tenha realmente sido cancelado.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,250
19,025
Manaus
Pega Square Enix da vida, que anda fazendo merda ai essa semana.

Primeiro Tomb Raider(2013) vendeu mais de 4 milhões, ela considerou o jogo fracasso.
Eu lembro da época que ela declarou isso... vai muito da estrutura que foi montada pra garantir o jogo.
Eles fizeram um senhor reboot do TR, ambicioso, equipe robusta da Crystal dinamics, já visando uma trilogia futura.
Também acho esquisito dizer que um jogo que vende 4 mi foi fracasso.. mas deve ter sido um jogo muito caro.

Eu acho que a continuação Rise of foi rentável, cobrindo todos as sobras de custos anterior e ficando alta margem pro próximo (Shadow of Tomb Raider parece), já que se aproveita de toda a base de jogo já criada.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Com certeza, eu nem estou julgando se os jogos são bons ou não, eu só quero ter a opção de decidir isso por mim mesmo ao invés de deixar a Microsoft ou Sony terem essa prerrogativa. É como se a minha mãe agora começasse a decidir quais jogos eu posso jogar ou não.

Acho que o @Edu Barros colocou muito bem a questão do que é melhor para o consumidor. Ter a opção, já que ser ruim ou não não atrapalha a vida do gamer que decide se vai ou não comprar/revender.
Então, cancelamentos são coisas que nunca serão positivas, mas para a empresa, sim, pode ser uma opção menos ruim.
Quem se preocupa apenas em jogar, ou seja, quase todos os consumidores, não tem nada com isso, não quer nem vai entender. Mas quem gerencia orçamentos decide o rumo de muitas pessoas, e volta e meia precisa tomar decisões difíceis. Principalmente quando ele não é o dono do dinheiro, mas de uma hora pra outra pode ser removido da função pois quem tem o dinheiro perdeu a confiança.
Se nós soubéssemos os detalhes das opções que essas pessoas tem quando decidem cancelar um jogo (e cada caso é um caso), poderíamos concordar ou discordar da decisão. Como não sei,me restrinjo a achar ruim o cancelamento, como consumidor, mas sem tentar fazer grandes julgamentos quando não entendo bem os detalhes da coisa. Avalio apenas a consequência, não a causa.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,250
19,025
Manaus
Com certeza, eu nem estou julgando se os jogos são bons ou não, eu só quero ter a opção de decidir isso por mim mesmo ao invés de deixar a Microsoft ou Sony terem essa prerrogativa. É como se a minha mãe agora começasse a decidir quais jogos eu posso jogar ou não.
Sim, eu não acho que a M$ cancelou por "ser melhor para os jogadores". Mais bravata, impossível.
Cancelou tendo em vista a realidade interna, dos acordos e resultados do trabalho feito como perspectiva de negócio apenas.
Tem detalhes internos que nunca ficaremos sabendo.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
2,105
2,593
Uberaba
Olha, esse é um caso que na minha opinião depende. Não concordo com a opinião de vocês de que os jogadores deveriam decidir por conta própria se um jogo é bom ou ruim, pois na prática não funciona assim. Se um jogo for lançado e for massacrado nas críticas, isso por si só já vai afastar muitos compradores em potencial. Isso é um fato já comprovado por pesquisas e aqui mesmo no fórum já vi posts que refletem essa realidade.

Entretanto, eu não sou a favor de simplesmente cancelar um jogo e pronto. Eu penso o seguinte: se um jogo parece ruim para a equipe, testadores e afins e se a comunidade não parece ter muito interesse, então é viável cancelar o jogo desde que façam isso pensando em investir em outro projeto. Uma situação hipotética: a Microsoft cancela Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝, mas inicia um novo projeto no lugar do mesmo. Nessa situação, se o cancelamento de um jogo possivelmente ruim (não estou dizendo que Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ seria ruim, não interpretem isso dessa forma) for gerar um investimento em outro projeto que pode ser melhor, eu acho uma atitude viável, porque não faz sentido lançar algo que parece ruim e arriscar a sorte com a comunidade. Se os jogadores não relevam nem franquias consagradas quando acontece alguma cagada (o último Mass Effect), imagina para novas IPs.
 

Blanka

Jogador
Novembro 12, 2009
2,907
1,237
João Pessoa, PB
Eu respeitosamente discordo de alguns pontos do autor do tópico. Pode ser impressão da minha parte mas entendi que é melhor cancelar um jogo "ruim" da MS do que lançá-lo. Mas o ponto é que ninguém sabe, ou saberá um dia, se o jogo cancelado era ruim ou não. Jogos cancelados não são necessariamente ruins, mas sim, tem desenvolvimento tumultuado/problemático, ou estão ficando caros demais, de forma que o dinheiro investido nunca será recuperado. Veja o exemplo real de Last Guardian e Final Fantasy 15. Jogos com mais de 10 anos entre o anúncio e o lançamento de fato. Relatos sistêmicos de atrasos, problemas de desenvolvimento, pessoas sendo despedidas, mudança de direção, líderes de projeto sendo substituídos, custos bem acima de seus orçamentos iniciais, inúmeras notícias de cancelamento ou parada total de produção...e mesmo assim eles foram lançados com boas notas e venderam bem. Sério, quem já é gamer há mais de 15 anos e que acompanha a indústria duvidava que um dia Last Guardian ou FF Versus 13 iriam sair. É claro que Duke Nukem Forever é o lado oposto dessa moeda. Mas isso só prova o ponto, nós nunca saberemos se Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ ou Fable Legends iriam terminar como Last Guardian, ou então como Duke Nukem Forever.

Eu não acho que a Sony tem qualquer tipo de pudor em cancelar jogos que ela julga que não valem a pena. Existem ao menos 10 jogos do PS4 que foram alardeados inicialmente com versões para o PS3, e que posteriormente nunca foram lançados. Como por exemplo, Last Guardian, Gravity Rush, Until Dawn e outros. Fora isso, a empresa coleciona títulos anunciados que nunca viram a luz do dia como Eight Days, Agent, o jogo futurista da Santa Monica, Bioshock Vita, Warrior's Lair, os dois jogos do Liverpool Studio dentre outros. Entre 2014 e 2015 a Sony fechou 5 estúdios e todos eles estavam trabalhando em jogos originais. Rime apareceu como exclusivo do console numa E3, depois disso as coisas azedaram entre a empresa e os devs e a Sony optou por cortar investimento ao projeto. Ele só vai ser lançado ainda porque os devs conseguiram outra fonte de financiamento com a Tequila Works, não fosse isso era outro jogo no saco. É de conhecimento público que ao menos 5 jogos do Vita foram cancelados, incluindo uma versão de Infamous e a continuação de Uncharted Golden Abyss. Tem um site chamado Unseen64 se não me engano que tem uma lista completa de jogos cancelados por Nintendo, Sony, Microsoft e 3rd parties. São mais de 50 páginas listando resumos, imagens e notícias de jogos cancelados, só para ter uma ideia. O que não faltam são jogos cancelados na indústria.

Quanto ao lance das IPs originais MS não terem alcançado metas de vendas e crítica, é tudo relativo, mas tem uma parcela de culpa da empresa. A MS está mudando a prioridade de suas franquias e tudo isso que estamos vendo são as dores do parto desse processo. Fica cada vez mais claro que Sony e Nintendo (talvez até mesmo pela cultura japonesa dessas empresas) focam em IPs exclusivas que priorizam a experiência SP como ponto central (Horizon, Zelda, Uncharted, Mario...). Outro ponto é que nenhuma dessas duas empresas nipônicas está interessada em cumprir calendário. É super comum elas lançarem trailers e gameplays de jogos sem qualquer tipo de data atrelado à eles. Os jogos dessas empresas vão sair quando estiverem prontos! E é isso! Piadinhas de 2014 e 2015 de que PS4 não tem jogo é por causa dessa cultura da empresa, "o jogo vai sair quando estiver pronto, e nenhum momento antes".

Por outro lado, a MS quer focar mais nos IPs exclusivos que priorizam jogos como serviços e de preferência com forte apelo MP (ou pelo menos co-op). Junto à isso, existem claros indícios que (até mesmo por terem poucos estúdios próprios) a MS não pode se dar ao luxo de atrasar jogos que precisam de mais tempo. Caso contrário ficará sem lançamentos exclusivos em datas importantes, como festividades de fim de ano por exemplo. Então ainda que o jogo precise ficar um pouco mais no forno antes de ver a luz do dia, mas a MS precisa cumprir calendário e o jogo está jogável e aceitável na maior parte, ela lança. Caso claro de Recore. De maneira alguma é um jogo ruim, mas fica claro que ele foi lançado com falta de polimento geral, seja nos controles que não são exatamente 100% corretos, os ambientes secões e sem muitos detalhes, gameplay derivativo e repetitivo etc. É conhecido que Fable 4 já tinha história, design e estava em estágios iniciais de produção pela Lionhead. Fable Legends virou o que virou por determinação da MS que optou por desfigurar completamente sua antiga franquia SP para virar jogo MP de 4v1 porque era a febre do momento (Evolve da Turtle Rock, Shadowlands da Bioware). E isso NUNCA da certo. Pegar um jogo e transformá-lo em algo completamente diferente. Pergunta para a EA se ela teve boa resposta ao trazer de volta Syndicate (um jogo de estratégia) como um jogo de tiro de primeira pessoa. Aliás, não é de hoje que Fable é o saco de pancadas da MS. Vai um Fable Journey aí? Alguém? Ninguém? Mesmo acontecimento de Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝. Se você ver o primeiro trailer de gameplay do jogo e o último, parecem ser games completamente diferentes. A ideia original da Platinum era um jogo SP de ação frenética, algo que eles sabem fazer muito bem (Bayonetta, Nier, Metal Gear Rising, Vanquish...), e ao longo dos anos eles tiveram que adequar o projeto ao que a MS tinha em mente - um jogo CO-OP mais focado em MP.

Não é por acaso que na santíssima trindade da MS - TODOS - os jogos são fortemente embasados em experiências MP. É a visão central da companhia. Mesmo em Ryse teve que colar um modo MP para justificar o investimento. Com recepção abaixo do esperado nas suas tentativas exclusivamente SP como Sunset Overdrive e Quantum Break, eu ficarei verdadeiramente surpreso se a MS não abandonar (ou reduzir bastante) exclusivos SP de vez. Veja os exclusivos deste ano: Gigantic é um MOBA, Crackdown 3 é Co-Op/MP, Sea of Thieves é um MMO, e até mesmo State of Decay 2 que no 1° era SP passará a ser uma experiencia MP (só não se sabe se será MP estilo Dark Souls ou estilo The Division). Não há nada de certo ou errado com a estratégia dessas empresas, tudo depende do seu gosto pessoal. Para alguém que prefere mais experiências SP a Nintendo e Sony estão fazendo um trabalho melhor, mas para quem prefere co-op e MP a MS é o caminho óbvio.

Um bom exemplo para essa parte em negrito que você disse é a sequência de Knack. Ainda é difícil de acreditar que irão lançar...

Mas eu queria saber o real motivo desses cancelamentos por parte da Sony. Não sabia que ia ter uma versão do Bioshock exclusivo para o PSVita. Adoraria ver como iria ficar.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Um bom exemplo para essa parte em negrito que você disse é a sequência de Knack. Ainda é difícil de acreditar que irão lançar...

Mas eu queria saber o real motivo desses cancelamentos por parte da Sony. Não sabia que ia ter uma versão do Bioshock exclusivo para o PSVita. Adoraria ver como iria ficar.
Pois é, Ken Levine subiu no palco e tudo. Vita na mão. Ia ser desenvolvido pela 2k mais ia rolar um Plus por parte da Sony que queria que o jogo virasse um dos grandes trunfos do portátil. Durante 2 anos a Sony jurava de pé junto que o jogo ainda ia sair. Depois de um tempo cancelaram o game na surdina, sem alarde.
 

mafc

Guerreiro
Dezembro 4, 2014
420
184
Rio de Janeiro
Problema disso tudo e que o consumidor só sabe se o jogo o ruim depois de lançado e testado. E mesmo um jogo nota 6-7 não pode ser considerado ruim , e provavelmente vai ter seu publico , fora o potencial pra uma possível continuação.
É como já disseram ai , nunca vai ser bom um cancelamento, principalmente pro consumidor, mais do ponto de vista empresarial faz sentido as vezes isso acontecer. E tem muitos detalhes dessas confusões que agente não fica sabendo então agente fica mais no campo da teoria mesmo.
De qualquer forma a empresa tem que saber lidar com isso melhor, e eu não vejo a MS bem nesse sentido. .
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,593
35,785
São Paulo
Voces compram jogos ruim?
Voces comem comida ruim?
Se voces tivessem um restaurante, e o feijao estivesse queimando, voces continuariam a fazer uma feijoada, com todos os outros ingredientes, ou desistiriam e tentariam outra coisa com o que sobrou?
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)