Novo 05/06
Gostei da conversa da galera aqui, tem opinião de tudo quanto é jeito. Então fiz umarápida pesquisa por aí principalmente sobre a ideia de conquistas e recompensas que existem no mundo dos jogos. O que vocês sabem sobre esse mundo da influência? Espero que gostem!
Aprendi a definição de conquista! (25G)
Alguns chamam de conquista, outros troféu, tem aqueles que dizem prêmio, mas também tem a galera que acha que é bobagem. E você? O que acha sobre?
Tecnicamente uma conquista é uma recompensa que um jogador recebe por ter feito determinado objetivo. Seja seguindo uma jogabilidade linear determinada por uma missão ou por explorar e desafiar os limites que direcionam uma jogatina. Mas aí vem a pergunta: Qual o objetivo por trás desse sistema para que seja copiado por grandes empresas e hoje, ferramenta importantíssima nos jogos?
Entendi os segredos ocultos (25G)
Não sou daqueles que trocam de jogo só quando desbloquear tudo, mas particularmente eu gosto de ouvir o barulho das danadas saltando na tela. Acho que minha opinião representa a de muitos por aqui, mas apesar de ser gostoso abri-las, o verdadeiro ideal de uma conquista é o de nos prender em um jogo. Sim, acreditem. Elas estão lá para aumentar a vida do game, nos instigando a gastar um pouco mais de tempo tentando desvendar seus mistérios. Fala verdade, quem nunca?
Jogos AAA, daqueles pra arrancar seu dinheiro, sabe? Que você diz pra si mesmo no espelho "Esse eu pego no lançamento!" Então, esses jogos dificilmente saem com todas as conquistas coincidindo com seus objetivos sequenciais. Normalmente existem as de tempo de jogo; mortes com armas x,y,z; dificuldade; missões secundárias; e por aí vai...
E pra galera que é fanática, sabe o que é mais legal? Ostentar!
Ostentador (30G)
Todos os seus feitos que renderam suas conquistas são acumulados em uma pontuação chamada de Gamerscore (para o Xbox) no seu perfil de jogador (Xbox Live ou não). Como é possível conectar sua conta com outros sites, você pode ostentar seus feitos e habilidades usando assinaturas em fóruns ou compartilhando-os no Facebook, por exemplo.
Lanço o pensamento: talvez agora alguns passem a se divertir graças a isso, e não mais à ideia trazida pelo jogo (?!)
Mas quando isso pegou?
O Populista (50G)
Quando falamos em conquistas, pensamos mais em um sistema da marca. O sistema de troféus da PSN ou as conquistas do Xbox One, certo? Mas não se esqueçam que antes disso, as próprias produtoras já embutiam algo semelhante em seus jogos, os desafios. Mas como cada jogo tinha o seu sistema, e no final não existia uma junção, apesar de bacana, não pegou.
Assim, a originalidade e popularização surge com o Xbox 360 e seu sistema de Gamerscore em 2005. Não demorou muito para PSN e Steam seguirem caminhos semelhantes. Até mesmo as plataformas IOS e Android, por exemplo. Ou o PXB!
Inicialmente, cada jogo batia na casa do 1.000G, por isso ficou comum a frase "Milei tal jogo!" "E aí, milou?". Além disso, os Arcades da época possuíam 12 conquistas que somavam 200G. Chegou um momento que a Microsoft reviu sua política, e aumentou o limite de pontuação trazido por um jogo. Isso pegou tanto, que logo surgiram mecanismos ilegais pra aumentar a pontuação. O que fez a Microsoft zerar, definir a biografia da conta como "Cheater" ou até mesmo banir a turminha sem noção.
Querem uma curiosidade? Parece que as melhores coisas coisas surgem das eventualidades...
Escute o som da batida (5G)
Sabiam que aquele famoso barulho, alegria minha e de muitos, quase não existiu? Assim como aquele pop-up que salta na tela quando realizamos o feito. Pelo menos é o que disse na época o arquiteto da Xbox Live, Vince Curley. (Fonte)
Notei que já na época ele destacou uma reclamação da ideia ainda em formação que bateu com uma postada aqui: o fato desse desbloqueio cortar o clima tenso de determinada fase, chegando a atrapalhar a sua jogatina. Segundo ele, a equipe decidiu arriscar, e para quem está lendo, parece que acertaram né? Porém, diz ainda que no começo, muitas produtoras não foram auxiliadas e acabavam por criar muitas conquistas quase impossíveis, ou o desbloqueio de quase todas só por iniciar o jogo (alegria de muitos heim?) Com o tempo, a equipe de suporte foi orientando até que surgisse um padrão.
O Historiador (30G)
Tem muita coisa legal aqui. Pra quem quiser se aprofundar mais. Achei que o que postei tá legal, mas pra quem quiser ler rodapés...
Pra quem chegou até aqui, acabou? Só existem as conquistas para nos prender em um jogo?
Descobri que não acabou!!! (0G)
Pra quem jogava fliperama, diz aí quem não gostava de bater recordes? Deixar seu nome na máquina por um dia? Ver a fila de raivosos querendo te tirar da lan house?
Ferramentas como rankings, dados, comparações são muito importantes também. Algumas vezes elas estão acompanhadas por conquistas, mas nessa caso, geralmente não possuem nada. Apenas estão lá, pra você tentar bater um amigo, ser o top 1 na lista de amigos ou não ser o cara que mais morre em determinado jogo.
Percebendo toda essa mudança no cenário dos jogos, a microsoft trouxe para a nova geração algumas ferramentas contextualizadas...
Armas do futuro (50G)
Hoje, na nova geração, além das estatísticas e objetivos fornecidas dentro dos jogos, que diga-se de passagem, crescem cada vez mais, como os challenges de Call of Duty ou as designações de Battlefield, a própria Microsoft parece ter se importado um pouco mais com esses dados, visando a manutenção da Xbox Live, e criou uma aba suporte de exibição junto da página das conquistas do jogo.
Além disso, aplicativos como DVR e One Drive e o Feed de Atividades contribuem para que nossos feitos sejam compartilhados. Como o tópico aqui do PXB em que compartilhamos nossas capturas de tela. Ainda acho (eu) que dá pra melhorar/aumentar e você?
Opinador (775G)
Minhas opiniões já estão no meio das conquistas e vocês, o que acham dessas mãos invisíveis? Até que ponto são benéficas? Existe alguma outra coisa que te prende e eu não postei aqui? Alguma ideia que acharia bacana?
As perguntas que me surgiram são:
Lembro que meu primo sofreu muito com esse vício meu, coitado. Inúmeras vezes ele queria jogar Gears of War 1 ou 2, GTA, CoD e eu cortava o barato dele, justamente pelo medo dele "ferrar" com tudo (pela "nubisse"), seja abrindo uma conquista, abaixando um status ou avançando na campanha.
Com o tempo, aquelas falas sobre "ficar mais experiente"; "dar valor ao que realmente importa"; fizeram efeito, e se tratando de jogos online, deixo qualquer um que venha aqui jogar pela minha tag. Porém confesso que até pouco tempo atrás quando alguém pedia para jogar algum jogo single-player que eu ainda não tinha jogado, eu ficava um tanto sem respostas (morrendo de vontade de dizer NÃO!). Tentava mostrar outro jogo, colocar só a intro, ou até mesmo falar que eu ainda não tinha jogado. Não é possível que isso não aconteceu com ninguém, hahaha. Agora eu criei um perfil só pra isso. Ou seja, infelizmente, para jogos de campanha, só em outra tag.
Ao mesmo tempo, vejo isso como se importar com o que você faz. Meu principal hobby é jogar, me desestressa de um jeito que não está escrito, então seria como um urso cuidando do seu filhote (O Regresso, hahaha).
E vocês? Como acham que são?
Ps: Lembrei desse vídeo:
Gostei da conversa da galera aqui, tem opinião de tudo quanto é jeito. Então fiz uma
Aprendi a definição de conquista! (25G)
Alguns chamam de conquista, outros troféu, tem aqueles que dizem prêmio, mas também tem a galera que acha que é bobagem. E você? O que acha sobre?
Tecnicamente uma conquista é uma recompensa que um jogador recebe por ter feito determinado objetivo. Seja seguindo uma jogabilidade linear determinada por uma missão ou por explorar e desafiar os limites que direcionam uma jogatina. Mas aí vem a pergunta: Qual o objetivo por trás desse sistema para que seja copiado por grandes empresas e hoje, ferramenta importantíssima nos jogos?
Entendi os segredos ocultos (25G)
Não sou daqueles que trocam de jogo só quando desbloquear tudo, mas particularmente eu gosto de ouvir o barulho das danadas saltando na tela. Acho que minha opinião representa a de muitos por aqui, mas apesar de ser gostoso abri-las, o verdadeiro ideal de uma conquista é o de nos prender em um jogo. Sim, acreditem. Elas estão lá para aumentar a vida do game, nos instigando a gastar um pouco mais de tempo tentando desvendar seus mistérios. Fala verdade, quem nunca?
Jogos AAA, daqueles pra arrancar seu dinheiro, sabe? Que você diz pra si mesmo no espelho "Esse eu pego no lançamento!" Então, esses jogos dificilmente saem com todas as conquistas coincidindo com seus objetivos sequenciais. Normalmente existem as de tempo de jogo; mortes com armas x,y,z; dificuldade; missões secundárias; e por aí vai...
E pra galera que é fanática, sabe o que é mais legal? Ostentar!
Ostentador (30G)
Todos os seus feitos que renderam suas conquistas são acumulados em uma pontuação chamada de Gamerscore (para o Xbox) no seu perfil de jogador (Xbox Live ou não). Como é possível conectar sua conta com outros sites, você pode ostentar seus feitos e habilidades usando assinaturas em fóruns ou compartilhando-os no Facebook, por exemplo.
Lanço o pensamento: talvez agora alguns passem a se divertir graças a isso, e não mais à ideia trazida pelo jogo (?!)
Mas quando isso pegou?
O Populista (50G)
Quando falamos em conquistas, pensamos mais em um sistema da marca. O sistema de troféus da PSN ou as conquistas do Xbox One, certo? Mas não se esqueçam que antes disso, as próprias produtoras já embutiam algo semelhante em seus jogos, os desafios. Mas como cada jogo tinha o seu sistema, e no final não existia uma junção, apesar de bacana, não pegou.
Assim, a originalidade e popularização surge com o Xbox 360 e seu sistema de Gamerscore em 2005. Não demorou muito para PSN e Steam seguirem caminhos semelhantes. Até mesmo as plataformas IOS e Android, por exemplo. Ou o PXB!
Inicialmente, cada jogo batia na casa do 1.000G, por isso ficou comum a frase "Milei tal jogo!" "E aí, milou?". Além disso, os Arcades da época possuíam 12 conquistas que somavam 200G. Chegou um momento que a Microsoft reviu sua política, e aumentou o limite de pontuação trazido por um jogo. Isso pegou tanto, que logo surgiram mecanismos ilegais pra aumentar a pontuação. O que fez a Microsoft zerar, definir a biografia da conta como "Cheater" ou até mesmo banir a turminha sem noção.
Querem uma curiosidade? Parece que as melhores coisas coisas surgem das eventualidades...
Escute o som da batida (5G)
Sabiam que aquele famoso barulho, alegria minha e de muitos, quase não existiu? Assim como aquele pop-up que salta na tela quando realizamos o feito. Pelo menos é o que disse na época o arquiteto da Xbox Live, Vince Curley. (Fonte)
Notei que já na época ele destacou uma reclamação da ideia ainda em formação que bateu com uma postada aqui: o fato desse desbloqueio cortar o clima tenso de determinada fase, chegando a atrapalhar a sua jogatina. Segundo ele, a equipe decidiu arriscar, e para quem está lendo, parece que acertaram né? Porém, diz ainda que no começo, muitas produtoras não foram auxiliadas e acabavam por criar muitas conquistas quase impossíveis, ou o desbloqueio de quase todas só por iniciar o jogo (alegria de muitos heim?) Com o tempo, a equipe de suporte foi orientando até que surgisse um padrão.
O Historiador (30G)
Tem muita coisa legal aqui. Pra quem quiser se aprofundar mais. Achei que o que postei tá legal, mas pra quem quiser ler rodapés...
Pra quem chegou até aqui, acabou? Só existem as conquistas para nos prender em um jogo?
Descobri que não acabou!!! (0G)
Pra quem jogava fliperama, diz aí quem não gostava de bater recordes? Deixar seu nome na máquina por um dia? Ver a fila de raivosos querendo te tirar da lan house?
Ferramentas como rankings, dados, comparações são muito importantes também. Algumas vezes elas estão acompanhadas por conquistas, mas nessa caso, geralmente não possuem nada. Apenas estão lá, pra você tentar bater um amigo, ser o top 1 na lista de amigos ou não ser o cara que mais morre em determinado jogo.
Percebendo toda essa mudança no cenário dos jogos, a microsoft trouxe para a nova geração algumas ferramentas contextualizadas...
Armas do futuro (50G)
Hoje, na nova geração, além das estatísticas e objetivos fornecidas dentro dos jogos, que diga-se de passagem, crescem cada vez mais, como os challenges de Call of Duty ou as designações de Battlefield, a própria Microsoft parece ter se importado um pouco mais com esses dados, visando a manutenção da Xbox Live, e criou uma aba suporte de exibição junto da página das conquistas do jogo.
Além disso, aplicativos como DVR e One Drive e o Feed de Atividades contribuem para que nossos feitos sejam compartilhados. Como o tópico aqui do PXB em que compartilhamos nossas capturas de tela. Ainda acho (eu) que dá pra melhorar/aumentar e você?
Opinador (775G)
Minhas opiniões já estão no meio das conquistas e vocês, o que acham dessas mãos invisíveis? Até que ponto são benéficas? Existe alguma outra coisa que te prende e eu não postei aqui? Alguma ideia que acharia bacana?
Acrescente alguma informação ao tópico.
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Olá galera, tudo bem com vocês? Faz um bom tempo que não crio tópicos por aqui, só participo com comentários, mas tive um tempo livre hoje e quis abrir uma discussão sadia com vocês.
As perguntas que me surgiram são:
- O quanto vocês se importam com suas conquistas? Com seu status online (mortes, nível de habilidade, entre tantos outros)? Com seu progresso em determinada história?
- Se você é muito viciado, conte algum fato desse seu vicio para nós.
- Se você não é, compartilhe sua opinião, com o que se importa (em um jogo)? Gráficos, história, músicas...
Lembro que meu primo sofreu muito com esse vício meu, coitado. Inúmeras vezes ele queria jogar Gears of War 1 ou 2, GTA, CoD e eu cortava o barato dele, justamente pelo medo dele "ferrar" com tudo (pela "nubisse"), seja abrindo uma conquista, abaixando um status ou avançando na campanha.
Com o tempo, aquelas falas sobre "ficar mais experiente"; "dar valor ao que realmente importa"; fizeram efeito, e se tratando de jogos online, deixo qualquer um que venha aqui jogar pela minha tag. Porém confesso que até pouco tempo atrás quando alguém pedia para jogar algum jogo single-player que eu ainda não tinha jogado, eu ficava um tanto sem respostas (morrendo de vontade de dizer NÃO!). Tentava mostrar outro jogo, colocar só a intro, ou até mesmo falar que eu ainda não tinha jogado. Não é possível que isso não aconteceu com ninguém, hahaha. Agora eu criei um perfil só pra isso. Ou seja, infelizmente, para jogos de campanha, só em outra tag.
Ao mesmo tempo, vejo isso como se importar com o que você faz. Meu principal hobby é jogar, me desestressa de um jeito que não está escrito, então seria como um urso cuidando do seu filhote (O Regresso, hahaha).
E vocês? Como acham que são?
Ps: Lembrei desse vídeo:
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