O que acham de GaaS (game as a service)?

Lizard Devil I

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 7, 2008
1,244
1,650
Ilhota - SC
Olá pessoal.

Tenho 42 anos, já sou um vovô pra uma galera aqui :grinning: e, talvez por isso esteja um pouco desconfiado em relação a tornar os jogos como um serviço, que parece ser um direcionamento da Microsoft.

Bem, para quem não sabe, o jogo como um serviço (Gaas - game as a service) é tornar um jogo sempre com lançamentos constantes, sempre adicionando novas temporadas e evoluindo a premissa inicial, sem que você tenha que comprar uma nova sequencia do jogo, mas tendo que comprar DLCs e os mais diversos pacotes que os executivos vão querer empurrar pra gente.

Um exemplo do Gaas seria o Destiny, onde você tem um jogo base e depois vão adicionando funcionalidades pro jogo se manter relevante. Pode-se citar Forza Horizon, Mortal Kombat 11 e MUITOS outros.

Tenho um perfil de jogo bem eclético, gosto de jogar, gosto de jogar desde uma visual novel feita por um nerd tetudo em algum fundo de garagem até o blockbuster AAAA.
Gosto de curtir experiências, jogo, curto a história e possibilidades e descarto o jogo logo depois, buscando novas experiências. Não fico travado em um estilo ou franquia.
Não tenho paciência para ficar jogando o mesmo jogo por meses (ou anos) a fio, entendo o cara que joga Fifa ou COD exclusivamente todo ano, mas eu não tenho saco. Sem contar que os jogos hoje estão chegando a quase 100 gigas, então é jogar o máximo que puder, desinstalar e avançar a fila do backlog, que tá grande.

Sem contar que sou um gamer majoritariamente single player.

Explicando o contexto acima, confesso que estou ficando meio preocupado com o caminho, principalmente da Microsoft.

Vejamos: Sou super fã de jogos de luta, vamos citar Mortal Kombat 11: Jogo excelente e muito divertido. Entretanto, toda hora lançam novas DLCs e, mesmo adorando o jogo, acabei deixando ele para escanteio porque parece que o jogo nunca está acabado e ele acaba consumindo meu tempo e fazendo eu gastar muito mais dinheiro. O DLC aftermath está hoje em promoção, mas mesmo assim não me animo a comprá-lo.
Sempre tive interesse em Dead or Alive 6, mas pesquisem na Live agora e botem Dead or Alive 6 na busca: o jogo tem incríveis 73 itens: desde pacotes de personagens, versões de jogos, roupas, season pass... Confesso que nem saberia como começar a comprar o jogo. Daí acabei deixando ele de lado.

E esse absurdo de DLCs, passes de temporada, personagens até faz com que o jogo se mantenha "vivo" mas parece que nunca fica completo.

Gostava tanto quando lançavam o jogo completo ou no máximo uma DLC para complementar algo, mas tornando o jogo como um serviço fica complicado.

Parece que a Sony sempre investe mais nesse meu estilo, jogos single player que focam na experiência única de jogo, podendo citar The Last of Us ou até Ghost of Tsushima.
Até a Nintendo tem esse foco, com jogos que são referência em sua área, sem abusar de micro transações...

O que acham? Será que vamos para jogos game as a service mesmo?
É um caminho válido ou preferem uma experiência que venha em um pacote completo?

Lembrando que a opinião acima é minha e reflete meu perfil de jogo, respeito e peço respeito a qualquer opinião que tiverem
 

leogs5342

Guerreiro
Outubro 20, 2020
368
468
Brasil
Eu acho que é um formato que funciona. Eu sou fã de jogos curtos, de 5h a 15h pra mim é o sweet spot. Geralmente não compro DLC porque depois que eu termino a campanha original eu raramente quero jogar novamente. Ex.: Mortal Kombat 11. Finalizei o modo história, guardei o jogo. Minha mente ignorou totalmente as DLCs. Eu tenho essa necessidade de ficar alternando os jogos constantemente porque enjoo rápido. Então pra mim não me incomoda, posso jogar um Destiny e ignorar a monetização e as milhões de dlcs. Raramente sinto como se estivesse perdendo alguma coisa. New Witcher 3 me animou de jogar DLC, e esse é um dos meus jogos favoritos.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,835
18,346
Juiz de fora
Dependendo do jogo eu acho válido , por exemplo o próprio FH4 . O jogo por si só já garante uma ótima experiência e muitas horas de jogatina. Mas as vezes aquele cara mais viciado , pode a vir a fazer tudo que seria possível no jogo , e mesmo assim pode continuar com vontade de ter conteúdos novos naquele jogo. Ao invés de ter de esperar lançar o FH5 , ele pode muito bem pegar as dlcs ou season Pass por um valor menor e continuar a jogar.
Agora tem casos que parecem ser prejudiciais , MK 11 por exemplo. Ali existe um conteúdo de história , ou você compra ou tem uma experiência incompleta do jogo. As dlcs de personagens até que não , considero um bônus de gameplay , mas de campanha já complica. Comprei Destiny no lançamento , tinha jogado o beta e achei que a história séria tão boa quanto o gameplay. O resultado foi que o final do jogo foi pior que zerar jogo de Nes. Tinha lá uns 2 parágrafos de texto e uma imagem estática , pra continuar tinha que comprar as dlcs.
Como temos o XGP os jogos da MS não causam impacto negativos ao meu ver , e se eu entendi direito , acho que só Halo Infinite entraria bem nesse caso de Gaas com aquele papo de conteúdo constante.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,555
Odeio.

Pra eu que gosto de finalizar os jogos, é um esquema que arruína totalmente a satisfação de concluir um jogo. E o pior lado desse esquema de GASS é que ele tenta escravizar o jogador, para que ele fique jogando só aquilo, eternamente.

Ele vai contra quem gosta de conquista e vai contra até o Game Pass. Como você vai curtir tudo que o Game Pass oferece se tem vários jogos querendo manter você preso ali só em um?

Esse tem sido o modo de operação de muitos dos jogos recentes da Microsoft. Espero que isso mude agora com essas últimas aquisições de estúdios.
 

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Eu não gosto muito. Eu gosto de ter a sensação de que o jogo acabou e é hora de seguir em frente.
FH4 por exemplo: é inegável que é um jogão, mas o jogo não te dá aquela sensação de "ok, eu venci. Eu sou o melhor piloto desse festival" que havia nos jogos anteriores. É apenas uma repetição irritante das mesmas corridas, dos mesmos campeonatos...
E isso é curioso porque ele é fácil o melhor Horizon tecnicamente falando, mas se tornou (pra mim) o mais chato.
 

JCS

Guerreiro
Julho 15, 2015
2,314
3,095
Brasil
Pra quem curte conquistas pode ser ruim, mas pra quem não liga como eu, acho que isso tanto faz. Se é um jogo que quero continuar jogando, acho legal novos conteúdos se um que já deu pra mim, não vou jogar mesmo os novos conteúdos, deixa quem gosta comprar e jogar. Forza Horizon 4 por exemplo, é um jogo que gosto muito e essas novas adições me fazem voltar a jogar.
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Eu prefiro jogos "normais" com começo, meio e fim. Mas não quer dizer que não goste de GAAS.
Adoro Destiny 2, mas eu sou daqueles que passam um bom tempo e depois largam sem pressão.
Não preciso explicar pra ninguém que "já deu" simplesmente pulo fora.

Fifa FUT é GAAS.
MMO é GAAS.

Não ignoro, apenas controlo o tempo dedicado. Depois volto aos jogos normais.
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,238
14,488
Pernambuco
Prefiro single player, mas joguei bastante Overwatch e estou jogando muito Apex. Fui de odiar para "quando bem feito, dá pra jogar e se divertir bastante".

Hoje eu detesto mais a quantidade de GAAS que estão surgindo do que o GAAS propriamente dito. Só que eu tenho um pre-conceito formado de que "se é GAAS, vai flopar".
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,395
4,020
Brasilia DF
O GAAS também travam sequências.

Não fosse o GTA Online, já teríamos o VI.
Discordo. GTA online é uma das melhores experiências múltiplayers que se tem pra jogar em coop e conhecer pessoas. Ganhei amigos de Portugal, conheci pessoas da mesma cidade que hoje são meus " irmãos " e o jogo foi alongado. Isso da tempo de fazer o proximo e ao mesmo tempo abastecer o público do jogo com conteudos de qualidade,além aperfeiçoar o próximo com ideias retiradas do que funcionou.
 
  • Curtir
Reações: JucaTollabur

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Discordo. GTA online é uma das melhores experiências múltiplayers que se tem pra jogar em coop e conhecer pessoas. Ganhei amigos de Portugal, conheci pessoas da mesma cidade que hoje são meus " irmãos " e o jogo foi alongado. Isso da tempo de fazer o proximo e ao mesmo tempo abastecer o público do jogo com conteudos de qualidade,além aperfeiçoar o próximo com ideias retiradas do que funcionou.
Sim, é uma visão mais individual mesmo, se a pessoa não joga os modos online, ela se chateia que a próxima campanha pode demorar muito mais pra sair. Mas dizer que "não devia ter o modo online" daí é egoísmo, pois milhões de pessoas se divertem pra caramba, pelos motivos que você citou de exemplo.
 

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
1,368
1,255
Camaçari, BA
Pra mim, se tiver uma campanha bem feita e possa ser jogada em solo, eu não vejo problema. Mas se for no estilo anthem, division, vingadores, acho horrível. Ainda mais por conta do sistema de nivelamento zoado e cheio de loot descartavel.
 

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
3,245
5,058
Rio Grande do Sul
Eu sou indiferente na real, gosto dos jogos como um serviço como também gosto de jogos da forma tradicional, o importante é vir com qualidade e proporcionar diversão.

Eu acho que mesmo um jogo focado na narrativa pode ser GAAS, desde que consiga se parecer com uma 'série': o fechamento de um episódio ou capitulo precisa dar a sensação que algo foi muito bem encerrado, esclarecido, mas ao mesmo tempo que deixa em aberto sobre as possibilidades do que pode vir a frente.
 
  • Curtir
Reações: TensiveCobra

fabiorgc

Jogador
Setembro 21, 2020
126
143
São Paulo
Eu não gosto, mas tolero, acho que tem espaço para os dois. Tive receio uns anos atrás quando vimos declarações de estúdios que o futuro estava no GAAS, que jogos single player estavam com os dias contados, talvez até influenciado pela vitória do Overwatch no GOTY, daí vimos lançarem um COD e SW Battlefront sem campanha, a EA me põe a Bioware para fazer um jogo estilo Destiny ao invés de um bom rpg single player (especialidade dos caras). Felizmente essa tendência não se confirmou.
 
  • Curtir
Reações: MarcosJ e Nightwolf

DigoM4RS

Guerreiro
Maio 6, 2019
2,720
6,287
SP
Tbm sou da galera do Single Player clássicão. Jogou, se divertiu, fechou, desinstalou...e partiu pro próximo.
Nem esse negócio de DLC e/ou Season Pass me agrada muito. Parece q vc nunca termina o jogo de verdade, sempre tem coisas pra fazer. Tenho TOC com coisas inacabadas, fiko p... da vida. ?
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)